Jornal Digital Regional
Nº 543: 11/17 Jun 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

500 ATLETAS, PORTUGUESES E ESPANHÓIS, EM CERVEIRA
6ª REGATA INTERNACIONAL "PONTE DA AMIZADE" DIA 12

A Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira, com o apoio do Município de Vila Nova de Cerveira, organiza, no próximo dia 12 de Junho, pelas 10h00, a prova de remo designada 6ª Regata Internacional "Ponte da Amizade". Estão inscritos 13 clubes nacionais e oito espanhóis, que envolvem 500 atletas (350 masculinos e 150 femininos), repartidos pelos escalões infantis, iniciados e juvenis.

Esta 6ª regata terá 50 provas (com eliminatórias durante a manhã e as finais à tarde) e envolverá 215 embarcações, que darão um colorido e um ritmo diferentes à zona ribeirinha de Vila Nova de Cerveira.

No próximo domingo, de acordo com a organização, vão estar em disputa dois troféus da autoria do escultor José Rodrigues, que serão atribuídos às embarcações 8+ Juvenil Masculino e o 4x Juvenil Feminino. Serão assim atribuídos ao clube que vença a regata por três anos consecutivos ou cinco anos alternados.

A organização irá ainda atribuir medalhas aos três primeiros classificados de cada prova, taças às equipas vencedoras nas provas 8+ e de 4x Juvenil Feminino e ainda lembranças a todos os atletas e clubes participantes.

Recorde-se que quem venceu as edições anteriores (2005/2010) na categoria 4x Juvenil Feminino foi, no primeiro ano, o Real Clube Fluvial Portuense, depois a Associação de Remadores para a Competição ARCO; o Sporting Clube Caminhense venceu em 2008 e o Clube Naval Infante D. Henrique ganhou em 2009 e 2010.

Na vertente 8+ Juvenil Masculino, a primeira edição foi ganha pelo Clube Naval Infante D. Henrique e pelo Sporting Clube Caminhense no ano seguinte. As edições de 2008 e 2009 foram conquistadas pelo Ginásio Clube Felgueirense. A última edição foi ganha pela Associação de Remadores para a Competição ARCO.


FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DECORRE ENTRE 23 E 26 DE JUNHO EM CERVEIRA

PROGRAMA DO DANCERVEIRA INCLUI ESPECTÁCULOS, ACTIVIDADES E WORKSHOPS

Vila Nova de Cerveira recebe, nos próximos dias 23,24,25 e 26 de Junho, o sétimo Festival Internacional de Dança - Dancerveira, uma organização da ADEIXA que conta com o apoio do Município cerveirense.

Trata-se de um festival que privilegia a dança, nas suas diversas vertentes, agregando várias escolas e alunos provenientes de diferentes localidades da região do Eixo Atlântico.

O Dancerveira foi consolidando públicos oriundos de todo o país e do estrangeiro, sendo hoje um dos eventos que mais projecta Vila Nova de Cerveira.

O programa desta edição contempla espectáculos, actividades e workshops. O Auditório Municipal e o Parque de Lazer do Castelinho vão acolher os bailarinos e as suas coreografias durante este festival.

No primeiro dia do festival, dia 23,haverá, entre as 9h00 e as 10h30, o Workshop Jazz I, estando agendado o Workshop Jazz II para as 10h30. O Hip Hop apresenta-se às 12h30, com o

Workshop Hip Hop I. Às 13h30 horas começa o Workshop Hip Hop II.

A actividade "Dançando na água" terá início às 15h00 e às 20h00 o público poderá assistir a um espectáculo.

O dia 24, sexta-feira, também dedica a manhã aos workshops. Assim, o Workshop Jazz I terá início às 9h00 e o Workshop Jazz II às 10h30. O Workshop Hip Hop I começa às 12h30, terminado às 13h30, hora a que se inicia o Workshop Hip Hop II.

À tarde, pelas 15h00, decorrerá a actividade "Dançando na água", seguindo-se, às 17h00, a actividade "Aula Aberta". Às 20h00 haverá igualmente espectáculo.

O programa contempla para o dia 25 apenas acções à tarde, começando, às 15h00, a actividade "Dançando na água". Às 17h00 haverá mais uma "Aula Aberta" e novo espectáculo às 20h00.

No domingo, dia 26, voltam os workshops, estando o primeiro - Workshop Jazz I - previsto para as 9h00. O Workshop Jazz II começa às 10h30 e o Workshop Hip Hop I às 12h30. O

Workshop Hip Hop II terá início às 13h30 e terminará às 14h30.

