Jornal Digital Regional
Nº 531: 19/25 Mar 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

DEBATE ACESO ENTRE JOVENS DEPUTADOS

Foi no auditório da AIMinho, em Viana do Castelo, que um grupo de alunos da Ancorensis, juntamente com alunos de outras escolas, apresentou e debateu o seu projecto de recomendação no âmbito do Parlamento dos Jovens do Básico, subordinado ao tema Violência em Meio Escolar.

De manhã, depois de uma breve cerimónia de abertura conduzida pelo deputado Abel Baptista, que fazia parte da mesa juntamente com outros representantes do Instituto da Juventude, do Governo Civil, assim como as responsáveis por este projecto da Assembleia da República e de elementos da Equipa de Apoio às Escola da DREN, teve lugar o período de perguntas dirigidas ao mesmo.

Já da parte de tarde, os jovens deputados apresentaram as medidas dos seus projectos procedendo-se então ao debate na generalidade. Foi neste momento que todos puderam questionar-se e expôr os seus argumentos de forma mais ou menos convincente, tendo por fim sido eleito o projecto da escola Diogo Bernardes. Mas mais renhido foi depois o debate da especialidade. Por vezes, foi difícil à mesa conter o entusiasmo que alguns alunos mostraram e a acalorada discussão que se gerou entre os jovens deputados, tendo alguns deles esgotados o "tempo de antena" que lhes estava destinado, 3 minutos para cada escola. Foi já ao fim da tarde que foi aprovado o projecto final que representará o Círculo eleitoral de Viana do Castelo na Sessão Nacional e os respectivos deputados que o representarão.

Este ano, os alunos da Ancorensis não conseguiram o número de votos necessários para irem ao Parlamento Nacional, mas saliente-se a boa participação, o respeito pelas regras do debate e o poder de argumentação que demosntraram os alunos Guilherme Pereira, Rúben Esteves e Luís Pinheiro do 8º ano.

Luísa Rocha

Comenius reúne na Polónia
ANCORENSIS

Nos passados dias 10 a 16 de Março decorreu em Wojnics (Tarnow - Polónia) nova reunião internacional do projecto "Ecological Building", uma acção Comenius do Programa de Aprendizagem Ao Longo da Vida, da qual a Ancorensis é coordenadora. Nesta reunião estiveram presentes todos os parceiros (J. B. Delambre - França, Istituto Comprensivo S. Marcelo Pistoiese - Itália, Zespol Szkot Licealnych i Technicznych - Polónia e Ancorensis - Portugal), tendo a delegação portuguesa contado com a presença do presidente da escola, o coordenador do projecto, duas professoras da equipa Comenius e três alunos. Na ordem de trabalhos foi preponderante a apresentação e avaliação dos trabalhos colaborativos desenvolvidos nestes quatro países, assumindo principal relevo as entrevistas realizados aos diferentes agentes da construção, medindo-se desta forma o impacto, quer dos novos critérios de gestão energética, quer das mais actuais disponobilidades técnicas, na construção e na mudança de paradigma nas opções das pessoas.

Foram ainda definidas novas metas para a próxima reunião, que decorrerá em Portugal no próximo mês de Maio, bem como os parâmetros a observar na preparação da conclusão dos trabalhos, uma vez que este é o último ano lectivo em que o projecto "Ecological Building" se desenvolve.

A valorização da dimensão europeia na educação tem sido, desde sempre, uma aposta da Ancorensis, favorecendo a aquisição de mais competências aos seus alunos e professores, adequando as aprendizagens às realidades, fazendo da mobilidade um conceito dinâmico de fruição do saber e da capacidade de interagir com outros povos aos mais diferentes níveis. Neste quadro, a comunicação é um elemento valorizado pelas equipas Comenius de professores e alunos, que na escola e na vida a projectam em todas as áreas de intervenção, procurando desta forma disseminar as boas experiências educativas da Ancorensis, reflectidas nos sucessos dos seus alunos.

Encontrando paralelo na recepção que o município de Tarnow fez a esta equipa internacional de alunos e professores, também o município de Caminha se associou, sendo os professores e alunos portugueses portadores de uma missiva e elementos promocionais do concelho, entregues aos congéneres polacos.

A coordenação Comenius congratula-se com mais uma iniciativa europeia, pelo envolvimento dos professores e alunos, das instituições e da comunidade educativa, reconhecendo o papel de todos na prossecução de uma educação sólida e completa que valoriza os jovens, a região e o país.

JCR (coordenação Comenius)