Jornal Digital Regional
Nº 543: 11/17 Jun 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Feira Medieval nas ruas de Viana do Castelo

As principais ruas da cidade de Viana do Castelo acolhem, entre 09 e 12 de Junho, a Feira Medieval. Organizada pela VianaFestas com o apoio da Câmara Municipal e do Centro Dramático de Viana, a iniciativa integra o programa da "Capital da Cultura do Eixo Atlântico" e promete trazer muita animação, festa, música, comida, bebida e muitos cortejos e malabarismos.

A ideia da organização é dar um ambiente medieval ao Passeio das Mordomas da Romaria, Praça da República, Rua da Bandeira, Porta Mexia Galvão, Rua Mateus Barbosa, Largo João Tomás da Costa, Rua Aurora do Lima, Rua Sacadura Cabral, Rua Gago Coutinho, Largo da Sé, Rua do Poço, Praça da Erva e Jardim Marginal, fazendo recuar aos tempos de D. Afonso III e mais propriamente ao tempo da outorga do Foral Afonsino em 1258.

Do vasto programa, destaca-se o cortejo de abertura com a participação de diversos grupos e com a presença de mais de duzentos figurantes entre actores, músicos e bailarinos e ainda um espectáculo de abertura pelo Centro Dramático de Viana animam a noite do primeiro dia da Feira Medieval, a partir das 21h30.

No dia 10 de Junho, música, gaiteiros, bombos da corte, danças medievais e o julgamento no pelourinho durante o dia e teatro, música, malabarismos, danças medievais e intervenções de medievais animam a noite nas ruas da cidade, onde não faltam comes e bebes. No dia 11 de Junho, declamadores, gaiteiros, teatro e a representação da Carta de D. Afonso marcam o dia, ficando para a noite as danças medievais, os truques de malabarismo e os sons das cantadeiras. No último dia da feira, domingo, a animação repete-se com centenas de figurantes até à hora de encerramento, pelas 18h30.

Este evento, recorde-se, integra a programação de "Viana do Castelo - Capital da Cultura do Eixo Atlântico" que, de Junho a Julho, promete muita animação. Inaugurada na passada sexta-feira, a iniciativa continua com a Feira Medieval, mas também com a Mostra Etnográfica do Eixo Atlântico no final de semana de 17 a 19 de Junho, o Festival de Culturas Urbanas com música, dança, multimédia, moda e lanparty no final de semana seguinte.

Em Julho, a programação integra a IX Bienal de Pintura do Eixo Atlântico, a Feira do Livro, o Festival de Música Celta, um Festival de Teatro Popular e o vigésimo Jazz na Praça da Erva. Simultaneamente, decorrem os Sabores do Eixo Atlântico nos restaurantes do concelho.


Câmara Municipal apresenta Plano Municipal de Emergência

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresenta amanhã, dia 08 de Junho, pelas 18h00, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal, o Plano Municipal de Emergência, que também amanhã entra em fase de consulta pública. Na sessão, onde marcará presença o Presidente da Câmara, serão apresentadas as normas e regras para fazer face a catástrofes e acidentes graves em Viana do Castelo.

O Plano Municipal é um instrumento de gestão vocacionado para sistematizar o conjunto de normas, regras e procedimentos destinados a fazer face à ocorrência de situações de acidente grave ou catástrofe que se venham a verificar em Viana do Castelo. É, simultaneamente, um instrumento preventivo e de gestão operacional já que estabelece os recursos para fazer face a acidentes ou catástrofes, define as acções a empreender, atribui as respectivas missões, e estabelece as estruturas e órgãos de coordenação e comando que as enformam.

Abarcando toda a área do município e a generalidade dos riscos a que este está sujeito, este é um plano municipal de âmbito geral mas não definitivo, uma vez que é revisto bianualmente ou sempre que existam alterações pertinentes, fruto da sua aplicação prática em exercícios ou em situações reais de emergência, ou pela percepção de novos riscos, pela identificação de novas vulnerabilidades, pela existência de informações decorrentes de novos estudos ou relatórios de carácter técnico e científico, pela mudança dos meios e recursos disponíveis, pela alteração dos contactos das diversas entidades envolvidas no plano ou por mudanças do quadro legislativo em vigor.

