|
Executivo determinado em baixar mais as despesas e equilibrar as contas municipais
CAMINHA PARTICIPA EM CONCURSO INTERNACIONAL
COM VISTA À POUPANÇA NA FATURA DE ENERGIA ELÉTRICA
O município de Caminha decidiu aderir ao "Concurso internacional de fornecimento de energia e gás natural" a lançar pela CIM Alto Minho. A decisão foi tomada hoje, em reunião do Executivo. Conforme o presidente explicou, a intenção é diminuir a fatura da energia elétrica, conseguindo também aqui uma poupança, à semelhança da política que tem vindo a ser seguida noutras rubricas e que permitiu já realizar poupanças significativas.
A Câmara de Caminha vai participar, no âmbito da CIM Alto Minho, no concurso público internacional para o fornecimento de energia elétrica, que inclui instalações alimentadas em média tensão, baixa tensão especial, baixa tensão normal e iluminação pública. A Comunidade Intermunicipal deverá contar com a adesão de outras entidades e autarquias na convicção de que, juntos e enquanto clientes, conseguirão preços mais baixos do que os atualmente praticados. No caso de Caminha a decisão está tomada, com os votos a favor dos eleitos pelo Partido Socialista.
Miguel Alves explicou, na reunião, que a despesa do município com a energia elétrica é significativa. Referindo-se a números do último ano (2013), o presidente revelou que a fatura relativa aos consumos dos edifícios municipais perfez cerca de 319 mil euros, enquanto a iluminação pública custou aproximadamente 410 mil euros.
Recorde-se que o esforço de poupança e de reequilíbrio das contas municipais tem sido uma das grandes preocupações deste Executivo que, entre setembro de 2013 e o mesmo período deste ano conseguiu realizar uma poupança de 2,8 milhões de euros.
Além da questão energética, o Executivo aprovou o prolongamento da isenção de 50% com os encargos decorrentes da ligação à rede pública de drenagem de águas residuais de habitações unifamiliares em todas as freguesias do concelho, até 31 de dezembro de 2015, assim como o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2014/2015 e vários contratos interadministrativos a realizar com juntas de freguesia, entre outros assuntos.
Gabinete de Informação ao Munícipe
A interrupção do abastecimento público de água vai decorrer no dia 11 de novembro,
entre as 9h00 e as 12h00
CÂMARA VAI PROCEDER A UM CORTE DE ÁGUA
EM AZEVEDO
A Câmara Municipal de Caminha vai proceder à interrupção do abastecimento público de água na zona alta da freguesia de Azevedo, na próxima terça-feira, dia 11 de novembro, entre as 9h00 e as 12h00.
Este corte de água deve-se à necessidade de efetuar uma operação de limpeza e desinfeção no reservatório de distribuição de água a Azevedo.
Pelos inconvenientes eventualmente causados pelo corte de água, a Câmara de Caminha lamenta e solicita a melhor compreensão.
Gabinete de Informação ao Munícipe
O espetáculo vai decorrer no Pavilhão Municipal, às 21h30, no dia 5 de dezembro
CAMINHA ACOLHE ESPETÁCULO DE BRUNO NOGUEIRA "DEIXEM O PIMBA EM PAZ"
NO DIA 5 DE DEZEMBRO
O Pavilhão Municipal de Caminha vai servir de cenário ao concerto/espetáculo de Bruno Nogueira "Deixem o Pimba em Paz", no dia 5 de dezembro, às 21h30. Os bilhetes custam 10 euros e estarão à venda a partir de segunda-feira.
"Deixem o Pimba em Paz" é um concerto e espetáculo de desconstrução com Bruno Nogueira, Manuela Azevedo, Filipe Melo, Nuno Rafael e Nelson Cascais. Com ele, o Município vai trazer a Caminha um projeto que foi sensação no final de 2013 e que esgotou salas em Lisboa, Porto, Aveiro, Guimarães e Figueira da Foz, etc.
Sobre este espetáculo lê-se na sinopse: "o pimba é unificador. Às escondidas, para não parecer mal. Não é por acaso que numa festa na Quinta do Lago, aos primeiros acordes de uma música do Quim Barreiros, haverá uma debandada de berloques a correr para a pista de dança e a cantar o refrão em alegre e alta voz. O mesmo irá acontecer se, no meio de um churrasco em Massamá, alguém arriscar a mesma música. Os berloques serão porventura menos, mas a alegre e alta voz que canta o refrão terá a mesma força. Há ainda outra coisa que estreita o eixo Quinta do Lago-Massamá: nenhum dos habitantes destas regiões sociais sabe muito mais do que o refrão. E é também uma pena, porque o melhor raramente vem no refrão. Ainda assim há poucos assuntos que liguem tão intimamente pessoas com gostos tão distintos".