A actividade "Dançando na água" será apresentada às 15h00 e o espectáculo decorrerá às 18h00.


TEATRO ANIMA FREGUESIA DE GONDARÉM NOS DIAS 17 E 19 DE JUNHO

"Casa Grande"é o nome da peça que nos próximos dias 17 e 19 de Junho, pelas 21h00, será levada à cena no Solar da Loureira, Freguesia de Gondarém. Organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e pela Companhia de Teatro Comédias do Minho, e com o apoio do Dr. Joaquim de Sousa Coutinho, o evento conta ainda com a participação de associações culturais de Vila Nova de Cerveira.

A Casa como um dos pólos centrados na vida do homem, como fonte de vida, de lembranças e devaneio. A Casa quase como um ser, uma entidade que tem coisas a contar, apesar de não ter fala. A Casa com (es) história. Dando primazia às casas de família, aos familiares solares de outros tempos. Desabitadas, vazias ou devolutas. Ocupá-las, transformá-las, vivê-las como se estivéssemos lá desde sempre é o enredo desta peça, encenada por Tânia Almeida.


ASSOCIAÇÃO DE LOVELHE COMEMORA AMANHÃ 25 ANOS COM FESTA NO TERREIRO

III TORNEIRO INTERNACIONAL DE LANÇAMENTOS DIA 10 EM CERVEIRA

A Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Lovelhe comemora a 9 de Junho, 25 anos com festa no Terreiro, Vila Nova de Cerveira, marcada para as 21h00. Enquanto faz a recepção aos atletas (100), que no dia 10 vão participar no III Torneio Internacional de Lançamentos, que terá lugar no Centro Municipal de Atletismo, a organização irá ainda homenagear cerca de vinte atletas da Associação que, aos longos destes anos, mais se destacaram, nacional e internacionalmente.

Maria José Conde, lançadora de martelo, "foi mais de vinte vezes internacional por Portugal e Inês Fernandes é, actualmente, uma das melhores atletas do mundo do paraolímpico", disse o treinador Jorge Rodrigues.

Mas na festa comemorativa, que contempla muita música e dança, há ainda outras personalidades e instituições que a Associação de Lovelhe irá homenagear. "É o caso, entre outros, do fisioterapeuta Claudino, que oferece sempre os seus préstimos aos atletas sem nunca cobrar nada, e do professor Renato Carnevali, que foi meu mestre durante cinco anos", explicou ainda Jorge Rodrigues.

Oriundos de Lovelhe, Vila Nova de Cerveira, Aveiro, Coimbra, Leiria, Braga, Maia, Póvoa de Varzim, Setúbal, Pontevedra, Vigo, Vidigal e Lisboa, os atletas vão poder mostrar, na sexta-feira, as suas competências nos lançamentos de martelo, dardo, disco e peso.

O programa deste III Torneio tem início às 10h00, com o lançamento de peso (feminino e masculino), no sector sul, dos atletas infantis e iniciados. À mesma hora, o sector norte acolhe as prestações dos atletas, masculinos, do mesmo escalão, para realizar a prova de martelo.

Às 11h30, o sector sul continua com os infantis e iniciados, quer femininos quer masculinos, que se apresentam para lançar o dardo. O disco estará em acção no sector norte, onde os atletas infantis e iniciados, de ambos os sexos, vão pôr à prova as suas capacidades.

As atletas juvenis e juniores entram em cena às 12h30. As provas do final da manhã são apenas para o sexo feminino.

Depois da pausa para o almoço, as provas regressam às 15h30, e com a apresentação dos atletas masculinos do escalão juvenil, e júnior, que lançarão o martelo, no sector sul, e o dardo, no sector norte.

Uma hora depois, e ainda no mesmo escalão, haverá o lançamento do peso, masculino, e do disco, feminino. O primeiro no sector sul e o segundo no sector norte.

As últimas provas estão agendadas para as 17h30. O sector sul recebe as atletas para lançar o dado e o sector norte os atletas que vão lançar o disco.

Como a edição deste ano é, de facto, especial, extra-competição vão poder ser apreciadas as prestações de muitos desportistas de renome, tal como Sílvia Cruz, atleta olímpica que é do Sporting Clube de Portugal. Estas participações decorrem ao mesmo tempo que as provas dos atletas juniores.

A entrega de prémios deste III Torneio Internacional de Lançamentos está prevista para as 19h00.

Informação Município de Vila Nova de Cerveira