Jornal Digital Regional
Nº 531: 19/25 Mar 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Arcos de Valdevez
Fim-de-semana Gastronómico

Feira / Mostra: "Terras do Vez - Sabores e Tradições"
Data: 18, 19 e 20 de Março de 2011

Fim-de-semana Gastronómico de Arcos de Valdevez
e
Feira / Mostra

Terras do Vez - Sabores e Tradições
Data: 18 a 20 de Março de 2011

Prato principal: Carne de Cachena com Arroz de Feijão Tarrestre, acompanhado com Broa de Milho de Arcos de Valdevez

Vinhos recomendados: Vinhos verdes de produtores engarrafadores de Arcos de Valdevez

Sobremesas: Charutos de ovos com Laranja de Ermelo e Bolo de Mel

Carne de Cachena da Peneda: Produto endógeno de características organolépticas únicas, a Carne Cachena da Peneda é proveniente de animais da Raça Cachena, produzidos em regime de produção extensivo, em zonas de montanha. O tipo de carne obtida resulta de um equilíbrio absoluto entre o sistema de produção utilizado e as características da própria raça. A carne distingue-se pela sua tenrura e sabor único. Apresenta cor rósea claro ou pálida, vermelho claro ou escuro, de acordo com a idade do animal, pouca gordura intramuscular de coloração branco suja, de consistência firme e ligeiramente húmida, aspecto que denota suculência.

Feijão Tarrestre das Serras da Peneda e Soajo: Feijão miúdo, de pele fina com formato de rim. Apresenta uma grande variabilidade de padrões e cores onde predominam os beges, mas que também incluem os brancos, amarelos, castanhos, pretos e vermelhos e cujo padrão pode ser liso ou rajado. Este feijão tem na sua composição nutricional altos valores de fibra bruta e de ácidos gordos insaturados o que pode contribuir para a redução dos níveis plasmáticos de colesterol e triglicéridos, características que o tornam um Alimento Funcional.

A Feira Mostra "Terras do vez - Sabores e Tradições" - Iniciativa desenvolvida na sequência de um rigoroso trabalho de promoção e valorização de um cabaz de produtos oriundos de Arcos de Valdevez, que teve a sua face mais visível na criação da marca territorial "Terras do Vez - Sabores e Tradições" de onde constam os três mais mediáticos produtos de Arcos de Valdevez, a Broa de Milho de Arcos de Valdevez, a Laranja de Ermelo, e o Feijão Tarreste das Serras da Peneda e Soajo, incluídos no catálogo da Slow Food Foundation.

Programa

Sexta-feira: 18 de Março

18:00h - Abertura Oficial da Feira / Mostra
22:00h - Animação: " Rusgas" - Recinto da Feira / Mostra
24:00h - Encerramento do Recinto da Feira/Mostra

Sábado: 19 de Março

10.00h - Animação: Grupo de Bombos - pelas ruas da Vila de Arcos de Valdevez
11:00h - Abertura do Recinto da Feira/Mostra
12:00h - Fim-de-semana Gastronómico - Restaurantes aderentes
- Tocata pelos restaurantes aderentes - Rancho Folclórico de S. Paio; Rancho Folclórico Santa Marinha de Prozelo; Rancho Folclórico de S. Pedro do Vale
14.30h - Animação: Grupo de Bombos "Grupo de Bombos os Malinos" - pelas ruas da Vila de Arcos de Valdevez
15.30h - Animação: "Festival Folclórico", com a presença de: "Rancho Folclórico de S. Paio; Rancho Folclórico Santa Marinha de Prozelo; Rancho Folclórico de S. Pedro do Vale" - Recinto da Feira / Mostra
20:00h - Fim-de-semana Gastronómico - Restaurantes aderentes
22:00h - Animação: "Grupo Música Tradicional: O Canário" - Recinto da Feira / Mostra
24:00h - Encerramento do Recinto da Feira/Mostra

