ASSOCIAÇÕES PATRONAIS DA GALIZA E DO MINHO QUEREM AUDIÊNCIA COM PEDRO PASSOS COELHO

As maiores associações patronais da Galiza e do Minho manifestaram esta quarta-feira a sua confiança na "sensibilidade" do novo governo português para resolver o problema do pagamento de portagens nas antigas auto-estradas SCUT (sem custos para o utilizador) como a A- 28 entre Viana do Castelo e o Porto. Em conferência de imprensa realizada em Tui, acompanhado pelo presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), Luís Ceia, e pelos presidentes das Câmaras de Comércio de Pontevedra, Vilagarcia de Arousa, Tui e Vigo, o líder da Confederação de Empresários de Pontevedra (CEP), José Manuel Fernández Alvariño voltou a realçar que esta questão das portagens continua a constituir "uma ameaça para a credibilidade da Eurorregião".
"Vamos comunicar à Junta da Galiza as conclusões retiradas da reunião de hoje e iremos tentar obter uma audiência com o próximo primeiro-ministro luso, Pedro Passos Coelho que tem "raízes no norte, pelo que esperamos que haja uma sensibilidade completamente diferente" do anterior Governo, liderado por José Sócrates.
Por seu lado, Luís Ceia, presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo, disse que se há 30 anos foram eliminadas as fronteiras e alfândegas é "inaceitável" que os utilizadores frequentes dessas auto-estradas não tenham, pelo menos, liberdade de escolha na forma de pagamento uma vez que têm que comprar aparelhos para circular nestas vias. Ceia observou que "a mobilidade é uma questão vital", e considerou urgente "repensar" a introdução de portagens: "Nós entendemos que deve haver portagens e, como deverá ser impossível retroceder na cobrança, pelo menos, é necessário atender ao meio de pagamento".
Para o presidente da Conselho Galego das Câmaras de Comercio, José Garcia Costa, é mesmo "incompreensível que um cidadão espanhol se possa mover por toda a Europa com um único sistema de portagem electrónica que não é o utilizado em Portugal".
|
GAC ALTO MINHO COM MAIOR VOLUME DE INVESTIMENTO E NÚMERO DE PROJECTOS APROVADOS
O Grupo de Acção Costeira do Alto Minho (GAC Alto Minho) é o quarto GAC do País a submeter candidaturas para análise e decisão final à Autoridade de Gestão do PROMAR - Programa Operacional das Pescas 2010-2013 e o primeiro em termos de volume de investimento e número de projectos aprovados.
A informação foi dada no passado dia 7 de Junho, em conferência de imprensa, pelo presidente do órgão de administração do GAC Alto Minho, José Maria Costa, durante a qual foram apresentadas as candidaturas já aprovadas e feito um balanço da actividade dos últimos meses deste grupo.
Constituído sob a forma de parcerias públicas e privadas, para implementar estratégias de desenvolvimento local com vista à melhoria da qualidade de vida das comunidades piscatórias, o GAC apresenta-se como organismo intermédio de gestão do PROMAR, cabendo-lhe a dinamização e monitorização de todos os processos de candidaturas ao Eixo 4 - Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca do Programa, na zona de intervenção correspondente às 21 freguesias litorais e estuarinas dos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende.
O investimento previsto em projectos entre 2010-2013 é na ordem dos 4,3 milhões de euros, financiados em parte pelo Fundo Europeu das Pescas e pelo Orçamento de Estado. A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) assume a qualidade de parceiro gestor do GAC Alto Minho.
De acordo com o presidente do GAC e autarca de Viana do Castelo, foram lançados até à data seis avisos de concurso, com uma dotação financeira cada entre 100 e 200 mil euros, destinados a apoiar projectos relacionados com o reforço da competitividade das zonas de pesca e valorização dos seus produtos e a diversificação e reestruturação das actividades de pesca.
Nos dois primeiros avisos, lançados em finais de 2010, registou-se um total de 10 candidaturas apresentadas, na sua maioria por promotores privados, o que, segundo José Maria Costa, demonstra bem o sucesso e o impacto que o Programa está a ter junto do sector.
