A criação de um parque de autocaravanas na antiga lixeira do lugar de Chães, "seria uma fonte de rendimento para a freguesia", admitiu José Maria Barros, presidente do Concelho Directivo dos Baldios, quando apresentou a proposta na última assembleia de compartes.
A proximidade do rio Coura e da A/28 poderia atrair muitos autocaravanistas, crê este comparte com funções directivas, desde que criadas as condições para os acolher, apontando a construção de um lago/piscina abastecido com água natural e aquecimento solar ou eólico adaptado à escala do projecto.
Para tal, contam desafectar este "sítio muito bonito" do Plano de Utilização de Baldios e aproveitar as indemnizações a receber pelas expropriações resultantes da construção da via rápida, embora desconheçam quando será possível obter essas verbas, dado que um comparte avançou com um processo em tribunal.
Carta militar para definir extremas

O Conselho Directivo dos Baldios (CDB) de Vilar de Mouros pretende acabar em definitivo com o litígio existente com a vizinha freguesia de Arga de S. João (agora integrada à força numa única freguesia das Argas), no que respeita aos limites entre ambas.
Atendendo à impossibilidade de acordo, e à escassa informação contida nos tombos antigos, Vilar de Mouros pretende reger-se pela carta militar que define extremos, frisou José Maria Barros. No caso de Arga de S. João não concordar, que avancem para o tribunal, desafiou.
João Lages referiria ainda que após quatro reuniões com Arga de S. João, nada se avançara mas, no mapa da Direcção Geral da Administração do Território encontrava-se tudo definido.
A existência em tempos de uma carta na sede da Junta que apontava o poço do Urjal como o limite, poderia trazer alguma luz sobre o assunto, recordou Basílio Barrocas. Desde que ninguém contestasse esse dado, essa linha ficaria definitiva. Contudo, essa carta não é do conhecimento do CDB.
Projecto de limpeza e florestação dos baldios
O estabelecimento de um projecto de limpeza e florestação dos baldios das freguesias, em consonância com a Câmara Municipal, merecerá a atenção do CDB vilarmourense, pretendendo reunir com o vereador responsável por esta área a fim de definir uma estratégia conjunta.
No decorrer desta reunião de compartes (escassos) com uma agenda longa e importante, foi aprovada a arrematação de um corte de lenha "abaixo da Quinta do Castro", para a qual apenas concorreu um madeireiro interessado.
Vinha do Gurito
E em termos de parcerias, foi referido por Sílvia Ferreira que após o entendimento com a Junta de Freguesia de Seixas sobre os limites entre ambas as aldeias (os marco antigos existentes terão facilitado), pretendem agora avançar com uma parceria de exploração de vinha (como o tinha projectado no passado o antigo presidente de Junta Armando Ranhada), no monte do Gurito.
A encubação de cogumelos na zona dos Braçais poderá ser outro dos projectos a lançar por este CDB.
Legalização de cedências
Dois compartes tinham solicitado a ocupação precária de dois talhões de baldios mas, ainda não apresentaram os documentos necessários para que o respectivo contrato fosse celebrado, lamentou o CDB. Por tal motivo, foi aprovado o envio de cartas registadas para que cumpram o acordado, caso contrário, não terão direito à exploração desses espaços.
Ainda o Festival
A delimitação abusiva de um espaço baldio para estacionamento dos Bombeiros, no decorrer do último Festival, mereceu uma intervenção do Conselho Directivo junto dos organizadores. Foram exigidos 1.500€ pelo aluguer e que formalizassem o pedido, o que acabou por não se concretizar, nem os bombeiros ocuparam essa área. José Maria Barros precisou que se os tivessem contactado previamente e lhes dissessem que se destinaria aos Bombeiros, nem teriam pedido qualquer verba, referiu.
Deu como exemplo de um bom relacionamento com a organização de eventos, o sucedido com a "Luso-Galaica", em que se comprometeram a limpar o recinto e concretizaram-no.
Legalização de habitação social
A necessidade de regularizar a construção de casas de habitação social, na zona da Ranha/Aveleira, devidamente enquadrado com a nova legislação dos baldios, mereceu a concordância dos presentes, sendo ainda tecidas críticas a dois compartes por estarem a atrapalhar tudo.