Bruno Nogueira continua: "A mim sempre me fascinou o universo pimba. Por inteiro, com as suas letras, músicas, roupas, coreografias, etc. Este espetáculo propõe-se a dar outra vida a essas canções, juntando músicos que fizeram arranjos de jazz e pop onde eles eram pouco prováveis. Assim, aparece Manuela Azevedo (vocalista dos Clã), para juntos darmos voz a esses temas. E a nós juntam-se as músicas de Quim Barreiros, Ágata, Marante e Marco Paulo, entre outros. 'Deixem o Pimba em Paz' é um concerto e um espetáculo de desconstrução. E já não é pouco".
Os bilhetes têm um custo de 10 euros e estarão disponíveis nos Postos de Turismo do distrito de Viana do Castelo, na Câmara Municipal de Caminha e nas Juntas de freguesia de concelho de Caminha.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Medida tem em vista um concelho mais limpo e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes
PRESIDENTE VAI PROPOR AO EXECUTIVO MAIS UM ANO
DE ISENÇÃO DE 50% NO PREÇO DAS LIGAÇÕES À REDE DE SANEAMENTO
EM TODAS AS FREGUESIAS DO CONCELHO
O presidente da câmara de Caminha vai propor amanhã ao executivo o prolongamento da isenção de 50% com os encargos decorrentes da ligação à rede pública de drenagem de águas residuais de habitações unifamiliares em todas as freguesias do concelho, até 31 de dezembro de 2015. A medida visa aumentar as taxas de adesão às redes públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e para um concelho melhor do ponto de vista ambiental. A reunião de câmara vai decorrer amanhã, dia 5 de novembro, às 15 horas, no edifício dos Paços do Concelho.
Tendo em conta que muitas famílias enfrentam dificuldades na gestão do seu orçamento familiar, Miguel Alves vai propor ao executivo a redução de 50% com os encargos resultantes da ligação de saneamento, em todas as freguesias do concelho servidas por rede pública de drenagem de águas residuais, incluindo as áreas contempladas com as empreitadas em curso, e desde que não possuam uma extensão superior a 20 m, até 31 de dezembro de 2015.
Para além da redução dos 50% com os encargos decorrentes da ligação ao saneamento, esta deliberação ainda propõe que os restantes 50% do valor em causa possam ser pagos em doze prestações mensais anexadas na fatura da água.
O executivo vai apreciar e votar o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2014/2015 que abrange 702 alunos e está orçado em 344.150 €. Segundo o documento em discussão, o Município vai apoiar a 100% o valor da senha do passe para os alunos que frequentam o ensino básico até que completem 18 anos e os alunos com necessidades educativas especiais que frequentem o ensino básico e o secundário. Está igualmente previsto, a autarquia apoiar a 50% o valor da senha do passe para os alunos que frequentam o ensino secundário e o curso profissional oficial com equivalência ao ensino secundário, até que perfaçam os 18 anos.
De modo a colocar em prática este plano, o Município de Caminha vai contratualizar serviços a três empresas concessionárias públicas. Contudo, como estes circuitos públicos não satisfazem totalmente as necessidades de transporte dos alunos do concelho, a Câmara Municipal vai protocolar a realização de circuitos especiais com as juntas de freguesias e associações do concelho.
Neste sentido, em discussão estarão também os contratos interadministrativos a realizar entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Dem, a União de Freguesias de Arga, a União de Freguesias de Moledo e Cristelo, a Junta de Freguesia de Riba de Âncora, a União de Freguesias de Gondar e Orbacém, a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, a União de Freguesias de Venade e Azevedo e a Junta de Freguesia de Âncora.
O presidente vai igualmente propor a votação o protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Caminha e a Universidade Sénior do Rotary Clube de Caminha.
O executivo vai ainda avaliar a participação do Município de Caminha no "Concurso Internacional de fornecimento de energia e gás natural".
