
Os alunos do 11ºA e B da EB2,3/ S de Caminha participaram, no âmbito da disciplina de Física e Química, no concurso "Se eu fosse … cientista!", organizado por Ciência Hoje e Ciência Viva, sob a coordenação dos professores Sandra Silva e Agostinho Oliveira. Os alunos Carolina Santiago Torre, Mariana Ribas Laranjeira e Miguel Bernardo Magalhães foram seleccionados para a final com o projecto mdfis (mania da física) e obtiveram o 4º lugar a nível nacional.
Neste concurso, que arrancou a 29 de Setembro, e cuja final se disputou em 21 de Maio de 2011 no Casino da Figueira da Foz, cada equipa escolheu um cientista (de qualquer área cientifica, país e época), assumindo o desafio de explicar o percurso do referido cientista e do seu trabalho em três provas que retratavam os momentos "antes, durante e depois".
As seis melhores equipas, das duzentas e quarenta e seis que concorreram a nível nacional foram seleccionadas para a prova final, sendo incontestável a qualidade científica do projecto mdfis (mania da física), da EB2,3/S de Caminha, que historiou o português Clóvis de Matos. Na manhã do dia 21 de Maio, as equipas finalistas defenderam os seus trabalhos perante um júri que avaliou quer os conhecimentos quer a forma de os apresentar, tendo a equipa mdfis obtido o 4º lugar. Na noite desse mesmo dia, durante a Gala da Ciência 2011, decorreu a entrega dos prémios a todas as equipas finalistas.
A EB2,3/S de Caminha teve uma participação excelente neste concurso, pois todas as equipas da escola concluíram as três provas com sucesso, revelando entusiasmo por saber mais sobre a vida e o trabalho dos heróis da ciência, capacidade de investigação, iniciativa e criatividade num repto em que os concorrentes confirmaram que o ensino da Física e da Química os motiva para a busca de mais conhecimento.
.
Aluna do Curso de Artes Visuais da EB 2,3/S de Caminha vence concurso do logótipo da Rede de Bibliotecas de Caminha

Numa cerimónia simples mas plena de significado, que decorreu no dia 24 de Maio na Biblioteca da EB 2,3/S de Caminha, foram entregues os prémios aos primeiros classificados do concurso para a escolha do logótipo da recém-criada Rede de Bibliotecas de Caminha. Na presença do vereador da Educação da Câmara Municipal de Caminha, da directora da Biblioteca Municipal, da directora do Agrupamento de Escolas Coura e Minho e de alunos e docentes da EB 1,2 de Vila Praia de Âncora e da EB 2,3/S de Caminha, a aluna do 10º ano do Curso de Artes Visuais desta última escola, Catarina Guardão, recebeu o 1º prémio atribuído pela Câmara Municipal para um trabalho que, a partir de agora, passa a constituir a nova imagem da Rede de Bibliotecas de Caminha.
Foi escolhido entre mais de trinta concorrentes oriundos dos estabelecimentos de ensino do concelho por um júri constituído pelo professor António Calvão, representante da EB 2/3 S de Caminha; professora Raquel Ramos, coordenadora interconcelhia de RBE; professora Maria do Rosário Marques, representante da Ancorensis Cooperativa de Ensino; professora Manuelina Danim, representante da EB1,2 de Vila Praia de Âncora; Drª.Celina Lopes,directora da Biblioteca Municipal e, por inerência, coordenadora da Rede de Bibliotecas de Caminha. O 2º lugar foi atribuído ao trabalho do Gonçalo Fernandes, outro aluno do Curso de Artes Visuais da EB 2,3/S de Caminha, e foram ainda atribuídas três menções honrosas aos alunos da EB1,2 de Vila Praia de Âncora, Jonathan Terroso, Catarina Domingues e Natália Franco.

De acordo com a memória descritiva apresentada pela vencedora, o logótipo é "representativo da ponte de Caminha, um marco na paisagem do concelho, que fica assim representado na imagem gráfica da sua rede de bibliotecas. A ponte repousa sobre as páginas abertas de um livro que representam o conhecimento e a leitura e que, pela fluidez do desenho, fazem lembrar a própria água. A cor verde foi escolhida por ser a mais marcante na paisagem do Minho, em conjunto com o cinza, uma cor elegante e neutra, apropriada à instituição que representa."
|