Por isso, o plano tem como objectivos providenciar, através de uma resposta concertada, as condições e a disponibilização dos meios indispensáveis à minimização dos efeitos adversos de um evento de grande amplitude; desenvolver, nas entidades envolvidas nas operações de Protecção Civil e Socorro, o nível adequado de preparação para a emergência para as diferentes tipologias de risco, de forma a criar mecanismos de resposta imediata e sustentada; promover estratégias que assegurem a continuidade e a manutenção da assistência e possibilitem a reabilitação, com a maior rapidez possível, do funcionamento dos serviços públicos e privados essenciais e das infra-estruturas vitais, de modo a limitar os efeitos do evento; preparar a realização regular de treinos e exercícios, de carácter sectorial ou global, destinados a testar o Plano, permitindo a sua actualização; e promover junto das populações acções de sensibilização para a autoprotecção, tendo em vista a sua preparação e envolvimento na estrutura de resposta à emergência especialmente nos habitantes ou utilizadores de infra-estruturas existentes nas áreas com maior probabilidade de danos.

A activação do Plano de Emergência deve ser efectuada apenas em casos de iminência ou ocorrência de acidentes graves ou catástrofes, que pela sua dimensão e gravidade justifiquem o accionamento de meios públicos e privados para fazer face às situações de emergência.

Com a activação do Plano Municipal de Emergência de Viana do Castelo pretende-se assegurar a colaboração das várias entidades intervenientes, garantindo uma mobilização rápida e eficiente dos meios e recursos de protecção civil, garantindo desta forma uma maior eficácia na execução das ordens e procedimentos previamente definidos.


Traje de Viana na oitava edição da Feira do Mundo Rural

O traje à vianesa vai marcar presença na exposição da oitava edição da Feira do Mundo Rural, que se realiza entre os dias 09 e 12 de Junho, na Quinta da Bonjóia, no Porto. Na mostra, vão ser apresentados vários trajes de Viana do Castelo, considerado um dos mais belos do país, os bombos e as obras de jovens criadores vianenses.

A exposição apresenta, assim, diferentes tipos de trajes à vianesa, apresentando a riqueza e diversidade deste traje, mas também peças de criadores contemporâneos como Helena Cardoso, Ana Salazar, Eugénia Cunha e João Rolo, que foram inspiradas nos motivos dos trajes regionais.

Também os jovens vianenses criadores de artesanato contemporâneo vão estar presentes com um conjunto de peças - malas, vestidos, pregadeiras, sapatos, etc - demonstrativos da sua criatividade e das enormes possibilidades que os padrões e motivos decorativos dos trajes têm.

Esta participação, que inclui a presença de Gigantones e Cabeçudos para acentuar o espírito de alegria das gentes de Viana do Castelo, pretende ser um convite a visitar a cidade, as Festas da Senhora d'Agonia e o Museu do Traje.

A inauguração será no dia 9 de Junho, às 18.30, na quinta da Bonjóia.


Vinhos de Viana do Castelo na 48.ª Feira Nacional de Agricultura

Viana do Castelo, que em 2011 é a Cidade do Vinho, está presente até ao próximo domingo no Salão "Prazer de Prova", no Centro Nacional de Exposições de Santarém, onde promoveu os seus Vinhos Verdes como valor económico do concelho. De realçar foi o "show cooking" que decorreu ontem, onde o especialista Leonel Pereira apresentou as variadas formas de utilizar algas na gastronomia.

Esta foi mais uma acção promocional dos vinhos verdes de Viana do Castelo, em associação com cinco produtores de Vinhos Verdes das Terras de Geraz: Casa do Abade, Casa dos Pintos, Solar de Merufe, Terras de Geraz e Sobrinho do Arcipreste. Esta participação integrou a promoção conjunta dos vinhos na Feira com um stand do Município, a presença nas publicações da feira e ainda o "show cooking" e animação.