Domingo: 20 de Março

10.00h - Animação: Grupo de Bombos - pelas ruas da Vila de Arcos de Valdevez seguida de actuação no recinto da Feira / Mostra
11:00h - Abertura do Recinto da Feira/Mostra
12:00h - Fim-de-semana Gastronómico - Restaurantes aderentes
- Tocata pelos restaurantes aderentes na Vila de Arcos de Valdevez - Rancho Folclórico de S. Paio; Rancho Folclórico Santa Marinha de Prozelo; Rancho Folclórico de S. Pedro Vale
14.00h - Animação: Grupo de Bombos - pelas ruas da Vila de Arcos de Valdevez
14.30h - Mostra de actividades tradicionais: "Desfile de Carros de Bois" - Campo do Transladário
17:00h - Animação: "Quim Barreiros" - Recinto da Feira / Mostra
19:00h - Encerramento da Feira/Mostra


Francisco Araújo marcou presença na tomada de posse do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

O Presidente da Câmara Municipal, Francisco Araújo, foi um dos convidados para a cerimónia de tomada de posse do Presidente da República, Cavaco Silva, na passada quarta-feira, dia 9 de Março.

O autarca arcuense fez questão de o cumprimentar e desejar-lhe sucesso para este segundo mandato à frente do País.


À conversa com... Filipe Faria - autor das "Crónicas de Allarya" falou sobre a sua obra literária a alunos arcuenses

"Quem lê livros de fantasia, quer de alguma forma escapar a este mundo. Em parte é por isso que muita gente pensa que a fantasia é infantil!", Filipe Faria

O escritor alfacinha Filipe Faria, vencedor dos Prémios Branquinho da Fonseca, pela Fundação Calouste Gulbenkian e Jornal Expresso, em 2001, e em 2002 do Prémio Matilde Rosa Araújo - Revelação na Literatura Infantil e Juvenil, esteve ontem (14 de Março) na Casa das Artes arcuense no âmbito do espaço "À conversa com…", inserido na programação da Semana da Leitura, a decorrer até ao próximo dia 19 de Março.

O autor das "Crónicas de Allarya" e adepto da literatura fantástica teve uma conversa, moderada pelo professor universitário Sérgio Sousa (ILCH - Universidade do Minho), com os alunos do 11º ano da EB 2,3/S de Arcos de Valdevez (11ª A, C; D, E, F, G; H, I) e da Epralima (Curso de T. de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade / Curso T. de Organização de Eventos), na qual falou do acto de escrever, sobre as suas obras e da forma espontânea com que foram surgindo.

Segundo o próprio, "capítulos inteiros surgiram do nada, de expressões, do estar a atento a pequenos pormenores…nunca se sabe quando uma expressão nos pode dar uma ideia para criar um capítulo."

"Quando comecei a escrever, as personagens surgiram primeiro e só depois surgiu o mundo de Allarya. Ambos foram crescendo de forma orgânica", adiantou referindo-se à forma como começou a criar os seus livros, explicando depois ao auditório que as personagens das crónicas surgiram no seu imaginário ainda na sua infância e foram sendo enriquecidas conforme o tempo foi passando, estando agora melhores, mais profundas e sendo cada uma delas especial à sua maneira.

Referindo-se ao facto de muitos dizerem que quem escreve histórias fantásticas quer, de certa forma, alienar-se do mundo em que vive, Filipe disse que: "não escrevo para esquecer o nosso mundo… Escrevo o mundo fantástico, baseando-me naquilo que vivemos no nosso, no entanto, durante muitos anos vivi no nosso mundo e no outro, a conceber personagens e histórias".

Sobre "Oblívio", o 7º e último volume da saga das "Crónicas de Allarya", Filipe diz ter sido "mais um "até qualquer dia" do que um "adeus", e um regresso a Allaryia está sem dúvida agendado para um futuro mais distante. Este livro foi como um exame nacional após dezasseis anos de proveitosa e acima de tudo prazenteira aprendizagem, um marco na minha vida e carreira artística… e teve uma Edição de Luxo. O meu exame nacional não. Logo, deve ter sido mais importante". (in www.allaryia.com)

O autor deixa assim os heróis, que o acompanharam desde os 16 anos, e começa a pensar em futuros trabalhos…quem sabe em novas crónicas, tão boas ou melhores que as últimas.


