Decorreu, na passada quinta-feira, mais uma edição do Prom, baile de finalistas do Ensino Secundário da Ancorensis Cooperativa de Ensino, este ano sob o enquadramento temático Candyland Prom. Esta é já uma tradição do Departamento Curricular de Línguas Estrangeiras que mobiliza os alunos, as famílias e a comunidade, servindo os princípios pedagógicos que promovem o conhecimento cultural de outros países e ainda registando um momento tão particular do crescimento dos alunos, numa fase de encontro de outros rumos, de mudança, de opções e escolhas que vão para além do vínculo à escola.
Após seis anos de vivência colectiva na Ancorensis, concluindo o 3º Ciclo do Ensino Básico e agora o Ensino Secundário, esta é também uma forma de registo e de afirmação do justo reconhecimento que os alunos merecem, e que fará com que sejam sempre recordados com satisfação e estima. O seu trabalho e o envolvimento nos projectos comuns, maioritariamente em parceria com a comunidade educativa e as suas instituições, foram mote de construção de uma identidade local fortemente enraizada, que os aproxima dos seus pares, dos lugares, das famílias e da terra que os deseja continuar a acolher. Reflexo de tudo isto, de toda a capacidade de envolvimento que só a juventude garante, com o brilho característico destas idades, é a disponibilidade dos finalistas para a participação no Prom, com glamour, numa elegância distinta, que torna o evento determinante para marcar o fim de um dever cumprido, o orgulho de concluir uma etapa não importante na vida destes jovens.

Com alegria nostálgica, ritmada pelas recordações, estes finalistas mostraram os valores do saber, da amizade, do companheirismo, da identidade e do reconhecimento. Na verdade estes foram os mais profundos sentimentos vividos nesta noite de magia e de cor, num doce momento que a festa alimentou e que se perpetuará na memória de todos. Da entrega dos diplomas às fotos de turma, das palavras entre os colegas às conversas com os professores, do passo de dança ao discurso, do agradecimento ao aplauso, tudo teve o seu espaço no Candyland Prom. E na 6ª edição do Prom, um dos momentos mais aguardados da noite foi escolha dos reis do baile, que fez da Ana Isabel Cruz e do Álvaro Fardilha os detentores deste título até ao próximo ano. A entrega e passagem de testemunho coube à Carolina Lima, escolhida rainha 2010, agora a frequentar o ensino superior.

Para além dos alunos, protagonistas efectivos e razão única desta iniciativa, estiveram presentes, em nome da Câmara Municipal de Caminha o vereador Flamiano Martins, da APEAEVA - Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento do Vale do Âncora e Ancorensis - António Vasconcelos, e da Direcção Pedagógica da Ancorensis Joaquim Félix Ramos.
Na opinião da organização a adesão, ano após ano, dos alunos e da comunidade a este evento são um estímulo à continuidade, reconhecendo a colaboração de todos, em particular dos alunos finalistas e dos seus familiares.
A Ancorensis regista este momento como um valor acrescentado na ligação dos alunos e ex-alunos, das famílias e das instituições locais à escola, sabendo que apenas cumpre a sua função enquanto instituição de serviço público. Associando-se ao evento, o Presidente da Direcção da Ancorensis lembrou aos alunos finalistas que terão sempre na Ancorensis uma porta aberta e acolhedora, esperando sempre o maior e melhor sucesso nas suas vidas pessoais e nas escolhas e determinações que orientem a sua vida colectiva.