Jornal Digital Regional
Nº 546: 2/8 Jul 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

14º Sarau Gímnico
ANCORENSIS

O mês de Junho terminou em grande em Vila Praia de Âncora. Os catorze anos consecutivos de Sarau Gímnico Ancorensis mostraram uma vez mais a capacidade de realização e de execução de um projecto educativo pensado, criado e implementado em favor dos alunos, das famílias e de toda a comunidade educativa. Realizado no Pavilhão Municipal de Vila Praia de Âncora, num desfile de dezasseis apresentações, o Grupo Gímnico Ancorensis, nas suas classes de iniciação, formação e classe, acompanhado pelos grupos convidados de Braga (Veteranos e Escola Secundária Alberto Sampaio), e de Vila Praia de Âncora (Body Combat e grupo de Dança Ancorensis), envolveu a assistência num ambiente de elevação da prática desportiva, de espectáculo e de valorização das aprendizagens, fazendo da apresentação pública um nobre acto de avaliação do mérito da qualidade de ensino e da abrangência colectiva que a prática da Ancorensis imprime expressivamente na sua acção.

No uso da palavra, o Vereador da Educação do município de Caminha, Flamiano Martins, e o Presidente da Junta de Vila Praia de Âncora, Manuel Marques, salientaram a importância da resposta desportiva oferecida aos alunos, centrando neles e nas suas famílias o valor, o apoio e a decisão assumida na confiança dada à Ancorensis nas definições estratégicas do crescimento cultural, social e desportivo, elevando o papel ímpar da escola na preparação dos alunos para o desempenho escolar e na preparação para o mercado de trabalho. Também o membro da Direcção da Ancorensis, Octávio Pinheiro, aplaudiu o trabalho dos alunos atletas, referindo a dedicação incansável dos professores do Departamento de Educação Física, não só na preparação deste festival oferecido à comunidade ancorense, mas também na disponibilidade diária para orientar, preparar, formar e treinar estes alunos.

O Grupo Gímnico Ancorensis iniciou-se em 1996, orientado até à data pelo professor Jorge Dantas. Nasceu como resposta formativa e educativa, no plano do Desporto Escolar, aos alunos de então, mas programado para a continuidade, assumindo-se como um marco no crescimento do jovens e um elemento de referência da Ancorensis, de Vila Praia de Âncora e do Município de Caminha. Passados cerca de 15 anos, e numa retrospectiva ligeira, as realizações, as participações, as representações nacionais e internacionais, e sobretudo o reconhecimento merecido da comunidade, são a prova viva de uma aposta bem conseguida, digna e que assinala todo o percurso de quem teve a oportunidade de frequentar e/ou partilhar esta experiência pedagógica. Prova maior dessa mesma referência foi a participação surpresa de um grupo de veteranos, ex-alunos da Ancorensis, hoje na sua vida adulta bem sucedida e consolidada na identidade que a escola lhes deu, mostrando claramente o reflexo que a sua experiência passada ainda conserva na sua forma de estar e agir em sociedade, onde a cultura física é um expoente de orgulho, satisfação e vontade. Para espanto de todos, a participação deste grupo mostrou a plenitude do saber adquirido nas suas representações passadas ao serviço do grupo gímnico Ancorensis, alguns mesmo com o estatuto de campeões nacionais.

A Ancorensis compreende que o esforço desenvolvido na oferta gratuita à comunidade, desde da mais tenra idade à vida adulta, da prática desportiva, aliada a outras opções, enriquecem a comunidade e corporizam a vontade das famílias, sendo, por isso, uma escolha a manter no futuro, a par da oferta educativa do 3º ciclo do ensino básico (7º, 8º e 9º anos) e ensino secundário (10º, 11º e 12º anos), tanto de ensino regular e prosseguimento de estudos, como de ensino qualificante/profissional.

Os benefícios do desporto no desenvolvimento social, emocional e de identidade ficaram assim enaltecidos neste 14º Sarau Gímnico, valendo numa só expressão, ouvida de um encarregado de educação à saída desta iniciativa desportiva, o resumo de todo o trabalho da Ancorensis - Quem é bom, é bom!

Parabéns aos alunos atletas da Ancorensis e que o vosso exemplo dignifique os que agora iniciam a sua formação na escola.

Ancorensis
jcr


4º Júri de Certificação Conjunto
CNO - Centro Novas Oportunidades

No início de 2010, vários Centros Novas Oportunidades decidiram conjugar esforços com a finalidade de trabalharem em rede e levarem a cabo actividades de parceria, de forma a promoverem o desenvolvimento integral dos adultos.

Esta parceria solidificou-se e criou o primeiro projecto em rede, a organização de um Júri de Certificação Conjunto, que ocorreu no dia 8 de Maio de 2010, com a participação de nove CNO. Para o ano de 2011 foram agendadas quatro sessões de júri. Realizaram-se dois júris conjuntos (Ponte de Lima e Viana do Castelo) e prevê-se a realização de mais um, para além do que decorreu no passado dia 22 de Junho de 2011, no Auditório da Biblioteca Municipal de Valença. Este foi o 4º Júri de Certificação conjunto que a REALV-ML organizou, com a particularidade de ter sido uma sessão de nível básico, e que teve a participação dos Centros Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, da Ancorensis Cooperativa de Ensino e da Escola Profissional do Alto Minho Interior. Como convidados para este Júri de Certificação esteve o Presidente da Câmara de Valença, Dr. Jorge Mendes, e o Professor António Fonseca da Universidade Católica do Porto - Psicólogo e Doutorado pela Universidade do Porto, no seu currículo conta-se ainda a sua qualidade de Professor Associado de Psicologia na Universidade Católica Portuguesa, investigador e autor de publicações nos domínios do desenvolvimento psicológico, do envelhecimento e dos processos de educação-formação em populações adultas, sendo, actualmente, Director e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

O desenrolar deste trabalho conjunto possibilita a análise e discussão de diversas dúvidas e questões estratégicas, que se vão dissipando nas reuniões, quase mensais, entre os coordenadores de cada Centro. Em sequência deste trabalho colaborativo, os CNO enfatizaram a necessidade de se atribuir um nome e um logótipo a esta parceria, com a finalidade de dotar a rede de uma identidade própria.

A REALV - ML congrega os Centros Novas Oportunidades da Associação Empresarial de Ponte de Lima, do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, da Ancorensis, da COOPETAPE, da Ecoagri, da Epralima, da Eprami, da Escola Básica e Secundária de Barroselas, da Escola EB 2,3 Carteado Mena, da Escola Secundária de Monserrate, da Escola Secundária de Ponte de Lima, da Gabigerh e do IEFP IP - CFP de Viana do Castelo

No âmbito desta parceria, foi também criada a Carta de Qualidade da REALV Minho-Lima, com o intuito de clarificar níveis de serviço e estratégias de acção adequadas à realidade territorial em que os CNO se inserem.

A REALV, com base na sua política de acção, encontra-se a desenvolver novos projectos, no sentido de implementar práticas educativas favoráveis à qualificação dos adultos e de incentivar uma cultura de melhoria contínua.

CNO - CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES
DA ANCORENSIS