Nos passados dias 10 a 16 de Março decorreu em Wojnics (Tarnow - Polónia) nova reunião internacional do projecto "Ecological Building", uma acção Comenius do Programa de Aprendizagem Ao Longo da Vida, da qual a Ancorensis é coordenadora. Nesta reunião estiveram presentes todos os parceiros (J. B. Delambre - França, Istituto Comprensivo S. Marcelo Pistoiese - Itália, Zespol Szkot Licealnych i Technicznych - Polónia e Ancorensis - Portugal), tendo a delegação portuguesa contado com a presença do presidente da escola, o coordenador do projecto, duas professoras da equipa Comenius e três alunos. Na ordem de trabalhos foi preponderante a apresentação e avaliação dos trabalhos colaborativos desenvolvidos nestes quatro países, assumindo principal relevo as entrevistas realizados aos diferentes agentes da construção, medindo-se desta forma o impacto, quer dos novos critérios de gestão energética, quer das mais actuais disponobilidades técnicas, na construção e na mudança de paradigma nas opções das pessoas.

Foram ainda definidas novas metas para a próxima reunião, que decorrerá em Portugal no próximo mês de Maio, bem como os parâmetros a observar na preparação da conclusão dos trabalhos, uma vez que este é o último ano lectivo em que o projecto "Ecological Building" se desenvolve.
A valorização da dimensão europeia na educação tem sido, desde sempre, uma aposta da Ancorensis, favorecendo a aquisição de mais competências aos seus alunos e professores, adequando as aprendizagens às realidades, fazendo da mobilidade um conceito dinâmico de fruição do saber e da capacidade de interagir com outros povos aos mais diferentes níveis. Neste quadro, a comunicação é um elemento valorizado pelas equipas Comenius de professores e alunos, que na escola e na vida a projectam em todas as áreas de intervenção, procurando desta forma disseminar as boas experiências educativas da Ancorensis, reflectidas nos sucessos dos seus alunos.
Encontrando paralelo na recepção que o município de Tarnow fez a esta equipa internacional de alunos e professores, também o município de Caminha se associou, sendo os professores e alunos portugueses portadores de uma missiva e elementos promocionais do concelho, entregues aos congéneres polacos.
A coordenação Comenius congratula-se com mais uma iniciativa europeia, pelo envolvimento dos professores e alunos, das instituições e da comunidade educativa, reconhecendo o papel de todos na prossecução de uma educação sólida e completa que valoriza os jovens, a região e o país.