Jornal Digital Regional
Nº 543: 11/17 Jun 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Exposição "Valença e a Metrologia"

A metrologia do tempo e da saúde em destaque na exposição "Valença e a Metrologia", entre 3 de Junho e 31 de Julho, no Museu Municipal e do Bombeiro, na Fortaleza de Valença e em São Pedro da Torre.

Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, esta exposição apresenta um espólio riquíssimo e diversificado e desvenda segredos de grande valor patrimonial e histórico que vão encantar os mais curiosos.

Seringas métricas, balanças de precisão, almofariz (em vidro e em bronze), balões de ensaio, frascos de substâncias farmacêuticas, termómetros, medidas de sólidos e líquidos. Espólio das farmácias valencianas, pela primeira vez, apresentadas ao público no piso superior do Núcleo Museológico Municipal. No piso intermédio, a mostra é de medidas de volume liquido, com os cabaços, as medidas de azeite, as medidas duplas e as rasouras. No piso inferior são os pesos e as medidas, com as balanças, os folforinhos, a caixa dos pesos Manuelinos de Valença (séc. XVI), as balanças romanas, o metro de topos, os alqueires e as balanças de precisão e pesos monetários.

No Museu do Bombeiro é a metrologia do tempo, com os relógios de Sol de Valença em destaque. 16 painéis apresentam os diversos relógios existentes no concelho.

A exposição extravasa os espaços museológicos e coloca em evidência testemunhos históricos importantes ligados à metrologia. Na rua Mouzinho de Albuquerque, a Medida Padrão, na fachada da Casa dos Cadaval, remete os curiosos para o tempo das feiras medievais. No Largo Santa Maria dos Anjos, na fachada da Igreja Matriz é a Medida de Covado que remete para a medida que deu apoio às medições nas primitivas feiras de Valença. Na rua José Rodrigues o Marco Miliário Romano mostra as milhas, a medição entre as cidades romanas de Braga e Tui.

Em São Pedro da Torre uma balança do 1680, de pesar ferro, é uma autêntica relíquia possível de apreciar na Ferreteria / Drogaria de de São Pedro, próximo da Igreja Paroquial.

Esta exposição conta com espólio da Câmara Municipal, Santa Casa da Misericórdia, farmácias do concelho e particulares.


Exposição "Ponte Internacional em Fotografia" em Valença

No Paiol de Marte, na Fortaleza de Valença, está patente ao público a exposição "Ponte Internacional em Fotografia", no âmbito das comemorações dos 125 anos da ponte metálica, até 16 de Junho.

130 fotografias apresentam os mais diversos ângulos, perspectivas e formas artísticas contando a história de dois países fronteiriços unidos por uma ponte.

Esta é uma das muitas iniciativas que a Câmara Municipal de Valença e do Concello de Tui estão a promover, este ano, no âmbito dos actos comemorativos dos 125 Anos da ponte internacional metálica.

Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal, as comemorações tem por objectivo evocar o mais emblemático símbolo histórico das relações entre Portugal e Espanha, a antiga ponte internacional Valença / Tui, recuperando a sua memória histórica.

Evocar os 125 anos da antiga ponte internacional pretende ainda: destacar o carácter inovador do ponto de vista técnico da ponte, os motivos que levaram à sua construção, as alterações sócio-culturais, nas relações de fronteira, quais os seus principais protagonistas e realizações; a sua projecção para o futuro, salientando o traço de união entre dois povos, no enquadramento regional Galiza - Norte de Portugal, identificando os desafios que nos são comuns, não descurando o reforço da identidade de cada um dos povos que esta obra une desde há 125 anos.


Trilho da "Ínsua do Crasto" em Valença

O Rio Minho, a Ínsua do Crasto e a Observação de Avifauna

A Câmara Municipal de Valença promove uma caminhada no trilho da "Ínsua do Crasto", sábado 11 de Junho. Um percurso com 11,95 Km's encostado ao rio Minho e às pesqueiras com passagens pela Ínsua do Crasto e foz do Rio Manco, complementar à Ecopista do Rio Minho Valença / Monção.

O ponto de encontro está marcado para a igreja paroquial de Friestas, às 9h00 e o início da caminhada para as 9h30 sendo o tempo estimado do percurso de 4 horas. A caminhada será orientada por monitores que proporcionarão uma interpretação detalhada dos vários espaços de interesse ambiental atravessados por este trilho.

O primeiro ponto de destaque vai para o Portão dos Crastos: uma fachada imponente onde a ecopista e o trilho se encostam à EN 101. A emblemática Ínsua do Crasto, uma língua de terra no rio Minho, já nos limites com Monção e a Foz do Rio Manco, são pontos marcantes do percurso onde o trilho é de interpretação da natureza.

O Observatório de Avifauna, junto à Ecopista, permite a observação privilegiada da fauna e flora. Com um pouco de sorte será até possível ver alguma lontra ou vison, comuns neste autêntico refugio da natureza, nas margens do rio Minho.