Da ordem do dia faz igualmente parte a aprovação dos subsídios à Comissão de Festas de Nossa Senhora da Bonança; à Paróquia de São Miguel de Azevedo; ao Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Encarnação de Vilarelho e à Associação Moledense de Instrução e Recreio.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Atividade decorre no dia 15 de novembro, às 14 horas
"O MUNDO DOS COGUMELOS"
EM DESTAQUE NAS FREGUESIAS DE ARGA DE BAIXO E ARGA DE CIMA
No dia 15 de novembro, os cogumelos voltam a estar em destaque no concelho de Caminha, desta feita nas freguesias de Arga de Baixo e Arga de Cima. A Câmara Municipal de Caminha em parceria com a União de Freguesias de Arga vai promover a oficina "O Mundo dos Cogumelos", às 14h00. A ação dirige-se a todas as pessoas que queiram conhecer um pouco mais sobre cogumelos silvestres.
O Município vai repetir a oficina "O Mundo dos Cogumelos", uma vez que as vagas exististes para a sessão que decorreu no passado dia 25 de outubro foram preenchidas rapidamente.
Sob orientação de Carlos Venade, esta oficina faz também parte integrante da programação do Centro de Interpretação da Serra d'Arga (CISA).
À semelhança da anterior, esta sessão sobre o mundo dos cogumelos visa dar a conhecer aos participantes a diversidade e o potencial dos cogumelos silvestres, bem como as diferentes formas de conservação e de utilização. A oficina é composta por uma sessão em sala e uma saída de campo e ainda inclui a degustação de aplicações gastronómicas preparadas com cogumelos silvestres.
O custo da inscrição é de 10 euros. Os interessados deverão efetuar a inscrição por e-mail para cisa@cm-caminha.pt ou através dos telefones 258 721 708 ou 914 476 461.
Gabinete de Informação ao Munícipe
CÂMARA REUNIU COM O ICNF
PARA FAZER O PONTO DA SITUAÇÃO DA INTERVENÇÃO NA MATA NACIONAL DO CAMARIDO
A intervenção que está a ser levada a cabo na Mata Nacional do Camarido está a decorrer a bom ritmo. A garantia foi dada esta manhã, pelo engenheiro Rui Batista, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), durante uma reunião técnica que decorreu no local. A retirada da madeira está a ser concluída, os trabalhos de limpeza dos caminhos, corta fogos e das faixas estão executados. Falta concluir a retancha.
Hoje de manhã, Guilherme Lagido, vice-presidente da Câmara Municipal de Caminha, Jorge Fão, deputado da Assembleia da República e Joaquim Guardão, presidente da União de Freguesias de Cristelo e Moledo reuniram com Rui Batista, do ICNF, entidade responsável pela gestão florestal da Mata Nacional do Camarido. O objetivo foi fazer o ponto da situação da intervenção que está a ser levada a cabo na Mata. Para além de uma explicação técnica, do encontro ainda fez parte uma visita pela Mata para verificar o que está a ser executado.
A intervenção na Mata Nacional do Camarido está a ser executada de acordo com o que foi definido no Plano de Gestão Florestal e envolve duas situações, explicou Rui Batista. A primeira diz respeito ao corte e retirada da madeira vendida que se encontrava derrubada e tombada, e que está em fase de conclusão. Aquele responsável esclareceu que esta intervenção teve em vista evitar que as árvores caíssem para a linha férrea e para a estrada nacional. A segunda situação engloba os trabalhos de limpeza de faixas, caminhos e corta-fogos. Está ainda prevista uma intervenção mais estruturante, que se prende com a plantação de faixas ainda livres. Ficou assegurado que a plantação será realizada no período de repouso vegetativo.
Durante a reunião Guilherme Lagido e Jorge Fão ainda questionaram o ICNF sobre o futuro do edificado pertencente à Mata Nacional do Camarido, que se encontra devoluto e degradado. O ICNF mostrou total abertura para que os imóveis possam ser colocados à disposição da comunidade.
O investimento na recuperação da Mata Nacional do Camarido ronda os 35 mil euros.
Jorge Fão realçou ainda que seria interessante dar a conhecer a intervenção que está ser realizada através da dinamização de atividades ambientais. Sobre este assunto, também Guilherme Lagido equacionou preparar atividades nesse sentido.
A Mata Nacional da Gelfa foi outro dos assuntos colocados ao ICNF por Guilherme Lagido e Jorge Fão. Rui Batista explicou que o processo foi submetido ao mesmo tempo que o da Mata Nacional do Camarido, mas por questões orçamentais não avança provavelmente este ano. No entanto, realçou: "está tudo pronto para que saia no início do próximo ano", disse.
Gabinete de Informação ao Munícipe
|