|
FEIRA DE ARTESANATO E FEIRA DE PRODUTOS AGRICOLAS NO MERCADO MUNICIPAL
Dia 9 de novembro, domingo, a partir das 14h30. Iniciativas coincidem com o magusto anual promovido pela autarquia local no Campo da Feira. Uma boa oportunidade para juntar o útil ao agradável. Saborear uma castanha e deitar uma espreitadela às feiras. O Natal chega a correr. Aproveite.
O Mercado Municipal de Monção, localizado à entrada do centro histórico da vila junto ao requalificado campo da feira, será objeto, no próximo ano, de um conjunto de ações de promoção/dinamização com o objetivo de "chamar" a população local e visitantes aquele espaço.
O primeiro "toque" será dado este domingo com a realização de duas feiras temáticas. Feira de Artesanato, promovida pela Associação de Artesões de Monção Post`Arte, e Feira Tradicional de Produtos Agrícolas, organizada pelo Desportivo de Monção.
A primeira tem como finalidade mostrar o artesanato "Made in Monção", evidenciando peças puramente tradicionais e criações mais contemporâneas. Servirá ainda como impulso da associação local que, após um período de inatividade, "ameaça" agora criar maior vitalidade e envolvimento de quem tem arte nas mãos.
A segunda, onde serão apresentados produtos agrícolas frescos e saudáveis, tem uma missão dupla. Por um lado, incentivarem os monçanenses a optarem por uma alimentação cuidada. Por outro, campanha de angariação de fundos para as camadas jovens do clube raiano.
A realização destas feiras coincide com o magusto anual "Festejar o S. Martinho", promovido pela autarquia local, no Campo da Feira. Uma boa oportunidade para juntar o útil ao agradável. Saborear uma castanha e deitar uma espreitadela às feiras. O Natal chega a correr. Aproveite.
Municipio de Monção
FESTEJAR O S. MARTINHO
 |
Magusto, dedicado à população sénior e aberto a todos os munícipes e visitantes, realiza-se no dia 9 de novembro, domingo, a partir das 14h30, no Campo da Feira. Animação musical a cargo do grupo "Danças e Cantares do Alvarinho". Previstas ações de promoção do mercado municipal junto da população local: feira de artesanato e feira de produtos agrícolas.
O habitual magusto anual da Câmara Municipal de Monção, denominado "Festejar o S. Martinho", realiza-se no próximo domingo, dia 9 de novembro, a partir das 14h30, no Campo da Feira, prometendo uma tarde animada com muitas castanhas e vinho tinto da nossa região.
Nesta iniciativa, que junta muita gente vinda de diferentes freguesias do concelho e localidades vizinhas dos dois lados do rio Minho, a autarquia vai disponibilizar 300 quilos de castanhas e 3 barris de vinho tinto. A animação musical estará a cargo do grupo "Danças e Cantares do Alvarinho".
Além da passagem de uma jornada agradável, esta iniciativa permite o fortalecimento de relações nesta faixa etária, garantindo uma quebra na rotina de solidão e isolamento de muitas destas pessoas e contribuindo para um envelhecimento ativo.
À semelhança de anos anteriores, as pessoas vão encontrar neste espaço de convívio a possibilidade de trocarem dois dedos de conversa com familiares e amigos ao ritmo de música tradicional e de um punhado de castanhas aconchegadas por um copo de vinho.
Em conjunto com o passeio sénior, esta iniciativa é um dos momentos aguardados com grande expectativa pela gente mais idosa do concelho que aproveita este encontro anual para confraternizar e rever amigos. Como dizia alguém: "é como vir à feira só que agora temos castanhas e vinho de borla".
Neste dia, o mercado municipal estará aberto ao público com algumas ações de promoção junto da população local destinadas a incentivar a procura daquele espaço. Além das habituais bancas de venda de produtos alimentares, decorrerão duas feiras promovidas por associações/clubes locais.
A Associação de Artesões de Monção Post`Arte vai disponibilizar algumas bancas com artesanato local e o Desportivo de Monção, numa iniciativa de angariação de fundos para o clube, organiza uma Feira Tradicional de Produtos Agrícolas. Uma jornada ótima para juntar o útil ao agradável. Saborear uma castanha e visitar as feiras no mercado municipal.
Municipio de Monção
III ENCONTRO LUSO-GALAICO DE MÚSICA POPULAR
Organizado pelo Grupo Popular "Os Teimosos" com o apoio da Câmara Municipal de Monção, realiza-se no dia 8 de novembro, sábado, pelas 21h30, no Cine Teatro João Verde.
Com organização do Grupo Popular "Os Teimosos", o III Encontro Luso Galaico de Música Popular realiza-se no dia 8 de novembro, sábado, pelas 21h30, no Cine Teatro João Verde. A entrada custa 2,50 €, podendo ser adquirida na Loja Interativa de Turismo.
