Jornal Digital Regional
Nº 531: 19/25 Mar 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

SCCaminhense organizou prova para as camadas jovens no rio Minho

Cerveira venceu por pontos

Após alguns adiamentos devido às condições climatéricas adversas, realizou-se finalmente na tarde do passado dia 13 uma regata em Lanhelas destinada a equipas infantis, iniciadas e juvenis, sob organização do Sporting Club Caminhense.

Participaram o clube organizador, Associação Desportiva de Cerveira, Náutico de Vigo e Fluvial Vilacondense, sendo notada a ausência dos dois clubes de Viana do Castelo, cujas relações com o clube de Caminha - nomeadamente o Náutico de Viana - voltam a não ser as melhores, como ciclicamente sucedeu ao longo dos tempos.

Umas das consequências é a paralisia da Associação de Remo de Viana do Castelo.

Mas quanto às provas que decorreram num bom plano de água, sem vento, com horários a serem cumpridos, permitiram aos jovens remadores dos quatro clubes medirem forças, competir - o que é sempre um factor de motivação para os desafios futuros mais importantes - e proporcionar uma jornada desportiva domingueira a bastantes pessoas que presenciaram as 14 provas disputadas.

Mercê do maior número de pontos conquistados no compito de todas elas, o Cerveira arrecadou a taça destinada ao vencedor, classificando-se o Caminhense em 2º lugar.

Realce para o empolgante despique entre os dois oitos, do Caminhense e Cerveira, na prova que encerrou a regata, o Shell/8 Juvenil, com vitória segura deste último, mas que antevê luta renhida no Campeonato Nacional de Velocidade.

A cerimónia de entrega de medalhas a todos os jovens atletas que subiram ao podium suscitou uma salutar rivalidade sonora, principalmente entre as claques dos dois clubes mais pontuados, ao vitoriarem as suas equipas distinguidas.

A programação da época desportiva na modalidade de Remo poderá ser consultada no C@2000, "clickando" em Desporto.

2XJUV Masc

1º- SCC A
2º- ADCJC
3º- N. Vigo
4º- SCC B

...

1XJUV Masc

1º- CFV
2º- SCC B
3º- C. Vigo
4º- SCC A

...

4XJUV Masc

1º- SCC

...

2XJUV Fem

1º- SCC
2º- CFV

...

1XINF Mas

1º- N. Vigo
1º- ADCJC
3º- CFV

...

2XINF Mas

1º- N. Vigo
2º- ADCJC

...

1XINF Fem

1º- ADCJC
2º- N. Vigo

...

2XINF Fem

1º- ADCJC
2º- SCC

...

1XINIC Mas

1º- ADCJC

...

2XINIC Mas

1º- ADCJC
2º- N. Vigo
3º- SCC

...

4XINIC Mas

1º- SCC
2º- ADCJC

...

1XINI Fem

1º- ADCJC
2º- ADCJC
3º- N. Vigo

...

2XINI Fem

1º- SCC
2º- ADCJC

...

8XJUV Mas

1º- ADCJC
2º- SCC

...

Taça Presidente da República não se realiza pelo terceiro ano consecutivo

"É uma prova de Fundo e não se enquadra no actual calendário" federativo, assim justificou ao C@2000 Eduardo Gonçalves, presidente da Direcção do Sporting Club Caminhense, a não realização pelo terceiro ano consecutivo da Taça Presidente da República, que vinha tendo lugar entre os meses de Fevereiro e Março.

Eduardo Gonçalves pretende que este trofeu se torne numa prova de velocidade, coincidindo com um período da época desportiva mais adiantado, de modo a evitar o que sucedeu na última edição da Regata da Ria de Aveiro, em que "foi tudo ao fundo" devido ao mau tempo.

Quanto ao trofeu que seria conquistado definitivamente a quem vencesse três edições consecutivas ou cinco alternadas, será colocado em disputa na próxima época 2011/12, mas numa prova de velocidade, garantiu este dirigente eleito em Setembro do ano passado para um mandato de dois anos.

Ainda sem uma data precisa, o presidente do SCC crê que ele se enquadrará entre o Nacional de Velocidade de Inverno e de Verão.

Eduardo Gonçalves negou que o cancelamento desta prova (sucedânea do saudoso Troféu Minho Internacional) no período invernal se devesse a dificuldades financeiras, embora reconhecesse que a organização de uma prova de Fundo desta envergadura se cifrasse entre os 5 e os 6 mil euros.

"Se houver algum mecenas que a queira patrocinar…", a actual Direcção poderia reconsiderar a recuperação desta regata no seu formato anterior, referiu no entanto Eduardo Gonçalves no final das suas declarações.

Registe-se que o Caminhense conta actualmente com cerca de 100 atletas e que os pais dos remadores das camadas jovens pagam uma pequena mensalidade que contribui para as despesas da formação.

Federação Portuguesa de Remo