www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional -
Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

CÂMARA MUNICIPAL REVITALIZA E VALORIZA ESPAÇOS URBANOS NO CONCELHO

O Município de Arcos de Valdevez adotou como desígnio para a requalificação do espaço urbano, a delimitação de uma área na sede do Concelho (ARU), dentro da qual aprovou um pacote de incentivos à reabilitação dos prédios. Esta estratégia pretende servir de alavanca para a dinâmica do mercado de reabilitação urbana, com a redução de taxas municipais e isenções ficais atraindo investidores, dinamizando a construção, assim como o turismo e o comércio Local.

É no seguimento desta política de reabilitação e qualificação do espaço privado e público, que o Município procedeu recentemente à consignação da empreitada "Revitalização e Valorização de Espaços Urbanos - Renovação de Pavimentos (Rua Júlio Almeida Costa e Rua da Urbanização de Novelhos)".

Com esta intervenção, pretende-se renovar os pavimentos da faixa de rodagem, estacionamentos e passeios; delimitar as áreas de estacionamento automóvel; introdução de passadeiras para passagem de peões e respetiva sinalização; melhorar a rede de drenagem de águas pluviais e implementar melhorias ao nível da mobilidade urbana. De referir, que esta intervenção consta do "Plano de Soluções Integradas de Acessibilidade para Todos", que visa uma melhoria da qualidade de vida dos arcuenses, no que toca à mobilidade e acessibilidades no espaço urbano.

Este plano não só permitirá a eliminação de barreiras a pessoas com mobilidade condicionada, como também, uma melhoria da acessibilidade e da mobilidade no espaço público a todos os utilizadores. É essencial criar estratégias de intervenção, conciliando esforços, rentabilizando os recursos locais e consequentemente dinamizando o comércio e o turismo local, respondendo às necessidades dos arcuenses e atraindo visitantes.

Municipio de Arcos de Valdevez



Câmara de Arcos de Valdevez reforça a aposta na coesão social e territorial, na promoção do emprego e recursos locais e no desenvolvimento económico

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou em reunião do Executivo Municipal as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2015, com um valor global de 26.954.700 €, representando um aumento de 8,6% relativamente ao ano transato. Haverá um incremento no investimento e das transferências para as Instituições.

Apoio às Famílias, Jovens e Empresas

1. Não haverá aumento do IMI e das taxas e licenças;
2. Redução em 50% das tarifas de ligação às redes de água e saneamento;
3. Isenção da taxa de direitos de passagem;
4. Isenção de IMT para os jovens;
5. Apoio na realização de estágios para jovens empreendedores;
6. Apoio às Freguesias na contratação de colaboradores através do IEFP;
7. Isenção de derrama;
8. Redução em 50% das taxas municipais para projetos agrícolas, comerciais, turísticos e industriais;
9. Apoio a empreendedores através do fundo municipal ARCOSFINICIA;
10. Incentivos à reabilitação de edifícios na Área de Reabilitação Urbana (ARU).

De referir, que este orçamento foi equacionado, tendo em consideração o aproveitamento de fundos comunitários ainda disponíveis no QREN e perspetivando os novos apoios do Acordo de Parceria Portugal 2020.

Em 2015, a Autarquia irá reforçar o apoio aos mais desfavorecidos, continuar a investir na educação e na ação social escolar e prosseguir com um conjunto de medidas de apoio às famílias, jovens e empresas. Está, igualmente, previsto um conjunto de investimentos que irão contribuir para o desenvolvimento do Concelho e qualidade de vida dos arcuenses, disponibilizando novos equipamentos, reabilitando edifícios, espaços urbanos e verdes pelo concelho. Serão, ainda, realizados investimentos em reforço das infraestruturas viárias e básicas, iluminação pública, recolha de resíduos no concelho e será dinamizado o desenvolvimento económico e o emprego.

No âmbito de uma política ativa e de proximidade aos arcuenses, a Autarquia continuará a apoiar as várias iniciativas e projetos em parceria com as Juntas de Freguesia, instituições sociais e associações do concelho.

Com aprovação destes documentos pretende-se dar mais um passo na construção de um Concelho mais solidário, atrativo, dinâmico e sustentável.

Municipio de Arcos de Valdevez

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais