Jornal Digital Regional
Nº 524: 29 Jan a 4 Fev 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Deputado Honório Novo do PCP, apresentou uma pergunta na Assembleia da República, dirigida ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, sobre Ligação de Paredes de Coura à A3

Ao longo de vários anos, os Governo tem acenado às populações do Alto Minho, em particular aos que vivem e trabalham em Paredes de Coura, com a promessa de construir uma ligação entre a A3, em Sapardos, e a sede daquele Concelho do Alto Minho.

Os anos passaram, os estudos eternizaram-se, as obras foram sendo adiadas e agora o pretexto para mais demoras e adiamentos passaram a ser as dificuldades orçamentais…

E como prometer não custa dinheiro nem paga imposto e, infelizmente a memória das populações tende a ser curta, há responsáveis que, para esconder a mais que evidente quebra de compromissos do Governo (dos governos…), tentam dar um salto em frente e fazer crer que Paredes de Coura pode ter não uma, mas duas ligações às auto-estradas, a primeira que está prometida há mais de dez anos, entre Sapardos, na A3 e Paredes de Coura, uma outra entre Paredes e a A28…

Importa, neste contexto, procurar assentar de forma sensata e prudente em informações tão fiáveis quanto possível. Por isso, e ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais aplicáveis, solicita-se ao Governo que, por intermédio do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, sejam respondidas as seguintes questões:

1. Mantém o Governo a intenção de construir a ligação há tantos anos prometida e anunciada entre Paredes de Coura e a A3, em Sapardos? Que razões invoca agora o Governo para justificar tantos atrasos na construção desta ligação?

2. Em que ponto estão os estudos e projectos há tanto tempo anunciados para a ligação entre Paredes de Coura e a A3? Qual é a actual programação para a execução da obra?

3. E está o Governo a pensar construir, para além da ligação referida na pergunta anterior, uma qualquer outra ligação entre Paredes e a A28? Em caso afirmativo, em ponto está o desenvolvimento deste projecto? Há ou não já projecto para a respectiva execução? Em que ponto está planeada o estabelecimento da ligação na A28?

4. Ainda em caso afirmativo, quando é que o Governo pensa ter esta outra ligação concluída e em operação efectiva?

Deputado Honório Novo