INTRODUÇÃO DE PORTAGENS AFECTOU O COMÉRCIO DE VIANA DO CASTELO
A introdução de portagens na antigas SCUT provocou uma quebra média do volume de negócios no sector do Comércio e Serviços de Viana do Castelo de 49,5 %, tendo o sector da hotelaria e restauração registado perdas da ordem dos 57 pontos percentuais.
Esta é uma das conclusões do Barómetro de Confiança Económica de Viana do Castelo (BCEVC), uma iniciativa que a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) lançou no mês de Fevereiro e que terá uma periodicidade mensal com o objectivo de acompanhar de perto a actividade empresarial da cidade e obter um feedback permanente dos seus associados.
De acordo com os dados do BCEVC, mais de 80% dos empresários inquiridos considera que Viana do Castelo perdeu visitantes e turistas portugueses e espanhóis durante o ano de 2010, num fenómeno que foi claramente agravado com a introdução de portagens.
Um outro indicador deste cenário é o facto de, analisando o volume de facturação de Janeiro de 2011 com o período homólogo de 2010, a média das quebras ter sido de 24% e o panorama agrava-se quando se verifica que a baixa no volume de vendas atingiu os 43% de Janeiro para Fevereiro deste ano.
Para o Presidente da AEVC, Luís Ceia, estes dados confirmam o cenário previsto pela associação quando em 2010 avisou para os perigos do impacto socioeconómico negativo que a introdução de portagens nas antigas SCUTS iria provocar em toda a região e em particular em Viana do Castelo.
O Barómetro de Confiança Económica de Viana do Castelo (BCEVC) abrange empresas dos vários sectores de actividade da área do comércio e serviços com actividade no concelho vianense e tem por base um questionário elaborado com os critérios científicos e uma margem de erro abaixo dos 2 pontos percentuais
|
FERNANDO GOMES UMA VEZ MAIS EM VIANA PREPARA MUSICAL NO CDV
 |
Pela terceira vez, o popular actor e encenador Fernando Gomes instala-se temporariamente em Viana do Castelo para encenar uma comédia musical de sua autoria e em que entrará também como actor. É caso para, declinando o novo slogan da Autarquia, dizer que "Quem vem fica/Fica no coração"… tanto mais que se dá a coincidência do espectáculo, a 101ª produção do Centro Dramático de Viana, se chamar "COM GARRETT NO CORAÇÃO".
Herdeiro e renovador de um certo surrealismo popular português, de que o humor dos filmes do antigo cinema cómico (as "fitas" com Vasco Santana, António Silva, Ribeirinho…), Fernando Gomes criou um estilo próprio em que a graça acessível e às vezes quase brejeira, como na Revista, se junta a uma estética de sofisticação de gosto, com clara influência dos musicais da Broadway e do West-End, sem perder a marca inimitável da forma de ser português.
Dedicado - e conhecedor - sobretudo do período romântico, "COM GARRETT NO CORAÇÃO", Fernando Gomes consegue criar numa delirante sátira em que umas "irmãzinhas" resolvem organizar um sarau no Convento, em torno de Garrett, fornecendo uma grande quantidade didáctica da obra do criador do Teatro Nacional Dona Maria II, do Conservatório de Teatro, Parlamentar Ilustre, e Autor de prosas, como "As Viagens na Minha Terra", e de poesia como "Folhas Caídas", para lá da conhecidíssimo drama "Frei Luís de Sousa", que marca o início do romantismo em Portugal, segundo rezam as Histórias da Literatura.
Assim, pelo palco também passam pela cena deste espectáculo, mas em registo alegre e musicado, vários apontamentos dessas obras e informações historicamente correctas sobre Almeida Garrett, cujo interesse, assim, se alarga também à própria Escola, além do muito público anónimo que "delira" com as suas criações.
Na sua anterior passagem por Viana, de há perto de 2 anos, Fernando Gomes "rebentou" com o "record" de espectadores de sempre no Teatro Municipal Sá de Miranda, passando dos 6.200 espectadores num concelho que tem cerca de 90.000 habitantes no seu todo, incluindo freguesias rurais e mesmo aqueles que, até por idade, não são abrangidos como público potencial dessa produção, nem desta. Mesmo assim, o Director Artístico do CDV, o encenador Castro Guedes, que acompanha com entusiasmo de espectador a carreira de Fernando Gomes há 30 anos pelo menos, aposta que a companhia de Viana do Castelo "COM GARRETT NO CORAÇÃO" baterá o seu próprio "record"…
|
DIA 27 DE MARÇO, dia mundial do teatro, o jornal "público", onde tenho colaborado com alguma regularidade nos últimos dois anos, vai distribuir o livro de teses teatrais de minha autoria: "DO OUTRO LADO DA MÁSCARA - ENSAIOS TEATRAIS POLITICAMENTE INCORRECTOS".
 |
julgo que se percebe que tudo e cada parte em si é programático e emblemático: o dia, o título e até o distribuidor de nível nacional e o nome que tem (para quem contra a corrente, como eu) defende que não há teatro sem público. por isso mesmo, aliás, embora seja um livro que fala de um tema específico, procurei que fosse de relativa acessibilidade e de leitura fácil. pode ler-se cada capítulo como um artigo de opinião aprofundado ou uma tese ou, tal como oescrevi, também pode ser como se de uma novela se tratasse, pis os temas vão encadeados uns nos outros.
falo sobre o teatro como elemento social, tocando temas como a certificação profisssional do actor, o seu papel social, o ensino artístico, os teatros nacionais, a rede nacional de teatros e cine-teatros, os apoios, os processos de produção... e muito mais... além da importância e indispensabilidade do público para que exista teratro. digo coisas duras, um tanto singulares (minoritárias na expressão, mas que não talvez na opinião não publicada e muito menos se sairmos da própria "classe") e, de facto, "politicamente incorrectas".
de distribuição exclusiva com a compra do jornal "público" nesse dia (ou julgo que em dias subsequwentes nas lojas do jornal), o livro também pelo preço se destina a muita gente: 2,95€!... porque não há direitos de autor para ninguém e a própria editoora ("letras&coisas") publica-o sem ter em vista o lucro. aliás para não ter mesmo prejuízo precisa que se vendam uns 75% da tiragem, o que não é fácil: são 5.000 exemplares, quando este tipo de livros costuma ter tiragens de 500...
além do meu texto, o livro sai enriquecido com as colaborações do editor (nuno hiino) e do subdirector do jornal "público" (nuno pacheco), que fazem as notas de abertura; com o posfácio do professor mário vieira de carvalho (académico notabilísssimo e ex-secretário de estado da cultura, a quem certos lóbis não perdoaram querer pôr o teatro no são); breves ilustrações de mestre josé rodrigues e um arranjo gráfico belo pela sua simplicidade de zé miguel reis.
se acharem que um jornal de referência (e o mais que aqui vai dito) ra o dia mundial do teatro com um lvro de ensaio sobre teatro por um filho adoptivo e adoptado por viana do castelo e que aqui é director artístico da companhia profissional do concelho, agradeço que nos ajudem a espalhar a notícia. mas chamo a atenção para que, dado o facto de normalmente virem poucos livros parta viana com o jornal, talvez não seja mau começar desde já a reservar no quiosque o pedido do livro com a edição de 27 de março (um domingo) do jornal "público", para que possam encomen esses quiosques exemplares em número suficiente.
|
Lenda de "Vi Ana" dá lugar a festival do ano no castelo
A lenda diz que um barqueiro do Lima, há muitos anos, apaixonou-se por uma linda jovem que vivia na foz do rio Lima. Chamava-se Ana e a todo que ia perguntava por ela: "Viram a Ana?". Alguns respondiam: "Sim, Vi a Ana". E conta a lenda que assim nasceu Viana do Castelo. Da lenda à realidade, em 2011 todos vão poder ver a "Ana" no Castelo, o evento do ano que promete dar lugar a uma nova lenda. "Vi Ana no Castelo, a lenda", vai decorrer no Forte de Santiago da Barra a 09 e 10 de Junho e, entre muitos outros, contará com a presença de Steve Rod, Souls of Fire, Bezegol e Pan-Pot. Um festival que vai dar lugar a uma nova lenda e que já a 04 de Março revelou os primeiros pormenores.
