Jornal Digital Regional
Nº 546: 2/8 Jul 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Paredes de Coura

Festival com o cartaz
"mais coerente de sempre"

Foi apresentado no dia 29 (terça-feira), na Casa da Música, no Porto, o cartaz do Festival Paredes de Coura que se vai realizar entre os dias 17 e 20 de Agosto. A organização, nas palavras de João Carvalho, diz estar perante o cartaz mais "coerente de sempre", contando com nomes como Pulp, DFA 1979, Mogwai, Blonde Redhead e Kings of Convenience. Relativamente aos projectos nacionais, a organização salientou a escolha de bandas com uma grande qualidade musical como disso são exemplo os Linda Martini, You Can't Win Charlie Brown ou os We Trust.

Este ano o festival que conta com um patrocínio diferente, a empresa angolana Ritek juntando-se desta forma ao evento dando-lhe o nome, começa mais cedo e os festivaleiros poderão já acampar a partir do dia 13 pois o parque de campismo abre mais cedo, oferecendo várias actividades durante esses dias. Outras novidades são a criação de um palco after hours, a não coincidência de concertos permitindo assistir a todas as bandas (no máximo haverá uma simultaneidade de quinze minutos entre dois concertos) e a presença constante do dj Mega Bass. Para continuar está o serviço baby-sitting, que conta com uma grande capacidade, e que permitirá aos festivaleiros mais velhos fazerem-se acompanhar pelos seus filhos, podendo deixá-los num local seguro até às quatro da manhã.

A organização espera estarem já superados este ano os problemas de edições anteriores relativos à água nos chuveiros e aguarda a presença de cerca de 60.000 pessoas, muitas delas vindas do país vizinho.


LANCHE NO MUSEU

Dia 2 de Julho| Sábado | 15:30 | Museu Regional

Dedicado à Multiculturalidade

Fidjos (doce tradicional de Cabo Verde) com … Sofia Gonçalves natural de Santiago - Cabo Verde

Museu Regional de Paredes de Coura - Antiga Quinta da Veiga


Largo D. Maria Luísa Abreu e Antas (junto ao Mercado Municipal)

1 de Julho

09:30 - Entrada de animais e inspecção veterinária.
11:00 - Exposição de animais da Raça Frísia e Raças Autóctones.
12:00 - Abertura do certame:
3.º MinhoBiológico - A Agricultura do Alto Minho
17:00 - Abertura solene da exposição pelas entidades convidadas.
17:30 - Mega Saldos Rural.
19:00 - Festival Gastronómico "Sabores da Terra" : 7 Maravilhas da Gastronomia: Caldo Verde e Biscoitos de Milho.
20:00 - Prova de degustação de carne minhota.
21:00 - Actuação do grupo: RÉ MAIOR da Associação Cultural de Mozelos.
22:30 - Actuação de Quim Barreiros.
02:00 - Encerramento

2 de Julho
10:00 - Abertura das exposições.
11:00 - Exposição de cães de caça.
13:00 - Prova de degustação de carne minhota.
14:00 - 3.º Concurso Autóctones das Serras do Minho.
17:30 - Monumental Garraiada com animação do grupo de forcados "OS PAPA VACAS".
19:00 - Festival Gastronómico "Sabores da Terra" : 7 Maravilhas da Gastronomia: Caldo Verde e Biscoitos de Milho.
21:30 - Actuação das escolas de concertinas de Formariz, Mozelos e Ferreira.
22:30 - Concurso "Miss Cowragirl e Mr Cowraboy".
23:30 - Actuação da Tuna Académica "HinoporTuna".
00:30 Animação com o DJ Pedro Pagodes.
02:00 Encerramento.

3 de Julho
10:00 - Abertura das exposições.
11:00 - Demonstração prática de escola de preparadores de animais.
13:00 - Prova de degustação de carne minhota.
14:00 - 4.º Concurso Regional da Raça Frísia do Alto Minho.
17:00 - Festival Gastronómico "Sabores da Terra" : 7 Maravilhas da Gastronomia: Caldo Verde e Biscoitos de Milho.
17:30 - Rodeo - Concurso de equilíbrio e resistência.
18:00 - Animadores Circenses.
20:00 Encerramento

Pelo sucesso das edições anteriores, a Vessadas propõe-se dar continuidade a este evento que tem dinamizado e promovido o sector agro-pecuário da região, não só em relação aos agricultores e às suas explorações, mas também criando uma proximidade do sector aos mais jovens. Esta edição, além de manter os traços gerais das anteriores, tentará envolver o comércio tradicional dinamizando-o de uma forma mais direccionada, e focará a promoção da restauração courense integrada num genuíno mundo rural e agrícola.

