Jornal Digital Regional
Nº 543: 11/17 Jun 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

ALUNOS DA ETAP-ESCOLA PROFISSIONAL PROMOVEM JORNADAS DE FORMAÇÃO EM INFORMÁTICA PARA ADULTOS/SENIORES

Os alunos do Curso Técnico de Informática de Gestão da ETAP - Escola Profissional - Unidade de Formação de Vila Nova de Cerveira, desenvolveram em colaboração com a Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira as Jornadas de Formação em Informática para Adultos/Seniores.

A iniciativa, integrada no âmbito do Projecto Interdisciplinar da Turma de Informática de Gestão do 11º ano teve lugar nas instalações da ETAP em Vila Nova de Cerveira nos dias 18, 19 e 26 de Maio e consistiu em promover sessões de formação/workshops aos Adultos/Seniores da Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira.

Este evento de carácter educacional, baseou-se em 3 sessões de formação, workshops e a partilha de experiências pessoais, que pretendeu, para além de ministrar formações em áreas abrangentes como a Segurança na Internet, os Portais Governamentais, Sistemas Operativos Abertos/Livres e Aplicações de Escritório, ir de encontro à comunidade envolvente e em particular proporcionar know-how sobre estas tecnologias aos formandos de outra faixa etária, provenientes da Universidade Sénior.

É de enaltecer este tipo de cooperações com outras organizações e com a comunidade em geral, incentivando a aprendizagem para todas as idades, a escola aberta, a criatividade tecnológica, estimulando a inovação e a formação na área da informática na região.

Em suma, pode-se afirmar que este evento decorreu com êxito e que este tipo de ensino-aprendizagem no âmbito do Projecto Interdisciplinar da Turma é fundamental para o enriquecimento pessoal, académico e profissional dos alunos.

O Director de Curso
Ricardo Luis

Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente da ETAP-Escola Profissional ultrapassa mais uma etapa…

No dia 27 de Maio, no auditório da AIMinho os alunos do Curso Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente da ETAP, Unidade de Formação de Caminha, apresentaram a Prova de Aptidão Profissional contando com a participação do júri, constituído por: Alda Alves, representante da ACT; Ricardo Rego, Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho; a Coordenadora Pedagógica da Unidade de Formação de Caminha, a Professora Júlia Margarida Portela; o Director Pedagógico, o Professor Eurico Ramos; o Director do Curso, Adelino Xavier Moreira Alves e a Orientadora Educativa, Ana Pinheiro.

Neste projecto os alunos demonstraram de uma forma muito positiva as competências e saberes que adquiriram e desenvolveram ao longo da formação. A maioria das Provas de Aptidão Profissional, centraram-se no desenvolvimento e coordenação de actividades de prevenção e protecção contra riscos profissionais, passando pelo domínio e gestão de actividades de segurança, higiene e saúde no trabalho. Por outro lado, estabeleceram medidas de prevenção adequadas, tendo por base a regulamentação e legislação específica da área, dando a conhecer metodologias próprias que permitem às empresas envolver todos os colaboradores numa nova atitude associada ao comportamento de (não) risco nomeadamente nos sectores da construção civil, oficinas e empresas de carpintaria, serralharia, mecânica, cerâmica passando pela área da electricidade. Saliente-se ainda o facto de que estes projectos foram realizados em parceria com instituições/empresas.

As classificações finais atribuídas pelo júri ilustram bem a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Os nossos alunos estão de parabéns!

Adelino Xavier Alves
Ana Pinheiro

ETAP-ESCOLA PROFISSIONAL COLABORA NO COMBATE AO ABANDONO ESCOLAR NA ROMÉNIA

A ETAP Escola Profissional, face à experiência acumulada em actividades de ensino nos Cursos de Educação e Formação, nível II, foi convidada a participar num projecto de combate ao abandono escolar na Roménia, numa parceria com o POSDRU (Programa Operacional Social de Desenvolvimento de Recursos Humanos) e outras entidades públicas e privadas romenas, no sentido de partilhar a sua experiência em termos de modus operandi e resultados obtidos neste segmento de ensino, no sentido de tornar a escola aliciante aos jovens.

Os problemas familiares e sociais que, em muitos casos, estão subjacentes ao insucesso escolar de uma fatia importante dos nossos jovens, o qual compromete o seu futuro como cidadãos e o seu contributo, inquestionável, para a constituição de uma sociedade que se quer mais equilibrada, mais justa, mais digna e empreendedora, constituem os grandes desafios que o professor enfrenta no dia-a-dia para transformar a Escola num espaço de trabalho e de aprendizagem para os jovens e entendido como de grande utilidade para o sector produtivo e institucional do País.

O processo de globalização, fruto do desenvolvimento técnico, que condiciona o sentido das sociedades do século XXI, começa a tornar visível uma situação pertinente a resolver: a integração das minorias étnicas, sobretudo as possuidoras de uma cultura forte que recusam a integração no modus vivendi dos países acolhedores. Os jovens portadores destas culturas, em nada contribuíram para este fenómeno, mas estão condicionados, no seu o sucesso escolar, principal via para a sua integração social, por este confronto entre duas culturas, ao qual, sublinhamos, são totalmente alheios.

Parece-nos merecer uma reflexão profunda o facto de facilmente apontarmos um dedo acusador aos jovens que manifestam problemas no que respeita ao aproveitamento escolar e cumprimento das normas de convivência social, porque nos esquecemos do meio social e familiar em que convivem e que constituem as suas principais referências na base das quais definem o seu comportamento e idealizam o seu futuro no que respeita ao papel que irão desempenhar na sociedade.

Em nosso entender, somos demasiado exigentes nos julgamentos e demasiado dolentes no apuramento das razões que sustentam tais atitudes. A Escola tem por obrigação contribuir para uma cura atempada, em vez de uma punição tardia a um facto que já é irreversível.

Desde finais do passado mês de Maio e até final do corrente mês de Junho, decorre um ciclo de conferências em diversas localidades da Roménia, nas quais a ETAP Escola Profissional participa como entidade convidada no sentido de partilhar a sua experiência, de forma a serem encontradas soluções que atenuem e conduzam à eliminação desta enfermidade social que constitui o Abandono Escolar.

Eurico Ramos
ETAP Escola Profissional