Além do grupo anfitrião, a presente edição reserva atuações de mais três agrupamentos, nomeadamente Grupo "Lirolai", do Rosal, e "Voce do Arrieiro", de Ponteareas, ambos da vizinha Galiza, e ainda o Grupo de Cordas "6TÁS9", de Valença.
Este intercâmbio musical, levado a efeito pelo terceiro ano consecutivo, promete uma noite animada pelos sons caraterísticos desta região transfronteiriça e marcada pelo convívio e confraternização entre os grupos presentes e o público das duas margens do rio Minho.
A ligação de Monção à Galiza é forte e, mesmo em tempo de limitação à circulação de pessoas e ideias, os dois povos sempre encontraram "maneiras" de fazer vida em comum. A música é uma dessas "maneiras" que, em liberdade, encontrou um amplo espaço de criatividade e intercâmbio cultural. Assim, cada encontro é uma festa.
Municipio de Monção
CCDR-N APOIA CANDIDATURA DE MONÇÃO E MELGAÇO A CAPITAL EUROPEIA DO VINHO 2015
 |
Sub-Região de Monção e Melgaço concorre com a região da Bairrada e a localidade de Reguengos de Monsaraz. Decisão final marcada para 24 de novembro em Jerez de la Frontera, Espanha. Augusto Domingues agradece o apoio e gostaria que outros organismos seguissem o mesmo exemplo para dar mais força à candidatura.
A Sub-Região de Monção e Melgaço apresentou uma candidatura ao título de Capital Europeia do Vinho 2015 com o objetivo de posicionar mundialmente o vinho Alvarinho como um produto de qualidade relevante e promover o território de ambos os concelhos nos mercados externos.
A decisão de lançar esta candidatura, apresentada no dia 2 de outubro no Instituto da Vinha e do Vinho, em Lisboa, conta com o apoio da CCDR-N e fundamenta-se na importância económica e social que o vinho Alvarinho representa para os dois concelhos vizinhos, onde se concentram os principais produtores desta casta singular.
O presidente da Câmara Municipal de Monção, Augusto Domingues, congratula-se com esta decisão pública e gostaria que outras entidades e organismos seguissem este exemplo, associando-se no apoio à candidatura da Sub-Região de Monção e Melgaço.
"Temos o apoio de vários organismos, por exemplo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, contudo, para impulsionar o nosso projeto seria importante que esses apoios ganhassem maior expressão e notoriedade pública" acrescentou.
A região vencedora do título Capital Europeia do Vinho 2015 será conhecida a 24 de Novembro, em Jerez de la Frontera, Espanha, cidade vencedora em 2014. Como embaixadores, a candidatura conta com nomes relevantes no campo gastronómico, Chefe Victor Matos, na arquitetura, Álvaro Siza Vieira, na enologia, Anselmo Mendes, na arte, Joana Vasconcelos, e na música, Maestro Rui Massena.
Municipio de Monção
COMEMORAÇÃO DO DIA EUROPEU DO ENOTURISMO
 |
9 de novembro, domingo, com a realização de diversas iniciativas de promoção do vinho Alvarinho nos concelhos de Monção e Melgaço. Informações/inscrições na Loja Interativa de Monção (T. 251 653 215).
A Rota de Vinho Verde Alvarinho, com o apoio das autarquias de Monção e Melgaço, celebra no próximo domingo, 9 de novembro, o Dia Europeu do Enoturismo com diversas iniciativas defensoras e promotoras desta casta singular e única.
Entre estas, contam-se visitas guiadas a adegas aderentes à rota, descontos e ofertas especiais em alojamentos, atividades de turismo da natureza/aventura, programas de saúde e bem-estar, provas de vinho e entradas gratuitas em espaços culturais das duas localidades.
Em Monção, estão previstas diversas atividades lúdicas e recreativas, entradas gratuitas na Casa Museu de Monção/Universidade do Minho e no Centro Interpretativo de S. Caetano, em Longos Vales, passeios pelo casco muralhado da vila raiana, e visitas/provas de vinho no Palácio da Brejoeira.
Programa completo pode ser consultado em www.rotadoalvarinho.pt. Quem estiver interessado em participar nas atividades e usufruir das vantagens deste dia, deve informar-se e fazer a respetiva inscrição, até ao dia anterior ao evento, nos seguintes endereços: Loja Interativa de Turismo, (+ 351) T. 251 653 215, e Solar do Alvarinho, T. (+ 351) 251 410 195
O Dia Europeu do Enoturismo foi instituído em 2009 pela Rede Europeia das Cidades do Vinho com o objetivo de promover o turismo vinícola e divulgar as diferentes rotas existentes na Europa. Deste organismo faz parte a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o qual integra a Rota de Vinho Verde Alvarinho.
Municipio de Monção
|