Porta do Mezio já recebeu 17 518 visitantes desde a sua abertura

A Porta do Mezio, uma das 5 que integram o Parque Nacional Peneda Gerês, está oficialmente aberta ao público desde o passado dia 2 de Novembro de 2009, e, desde essa data que tem vindo a realizar inúmeras actividades, chamando frequentemente ao Mezio muitos visitantes.

Em números podem-se avançar 14770 visitantes/turistas e 2748 participantes nas Actividades de Educação Ambiental.

Ao nível das Actividades de Educação Ambiental as crianças têm ao dispor um leque variado, composto por 12 actividades, das quais se destacam "A Floresta no PNPG", uma actividade direccionada a alunos a partir do 1º ciclo, na qual se faz uma abordagem sobre as principais árvores presentes na floresta do PNPG e as suas principais características; se realizam várias actividades exploratórias que têm por objectivo explorar e aprofundar conceitos relacionados com o conhecimento da floresta e com a sua boa/má utilização e inclui ainda uma pequena apresentação ou um filme sobre o PNPG; a iniciativa "Os Nossos Sentidos", na qual cada participante é protagonista do seu percurso de aprendizagem e é estimulado ao mesmo tempo a compartilhar regras, momentos de troca e de comunicação que contribuem à formação e à renovação recíproca. Através da participação e de actividades lúdicas, oferece-se a oportunidade de treinar os sentidos e de adquirir um primeiro vocabulário da degustação; ou a "Viagem ao Passado", que consiste numa Interpretação do Núcleo Museológico do Mezio permitindo o conhecimento do núcleo megalítico, assim como das Gravuras Rupestres do Gião e que pode incluir um pequeno percurso pedestre ao núcleo megalítico.

Todas as outras actividades têm igual interesse e passam pela realização de trilhos pedestres, oficinas temáticas, percursos às Mamoas, jogos tradicionais, caças ao tesouro ou ainda da realização do Programa Vigilante Natureza Júnior.

O nível de escolaridade das actividades difere, podendo ser restritas a alunos do 1º ciclo ou abranger todos os níveis de escolaridade.

Já a todos os turistas/visitantes a Porta presta os seguintes serviços: Informação sobre o PNPG e o Município; área de lazer e fruição: piscina; torre de observação; espaço de pic-nic; espaço lazer para crianças; educação ambiental: maquetas interpretativas do território; parque escultórico; núcleo museológico; loja: produtos locais; merchandising e publicações e ainda animação turística: desenvolvimento de actividades de animação turística (percursos pedestres, escalada, percursos BTT, percursos de cicloturismo, percursos todo o terreno, percursos de canoagem, ecovias/eco-rodovias e ainda campos de Treino de orientação) em parceria com empresas de animação locais

Para mais informações contactar a Porta do Mezio através dos seguintes contactos: número de telefone 258510100; Fax: 258510109; E-mail: portadomezio@ardal.pt.

Actividades para os mais pequenos
Actividades de Educação Ambiental na Porta do Mezio

1 - A Floresta no PNPG
Nível de escolaridade: a partir do 1º ciclo
Duração máxima: 2 horas
N.º máximo de participantes: 30
Preço: 45€/grupo
Descrição:
Abordagem sobre as principais árvores presentes na floresta do PNPG e as suas principais características.
Realização de várias actividades exploratórias que têm por objectivo explorar e aprofundar conceitos relacionados com o conhecimento da floresta e com a sua boa/má utilização.
Esta actividade inclui uma pequena apresentação ou um filme sobre o PNPG.

