Jornal Digital Regional
Nº 531: 19/25 Mar 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Óbitos Política Pescas Roteiro

Álbum de Memórias do CIRV
apresentado em Vilar de Mouros

Vai ser lançado em Vilar de Mouros no Domingo, 27 de Março, pelas 11 horas, na sede do CIRV, o novo trabalho do Grupo de Estudo e Preservação do Património Vilarmourense, "Álbum de Memórias do Centro de Instrução e Recreio Vilarmourense", editado com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e da Junta de Freguesia de Vilar de Mouros.

Na conclusão das comemorações dos 75 anos da mais importante e representativa colectividade da freguesia de Vilar de Mouros, cumpre-se assim uma tarefa a que o GEPPAV, secção autónoma do CIRV, se propôs desde a sua constituição e para a qual foi paulatinamente recolhendo e arquivando todos os dados possíveis. Novas e velhas gerações de vilarmourenses passam a dispor de um manancial de informações e imagens em que se podem apoiar com confiança para revisitar os episódios e os protagonistas do longínquo e mais recente passado cultural e recreativo da aldeia, devidamente inserido nos diversos contextos epocais.

Apesar do CIRV ter sido fundado em 1935, razões fundamentadas fazem recuar a sua história a 1907 porque é nas vésperas da implantação da República que radica a sua origem e grande parte do património genético que ainda hoje transporta consigo. Isso mesmo se explica no primeiro capítulo do estudo, a que se segue o relato da época áurea do teatro vilarmourense no velho Clube da Batalha, cenário de memoráveis espectáculos e bailes nos anos trinta a cinquenta do século XX. Vieram depois os tempos penosos da emigração europeia e da guerra colonial, que afastaram tantos vilarmourenses da sua terra, disso se ressentindo o CIRV. Antecipando o regresso da Democracia e da Liberdade em Abril de 1974, uma nova geração aliada a elementos mais antigos, reactivou o Centro a partir de meados dos anos sessenta, um momento de viragem que conduziria a um dos períodos mais dinâmicos da sua existência com a mudança para a actual sede na Barrosa em 1986. Finalmente, retratando com a máxima objectividade realidades ainda próximas, descreve-se o presente feito de dificuldades e persistências, comum afinal a tantas colectividades locais.

GEPPAV

JUNTA DE FREGUESIA DE VILAR DE MOUROS

Horário de Atendimento ao Público

2ª e 5ª Feira - 18H / 20H

Posto Público de Acesso à Internet
Horário: 18H/20H (Todos os dias úteis)
Feriados e fins de semana

Telf: 258727373

jf-vilardemouros.pt