|
Viana do Castelo acolhe nova fábrica da BorgWarner | Presidente da Câmara lembra papel das autarquias na captação de investimento

A BorgWarner, multinacional norte-americana, líder global em sistemas e componentes de alta tecnologia para a indústria automóvel, inaugurou hoje as novas instalações no Parque Empresarial de Lanheses na presença do Vice-Primeiro-Ministro, Paulo Portas, e do autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa. No seu discurso, o edil aproveitou para lembrar que "este é também um exemplo em como a competitividade do território só tem verdadeiramente impacto se as autarquias forem parceiras".
Este projeto hoje inaugurado tem Potencial Interesse Nacional (PIN) e constitui um dos maiores investimentos da BorgWarner na Europa, vindo consolidar o investimento da empresa em Portugal, alargando a capacidade produtiva e incrementando a tecnologia e contribuindo para a criação de postos de trabalho.
Com uma área de implementação de 26.000 m2, a fábrica substitui a de Valença e é a mais recente unidade fabril de classe mundial da BorgWarner. Com mais 50 por cento de espaço de produção, o investimento em Viana do Castelo justifica-se pela crescente procura em todo o mundo de tecnologias ambientalmente sustentáveis, destinadas à redução de emissões de gases nocivos e de consumo de combustível, bem como ao incremento de performance.
No seu discurso durante a inauguração, José Maria Costa salientou que este é um "acontecimento que não é muito frequente na atual conjuntura económica e financeira do país e da europa: a abertura de uma nova empresa, a criação de novos empregos, o início de novas oportunidades para muitas pessoas do concelho e do Alto Minho", classificando-o de "demonstração da confiança de um investidor americano que acreditou em Portugal, e acreditou nas autoridades locais para realizar um forte investimento numa nova unidade industrial" e de que "as autarquias locais são parceiros relevantes na dinamização económica, na atratividade de novos empreendimentos e na criação de novos emprego nos territórios".
"Fomos capazes num tempo certo de fixar um investimento relevante no nosso país e contribuir desta forma para a criação de empresas e emprego", lembrou, sublinhando que seria fundamental que os mais recentes investimentos no concelho - Enercon, UCHYAMA, FN Browning, Europac, Euronete e Fortissue - fossem também reconhecidas pela administração central "para potenciar o nosso Porto de Mar, construindo o necessário acesso rodoviário e complementando os meios de elevação do mesmo, processo que se arrasta por tempo demais nas decisões ou indecisões das administrações".
"Este é também um exemplo em como a competitividade do território só tem verdadeiramente impacto se as autarquias forem parceiras, e por isso possam partilhar recursos financeiros no âmbito do próximo Acordo de Parceria com Bruxelas. Aqui está um bom exemplo de como podemos realizar em conjunto bons investimentos e ajudar a criar empresas e emprego", rematou.
Municipio de Viana do Castelo
Quinhentos idosos do concelho praticam exercício físico regular
A Câmara Municipal de Viana do Castelo inicia, a 17 de novembro, mais uma edição do projeto "Vencer a Idade com Qualidade", que existe desde 2007. Através deste projeto, cerca de quinhentos idosos do concelho praticam exercício físico regular de ginástica e hidroginástica semanalmente.
O projeto integra assim atividades destinadas ao aproveitamento dos tempos livres das pessoas na terceira idade, proporcionando-lhes o acesso ao exercício físico regular, melhorando e promovendo o seu bem-estar. Destina-se a pessoas a partir dos 65 anos, sendo que poderão inscrever-se pessoas com menos idade em situação de reforma ou portadores de deficiência.
A partir de 17 de Novembro, de segunda a sexta-feira, decorrem duas sessões por semana: uma de atividades gímnicas em pavilhão e uma de prática de atividades aquáticas (hidroginástica na piscina), formas salutares de aproveitamento dos tempos livres e de ócio das pessoas na terceira idade, proporcionando-lhes o acesso à atividade desportiva, melhorando e promovendo o seu bem-estar.
Municipio de Viana do Castelo
Viana do Castelo recebe 15º Festa do Cinema Francês
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, de 11 a 14 de Novembro, a 15ª Festa do Cinema Francês. Organizada pela Embaixada de França, pelo Institut Français du Portugal e pela rede das Alliances Françaises em Portugal, a Festa do Cinema Francês conhece este ano uma expansão geográfica considerável e estará presente em 18 cidades, entre as quais Viana do Castelo.
Programa em Viana do Castelo:
Dia 11 Novembro - Sessão às 14h30, sessão 1, dois filmes destinados às escolas:
- Le Père Frimas (O avô Frimas), de Youri Tcherenkov, (M/6)
- L'Oeil du Loup (O olho do lobo), de Hoël Caouissin, (M/6)
Dia 12 Novembro - Sessão às 14h30, sessão 2 destinada às escolas:
- Les vacances du petit Nicolas (As férias do menino Nicolas), de Laurent Tirard, M/6
Dia 12 Novembro - Sessão às 21h30, sessão 3 destinada ao Público em geral:
- Attila Marcel, de Sylvain Chomet, (M/12)
Dia 13 Novembro - Sessão às 14h30, sessão 4 destinada às escolas:
- Sur le chemin de l'école (A caminho da escola), de Pascal Plisson, (M/6)
Dia 14 Novembro - Sessão às 21h30, sessão 5 destinada ao Público em geral.