No Festival esteve também o Presidente da Câmara, José Maria Costa, que realçou a importância de promover os produtos da região enquanto fonte de rendimento, de emprego e de fixação de habitantes. Na sessão esteve também Leonel Pereira, doutorado em Biologia, especialista em Biologia Celular pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra e autor da recente colecção "Guias Interpretativos da Zona entre Marés" editado pela autarquia.

Esta promoção, recorde-se, surge de uma política de promoção dos produtos endógenos de Viana do Castelo com vista à criação de riqueza económica do concelho. O primeiro produto a ser trabalhado foi o vinho verde, depois de Viana do Castelo ter aderido à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) para promover a importância estratégica dos vinhos verdes e depois da integração na Confraria dos Vinhos Verdes com o objectivo de aumentar a visibilidade do vinho da região e reforçar o papel do Município como defensor do vinho verde na economia local e no enoturismo.

Em 2001, Viana do Castelo é também a Cidade do Vinho, uma eleição feita pelo Conselho Directivo da AMPV, a 05 de Novembro de 2010, que resultou da coerência do programa de actividades apresentado e das parcerias desenvolvidas pelo Município de Viana do Castelo na promoção dos vinhos verdes.

O executivo municipal, na senda da promoção dos recursos locais de Viana do Castelo, como o vinho e a vinha, quer agora alargar o conhecimento da vocação mercantil de Viana do Castelo, valorizar o vinho verde e suas características únicas, potenciar a participação dos nossos produtores de vinho em feiras nacionais e internacionais, promover a gastronomia alto-minhota, acompanhada dos vinhos verdes, promover as tradições e o património vinícola, assim como o enoturismo.


Presidente da Câmara visita Riom e reúne com empresários portugueses

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, desloca-se a Riom, cidade com a qual Viana do Castelo está geminada há cerca de três décadas. Da visita de trabalho destaca-se a recepção na Mairie local, o aniversário do grupo folclórico português e um encontro com empresários locais de origem portuguesa.

A deslocação, agendada para os dias 10 a 12 de Junho, integra uma recepção na autarquia de Riom e uma visita ao mercado com actuação do Grupo Etnográfico da Areosa, da Casa de Portugal de Andorra e dos Portugueses de Riom. Depois, na Maison des Associations, José Maria Costa estará presente na cerimónia de entrega da medalha da cidade ao Presidente da Associação dos Portugueses de Riom.

A visita inclui depois um almoço com empresários portugueses da região e um convívio com empresários na cidade de Clermont-Ferrand, com 350 mil habitantes e onde existem mais de 120 empresas de portugueses, reunidas na Associação de empresários Portugal-Auvergne. Posteriormente, decorre a festa dos quarenta anos da Association Folclorique des Portugais de Riom, com intervenções dos autarcas de Riom e Viana do Castelo e a actuação dos três grupos folclóricos.

Recentemente, uma delegação de Riom esteve em Viana do Castelo para um conjunto de visitas e para preparar o trigésimo aniversário da geminação entre as duas cidades. Recorde-se que Viana do Castelo celebrou com esta cidade francesa a sua primeira geminação numa iniciativa da comunidade portuguesa residente nesta cidade de França. O protocolo de geminação foi assinado em Riom, em Setembro de 1982, com o apadrinhamento da Federação Mundial das Cidades Unidas.

Riom é uma comuna francesa na região administrativa de Auvergne, no departamento Puy-de-Dôme e esstende-se por uma área de 31,96 quilómetros quadrados com 18.793 habitantes.

Viana do Castelo está também geminada e tem relações internacionais com Cabedelo (Paraíba, Brasil), Igarassu (Pernambuco, Brasil), Hendaye (França), Porto Seguro (Brasil), Itajai (Brasil), Lugo (Espanha), Lencaster (Reino Unido), Ziguinchor (Senegal), Cacheu (Guiné-Bissau), Aveiro, Matola (Moçambique), Alagoas (Brasil), Viana do Maranhão (Brasil) e com a Associação de Municípios da Ilha de Santo Antão (Cabo Verde).