José Maria Costa referiu ainda que houve uma preocupação em mobilizar o maior número de promotores privados, no sentido de promover o empreendedorismo associado à temática Mar e a criação de auto-emprego, bem como diversificar a actividade pesqueira e rentabilizá-la, tendo sido realizadas, para o efeito, várias sessões públicas de apresentação e campanhas de comunicação para uma ampla divulgação do Programa.
As candidaturas já foram analisadas e submetidas à apreciação e decisão do órgão de administração do GAC, tendo inclusive recebido o parecer favorável por parte da Autoridade de Gestão do PROMAR.
Assim, das 10 candidaturas submetidas, foram aprovadas seis que abrangem toda a área de intervenção do GAC Alto Minho e que englobam actividades marítimo-turísticas, o turismo náutico; a transformação de recursos endógenos como as algas, nomeadamente para a fabricação de sabonetes; a criação de uma plataforma de certificação de espécies migratórias do rio Minho como o sável e a lampreia ou a valorização económica do pescado local através da promoção do seu consumo em restaurantes/mercados locais.
O investimento previsto nestes projectos é de 326.519,55, sendo o valor da comparticipação financeira aprovada de 202.292,05€. Este apoio será concedido sob a forma de subsídio a fundo perdido de 60 ou 70 por cento.
Em Abril deste ano foram lançados dois novos avisos de concurso, para as mesmas tipologias de projectos. Este segundo período terminou em finais de Maio, com a recepção de 4 candidaturas que estão, neste momento, em fase de análise.
Perspectivando a apresentação de novas candidaturas, o GAC Alto Minho tem aberto mais um período para apresentação de pedidos de apoio, com as mesmas características dos anteriores, que decorre até 28 de Julho de 2011, prevendo a abertura de pelo menos mais dois avisos entre Setembro e Outubro deste ano. O objectivo é dar a oportunidade aos promotores que não puderam apresentar a sua candidatura num destes avisos, de fazê-lo num período subsequente.
Mais informações sobre os avisos de concurso em vigor estão disponíveis em www.gac.cim-altominho.pt.
|
NAIAA _ DIA MUNDIAL DO AMBIENTE 05 JUNHO 2011
O Dia Mundial do Ambiente é comemorado todos os anos no dia 5 de Junho e constitui um dos principais meios através do qual as Nações Unidas procuram estimular e consciencializar os líderes mundiais e a população em geral para a necessidade de preservação do ambiente e para a tomadas de medidas efectivas e contrariem a situação actual.
Um ambiente limpo é essencial para a saúde e bem-estar das pessoas. No entanto, as interacções entre a saúde humana e o ambiente são muito complexas e difíceis de avaliar, o que torna a utilização do princípio de precaução especialmente útil. Os impactos na saúde mais conhecidos estão relacionados com a poluição atmosférica, a fraca qualidade da água e as condições sanitárias insuficientes. Pouco mais se sabe sobre os efeitos das substâncias químicas perigosas na saúde. O ruído é um problema de saúde e ambiental emergente. As alterações climáticas, a destruição da camada de ozono estratosférico, a perda de biodiversidade e a degradação dos solos também podem afectar a saúde humana.
A protecção do ambiente e da saúde constitui um dos maiores desafios que se colocam à sociedade moderna, sendo cada vez mais assumido o compromisso de salvaguarda da equidade entre gerações, assente num modelo de desenvolvimento sustentável.
Reconhecida que é a necessidade de melhoria ambiental associada a um incremento da qualidade de vida e à redução de doenças (morbilidade) e mortes (mortalidade) atribuídas a factores ambientais, torna-se indispensável aprofundar o conhecimento da relação de causalidade entre estes factores e os efeitos na saúde.
No estudo desta relação importa contemplar o tempo, a frequência e a intensidade da exposição, bem como as características dos indivíduos, não devendo ser esquecida a sinergia entre os diferentes poluentes no ambiente e no organismo. A exposição a um conjunto complexo de factores de risco, ainda que por um período de tempo reduzido, pode ter consequências no estado de saúde das populações.