|
VNC ALCANÇA TRINTA MEDALHAS NO CAMPEONATO REGIONAL DE INFANTIS DE NATAÇÃO
Ana Miguel Pinto, Carolina Cameira e Margarida Silva as mais medalhadas
Tiveram lugar nas Piscinas Municipais da Rodovia, em Braga, nos passados dias 19 e 20 de Fevereiro, os Campeonatos Regionais de Infantis, organizados pela Associação de Natação do Minho.
Numa prova em que os atletas se apresentam já próximo dos seus picos de forma, o Viana Natação Clube - Caixa Agrícola participou nesta prova com uma equipa constituida pelos atletas Ana Miguel Pinto, Antónia Franco, Carolina Sousa, Diana Esteves, Júlia Cardante, Mariana Rocha, Mariana Silva, Mariana Vale, Úrsula Campos, Edgar Costa, Olavo Maciel, Pedro Silva, Ruben Roriz e Tomás Vale, orientados pela técnica Marta Soares.
Em plano de destaque esteve a nadadora Ana Miguel Pinto que alcançou quatro títulos regionais individuais, nas provas de 200 e 400 estilos e 100 e 400 livres, a que juntou ainda uma medalha de prata na prova de 100 mariposa.
Carolina Sousa sagrou-se campeã regional na prova de 200 bruços, alcançando ainda dois segundos lugares nas provas de 100 bruços e 100 costas.
Mariana Silva foi outra nadadora do Viana Natação Clube que se sagrou campeã regional na prova de 100 bruços, conseguindo ainda alcançar três medalhas, sendo uma de prata na prova de 800 livres e duas de bronze nas provas de 200 bruços e 400 livres.
Tomás Vale, apesar de não ter alcançado qualquer título, esteve também em bom plano ao conseguir medalhas nas provas de 400 estilos (segundo lugar) e 100 livres e 100 mariposa (terceiros lugares).
Em termos colectivos, o Viana Natação Clube, através da sua estafeta constituida pelas atletas Ana Miguel Pinto, Carolina Sousa, Mariana Silva e Úrsula Campos, venceu as provas de 4x100 livres, 4x200 livres e 4x100 estilos.
A estafeta masculina, constituida pelos atletas Edgar Costa, Olavo Maciel, Pedro Silva e Tomás Vale alcançou o segundo lugar nas mesmas provas.
Os restantes elementos da equipa do Viana Natação Clube - Caixa Agrícola estiveram também em bom plano, com vários recordes pessoais, contribuindo, assim, para a excelente participação que todos os nadadores tiveram nesta prova.
A próxima competição da equipa de infantis do Viana Natação Clube ocorrerá nos próximos dias 11, 12, e 13 de Março, na cidade de Viseu, com a participação no Zonais de Infantis Zona Norte.
|
Râguebi deViana na 2ª jornada Rugby Seven's
Os Sub14 do Râguebi deViana, jogaram no passado domingo 27 de Fevº em Guimarães, a 2ª jornada Rugby Seven's do Torneio Primavera.
Com duas vitórias e duas derrotas, com uma jornada que parecia mais fácil e depois de ter ganho a primeira, o RAV14 ficou a meio da tabela classificativa desta.
