XXI FEIRA AGRÍCOLA DO VALE DO MOURO

Dias 11 e 12 de Junho, em Segude. Com a presença de vários expositores, feira do gado, espectáculos nocturnos e tarde folclórica, o cartão-de-visita do certame continua a ser a corrida de cavalos
A XXI Feira Agrícola do Vale do Mouro, certame realizado na freguesia de Segude, decorre este fim-de-semana, 11 e 12 de Junho, com um conjunto diversificado de actividades recreativas e musicais que, como vem sendo habitual, prometem encher o recinto da feira.
A abertura oficial, marcada para as 11.00 horas, compreende uma visita aos expositores e respectiva cerimónia protocolar, seguindo-se um espectáculo com as crianças do jardim-de-infância de Fonteirinha.. Pelas 15.30 horas, decorre a corrida de cavalos a galope. A partir das 22.00 horas, o Grupo Norwest anima o recinto da feira.
O dia seguinte "abre" às 08.00 horas, com a feira do gado (concurso e atribuição de prémios para os melhores exemplares), sendo a tarde preenchida com a actuação dos agrupamentos folclóricos de Pinheiros, Sistelo, Mindelo e "Estrela dos Vales", de Longos Vales. O encerramento está previsto para as 19h00.
A par destas actividades, o certame agrícola apresenta diversos expositores com material e equipamento relacionado com o sector, artigos manufacturados de artesanato, produtos regionais, e tasquinhas típicas com ementas e vinhos da região.
Realizado em Segude desde 1990, a feira aposta na preservação da tradição sem descurar aspectos de modernidade e pretende assumir-se como um local privilegiado para o estabelecimento de relações pessoais e empresariais entre os profissionais do sector.
ENTREGA DE PRÉMIOS "ERA UMA VEZ …UM FORAL"
Com o objectivo de promover a escrita e a leitura, o Município de Monção, através do Arquivo Municipal de Monção e a Biblioteca Municipal de Monção em colaboração com as bibliotecas escolares, lançou, no início do ano civil, o concurso de escrita criativa "Era uma vez…um Foral"
Com o apoio do Banco Popular e envolvido nas celebrações dos 750 anos da outorga do Foral Afonsino a Monção, os resultados do concurso foram divulgados no dia 28 de Maio, sendo os prémios entregues no dia 9 de Junho, na Casa Museu de Monção/Universidade do Minho.
O concurso dividiu-se em 4 escalões, de acordo com o respectivo nível de ensino, tendo-se registado 334 inscrições, das quais 131, do 1º ciclo, 64, do 2º ciclo, 95, do 3º ciclo, e 44, do ensino secundário. Os prémios são monetários, e foram entregues por um representante do Banco Popular.
No primeiro escalão, os vencedores são Daniela Vieito Velho (1º prémio), João Pedro Rodrigues (2º prémio) e Ubirajara Daniel Frade (3º prémio). No segundo, foram distinguidas Eduarda Cardoso (1º prémio), Inês Alves Vieira (2º prémio) e Guilherme Ferreira (3º prémio).
Em relação ao 3º escalão, o júri premiou Ana Raquel Sousa (1º prémio), Céline Baleiro Domingues (2º prémio) e Sara Ferreira (3º prémio). No quarto escalão, apenas foi entregue o 1º prémio à aluna Beatriz Cecília Martins, 11º ano, da Escola Profissional de Monção.
A cerimónia decorreu antes da conferência "A Restauração/Arquitectura Militar - O sistema defensivo de Monção. Origens e evolução", da autoria do Prof. Doutor Carlos Alberto Brochado de Almeida, Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
|
 |
|
Maestro e Compositor Miguel de Oliveira,
nasceu em Ponte de Lima em 1919
e faleceu em Monção em 1983
|