Pelas margens ribeirinhas do rio Minho o percurso segue para sul, até ao emblemático cruzeiro medieval de Verdoejo, percorrendo itinerários agrícolas, trilhos de pescadores e velhas pesqueiras, outrora percorridos por contrabandistas.

Trata-se de um percurso de pequena rota de características paisagístico-ecológico, com um grau fácil, com uma cota máxima os 68 metros.


Voluntariado Jovem
para as Florestas em Valença

A Câmara Municipal de Valença tem abertas inscrições para o programa "Voluntariado Jovem para as Florestas", até 5 de Julho. Os interessados deverão formular as suas candidaturas junto do Gabinete Técnico Florestal de Valença.

Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara de Valença considera que os jovens tem um papel activo e determinante na prevenção dos fogos florestais e sensibilização da comunidade para a protecção à floresta valenciana.

Os 20 voluntários, previstos para Valença, serão responsáveis pela sensibilização da população para o risco de incêndio, limpeza do lixo das áreas florestais, manutenção de parques de merendas e áreas de lazer e manutenção de horto florestal municipal.

O voluntariado jovem tem por objectivo incentivar a participação dos jovens valencianos no grande desafio que é a preservação da natureza e das áreas florestais em particular e reduzir, assim, o flagelo dos incêndios, através de acções de prevenção.

As acções de voluntariado começam a 15 de Julho e prolongam-se até 15 de Setembro e podem-se inscrever os jovens entre os 18 e 30 anos de idade. Os jovens inscritos farão o programa durante uma quinzena.

Os jovens voluntários terão direito a uma bolsa diária no montante de de 10€, a um seguro de acidentes pessoais, a equipamento e a um certificado de participação a emitir pela direcção regional do Instituto Português da Juventude. A orientação dos trabalhos estará a cargo dos técnicos da Câmara Municipal de Valença.


XXI Festival de Folclore Distrital em Valença

Valença recebe a edição anual do Festival de Folclore do Distrito de Viana do Castelo a 12 de Junho, a partir das 15h30, no Jardim Municipal.

O festival decorre este ano na cidade de Valença e, conta com a presença de dez ranchos folclóricos representativos de cada concelho do distrito de Viana do Castelo.

Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, é uma honra para Valença receber a maior festa do folclore do Alto Minho, na data de aniversário de elevação de Valença a cidade. É com grande prazer que recebemos os representantes do folclore do Alto Minhop certos de que apreciaram a monumentalidade da

Este festival realiza-se anualmente e em sistema de rotatividade pelos 10 concelhos do Alto Minho (10 ranchos folclóricos).

Do programa, destaca-se às 15h00 o desfile dos grupos desde o Campo da Feira, na Cidade Nova, percorrendo toda a Avenida de S. Teotónio até ao Jardim Municipal onde terá início o espectáculo.

Esta edição conta com a participação do anfitrião Grupo Folclórico de Ganfei, do Grupo de Danças Regionais do Orfeão de V. P. âncora, Grupo Etnográfico Associativode Paredes de Coura, Rancho Folclórico Arcos Sampaio,, Rancho Folclórico de Pinheiros, Grupo Desportivo e Cultural do Neiva, Rancho Folclórico de Paderne, Grupo Folclórico Paço Vedro Magalhães , Grupo Folclórico de S. Paulo e o Rancho Folclórico Etnográfico de Reboreda que encerra o Festival.

No final haverá a troca de testemunho e bandeiras entre o Grupo Folclórico de Ganfei e Rancho Folclórico Etnográfico de Reboreda que realizará a edição deste espectáculo de folclore no próximo ano.

A festa terminará com um arraial minhoto no Mercado Municipal de Valença.


Festa da Savelha em Valença
Pesqueira dos Frades de Ganfei -Valença

O primeiro convívio da Savelha realiza-se no Parque de Merendas da Pesqueira dos Frades, em Ganfei, Valença, no dia 10 de Junho. Uma iniciativa original que pretende evocar as artes de pesca tradicional de um dos peixes mais celebres do rio Minho.

O Grupo Desportivo Ganfeiense é o promotor desta primeira Festa da Savelha no Concelho de Valença e que conta com a colaboração da Câmara Municipal.

A jornada começa às 8h e prolonga-se por todo o dia e tem como principal objectivo a divulgação da Savelha do Rio Minho, uma das espécies mais representativas deste rio.

A jornada está aberta a todos os interessados pela pesca desportiva e promete ser um dia de convívio divertido, onde não faltará o saborear as multiplas formas de confecionar este peixe.

Os participantes terão direito a recordações de participação e a maior savelha pescada recebe prémio.

A Festa da Savelha decorre no Parque de Merendas da Pesqueira dos Frades de Ganfei um espaço recentemente requalificado pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Ganfei. Toda a àrea foi alvo de uma silvicultura preventiva, com limpeza de matos e infestantes. Novas mesas, em pedra, adornam este espaço e convidam a apreciar o rio Minho, as veigas agricolas de Ganfei, as antigas pesqueiras e as ilhotas.

Informação Município de Valença