Com uma parte técnica com os erros clássicos, que requerem treino e entrega de atletas e treinadores, o que falhou essencialmente foi o incumprimento do que suporta o projecto Râguebi deViana e que passou nesta jornada por falta de atitude e de compromisso e que merecerá de todos reflexão e introspecção.
|
No final de Fevereiro, de uma assentada só, foram nomeados dois ilustres lanhesenses para distintos cargos nacionais. Para Bispo Auxiliar do Porto, D.Pio Alves e Sousa e para Director do SIS (Serviço de Informações de Segurança), o juiz desembargador Dr. Horácio Correia Pinto. A Junta de Freguesia de Lanheses congratula-se com estas designações, sentimento que com certeza é representativo da população em geral, saudando e felicitando os recém-nomeados, ambos naturais de Lanheses.
Pio Alves de Sousa, nascido a 20 de Abril de 1945, em Lanheses, actualmente deão da Sé Catedral de Braga e presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP), foi nomeado Bispo Auxiliar do Porto pelo Papa Bento XVI. A ordenação episcopal do novo bispo português está marcada para o dia 10 de Abril, às 16 horas, na Cripta do Sameiro.
Horácio Correia Pinto, juiz desembargador de Guimarães, assumirá o comando da 'secreta' portuguesa, por nomeação do Ministro Rui Pereira. Nasceu a 9 de Fevereiro de 1955, em Lanheses, e licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1975-1980).
A ambos, a população lanhesense, através da Junta de Freguesia, deseja os maiores sucessos pessoais e, no âmbito das novas funções, que vençam os desafios institucionais que lhes serão colocados.
Junta de freguesia de Lanhelas
|
JOSÉ EDUARDO CARVALHO À DIRECÇÃO
Rocha de Matos tem liderado o processo de transformação da AIP que se tem vindo a desenvolver nos últimos anos, vai presidir ao Conselho Geral da AIP, órgão que define a visão e as orientações estratégicas, aprova o plano de actividades, os programas de acção e o orçamento da Associação.
Por sua vez, José Eduardo Carvalho, até agora presidente do NERSANT e vice-presidente da AIP, vai assumir as funções de presidente da Direcção (órgão operacional), nas quais é acompanhado por Vitor Neto (NERA), António Tavares (RENOVA), Nuno Ribeiro da Silva (SOMAGUE), José Ribeiro Vieira (NERLEI), Jorge Pais (DIVULMERCA) e António Tavares (NERGA).
Os órgãos sociais (em anexo) da lista foram propostos pela Direcção em funções, por recomendação de Jorge Rocha de Matos, o qual sugeriu José Eduardo Carvalho para Presidente da Direcção e mandatário nacional da lista a submeter a sufrágio.
Rocha de Matos, por decisão unânime dos seus pares, presidirá ao Conselho Geral.
Este modelo de "governance" - Conselho Geral e Direcção - foi considerado como sendo o mais adequado para o inicio de um processo de transição resultante do reordenamento do movimento associativo nacional.
As eleições decorrerão dia 3 de Março na sede e em doze delegações regionais da AIP.
A Assembleia-Geral será presidida por Pedro Ferraz da Costa e o Conselho Fiscal por Vera Pires Coelho.

|
Sabendo cumprir os compromissos
Continuaremos a melhorar
Vencendo as dificuldades
Dando cumprimento às disposições estatutárias, vão realizar-se no dia 18 de Março de 2011, as eleições para os Corpos Sociais da nossa prestigiada colectividade.
Na sequência da informação da actual Direcção na última Assembleia Geral realizada, vai uma equipa liderada por João Paulo Novo, candidatar-se para o triénio 2011-2014, respondendo assim ao desafio lançado por muitos associados do nosso clube.
Assumimos compromissos desportivos e principalmente financeiros que queremos cumprir integralmente.
Os sócios do Sport Clube Vianense sabem que podem contar connosco para todos os desafios.
Ao longo destes cinco anos que passamos juntos, vivemos grandes momentos de felicidade e também alguns de tristeza. Com o esforço, a dedicação, o trabalho e a honestidade de todo este grupo de trabalho, de muitos sócios e de amigos do nosso clube, conseguiu-se voltar a credibilizar na Praça Pública o nome do enorme Sport Clube Vianense.
