Jornal Digital Regional
Nº 567: 24/30 Dez 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Pergaminho referente à Misericórdia de Caminha licitado por um caminhense

Um caminhense impediu que um documento importante para a história da Santa Casa da Misericórdia de Caminha "se perdesse no tempo e espaço", ao arrematá-lo no decorrer de um leilão realizado no Palácio do Correio Velho.

Trata-se de um manuscrito em pergaminho, com 68X43 cm., referente a uma "BULA PAPAL de Paulo III, das Graças e Indulgências que se ganham rezando as contas do Rosário na Confraria da Misericórdia da Vila de Caminha, diocese de Braga, passada em Roma em 1544, pelo Cardeal de Santa Flor, Guido Sfortia e confirmada pelo Notário público em Toledo, Juan de Covarrubias, a pedido de Fernão o Velho, representante dos confrades".

O pergaminho, com cabeçalho a letras em vermelho, dourado e preto, em muito bom estado, letra muito legível, escrito em espanhol, com uma parte final em latim, possui um selo de lacre, encontrando-se dentro de caixa em latão em estado razoável.

São dados muitos pormenores sobre o modo de rezar e as graças a receber, sendo destacada ainda uma Senhora Doña Leonor e o Embaixador Juan de Vega nas indulgências que recebem pelas devoções feitas em sua casa.

Segundo nos revelou Nuno Ferreira da Silva, proprietário deste documento "valioso para a história devocional quinhentista, das Misericórdias e em particular da de Caminha", ele estará à disposição dos estudiosos de Caminha.