2 - Os nossos sentidos
Nível de escolaridade: todos os níveis de ensino
Duração máxima: 2 horas
N.º máximo de participantes: 30
Preço: 45€/grupo
Descrição:
Cada participante é protagonista do seu percurso de aprendizagem e é estimulado ao mesmo tempo a compartilhar regras, momentos de troca e de comunicação que contribuem à formação e à renovação recíproca. Através da participação e de actividades lúdicas, oferece-se a oportunidade de treinar os nossos sentidos e de adquirir um primeiro vocabulário da degustação. Muitos acreditam que o gosto seja o único sentido realmente importante quando se come e quando se saboreia um alimento. Mas não é bem assim: quando experimentamos algo, utilizamos todos os cinco sentidos: visão, audição, tacto, olfacto e paladar. Os cinco sentidos são os instrumentos que utilizamos para avaliar a comida e a sua qualidade e para, ao mesmo tempo, tirar prazer da mesma.

3 - Os animais da Floresta
Nível de escolaridade: a partir do 3º ano do 1º ciclo
Duração máxima: 2 horas
N.º máximo de participantes: 30
Preço: 45€/grupo
Descrição:
Abordagem sobre os principais animais presentes na floresta do PNPG e as suas principais características.
Realização de várias actividades exploratórias que têm por objectivo explorar e aprofundar conceitos relacionados com o conhecimento dos animais.
Esta actividade inclui uma pequena apresentação ou um filme sobre o PNPG.

4 - Uma aventura no Mezio
Nível de escolaridade: a partir do 3º ano do 1º ciclo
Duração máxima: 2 horas
N.º máximo de participantes: 30
Preço: 45€/grupo
Descrição:
Actividade que consiste na resolução de um mistério através de vários desafios que implicam o conhecimento da fauna e da flora do PNPG. A actividade desenvolve nos participantes o espírito de equipa, assim como, a capacidade de orientação.
Esta actividade inclui uma pequena apresentação ou um filme sobre o PNPG.
Nota: Requer a formação de equipas

5 - Viagem ao Passado
Nível de escolaridade: a partir do 1º ciclo
Duração máxima: 2 horas
N.º máximo de participantes: 30
Preço: 45€/grupo
Descrição:
Esta actividade consiste numa Interpretação do Núcleo Museológico do Mezio permitindo o conhecimento do núcleo megalítico assim como das Gravuras Rupestres do Gião. Estes monumentos pré-históricos atestam a ocupação deste território pelo Homem, desde há cerca de 5000 anos. Pode incluir um pequeno percurso pedestre ao núcleo megalítico.

6 - Oficinas temáticas
Nível de escolaridade: todos os níveis de ensino
Duração máxima: 2 horas
N.º máximo de participantes: 30
Preço: 45€/grupo
Descrição:
Realização de vários ateliers temáticos que proporcionam a criação de actividades lúdico/pedagógicas em que os participantes desenvolvem as suas capacidades de expressão e comunicação.

7 - Trilho Interpretativo do Mezio
Nível de escolaridade: a partir do 1º ciclo
Duração máxima: 2 horas
N.º máximo de participantes: 30
Preço: 45€/grupo
Descrição:
Realização de um percurso pedestre, com cerca de 2 km, que se desenrola junto à Porta de Mezio e que permite adquirir/aprofundar conhecimentos sobre a floresta realçando a sua importância para o equilíbrio ambiental assim como a compreensão/interpretação das relações Homem - Meio Natural.
Esta actividade inclui uma pequena apresentação ou um filme sobre o PNPG.

8 - Trilho Interpretativo da Floresta
Nível de escolaridade: a partir do 1º ciclo
Duração máxima: 2 horas
N.º máximo de participantes: 30
Preço: 45€/grupo
Descrição:
Realização de um percurso pedestre, com cerca de km, e que permite ao participante contactar directamente com o património natural, cultural e paisagístico do PNPG. Ao longo do percurso são conferidas explicações técnicas sobre os elementos presentes no percurso contribuindo assim para o participante adquirir/aprofundar os seus conhecimentos.
Esta actividade inclui uma pequena apresentação ou um filme sobre o PNPG.

9 - Percurso às Mamoas
Nível de escolaridade: a partir do 1º ciclo
Duração máxima: 1 hora
N.º máximo de participantes: 30
Preço: 25€/grupo
Descrição:
Realização de um percurso pedestre, com cerca de 2 km, ao núcleo megalítico do Mezio. Este percurso permite a visita a monumentos funerários pré-históricos tendo sido alguns deles intervencionados cientificamente e posteriormente valorizados.

10 - Jogos Tradicionais
Nível de escolaridade: todos os níveis de ensino
Duração máxima: 2 horas
N.º máximo de participantes: 30
Preço: 45€/grupo
Descrição:
Realização de vários jogos tradicionais que permitem ao participante desenvolver aspectos de natureza afectiva, intelectual e motora.
Nota: Requer a formação de equipas.

11 - Caça ao tesouro
Nível de escolaridade: a partir do 3º ano do 1º ciclo
Duração máxima: 2 horas
N.º máximo de participantes: 30
Preço: 45€/grupo
Descrição:
Actividade em que os participantes terão de desenvolver algumas actividades/provas para a descoberta do "tesouro" permitindo assim desenvolver nos participantes o espírito de equipa e a sua capacidade de orientação. Pretende-se de uma forma divertida e interactiva dar a conhecer o Parque e os diversos espécimes de fauna e flora assim como o seu património.
Esta actividade inclui uma pequena apresentação ou um filme sobre o PNPG.
Nota: Requer a formação de equipas.

PROGRAMA VIGILANTE DE NATUREZA

OPÇÃO SEMANAL
Escolaridade: a partir do 3º ano (8-14 anos)
N.º máximo de participantes: 8
Horário: 10-13h e das 14-17h
Preço:

Dia Manhã Tarde Responsável
1 Introdução
O PNPG Saída de Campo Porta (Cristina)
2 Biodiversidade no PNPG Património Agro-Silvopastoril Porta (Catarina/Mário)
3 Viagem ao Passado O Vigilante da Natureza Porta/PNPG (Otília/Convidado)
4 O Vigilante da Natureza PNPG (Convidado)
5 Eco paper Encerramento e Entrega dos diplomas Porta

OPÇÃO FIM-DE-SEMANA
Escolaridade: a partir do 3º ano
Número máximo de participantes: 8-10

Dia Manhã Tarde Responsável
1 Introdução
O PNPG
Saída de Campo
Biodiversidade no PNPG
Caça ao tesouro Porta
2 O vigilante da Natureza
O vigilante da Natureza
Encerramento e entrega de diplomas PNPG/Porta

Conteúdo do Programa:
Introdução
- Apresentação do formador e dos formandos
- Apresentação dos objectivos e do programa "Vigilante da Natureza"
- Troca de experiências

Módulo 1 - O PNPG
1.1 Apresentação geral do PNPG
" Enquadramento geográfico e limites administrativos
" Caracterização sócio-económica
" Principais valores faunísticos, florísticos, geológicos, geomorfológicos e culturais que estiveram na origem da sua classificação;
ONSERVAÇÃO
Módulo 2 - Saída de Campo
2.1 Realização de um percurso pedestre - Trilho do Mezio - que se desenrola junto à Porta de Mezio e que permite adquirir/aprofundar conhecimentos sobre a floresta realçando a sua importância para o equilíbrio ambiental assim como a compreensão/interpretação das relações Homem - Meio Natural.

Módulo 3 - Biodiversidade no PNPG
3.1 Valores naturais do PNPG
" Tipo de habitats
" Flora e Fauna

Módulo 4 - Património Agro-Silvopastoril
4.1 O Património Agro-Silvopastoril
4.2 Gestão e Exploração do Património Agro-Silvopastoril

Módulo 5 - Viagem ao Passado
5.1 As Antas e as Mamoas
" Localização
" O que são
" Como eram construídas e utilizadas
" Rituais praticados

5.2 As Gravuras Rupestres do Gião
" Localização
" Principais representações

Módulo 6 - O Vigilante da Natureza
6.1 O Vigilante da Natureza
" O que é um vigilante da natureza
" Principais funções do vigilante
" Como actuar em determinadas situações
" Conhecimentos básicos de cartografia
" Normas de conduta

6.2 Saída de campo que permitirá ao vigilante colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala

Módulo 7 - Eco-paper
7.1 Realização de um eco-paper com o objectivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação.