Este evento, que tem vindo a habituar os courenses cientes das suas raízes e os visitantes que se revêem no seu programa, com uma pitada de factor surpresa com ideias simples, inovadoras e originais, não ficará em 2011 aquém daquilo que tem oferecido a quem se arrisca a presentear-nos com a sua visita. Prometemos oferecer uma programação ao nível da dimensão adquirida, tanto a nível sectorial como a nível lúdico destacando como ponto alto da exposição, o concurso regional da raça Frísia do Alto Minho, no qual será escolhido o melhor exemplar. Este concurso será dedicado ao Exmo. Comendador Mendonça em homenagem à sua dedicação ao sector, e, em nome de todos os envolvidos neste evento, ao apoio que o mesmo prestou desde a primeira EXPOLEITE.

Mas como nada se consegue sem trabalho e sem apoio, contaremos com a continuação da vontade dos parceiros em manter acesa esta dinâmica que tanto orgulha o mundo rural na pessoa da maioria dos seus habitantes, principalmente os agricultores, as suas famílias e todos os que de alguma forma integram este mundo. Não basta construir caminhos com pretensões ambíguas, torna-se crucial manter a relação directa com todos os intervenientes do mundo rural e suas características intrínsecas, pelo que a proximidade e o carinho que todos os que projectam e trabalham este evento entregam no sentido da sua concretização e sucesso tem vindo a contagiar todos os que por qualquer motivo passaram pela EXPOLEITE.

Com os apoios dos parceiros, destacando o Município de Paredes de Coura, a Agros, a Caixa Agrícola, a Coopecoura, a ABLN, a APCRF, a APACRA, a Amiba, a EPADRL, a Junta de Freguesia de São Martinho de Bougado, o Balcão Único e Solicitadoria Elisabete Ribeiro,a Opticoura, o Xavier Pintor, e a grande maioria das empresas e comerciantes courenses. Com o trabalho imensurável que todos os colaboradores desta associação entregam ao evento, retirando à cota de tempo que os mesmo deveriam dedicar a outras prioridades pessoais e/ou profissionais para conseguirem atenderem a toda a logística que fica a seu cargo e ao apoio gratificante dos inúmeros associados na organização deste MegaEvento Sectorial, conseguiremos garantir a concretização de mais uma EXPOLEITE condigna. Para conseguir alcançar os pressupostos que orientaram a sua génese, comprometemo-nos a trazer á exposição os melhores animais leiteiros do Alto Minho, promover as ligações comerciais entre produtores e as diferentes representações sectoriais agro-pecuárias e tecnológicas, instigar o espírito de competição, bem como incentivar ao investimento e inovação através da sensibilização e informação, acerca dos diferentes temas de interesse. Estando o sector leiteiro a atravessar uma fase sensível para os produtores, toda a atenção direccionada para eles poderá ajudar a atenuar esta envolvência. Também as Raças Autóctones terão o devido destaque e poderão ser vistos alguns exemplares das raças típicas da região, nomeadamente a raça barrosã, minhota e cachena.

A animação estará assegurada, no primeiro dia com a actuação de Quim Barreiros e cantares tradicionais pelo "Grupo de Cantares Ré Maior", no dia seguinte com a presença da tuna académica Hinoportuna de Viana do Castelo, de uma garraiada de diversão com animais de pequeno porte e a actuação animada dos "Papa Vacas", bem como o II concurso "Miss Cowragirl e Mister Cowraboy". Mais do que uma brincadeira, este último pretende chamar a atenção dos jovens para a agricultura. Em simultâneo com este desfile, será também entregue o "Prémio Originalidade - Traje PME". A PME que criar o traje com materiais associados a sua área de actividade com maior originalidade. A gastronomia e o comércio tradicional não foram esquecidos e, por isso, poderão ser provadas verdadeiras iguarias características da região, e mergulhar num mega saldo rural, onde poderão ser adquiridos bens e produtos a preços reduzidos.

Este evento contará com cerca de 40 expositores e com a participação de várias associações de criadores, associações culturais do concelho, artesãos, empresas do sector e comércio tradicional.

Helena Fernandes