Santos Populares animam restaurantes de Viana do Castelo

A APHORT - Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promovem, de 12 a 29 de Junho, as noites dos "Santos Populares - Coma sardinha no Pão acompanhada de Vinhão". A iniciativa, que junta restaurantes de todos os pontos do concelho, tem como objectivo dinamizar e promover a restauração local, pelo que os restaurantes aderentes estarão identificados com dísticos.

Ao todo, são 34 restaurantes divididos pela cidade mas também pelas freguesias do concelho que servirão a sardinha e o caldo verde acompanhados dos Vinhos Verdes de Viana do Castelo. Paralelamente, esta prometida muita animação, passando pelo fado às concertinas.

Informação Município de Viana do Castelo

Agenda Cultural de Viana do Castelo

Maio 2011

2 a 9/05 - XI Encontros de Viana - Cinema e Vídeo

Em 2011, os Encontros de Viana, mantêm a aposta das edições anteriores: a ligação aos mais jovens, a convocação de um espectro amplo e plural de públicos e o estímulo do trabalho criativo sobre a imagem e do seu poder para representar o que nos rodeia. Voltam a propôr os OLHARES FRONTAIS, através da exibição de Filmes, atribuição do Prémio PrimeirOlhar, Workshops, Masterclasses, Exposições e Debates. O programa integra, ainda, um ciclo de cinema documental português, os FILMES FALADOS, FILME DA MINHA VIDA, FILME-CONCERTO, CONCERTO de música Folk e o III ENCONTRO SOBRE EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL, entre outros.

Local: Teatro M. Sá de Miranda, Cinema Verde Viana, Auditório do GDCT dos ENVC.

Org.: Associação AO NORTE e Câmara Municipal de Viana do Castelo

-----------------------------------

Comemorações do Dia da Europa (dia 9 de Maio)

Viana do Castelo vai assinalar o Dia da Europa, com a realização de diversas actividades, nomeadamente:

6 a 9/05 - Road Show Sobre o Tratado de Lisboa

6 a 9/05 - Exposição sobre vários Países da Europa, na Porta Mexia Galvão, a cargo dos Alunos do Programa Erasmus do IPVC

6 a 15/05 - Exposição "Descobrir Europa em Monumentos" (Esprominho), na 1º andar dos Antigos Paços do Concelho

9/05 - Animação Infanto-Juvenil, na Biblioteca Municipal, durante o dia.

-----------------------------------

15 a 20/05 - XXIII Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

A Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) de 2011, agendada para a semana de 15 a 20 de Maio, conta com os apoios das Câmaras Municipais de Viana do Castelo, Ponte de Lima e Valença. Organizada pela Federação Académica do IPVC e pelas Associações de Estudantes das suas cinco Escolas Superiores, situadas naquelas três localidades, a sua preparação promete oferecer uma semana inesquecível a todos os seus visitantes. Do programa destacam-se os concertos de Slimmy (dia15), Zézé Fernandes (dia 16), Gunther (dia 18), Quim Barreiros (dia 19) e Rui Veloso (dia 20).

Local: dias 15, 17 a 20 em Viana do Castelo, dia 16 em Ponte de Lima.

Org.: Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

-----------------------------------

28/05 - Espectáculo A Minha Terra é Viana - Sons da Tradição

Espectáculo de cultura tradicional, a realizar na Praça da Liberdade, onde centenas de elementos dos grupos folclóricos associados da AGFAM - Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho, enquadram a Porta da Liberdade, constituindo-se como um coro acompanhante das actividades que se mostrarão no meio do terreiro, local onde serão desenvolvidas actividades artísticas e da tradição do quotidiano vianense de há algumas décadas, nomeadamente pregões, danças, cantigas, entre outras.

Local: Praça da Liberdade, às 21h30

Org.: AGFAM - Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho e Vianafestas.

Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo