Jornal Digital Regional
Nº 567: 24/30 Dez 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Viana do Castelo assinalou Dia do Microcrédito

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinalou o Dia do Microcrédito. O programa incluiu um balanço de 2011 e a apresentação de casos de sucesso, numa altura em que a autarquia já apoiou quatro empresas no âmbito do seu Gabinete de Apoio ao Micro-Empresário.

Para assinalar a data e celebrar o Dia do Microcrédito, no âmbito da celebração do 13º aniversário da Associação Nacional de Direito ao Crédito, foi realizado este evento, vocacionado para os jovens empresários apoiados quer pelo Microcrédito, quer pelo Finicia, projectos em parceria com a ANDC e o IAPMEI, a CCAM, a NORGARANTE e a AEVC.

Durante os trabalhos, foram abordadas temáticas como o trabalho em rede discutidas as oportunidades e constrangimentos do trabalho com micro-empreendedores em Viana do Castelo e em outros territórios. As boas práticas no Microcrédito e uma sessão vocacionada apenas para os jovens empresários apoiados pela autarquia onde foram abordados temas como os desafios para além do financiamento e as expectativas para 2012 foram outros dos assuntos abordados.

Na ocasião, o vereador com o Pelouro do Desenvolvimento Económico, Luís Nobre, aproveitou para prestar o reconhecimento da autarquia às entidades parceiras e apoiados, nomeadamente pela dinâmica incutida e pelas condições criadas para implementação do projecto, bem como no apoio nos processos de licenciamento municipal e acompanhamento.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo possui um Gabinete Municipal de Apoio ao Micro-Empresário para promover a inserção de pessoas na comunidade e apoiar o empreendedorismo em Viana do Castelo.

O acordo de parceria tem em conta o impacto da situação financeira na economia real dos vianenses mas também a certeza de que a criação de emprego no sector privado é fundamental para a revitalização da economia. Em causa está o estímulo ao empreendedorismo através do acesso ao financiamento que apoia sobretudo desempregados, trabalhadores em regime precário, pessoas sem ocupação, com uma boa ideia de negócio e que necessite de um pequeno financiamento que não ultrapasse os dez mil euros.


Viana do Castelo implementa projecto
"Vela Para todos"

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com o Clube de Viana de Viana do Castelo, a Associação Amigos do Autista e a Associação Portuguesa Classe Access, assinou um protocolo de colaboração para implementar a vela adaptada em Viana do Castelo. O projecto, designado "Vela para Todos", pretende assim proporcionar a prática da vela a pessoas com deficiência no Rio Lima e no Atlântico.

O projecto "Vela para todos" tem como principal objectivo proporcionar a prática da modalidade de vela adaptada a todas as pessoas com deficiência, uma vez que a prática desportiva é um elemento chave no processo de inclusão das pessoas com deficiência e a actividade física como forma de desenvolver aspectos de natureza afectiva, motora e cognitiva.

Com este objectivo, as várias associações implementam agora um projecto que tem como a ampla divulgação do projecto junto das instituições alvo, o apoio à promoção das condições de logística de acessibilidades necessárias à prática da vela adaptada, mas também a monitorização do projecto, o apoio técnico e formação de monitores e ainda o enquadramento administrativo, técnico e logístico do projecto, sendo que a AMA irá disponibilizar dois barcos de apoio ao Clube de Vela de Viana do Castelo e a Associação Portuguesa Classe Access irá ainda ceder embarcações próprias para a prática da vela adaptada.

Este protocolo tem a duração de um ano, renovado automaticamente e enquadra-se na política de promoção de desportos náuticos em Viana do Castelo que, enquanto Cidade Náutica, irá acolher um Centro de Mar que tem como missão contribuir para o desenvolvimento económico e social da região e possibilitar a criação de uma marca distintiva ligada à costa atlântica. Esta estrutura vai apostar na náutica de recreio e dos desportos náuticos através da articulação em rede de um conjunto de actividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de elementos patrimoniais e ambientais.


Gala de Encerramento da Cidade do Vinho: Viana do Castelo aposta agora no Enoturismo

A iniciativa "Viana do Castelo Cidade do Vinho" encerrou ontem com uma gala onde foram apresentados os mais marcantes momentos da vasta programação que, durante 2011, permitiu a Viana do Castelo apresentar a produção e os produtores de vinho do concelho, do distrito e do país. Na sessão, o Presidente da Câmara deixou o novo desafio para 2012, defendendo como nova orientação de trabalho autárquico a promoção do enoturismo de Viana do Castelo.

A gala de encerramento foi o culminar de um ano onde não faltaram eventos de carácter nacionais organizados em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, mas também com produtores de vinhos, associações empresariais e de hotelaria e instituições de promoção dos vinhos verdes.

Por essa razão, o embaixador de Viana do Castelo, Francisco Sampaio, salientou o valioso contributo das cidades do vinho para a promoção dos produtos regionais e para a preservação e valorização da história e do património dos seus associados. No mesmo tom, o Secretário-Geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho elogiou o trabalho desenvolvido na promoção dos vinhos portugueses e o contributo de Viana do Castelo para que a Cidade Capital Europeia do Vinho fosse portuguesa.

Já o Presidente da Câmara, José Maria Costa, evidenciou o esforço municipal para a promoção do mundo rural e para a criação de emprego através do desenvolvimento de actividades económicas associadas à cultura do vinho e da vinha. Por esse motivo, anunciou que, em 2012, a Câmara Municipal irá aprofundar o trabalho desenvolvido com uma nova orientação: a promoção do enoturismo, associando os vinho ao património e ao turismo.

Na gala de encerramento no Teatro Municipal Sá de Miranda foi ainda apresentada uma brochura com o balanço retrospectivo de Viana do Castelo Cidade do Vinho, onde pode ser encontrado um DVD, um bilhete postal, selo e carimbo comemorativo da iniciativa que marcou todo o ano de 2011.


Câmara Municipal de Viana do Castelo forma 15 novos Bombeiros Municipais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a formar 15 novos Bombeiros Municipais que passarão a integrar os quadros de pessoal do Corpo de Bombeiros Municipais de Viana do Castelo. A formação, com um ano de duração, começou ontem em Viana do Castelo, sob orientação da Fundação CEFA - Centro de Estudos e Formação Autárquica.

Este Curso Formação p/ Ingresso na Carreira Bombeiro Profissional pretende formar 15 novos bombeiros que, após a conclusão curso, irão integrar os quadros de pessoal do Corpo de Bombeiros Municipais. Este curso, com a duração de um ano, é composto por uma parte de formação com a duração de seis meses e um estágio já no exercício das funções de bombeiro nos restantes seis meses.

O curso será efectuado quer nas instalações do Corpo de Bombeiros Municipais quer nas instalações da Escola Nacional de Bombeiros onde, nos seus pólos de Sintra, Lousã e S. João da Madeira, serão ministradas acções de formação específica, respectivamente, nas áreas de "Actuação em Ambiente de Calamidade e Catástrofe", "Escoramento e Desobstrução de Estruturas Colapsadas", "Combate a Incêndios em Matérias Perigosas", "Combate a Incêndios Rurais e Florestais", "Combate a Incêndios Urbanos e Industriais", "Combate a Incêndios em Veículos e Instalações Especiais", e "Busca e Salvamento".

Nas instalações dos Bombeiros Municipais, será ministrada a formação nas restantes áreas do curso, recorrendo-se quer a Formadores da Escola Nacional de Bombeiros, do Corpo de Bombeiros Municipais, e dos Quadros Técnicos da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados, num total de 910 horas de formação.

No final, os 15 formandos estão aptos a integrar o Corpo de Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, o terceiro mais antigo do país, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. Os Bombeiros Municipais foram fundados em 22 de Março de 1780 com a designação original de Companhia da Bomba.

O corpo tem uma estrutura profissionalizada com 83 membros, a que se irão juntar os 15 novos elementos, possuindo cinco veículos de combate a incêndios, dois veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, duas ambulâncias de socorro, uma viatura de socorro e assistência estratégica, um veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, quatro veículos de apoio diverso e um bote de socorro e resgate.

Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anti-corte.


"Música pelo Ambiente" no Teatro Municipal Sá de Miranda

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, apresenta amanhã e quinta-feira (21 e 22 de Dezembro), no Teatro Municipal Sá de Miranda, o concerto "Música pelo Ambiente". Este espectáculo resulta de um concurso para estimular a capacidade criativa dos mais novos e foi já alvo de um CD.

Este projecto, que contou com colaboração da Sociedade de Instrução e Recreio Darquense (SIRD), assim como com o patrocínio da Escola de Música Amadeus, entre outros, nasceu em Novembro de 2010, no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, altura em que foi lançado pela Câmara Municipal, na figura do CMIA, o concurso "Música pelo Ambiente".

O objectivo principal deste concurso foi estimular a capacidade criativa dos alunos envolvidos nos mais diversos projectos desenvolvidos pelo CMIA, de forma a gravar e editar um CD de música com as letras apresentadas pelos mesmos, sempre com o ambiente como tema principal.

Depois de um extenso trabalho de ensaios e gravações de forma a produzir o CD, o mesmo foi apresentado no dia 5 de Junho de 2011, Dia Mundial do Ambiente, e repete-se agora com os dois espectáculos no Sá de Miranda.


Presidente da Câmara de Viana do Castelo solicita colocação de quiosque electrónico de pagamento de portagens

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, pediu uma audiência ao Secretário de Estado das Obras Públicas e das Comunicações uma audiência para reclamar que sejam tomadas medidas no que toca à introdução de portagens e na modernização da Linha do Minho. O edil aproveita ainda para solicitar a colocação de um quiosque electrónico para pagamento de portagens para viaturas com matrícula estrangeira.

Na missiva, José Maria Costa sublinha que, passado um ano após a introdução de portagens na A28 e analisando os números disponibilizados pelo INIR, se verifica uma quebra de cerca de 25 por cento no tráfego médio diário de viaturas na A28, sendo parte desta redução devida à diminuição do tráfego das viaturas vindas da Galiza.

No ofício, o autarca lembra mais uma vez que a região tem uma longa e histórica relação com a Galiza com dinâmicas importantes a nível social, laboral, financeiro e cultural e que as características do sistema de cobrança adoptado criaram dificuldades de mobilidade no que respeita à utilização das referidas vias por veículos de matrícula estrangeira, trazendo reflexos gravosos a nível da restauração e hotelaria, na competitividade das empresas da região.

Por estas razões, e também porque com a introdução de portagens no restante troço da A28 se agrava a situação, ficando Viana do Castelo isolada por não ter vias alternativas e com o tráfego galego a ser escoado pela A3 pelas facilidades de pagamento, o autarca solicitou a colocação de um quiosque electrónico de pagamento na entrada sul do concelho de Viana do Castelo, como meio de facilitar o acesso dos cidadãos galegos.

José Maria Costa apelou ainda uma vez mais ao Governo para serem apresentadas soluções e medidas que possam minorar o grave impacto e o prejuízo económico e social que a introdução das portagens na A28 está a causar no Alto Minho.

Paralelamente, o autarca relembra a urgência e a prioridade da modernização da ligação ferroviária Porto Vigo "como pressuposto para potenciar a euro-região Norte Portugal - Galiza".


Câmara Municipal vai pedir auditoria independente no caso no navio Atlântida e concurso da empresa Atlanticoline

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai solicitar à Secretaria de Estado da Defesa uma auditoria, a ser levada a cabo por uma entidade independente, para que sejam apurados todos os factos que envolvem o processo do navio Atlântida, construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) por encomenda da empresa Atlânticoline, e ainda o concurso público internacional lançado pela mesma empresa e que alegadamente impede estaleiros portugueses de concorrer.

Este pedido surge na sequência da resposta do Governo Regional dos Açores a uma moção aprovada pela Assembleia Municipal de Viana do Castelo onde era solicitada intervenção activa para resolver a situação de diferendo entre os ENVC e a Atlanticoline e se apelava a que fossem desenvolvidos todos os esforços para encontrar soluções de rentabilização do navio.

Na resposta, o líder do Governo Regional informou a Assembleia Municipal de que este era um caso encerrado por comum acordo e no interesse de ambas as partes, e rejeitou que os Estaleiros tenham sido impedidos de concorrer.

Perante esta posição, a Câmara Municipal sublinha não poder estar de acordo com as explicações, mostrando-se mesmo indignada com as informações do Governo Regional, pelo que vai pedir uma auditoria com o objectivo de clarificar todo o processo.


Câmara Municipal assina hoje protocolo de financiamento do Centro de Alto Rendimento de Surf

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, assina hoje, em Lisboa, um aditamento ao protocolo de financiamento do Centro de Alto Rendimento de Surf, actualmente em construção na Praia do Cabedelo. Na prática, esta adenda permitirá uma reprogramação de 70 para 85 por cento da comparticipação do POVT/ FEDER (Programa Operacional Temático Valorização do Património).

