"Queres Que te Faça um Desenho" em Valença
A Biblioteca Municipal de Valença recebe o espectáculo infantil "Queres Que te Faça um Desenho", em 27, 28 e 31 de Janeiro, a cargo da companhia de teatro "Comédias do Minho, com sessões às 10h e às 14h.
O que é que foi a 1ª República? Quantos eram? Quem era? É a grande linha desta peça que pretende explicar, por miúdos, aos mais jovens, a história e os primeiros passos da República.
Num período de 16 anos, houve 7 Parlamentos, 8 Presidentes da República e 45 governos. E se resumíssemos os 16 anos que parecem 1000000 em 60 minutos? E se ultrapassássemos a velocidade da República, nos detivéssemos no acessório e complicássemos a história?
Dois actores, alguns adereços, um quadro onde escrever, umas imagens para ilustrar. Música e movimento. Vamos suar.
A criação é de José Maria Vieira Mendes e Pedro Penim, com Joana Barrios e Luís Filipe Silva e a cenografia é de Bárbara Falcão Fernandes.
Este é um espectáculo da Aproximarte - Projecto Pedagógico das Comédias do Minho em co-produção com o Teatro Praga.
Jornadas "Memória e Fronteira" em Valença
Valença promove as jornadas "Memória e Fronteira", de evocação da figura das trapicheiras e raianas, em 28 e 29 de Janeiro, numa iniciativa da Câmara Municipal.
No Auditório Municipal está programada a projecção do documentário "Mulheres da Raia" e uma breve apresentação sobre a temática a cargo da produtora / realizadora Diana Gonçalves.
Visita Guiada aos Espaços do Trapicho
A jornada inclui uma visita guiada aos locais mais emblemáticos das filmagens de "Mulheres da Raia" e que foram o epicentro da vida das trapicheiras e raianas: a antiga Alfândega de Valença, a Casa do Trapicho, a Ponte Internacional metálica e a antiga Aduana de Tui.
Projecção do Documentário "Mulheres da Raia"
O documentário "Mulheres da Raia", da realizadora valenciana / tudense, Diana Gonçalves recupera a memória da fronteira minhota e a sua transformação. Um trabalho que relata um episódio importante da história do século XX, protagonizado por uma geração de mulheres que, com a sua actividade, realizavam um intercâmbio diário com o país vizinho. Os fenómenos do contrabando e a emigração clandestina, durante os períodos ditatoriais franquista e salazarista, são tratados neste trabalho cinematográfico desde a perspectiva de género.
A jornada de sexta-feira, 28 de Janeiro, com início às 10h, está dedicada ao público escolar e a do dia 29, com início às 16h00, ao público em geral.
Valença Apoia Colectividades Desportivas
A Câmara Municipal de Valença disponibilizou novo material de apoio à prática desportiva para as colectividades desportivas valencianas.
Este material pretende colmatar algumas carências de material necessário à prática desportiva, inventariados pelos Serviços Municipais de Desporto. Com estas ofertas pretende-se proporcionar melhores condições às colectividades, na formação dos jovens atletas e dinamizar a prática desportiva das várias modalidades, segundo o Vereador do Desporto, José Monte.
De entre os vários materiais disponibilizados, pela Câmara Municipal, para as colectividades destacam-se:
* Zona Fut - bolas de futebol;
* C.A.A.A.M. Centro de Actividades Aquáticas do Alto Minho - tapetes e barras funnoodle;
* União Desportiva Friestense - saco maxi ball e bolas;
* Fontourense - saco maxiball e bolas;
* Sport Clube Valenciano - mini-barreiras, multi-markers, saco maxiball e bolas;
* Judo Clube de Valença - Arcos de secção, cordas e bolas de iniciação;
* Valença Hóquei Clube - coletes e multi-markers;
* Basket Clube de Valença - saco maxiball , coletes, multi-markers e bolas;
* Associação Desportivadoejense - bolas, raquetes e balde para bolas;
* Valença Volei Clube - escadas de treino, mini-barreiras e cordas de saltar.
VALENÇA "Um Dia pela Vida" Palestra
O Projecto "Olá Valença" e a Liga Portuguesa Contra o Cancro vão promover a palestra "Vamos Falar de Cancro", sexta-feira, 28 de Janeiro, às 21h00, no Auditório dos Paços do Concelho.
A iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal de Valença e assinala a apresentação e o lançamento do projecto "Olá Valença".
O colóquio contará com as seguintes intervenções:
"A Importância do Rastreio na Prevenção do Cancro" por Diogo Cabrita, Cirurgião Geral do Centro Hospitalar de Coimbra;
"Cancro Gástrico" por António Ramalho, Chefe de Serviço de Cirurgia do Instituto Português de Oncologia do Porto.
Após o colóquio está programado um momento musical a cargo da Escola de Música da EB 2 e 3,S de Valença e do Grupo de Dança da E.T.A.P. Valença.
Durante a palestra será apresentado o hino do projecto, da autoria de Jorge Santos Silva e será projectado um filme.
O projecto "Olá Valença" decorre do projecto da Liga Portuguesa Contra o Cancro "Um Dia Pela Vida", no âmbito do programa internacional da American Cancer Society, o Relay For Life.
"Um Dia Pela Vida", do "Olá Valença" é o 7º evento organizado, na área de acção do Núcleo Regional do Norte, num total de 22 edições no território nacional. A iniciativa tem como principais objectivos informar, educar e angariar fundos para os programas de prevenção e rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O projecto representa a esperança de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que o estão a combater serão apoiados e que um dia o cancro será vencido.
"Olá Valença" mantém um espaço de mostra de artesanato e manualidades no edifício do antigo Posto de Turismo, na avenida de Espanha, até 21 de Maio, data de encerramento das actividades em Valença.
Valenciana de Bronze
Campeonatos do Mundo de Atletismo
A atleta valenciana Inês Fernandes conquistou a medalha de bronze nos Campeonatos do Mundo de Atletismo na Nova Zelândia.
Mais um grande feito, a nível Mundial, para enriquecer o já vasto palmarés da atleta valenciana. Desta feita nos Campeonatos do Mundo para atletas paraolimpico, disputados na cidade da Nova Zelândia de Christchurch. Inês Fernandes, foi apenas superada pela da recordista mundial e por uma das representantes da Ucrânia, numa competição onde estão mais de 50 países representados.
"Este é um feito notável e um exemplo de coragem e determinação que muito orgulha os valencianos", segundo o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes.
Acompanhada pelo seu treinador, o Professor Jorge Rodrigues, responsável por todos os lançadores da delegação portuguesa, esta valenciana, mais uma vez, fez com que a bandeira portuguesa fosse hasteada num estádio palco de uma das maiores competições atléticas Mundiais.
A importância destes acontecimentos ficou manifesto no orgulho sentido pela única família portuguesa que reside nesta cidade e que acompanhou as competições ao longo dos diferentes dias.
Esta é a quarta medalha conquistada pelos atletas portugueses. Luís Gonçalves foi ouro nos 400 metros para atletas invisuais, a estafeta portuguesa de 4x100, também, para invisuais foi prata assim como Lenine Cunha no salto em comprimento para atletas com deficiência intelectual. A INÊS FERNANDES foi a única mulher portuguesa a conseguir uma medalha (Bronze) neste caso no Lançamento do Peso.
Informação Município de Valença
|