"Lampreia do Rio Minho - um prato de excelência" é o tema do evento que, durante os meses de Fevereiro e Março, o município leva a cabo, em colaboração com a Adriminho e cinco autarquias do Vale do Minho, tendo ainda como parceiros a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal e a APHORT. A iguaria será servida à mesa dos 12 restaurantes aderentes, mas a lampreia é ainda tema de exposições e outras iniciativas.
Mais uma vez, este ano, o município de Cerveira aposta na lampreia como forma de promover a gastronomia e a cultura tradicionais, hoje produtos turísticos de referência da Vila das Artes.
O evento decorre durante os meses de Fevereiro e Março, aos fins-de-semana e os restaurantes aderentes à iniciativa, que no caso de Vila Nova de Cerveira são 12, comprometem-se a ter nas respectivas ementas a tradicional lampreia do rio Minho, confeccionada na sua vertente mais típica, como o o arroz de lampreia e a lampreia à bordalesa.
Os restaurantes aderentes são o Abrigo das Andorinhas, Adega Real, Braseirão do Minho, Casa do Lau, Cantinho dos Amigos, Casa das Velhas, Central, Costa Verde, Glutão, Luso Galaico, O Lavrador e Sol Nascente.
Antes e depois da refeição, porém, há bons motivos para ficar em Cerveira. Assim, aos sábados e domingos entre as 16h00 e as 17h00, o Aquamuseu do Rio Minho proporcionará uma visita guiada, mas pelo preço de uma visita normal.
No dia 19 de Fevereiro, sábado, terá lugar o atelier "A Lampreia". O início está marcado para as 10h00, no Aquamuseu do Rio Minho. A participação é gratuita e as actividades sobre a lampreia destinam-se a crianças entre os 5 e 11 anos.
Já no final do mês, a 29, também um sábado, decorrerá a II Audição da Escola "Centro de Estudos Musicais CervMusic", no Cine-Teatro, pelas 21h30.
Em Março, para além da gastronomia, Cerveira celebra o Teatro. No Âmbito do Mês do Teatro, entre os dias 9 e 13 de Março, a peça "Rapaziadas Teatrais", da Comédias do Minho/Teatro Oficina, andará em itinerância pelo concelho.
À mesa dos restaurantes continuará a lampreia, uma oportunidade imperdível para os sabores mais apurados - a não perder.
Com o apoio dos municípios de Cerveira e Tomiño e da Junta de Freguesia de Covas, vai decorrer naquela freguesia cerveirense, no próximo dia 30, a Taça Ibérica de Slalom, na qual se prevê a participação de mais de oito dezenas de canoistas.
Trata-se de uma prova de canoagem de águas bravas, na vertente olímpica de Slalom, que reúne elementos dos dois países, oriundos de cerca de 15 clubes, e que está marcada para o período entre as 10h00 e as 14h00, nas Azenhas de Pagade.
Segundo a organização, desta vez o percurso terá cerca de 18 portas, montadas de modo a que os atletas se vejam obrigados a pôr à prova todas as suas capacidades físicas e técnicas. Esta será também a primeira prova da época e espera-se uma boa participação a nível geral.
É já certo que estarão presentes os canoistas campeões nacionais Ivan Silva e José Carvalho, atletas que este ano procuram o apuramento olímpico para o Campeonato do Mundo, que decorrerá em Setembro deste ano na Eslovénia.