Há cinco anos atrás encontramos um Sport Clube Vianense, triste, despedaçado financeiramente e com a sua equipa de futebol sénior muito perto do fim.
Não deixamos que fizessem mal a esta centenária colectividade de Viana do Castelo e nem vamos permitir que o façam.
Porque às vezes a memória de muitos apaga-se com muita facilidade, tentamos agora reavivá-la…
Na época 2005/2006, chega-mos ao clube e deparamo-nos com a maior crise desportiva e financeira de que à memoria. Lutava a equipa sénior para não descer aos distritais, salvando-se na última jornada em casa frente ao vizinho Correlhã. A nossa direcção (Actual) poderia ter ficado para sempre ligada à história do nosso clube pelas piores razões com a descida do nosso Vianense aos campeonatos distritais, mas em boa hora arrisca-mos… Na época seguinte (2006/2007) realizamos uma campanha tranquila, que viria a dar frutos em (2007/2008) com a tão desejada subida à Segunda Divisão.
Mantivemo-nos nesse escalão em (2008/2009) o que já não se verificava à uma dezena de anos.
Nestes cinco anos de mandato da direcção liderada por João Paulo Novo, o nosso clube teve uma época digna de destaque, foi em 2007/2008, que apesar das grandes dificuldades financeiras, garantiu a permanência da sua equipa principal na 2ª Divisão Nacional. Mais, o nosso clube pela primeira vez na sua longa vida teve a honra de disputar com a sua equipa de juniores a 1ª Divisão Nacional da categoria com os melhores clubes de Portugal. Disputou ainda na mesma época o Campeonato Nacional de Juvenis e de Iniciados. Recuperou o título Distrital de Infantis que já fugia à alguns anos e manteve o título distrital de Escolinhas. Disputamos o Campeonato Nacional de Futsal e o nosso clube chegou ainda aos quartos de final da Taça de Portugal nesta modalidade.
Na secção de Judo, três atletas do nosso clube sagraram-se campeões da Zona Norte e no Campeonato Nacional de Juvenis conquistamos a medalha de Bronze.
Nas Danças Desportivas (Danças de Salão) conquistou o Sport Clube Vianense pela primeira vez na sua história a Taça de Portugal de seniores e foi Campeão Nacional na vertente clássica.
Para além destes resultados que orgulham todos os vianenses, a actual direcção devolveu o clube aos sócios (porque era só de alguns) mas principalmente devolveu-o à cidade que voltou a ter orgulho no seu emblema.
Demos a cara aos credores e olhos nos olhos negociaram-se dívidas que fechavam as portas de muitas empresas à nossa colectividade, que felizmente se voltaram a abrir…
Acabamos com o pó e com a lama. Tudo pelos nossos atletas.
O Sport Clube Vianense melhorou substancialmente as suas instalações desportivas com a construção do novo Campo de Relva Sintética, uma obra que dá outro conforto a quem se serve da "nossa casa" diariamente. Melhoraram-se os pontos de iluminação, reorganizou-se o aparcamento, etc.
Foi construída de raiz a lojinha do clube, que até á nossa chegada funcionava num contentor. Demos melhores condições aos jornalistas que nos visitam, melhorando as suas condições de trabalho com a criação de uma sala de imprensa que nem sequer existia.
Rentabilizamos o nosso departamento médico. Abrimo-lo a todos os associados que dele necessitem.
Reactivamos tradições que á muito estavam perdidas.
Organizamos e rejuvenescemos o Departamento de Futebol Juvenil. Passa pelos atletas formados no Clube o futuro da nossa grande colectividade. Orgulhamo-nos de nos últimos cinco anos termos promovido um número bastante significativo de atletas à nossa equipa principal de futebol. Esta é uma política que adoptamos desde o inicio do nosso mandato e será para continuar no futuro…
Actualmente são doze (12) os atletas formados no nosso clube que fazem parte do plantel sénior 2010/2011.
Ligamos o nosso Clube ao Mundo com a criação de uma pagina oficial na internet ( www.vianense.pt ) e com a entrada nas redes sociais http://www.facebook.com/scvianense juntamos todos os vianense que se encontram distantes, muito mais perto do Sport Clube Vianense.