- Hope (Esperança), de Boris Lojkine, (M/12)
Municipio de Viana do Castelo
Valor das inscrições dos Saberes em Teia reverteu para nova creche de Carreço
O valor das inscrições nas várias atividades do primeiro semestre de 2014 do projeto Saberes em Teia reverteu para a nova creche de Carreço. A quantia de cerca de 1600 euros foi entregue à direção do Centro Social e Paroquial de Carreço, e é a sexta entidade a receber o valor, depois da creche de Deão, do lar de Deão e da creche da Areosa e de Lanheses terem sido contempladas.
"Saberes em Teia", recorde-se, foi um projeto lançado pela autarquia em Setembro de 2011 que demonstra ganhos comprovados em termos de saúde mental. Este projeto promove uma troca de saberes entre participantes de diferentes idades, facto que tem propiciado uma salutar convivência entre os mais novos e os mais velhos, sendo estes últimos, na sua maioria, aposentados.
No segundo semestre de 2014, estão a decorrer aulas diversas, sendo que os temas versam temas variados como oficina escrita criativa, costura, inglês, francês, segurança na estrada, bridge, crochet, ioga e meditação, francês, informática, pintura, etc.
Cada uma das diferentes formações, sob a designação de "momento teia", implica o pagamento de uma inscrição simbólica e, com o dinheiro arrecadado em cada semestre, o Município de Viana do Castelo tem vindo a realizar um sorteio, revertendo a quantia angariada para um dos diferentes equipamentos sociais em construção no concelho.
Municipio de Viana do Castelo
Viana do Castelo assinala Dia Europeu do Enoturismo
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no sábado, uma "Mini-Rota das Adegas de Viana do Castelo" e a exposição "Beba e Viva com Arte" no Solar de Merufe, no âmbito das Comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, promovidas pela AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho, juntamente com a RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho.
Em Portugal, vão participar 22 Cidades e 4 Rotas de Vinhos na comemoração da 6ª Edição do Dia Europeu do Enoturismo com uma ampla gama de atividades organizadas por todas estas Cidades e Rotas do Vinho, que vão oferecer uma oportunidade única para aproximar da cultura do vinho os cidadãos. Para as cidades participantes vai ser uma ocasião importante de promoção e divulgação da sua oferta vinícola, gastronómica e do património.
Em Viana do Castelo, no sábado, está prevista uma visita às adegas e às vinhas de alguns dos produtores locais e, ainda, em provas de vinhos em cada uma das adegas, com direito a um almoço volante, para além de descontos na aquisição de vinhos das respetivas marcas.
Paralelamente, o Museu de Artes Decorativas associa-se ao Dia Europeu do Enoturismo e promove, pela primeira vez, em Geraz do Lima (Solar de Merufe) uma pequena mostra intitulada "Beba e Viva com Arte", com cerca de três dezenas de peças em cerâmica na sua maioria em faiança, provenientes de várias fábricas do norte do país (Viana, Porto e Gaia) que laboraram entre os séculos XVIII e XIX. Especial destaque para as malgas e canecas antropomórficas "toby jug" de inspiração inglesa e a caneca que apresenta a inscrição "BEBA E VIVA".
Municipio de Viana do Castelo
Câmara Municipal vai criar Programa Municipal de Prevenção da Pobreza Infantil
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, anunciou hoje, durante a sua intervenção no encontro sobre "As consequências da crise económica e social a nível local, nacional e europeu" organizado pela Rede Europeia Anti-Pobreza, que o Município vai criar um Programa Municipal de Prevenção da Pobreza Infantil.
José Maria Costa, preocupado com estudos recentes sobre pobreza infantil e com os mais recentes indicadores preocupantes de novas solicitações de apoio social escolar nas escolas de Viana do Castelo, que abrangem cerca de 42 por cento dos alunos do primeiro ciclo e 34 por cento das crianças a frequentar os jardins-de-infância do concelho, pretende unir esforços municipais para criar este programa, ciente de que as crianças são a nova prioridade política do Município.
Para o autarca, são essenciais políticas sociais que cheguem aos mais novos e que não se limitem a apoios educativos mas que abranjam políticas sociais ativas e de prevenção da pobreza infantil, pelo que vai unir esforços dos serviços municipais das áreas sociais e da educação e, em conjunto com as entidades oficiais de segurança social e as instituições de solidariedade social, tais como a Cáritas e as diversas ONG's, fazer uma profunda análise e diagnóstico das situações detetadas ao nível das instituições, identificar as medidas de suporte direto às famílias e efetuar uma programação e definição de apoios municipais, conjugados com outros apoios na área social e da saúde.
Para tal, vai convidar o grupo de trabalho que elaborou o Relatório da UNICEF sobre "As Crianças e a Crise em Portugal" para colaborar neste programa que vai ser levado a cabo pela autarquia. "As crianças são uma prioridade política para o Município de Viana do Castelo, não só através de apoios educativos e políticas sociais, mas também na prevenção da pobreza", sublinhou no encontro José Maria Costa.
Municipio de Viana do Castelo
|