Jornal Digital Regional
Nº 543: 11/17 Jun 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Projecto "Limpeza das margens do Rio Lima"

Iniciativa promovida pela autarquia barquense e AKN - Outdoor Adventures visa a recolha e limpeza dos pontos onde existe a acumulação de detritos que se acumulam em pesqueiras, açudes e zonas arbustivas marginais ao rio e dentro da ecovia do Lima

No âmbito do projecto "Limpeza das margens do Rio Lima", a Câmara Municipal de Ponte da Barca e a AKN - Outdoor Adventures, vão levar a cabo, no Sábado, 18 de Junho (depois do adiamento no passado dia 4 de Junho devido às más condições climatéricas) a recolha e limpeza dos pontos onde existe a acumulação de detritos (plásticos,embalagens, latas de refrigerantes, monstros domésticos e mais elementos estranhos à natureza do rio que se acumulam em pesqueiras, açudes e zonas arbustivas marginais ao rio e dentro da ecovia do Lima. Para tal, irão percorrer o leito do Rio Lima entre Barragem de Touvedo Salvador e limite do concelho de Ponte da Barca, dividindo-se em equipas pedestres & náuticas, num universo de 62 elementos, sendo apoiados pelos recursos logísticos da Câmara Municipal de Ponte da Barca, que em determinados pontos-chave procedem à carga e transporte dos detritos recolhidos pelas equipas e posteriormente transportam todo material para um Centro de reciclagem.

Os participantes terão à disposição diversos recursos materiais, como kayaks e equipamento de segurança individual, embalagens de armazenamento de detritos, Sacas plásticas, veículos para transporte de materiais recolhidos durante o Projecto, transporte de elementos para início de actividade náuticas/pedestres e posterior regresso no ?nal de cada um dos percursos, e serão impressos cartazes para divulgação de Projecto no seio da comunidade escolar, pontos de encontro das camadas mais jovens e população em geral.

A avaliação do projecto será feita através de reuniões entre os intervenientes, sendo elaborado e entregue um relatório da actividade no final (com evidências físicas) e antes da facturação. Esta iniciativa irá cumprir de todas as normas comunitárias e do projecto no que diz respeito à promoção e divulgação da iniciativa. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até ao dia 16 de Junho, através do email: jdavid@cmpb.pt


Ponte da Barca vai eleger Rainha das Vindimas

Vencedora integrará a final do Concurso Rainha das Vindimas de Portugal

O Município de Ponte da Barca vai eleger, no Sábado, 11 de Junho, pelas 21h30, nas piscinas municipais, a Rainha das Vindimas de Ponte da Barca. A eleita irá representar o concelho na final do concurso "Rainha das Vindimas de Portugal", da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), no dia 9 de Julho, em Viana do Castelo, iniciativa que o município barquense adere pelo segundo ano, e cuja vencedora passará a ser a embaixatriz da AMPV e a sua ilustre representante ao longo de um ano. As candidatadas desfilarão em roupa prática (jeans, desportiva, casual ou outra), vestido de noite e traje alusivo à vinha e ao vinho, sendo o vestuário da responsabilidade das candidatas, num espectáculo cheio de glamour que alia a beleza à valorização das tradições vitivinícolas.


Exposição "Viva a República!...em digressão" passou por Ponte da Barca

Mostra dedicada à história da I República, um dos períodos mais marcantes da história recente de Portugal

A Praça da República local acolheu, de 1 a 3 de Junho, a exposição "Viva a República!...em digressão". A mostra, promovida pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, com o apoio da Câmara Municipal, é dedicada à história da I República, um dos períodos mais marcantes da história recente de Portugal, e que a 5 de Outubro de 2010 comemorou o primeiro centenário da sua implantação. Constituída por uma viatura adaptada, complementada com duas tendas de apoio, a mostra convidou o visitante a acompanhar o percurso de evolução do ideário republicano, o processo de implantação da República, os principais contextos e transformações a que esteve associada. A exposição foi ainda acompanhada por monitores e disponibilizado materiais e suportes pedagógicos e de divulgação.

Permanecendo durante aproximadamente um ano em itinerância, a exposição "Viva a República!...em digressão" percorre, desde Setembro de 2010, cerca de 100 concelhos de todo o país.


Crianças barquenses visitaram exploração hortofrutícola e fizeram sementeiras com o intuito de conhecerem a actividade agrícola e os seus produtos

No âmbito do programa Regime de Fruta Escolar (RFE), que a autarquia barquense aderiu pelo segundo ano consecutivo, e que assenta na distribuição de fruta aos alunos matriculados nas Escolas básicas públicas do 1º ciclo, duas vezes por semana, na hora do lanche, com o intuito de propagar hábitos alimentares saudáveis, foram implementadas estratégias que incluem a promoção, sensibilização e desenvolvimento de comportamentos conducentes a uma alimentação saudável.

Neste sentido, durante o mês de Maio, mês do coração, a autarquia, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, organizou visitas de estudo aos locais onde se faz cultivo de produtos hortofrutícolas, com o intuito das crianças perceberem a origem dos produtos e desenvolver competências e conhecimentos sobre a produção dos hortofrutícolas e a relação entre a produção e o consumo de frutas e legumes. Estas visitas foram realizadas à exploração - Hortoplanta, cujo proprietário, a quem a autarquia agradece toda a colaboração prestada, explicou às crianças a trajectória dos produtos desde a plantação/sementeira até ao prato, e a importância de uma produção "amiga do ambiente". Ainda durante o mês de Maio, a autarquia desenvolveu com outro grupo de alunos do 1º ciclo mais uma medida de boas práticas alimentares, disponibilizando às crianças instrumentos agrícolas como tabuleiros preparados para o cultivo, sementes e rebentos, para que elas próprias fizessem as sementeiras, de modo a acompanhar o processo de desenvolvimento.

Recorde-se que com a adesão ao Regime de Fruta Escolar, a autarquia barquense pretende que as competências adquiridas no 1º ciclo sejam reforçadas, de modo a que os saberes se transformem em práticas e comportamentos conducentes a uma alimentação mais saudável.

Informação Município de Ponte da Barca