Esta assinatura, uma cerimónia onde marcam também presença o Secretário de Estado do Desporto e o Secretário de Estado Adjunto, da Economia e Desenvolvimento Regional, nasce da reprogramação dos fundos comunitários, que permitem agora uma maior comparticipação, aumentando a despesa total elegível face ao custo total do investimento que, no caso do Centro de Alto Rendimento de Surf atinge os 1,1 milhões de euros.

O Centro, que nasceu de uma candidatura conjunta do Instituto do Desporto de Portugal, servirá de apoio e formação aos desportos náuticos como o surf e o bodyboard. Este projecto do arquitecto vianense Jorge Cavaleiro está a nascer junto ao espaço da Orbitur, tratando-se de uma importante infra-estrutura para o desenvolvimento desportivo e para a afirmação de Viana do Castelo como destino de excelência para a prática do surf, do bodyboard e outros desportos náuticos.

O Centro de Alto Rendimento de Surf vai receber atletas de alta competição desta modalidade, sendo que o edifício, a ser implantado numa área de cerca de mil metros quadrados, vai ser dotado de salas de formação, de apoio médico, de exercício, e ainda dormitórios e refeitório, para além de armazéns para material e de espaço de apoio à praia.

O local escolhido - a Praia do Cabedelo - tem fortes tradições neste desporto, sendo procurada por praticantes vindos de todo o mundo, razão pela qual foi escolhido para instalar este Centro de Alto Rendimento.

Informação Município de Viana do Castelo

___________________

I Fórum Viana do Castelo Cidade Saudável

Numa organização da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o I Fórum Viana do Castelo Cidade Saudável, sob o tema: "Pensar a Saúde, Viver a Cidade", realiza-se nos dias 5 e 6 de Dezembro, no Auditório Prof. Lima de Carvalho do IPVC (Praça General Barbosa).

Tem por finalidade dar a conhecer à comunidade local, os programas e projectos em curso na cidade e promover a troca de experiências e boas práticas em matéria de promoção da saúde.

Constituindo-se como um espaço de reflexão e debate sobre questões relacionadas com a promoção da saúde em meio urbano e voluntariado, pretende-se, com este Fórum, estimular e reforçar a cooperação entre as diversas Instituições que fazem parte da rede de parcerias do Gabinete Cidade Saudável.

___________________

Cristo, de Federico Garcia Lorca

A apresentação da 107ª Produção do Centro Dramático de Viana, terá lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda, de 6 a 17 de Dezembro, às 21h30.

Tradução, Dramaturgia, Cenário e Encenação de Castro Guedes. Direcção Musical e Arquitectura Sonora de José Prata. Figurinos e Desenho de Adereços de Moura Pinheiro. Desenho de Luz de Antonio Simón. Assistência de Encenação de Ricardo Simões. Direcção de Cena de Elisabete Pinto.

O poeta sabia que Ele "explicou a igualdade e encheu-se de paixão pela pobreza… E por isso o amaram os humildes…". E morreu crucificado em Jerusalém, Esse que morreu pelo Amor à Humanidade. Por isso "é absolutamente necessário espalhar a palavra de Jesus", como, crivada de dor, Maria o afirma quando o pano está para cair.

___________________

Animação de Natal

De 16/12 a 2/01/2012 - Exposição "Presépios de Chocolate", no rés-do-chão dos Antigos Paços do Concelho, uma organização da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com a parceria da APHORT e da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

Dia 17/12 - Chegada do Pai Natal, na Porta Mexia Galvão, às 15h00 - uma organização da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Dias 19, 20 e 21/12 - Presépio Vivo da APPACDM. No 19 a representação será feita na freguesia de Afife; no dia 20, na freguesia de Vila Nova de Anha e dia 21, na cidade de Viana do Castelo, na Sé Catedral, às 21h00. A organização é da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

___________________

Concerto de Natal

Concerto de Natal pela Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (EPMVC) e Coro da Academia de Música de Viana do Castelo (AMVC), a realizar na Igreja de S. Domingos, no dia 20 de Dezembro, às 21h30.

Vítor Lima, direcção coral.

Patrícia Quinta, mezzo-soprano; José Luís Barreto, barítono; Stéphane Chapuis, bandoneon. Ernst Schelle, direcção.

Serão apresentadas obras de J. Haydn, W. A. Mozart, H. Tomasi, L. Bacalov.

A produção é da responsabilidade da Fundação Átrio da Música - Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e Academia de Música de Viana do Castelo.