Módulo 8 - Encerramento e entrega de diplomas
8.1 Realização de um pequeno teste de conhecimento de forma a avaliarmos quais foram as actividades mais participativas e possíveis sugestões para o futuro.

8.3 Realização de uma pequena lembrança do Programa Vigilante Júnior

8.2 Entrega de diplomas


Munícipes têm a vida facilitada com o serviço de atendimento online disponibilizado pela Câmara Municipal

Com o objectivo de fomentar a inovação tecnológica e facilitar o acesso à informação, utilizando-a como um instrumento de simplificação e eficiência, informam-se os Munícipes e demais interessados que se encontra disponível o serviço de atendimento online, que permite a consulta aos processos em curso, bem como a submissão de requerimentos; fazer pedidos simples pelo portal, como pedido de fotocópias; pedir a cessação do contrato de água e petições diversas; fazer sugestões/reclamações, e ainda enviar mensagens ao Município.

Para o efeito deverá proceder à sua adesão através do link atendimento@net na página da intranet do município ou dirigindo-se ao Atendimento ao Público da Câmara Municipal, solicitando o nome de utilizador e a palavra chave para aceder a este serviço.

Informa-se que o acesso à consulta de processos é reservado a clientes do Município e que cada cliente terá acesso exclusivamente à informação que lhe diz respeito.

Informação Município de Arcos de Valdevez

ACTIVIDADES DA CASA DAS ARTES
MARÇO 2011

Música:

Auditório da Casa das Artes
5 de Março (sábado), 23h00.; €13,00 (preço único)

DAVID FONSECA
Inserido no SONS DE VEZ!
9º Mostra de Música Moderna Portuguesa de AVV

A longa e consolidada carreira de David Fonseca dispensa longos comentários. Talvez por isso, esta nova abordagem de palco seja exactamente uma pérola de alternatividade e independência a que muito poucos se podem dedicar. Inspirado pela canção "U Know Who I Am", do seu mais recente trabalho "Between Waves", David Fonseca concebeu um espectáculo, que denominou "U KNOW WHO I AM: one man, a thousand instruments and a Polaroid", de características únicas em que, tal como o subtítulo indica, estará em palco apenas acompanhado dos seus instrumentos e de uma máquina fotográfica.

Uma oportunidade única que, por certo, irá despertar a curiosidade de todos. Aliás, a surpresa vai ser um elemento presente nestas apresentações a solo: o recurso a instrumentos que não estamos habituados a ver em David, canções mais emblemáticas mas também as menos tocadas, com temas seus e de outros, com conversa e com silêncios, acústico e eléctrico, com música e com imagens...

A não perder.


Auditório da Casa das Artes
12 de Março (sábado), 23h00.; €8,00 (preço único)

DEAD COMBO
Inserido no SONS DE VEZ!
9º Mostra de Música Moderna Portuguesa de AVV

A banda é constituída por dois membros apenas: Tó Trips (guitarras) e Pedro V. Gonçalves (contrabaixo, kazoo, melódica e guitarras). Os membros conheceram-se em 2001, quando no final de um concerto, Tó pediu boleia a Pedro sem saber que este não tinha carro. Foram então ambos a pé até ao Bairro Alto e, no meio da conversa, surgiu a ideia de gravarem um álbum em tributo ao génio da guitarra portuguesa, Carlos Paredes. Em 2004 viriam a lançar o seu álbum de estreia, cuja sonoridade inovadora foi recebida com entusiasmo pela crítica portuguesa. Em 2005, Charlie Gillet fez uma selecção dos "Melhores de 2005"; nessa lista constam os Dead Combo com o seu álbum de estreia Vol.1. Esta consagração internacional solidifica-se com o convite para compor a música original de um dos mais míticos filmes da era do cinema mudo, "O Homem da Máquina de Filmar", do realizador soviético Dziga Vertov, projecto integrado na Capital da Cultura 2011 (Tallinn, Estónia).

