Câmara Municipal volta a pedir reunião de urgência para resolver condições da Escola EB 2.3 de Barroselas
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, acaba de solicitar uma reunião urgente com a Direção Regional do Norte/ Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares para análise do processo da Escola EB 2 e 3 de Barroselas, uma vez que a intervenção é "essencial para travar o estado de degradação dos edifícios que está a prejudicar o normal funcionamento das atividades letivas".
A escola em causa, que tem sido apontada pela autarquia como um dos exemplos onde é necessária intervenção urgente, entretanto já prometida pela tutela, apresenta coberturas em fibrocimento, inadequadas, que também permitem a entrada de chuvas e humidades e a degradação da escola.
No ofício hoje enviado, José Maria Costa, lembra que o "estado de degradação" do estabelecimento de ensino foi alvo de alertas, sendo que ainda em Maio e na sequência de solicitação daquela entidade, foi enviada a estimativa orçamental e caderno de encargos dos trabalhos a executar, solicitando-se uma rápida decisão, pela urgência da sua execução e para que os trabalhos não prejudicassem o desenvolvimento da atividade letiva.
José Maria Costa assevera que não houve qualquer resposta e que, em Junho, foi novamente exposta a urgência da realização dos trabalhos e o pedido de uma decisão rápida para que a intervenção pudesse ser realizada durante a interrupção letiva do verão. Certo é que não houve resposta e a Câmara Municipal dirigiu novo ofício, agora ao Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, dando nota da situação e pedida uma decisão urgente, tendo posteriormente sido comunicado ao Município que este assunto tinha sido remetido à Direção Geral das Estabelecimentos Escolares.
Uma vez que, até ao momento, não houve qualquer resposta da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares foi pedida uma reunião com caráter de urgência, já que a degradação evidente coloca em causa a salubridade do espaço e o normal desenvolvimento das atividades letivas, sendo premente a realização de uma intervenção de fundo para a qual o Município já se disponibilizou e apresentou estimativa orçamental dos trabalhos.
Municipio de Viana do Castelo
Atelier VernaDoc 2013 junta participantes de vários países em Viana do Castelo
 |
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Escola Superior Gallaecia (ESG) e a Fundação Convento da Orada, em articulação com a Conferência Anual ICOMOS-CIAV, organizam o atelier VernaDoc 2013, que trará a Viana do Castelo participantes da Finlândia, Tailândia, Paquistão, Egito, Irão e Emiratos Árabes Unidos para efetuar a documentação do património arquitetónico da aldeia da Montaria.
O evento, que decorre de 01 a 14 de Outubro, na freguesia da Montaria, está associado à longa tradição de documentação/levantamento arquitetónico de património tradicional, conforme a metodologia finlandesa que lhe deu origem, e integra-se nos workshops internacionais promovidos sob chancela do ICOMOS. Os participantes vão, durante duas semanas, incidir o seu trabalho sobre um conjunto de moinhos de água, localizados na aldeia da Montaria, em plena Serra d'Arga.
O processo de desenho, que será desenvolvido in situ e no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo, tem um regulamento próprio, pelo que os participantes terão que trabalhar individualmente e em grupo no terreno sob as condições naturais possíveis, com recurso apenas a técnicas e ferramentas elementares de levantamento.
No evento participam especialistas internacionais, ou seja, elementos que integram a rede internacional VernaDoc (Finlândia, Tailândia, Egipto, Paquistão, Irão, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Itália e Portugal), com experiência significativa no levantamento e representação de arquitetura vernácula, responsáveis pela monitorização das atividades e processos inerentes ao Atelier; a estudantes da ESG interessados em desenvolver capacidades e técnicas de desenho de representação arquitetónica; e a todos os interessados em desenvolver capacidades e técnicas de desenho de representação arquitetónica, preferencialmente com conhecimentos técnicos na área da Arquitetura.
PROGRAMA DE ATIVIDADES
Medição e desenho preparatório - 1ª Semana
Tratamento final e processamento definitivo a tinta - 2ª Semana
" Obs.: 8 horas de trabalho diárias (apenas 1 dia livre por semana)
Exibição e publicação dos desenhos produzidos
" Obs.: Organização conjunta de uma exposição pública dos trabalhos nos 2 últimos dias do atelier no CMIA de Viana do Castelo
Execução de ateliers de desenho livre, em paralelo, sob coordenação de professores da ESG
Municipio de Viana do Castelo
Dia Nacional da Água e Dia Mundial do Habitat no CMIA de Viana do Castelo

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo dinamiza, nos próximos dias, diversas atividades no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água e Dia Mundial do Habitat, que se celebram anualmente a 1 de outubro.
Assim, está prevista a dinamização de uma atividade direcionada a alunos do 1º e 2º ciclo designada de "Vem mergulhar com Penas, o Investigador", no dia 4 de outubro, com o objetivo de alertar para a destruição de habitats das margens dos rios e para a necessidade cada vez mais urgente da conservação do meio ambiente.
No dia 5 de outubro, da parte da manhã, irá decorrer uma oficina direcionada a docentes, pais, biólogos, técnicos de ecoturismo, técnicos de ambiente, terapeutas ocupacionais, educadores de infância, monitores de centros educativos, auxiliares de ação educativa, bibliotecários e aos amantes de rios e biodiversidade. Trata-se de um momento de formação ambiental e informação técnica sobre o mundo dos rios com o objetivo principal de promover o aproveitamento de recursos básicos com os livros e saídas de campo para atividades de educação ambiental ou de lazer.
No mesmo dia, à tarde, decorrerá uma oficina direcionada para metodologias de estudo de espécies de cetáceos, assim como dados obtidos no decorrer de ações de investigação científica acerca da ocorrência e distribuição de algumas espécies que ocorrem ao longo da costa portuguesa, nomeadamente o golfinho-comum, roaz-corvineiro, bôto, entre outras.
Esta é uma ação dirigida ao público em geral, docentes, técnicos na área do ambiente e das ciências naturais em geral. Para participar, é necessária inscrição prévia no CMIA de Viana do Castelo.
Municipio de Viana do Castelo
|
|
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|