Quinze dias após a situação de degradação em que se encontra a casa Ventura Terra, localizada no Lugar do Sobral, ter sido denunciada na Assembleia de Freguesia pelo delegado socialista Rui Vivo, no que foi corroborado por Fernando Catarino, do PSD, ele próprio morador no local e que chamou também a atenção para o estado dos muros e do próprio piso da Rua do Sobral, deflagrou um incêndio no interior do prédio na tarde do passado dia 12, combatido pelos Bombeiros de Caminha.
Rui Vivo tinha referido igualmente a situação do muro do terreno envolvente da casa, bem como colocou reticências sobre a segurança da pequena ponte que a liga a um terreno vizinho.
Esta habituação "é muito frequentada", ironizou o presidente da Junta Aurélio Pereira, perante a ineficácia camarária em reconstruir uma casa que é sua propriedade desde 2002, sendo na altura apontada como um futuro local de acolhimento de personalidades importantes, quando estas visitassem o concelho de Caminha.
Carla Malheiro (PSD) alertou ainda para o perigo de derrocada da estrada adjacente, tendo chamado a atenção da Câmara de que o edifício e terreno eram sua propriedade.
Aurélio Pereira adiantou apenas que tinha conhecimento de que uma arquitecta camarária se encontrava a fazer o projecto de reconstrução havia já algum tempo, mas desconhecia qualquer decisão política do Executivo camarário.
Solicitamos um pedido de informação à Câmara sobre este projecto, mas não recebemos qualquer resposta até à data desta edição.