A nível nacional, os dois últimos anos são fortemente marcados pelo projecto conjunto com a Royal Orquestra das Caveiras, cujo sucesso, registado inclusive em DVD, coloca os Dead Combo no patamar de reconhecimento público que, há muito, mereciam.


Auditório da Casa das Artes
18 de Março (sexta), 23h00.; €6,00 (preço único)

TIGUANA BIBLES
Inserido no SONS DE VEZ!
9º Mostra de Música Moderna Portuguesa de AVV

O que acontece quando as peças desgovernadas de várias, e oleadas, locomotivas rock como Bunnyranch, Tédio Boys e Parkinsons chocam de frente com uma voz de veludo como a de Tracy Vandal? A resposta é simples, mas nem por isso menos surpreendente: nasce, à mesa de "uma espelunca" regada a cerveja, um grupo chamado Tiguana Bibles. "Child of the Moon" é o EP de estreia, que nos apresenta canções que parecem existir desde sempre, ou pelo menos desde que Nancy Sinatra, Jane Birkin, e demais deusas do desfrute, tornaram aceitável, e desejável, que a luxúria e demais pecadilhos encarnassem em voz de mulher…

Uma excelente oportunidade para ver e ouvir esta banda que na bagagem transporta diversas sonoridades e os temas de "Child of The Moon", "disparados" vigorosamente, e com mestria, sobre uma plateia rendida desde o primeiro acorde. Os Tiguana são Tracy Vandall (Dick Jhonson, Lincoln), Victor Torpedo (Tédio Boys, Parkinsons, Blood Safari), Carlos "Kalo" Mendes (Tédio Boys, Bunnyranch), Pedro Serra (Ruby Ann & The Boppin'boozers) e Augusto Cardoso (Bunnyranch).


Auditório da Casa das Artes
25 de Março (sexta), 23h00.; €8,00 (preço único)

MAZGANI
Inserido no SONS DE VEZ!
9º Mostra de Música Moderna Portuguesa de AVV

Mazgani é um cantautor que deu início à sua carreira, no final de 2007, com a edição do álbum "Song of the new heart"; um debut aclamado pela crítica especializada, com grandes canções, de belas melodias e uma poesia que dificilmente se enquadram no facto de ser somente um primeiro disco. Shahryar Mazgani começou a cantar em 2004, contando Leonard Cohen, Nick Cave e Tom Waits como alguns pontos de referência e de estímulo criativo. Sobre o seu trabalho, a revista francesa de renome "Les Inrockuptibles" já deu a sua opinião: Mazgani foi considerado um dos 20 melhores novos artistas musicais da Europa. No final de 2008, o "International Songwriting Competition", onde figuram nomes como Tom Waits e Jerry Lee Lewis no painel de juízes, premiou com o terceiro lugar o tema "Somewhere Beneath This Sky"; concorreram a esta competição 16,000 artistas de todo o mundo…

Em Abril de 2010, Mazgani lança aquele que é o seu segundo disco de originais, "Song of Distance", e que suporta esta segunda, e muito aguardada, vinda a solo arcuense.


Auditório da Casa das Artes
26 de Março (sábado), 22h30; €12,00 (preço único)

CARMINHO

A "grande voz do Fado português contemporâneo" ou a "grande revelação do Fado dos últimos anos". É assim que a têm apelidado. Filha da fadista Teresa Siqueira, desde cedo que Carmo Rebelo de Andrade, conhecida como Carminho, gosta de cantar. Estudou Marketing e Publicidade, mas não era isso que queria fazer… e ainda bem para a música, e muito em especial para o Fado (e para todos nós).