Mas ainda há muito mais para fazer…
É prioritário acabar de vez com a divida do clube (não o conseguimos fazer em cinco anos, pois o que encontramos era dramático), mas vamos continuar a trabalhar afincadamente para rapidamente acabar de vez com este "cancro" que atinge o nosso clube.
Temos toda a legitimidade em querer ver todos os nossos jovens a disputar os Campeonatos Nacionais e a equipa sénior pelo menos, na Segunda Divisão, mas somos responsáveis. Vivemos num mundo real e não num mundo megalómano como alguns querem viver. Vamos lutar com todas as nossas forças pelos objectivos do nosso clube que são ambiciosos mas realistas. Lutaremos com seriedade, responsabilidade e honestidade para o melhor do SC Vianense…
Não podemos deixar que voltem a fazer mal, pior, que acabem com o nosso velhinho clube…
Os vianenses conhecem a vida do nosso clube, por isso também sabem escolher a direcção para liderar os destinos do Sport Clube Vianense nos próximos três anos.
Para fazer é preciso ter os pés bem assentes na Terra.
A equipa de João Paulo Novo tem demonstrado nestes últimos cinco anos todo um realismo que é necessário manter, trabalhando cada vez mais, só pelo bem do SPORT CLUBE VIANENSE.
Estamos confiantes no apoio de todos!
Juntos, CONTINUAREMOS A FAZER CRESCER O Sport Clube Vianense.
Lista Candidata aos Órgãos Sociais do Sport Clube Vianense
Triénio 2011/2014
Assembleia Geral
Presidente: António Rui Viana Fernandes da Ponte -119
1º Secretário: José Manuel Simões Nogueira - 139
2º Secretário: Eduardo de Castro Miranda -176
Direcção
Presidente: João Paulo de Sá Pereira Novo - 1093
Vice Presidente: Pedro Sérgio Lima Xavier - 628
1º Secretário: António José Rodrigues Soares Basto - 151
2º Secretário: Luís Manuel de Abreu Paulo - 1491
1º Tesoureiro: Luís António Vieitas Sobral -901
2º Tesoureiro: José Manuel Rodrigues Oliveira Valença - 786
Vogal: Carlos Alberto Peres Xavier - 381
Vogal: Carlos Manuel de Passos e Sousa - 762
Vogal: José salvador Passos Rosário - 985
Vogal: José Carlos Sousa Carrilho - 1636
Vogal: Joaquim Jorge Rocha Lima - 1064
Vogal Suplente: Fernando José Sousa de Passos - 615
Vogal Suplente: José Carlos Passos Peres - 1363
Vogal Suplente: Ricardo Manuel Pereira Coutinho -1957
Conselho Fiscal
Presidente: Graciano Afonso Quesado - 107
Secretário: José Manuel Torres Oliveira- 358
Relator: Manuel Luís Pires Costa - 1413
Conselho Jurisdicional
Presidente: Noé Martins Rocha - 1178
Vice Presidente: Luís Filipe Oliveira Louro-548
Secretário: Carlos Manuel Fernandes Afonso - 1105
Conselho Geral
Amândio Araújo Passos Silva 55
António Silva Costa 74
Armando Miranda Sousa 10
Bernardo Silva Barbosa 1220
Elídio Matos Carvalho 128
Floriano Dias Passos 29
João Azevedo 226
João Rodrigues de Barros 1394
Joaquim Rodrigues Ribeiro 34
João Sousa Pinto 218
José António Borja Serafim 92
José Enes Natário 62
José Gonçalves Pequeno 59
José Luís M. Carvalhido 120
José Silva Araújo 1070
Manuel Amorim Gomes 992
Manuel Deus Soares Cabral 71
Paulo Jorge Passos 348
Rodolfo Rodrigues Parente 64
Teotónio Fernando Miranda Barreto 351
|
|
 |
|
|