O departamento de ambiente da associação NAIAA visa melhorar a eficácia das políticas de prevenção, controlo e redução de riscos para a saúde com origem em factores ambientais, promovendo a integração do conhecimento e a inovação e, desta forma, contribuir também para o desenvolvimento económico e social do país.
Constituem objectivos do NAIAA:
- intervir ao nível dos factores ambientais para promover a saúde do indivíduo e das comunidades a eles expostos;
- sensibilizar, educar e formar os profissionais e a população em geral, por forma a minimizar os riscos para a saúde associados a factores ambientais;
- promover a adequação de políticas e a comunicação do risco;
- construir uma rede de informação que reforce o conhecimento das inter-relações Ambiente e Saúde.
Para o bem de todos vamos salvaguardar o meio - ambiente para protecção da vida humana no presente e futuro.
|
Aí estão os melhores Vinhos Verdes
Palácio da Bolsa, no Porto, recebeu cerimónia de entrega de prémios
Um júri constituído por representantes dos principais mercados de exportação de Vinho Verde elegeu os vinhos Quinta da Lixa, Quinta de Gomariz (loureiro), Casal de Morgade (azal), QG e Casal de Morgade (arinto) como os Best Of Vinho Verde, uma categoria internacional que premeia os melhores Vinhos Verdes. Os galardoados do concurso Melhores Verdes'11 foram conhecidos na cerimónia de entrega de prémios realizada sexta-feira à noite no Palácio da Bolsa, no Porto. Organizada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) há mais de 25 anos, a iniciativa ficou ainda marcada pela apresentação da nova campanha de promoção dos Vinhos Verdes, num investimento de 5,9 milhões de euros, o maior de sempre.
No jantar de gala realizado no Palácio da Bolsa, no qual marcaram presença mais de 300 convidados, foram ainda conhecidos os 13 Verde Ouro, os 10 Verde Prata e um extenso rol de Verde Honra, de entre um lote de 213 candidatos. Lançada na edição de 2011 dos Melhores Verdes, a categoria que distingue o melhor Vinho Verde com um teor alcoólico abaixo dos 11,5% de vol. foi ganha por Pecado Capital, também galardoado com o prémio Verde Ouro (branco).
Na noite mais aguardada para os produtores de Vinho Verde, o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, apresentou a nova campanha de promoção para os mercados externos. O objectivo é claro. "Reforçar o posicionamento do Vinho Verde em mercados como EUA, Canadá, Alemanha ou Brasil", sublinhou.
Sob a assinatura A Fresher Wine, a Fresher World, a campanha, que envolve publicidade, comunicação e relações públicas, dá enfoque ao atributo consumo, com uma imagem moderna e atrativa.
Aproveitando a apresentação da nova imagem dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro mostrou-se "profundamente satisfeito" com os resultados das exportações, não apenas em 2010 como nos primeiros três meses deste ano. "No primeiro trimestre de 2011, as exportações aumentaram 10 cento", anunciou o presidente da CVRVV, antes de serem conhecidos os galardoados do concurso Melhores Verdes'11. Um resultado que vai ao encontro das expetativas para este ano, durante o qual a Comissão dos Vinhos Verdes quer "continuar a fazer um esforço no sentido da diminuição da dependência do mercado interno, praticamente estagnado".
A estratégia é manter a tendência que se verifica há uma década, em cujo período o Vinho Verde cresceu 84 por cento em volume e 102 por cento em valor. Apesar de, a partir de Julho, também poder ser vista em Portugal, a campanha de imagem e comunicação é direcionada para o mercado externo, ainda com uma grande margem de crescimento, principalmente em mercados como o norte-americano e o europeu. A principal aposta para 2011 é a Polónia.
Em noite de festa para o Vinho Verde, a cerimónia de entrega de prémios no Palácio da Bolsa foi naturalmente regada com um vinho único no Mundo e acompanhada de um menu do chef Marco Gomes. O jantar de gala da CVRVV fez-se de palmas, brindes e emoções, mas também de silêncio, para se ouvir a voz da fadista Carminho.
|
 |
|
|