O seu percurso, apesar da juventude, é fulgurante e avassalador, colocando-a, sem favores, nesse panteão, restrito, de fadistas de que Portugal tanto se orgulha. Nas suas próprias palavras, o tributo à canção nacional é uma evidência: "O meu primeiro disco chama-se "Fado". Não podia, e digo-o com humildade, chamar-se outra coisa. Por respeito às minhas raízes, ao fado e a mim própria. E este disco sou eu. O meu passado (fados que sempre cantei), o meu presente (a evolução que o meu fado tem sofrido ao longo dos anos) e o meu futuro (em que irei, ainda mais, deixar-me guiar pela minha sensibilidade) ".


Teatro/mímica/comédia:

Auditório da Casa das Artes
19 de Março (sábado), 22h00; €5,00 (preço único). Nova data/reposição.

MIMUSEN
(Alemanha)

Algures entre Buster Keaton e Mr. Bean, entre a mímica e o humor físico, os "Mimusen" perseguem-se mutuamente a uma velocidade vertiginosa pelo palco. Este duo de actores da Alemanha apresenta em palco um espectáculo de uma mestria e beleza inquestionáveis.

Excêntricos e afáveis, com inteligência e humor poético e um timing perfeito, Klaus Franz e Marc Bockemühl apresentam uma nova forma de comédia visual em palco.

O seu trabalho relembra o tempo dos filmes mudos dos ruidosos anos 20.

Entrada gratuita para público escolar.


Actividades com escolas:

Casa das Artes e estabelecimentos de ensino do concelho
11 a 21 de Março

SEMANA DA LEITURA 2011
Iniciativa da Casa das Artes/Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, Agrupamento de Valdevez, Escola BI/JI de Távora e Escola Profissional do Alto-Lima.

Tradicionalmente dinamizada no mês de Março, a Semana da Leitura tem contribuído significativamente para a valorização da leitura junto das crianças e da população adulta e propicia a aproximação da Escola à comunidade, envolvendo, deste modo, autarquias, empresas, escritores, jornalistas, gente do teatro, várias individualidades públicas, para além de docentes, alunos, pessoal não docente, encarregados de educação, mobilizando, assim, a população em geral numa celebração festiva da leitura e do livro.


Exposições:

Foyer do Auditório da Casa das Artes
Até 10 de Abril; dias úteis: 10-18h00, sábados: 14-18h00 e 21h30-23h00, domingos: 21h30-23h00.

SONS DE VEZ! 2010 EM IMAGENS
Inserida na edição 2011 da Mostra de Música Moderna Portuguesa de AVV

Registos de palco dos concertos da edição 2010 do "Sons de Vez!", que incluíram OqueStrada, Katharsis, Virgem Suta, Os Pontos Negros, The Legendary Tiger Man, d3ö, Os Golpes + Os Velhos e Gaiteiros de Lisboa. Fotos da autoria de Sérgio Neto e Jorge Silva.



Outras actividades/Jornadas:

Auditório da Casa das Artes
19 de Março (sábado); 9-18h00.

NOS LABIRINTOS DA SEXUALIDADE: EDUCAR SEM BANALIZAR...
Organização do Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação das Escolas Associadas do Alto Lima e Paredes de Coura
Informações em www.cenfipe.edu.pt


Cinema

Auditório da Casa das Artes

6
Domingo às 22h00
BIUTIFUL
Drama - M/12
realização: Alejandro González Iñárritu
intérpretes: Javier Bardem, Maricel Álvarez, Hanaa Bouchaib

13
Domingo às 22h00
O TURISTA
Acção, Drama, Thriller - M/12
realização: Florian Henckel von Donnersmarck
intérpretes: Johnny Depp, Angelina Jolie, Paul Bettan

20
Domingo às 22h00
HEREAFTER - OUTRA VIDA
Drama, Fantástico - M/12
realização: Clint Eastwood
intérpretes: Matt Damon, Cecile De France, Frankie McLaren

27
Domingo às 22h00
AMOR E OUTRAS DROGAS
Comédia, Romance - M/12
realização: Edward Zwick
intérpretes: Jake Gyllenhaal, Anne Hathaway, Oliver Platt, Hank Azaria, Gabriel Macht, Judy Greer