Jornal Digital Regional
Nº 524: 29 Jan a 4 Fev 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

FEVEREIRO E MARÇO EM CERVEIRA
SÃO MESES DA LAMPREIA

"Lampreia do Rio Minho - um prato de excelência" é o tema do evento que, durante os meses de Fevereiro e Março, o município leva a cabo, em colaboração com a Adriminho e cinco autarquias do Vale do Minho, tendo ainda como parceiros a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal e a APHORT. A iguaria será servida à mesa dos 12 restaurantes aderentes, mas a lampreia é ainda tema de exposições e outras iniciativas.

Mais uma vez, este ano, o município de Cerveira aposta na lampreia como forma de promover a gastronomia e a cultura tradicionais, hoje produtos turísticos de referência da Vila das Artes.

O evento decorre durante os meses de Fevereiro e Março, aos fins-de-semana e os restaurantes aderentes à iniciativa, que no caso de Vila Nova de Cerveira são 12, comprometem-se a ter nas respectivas ementas a tradicional lampreia do rio Minho, confeccionada na sua vertente mais típica, como o o arroz de lampreia e a lampreia à bordalesa.

Os restaurantes aderentes são o Abrigo das Andorinhas, Adega Real, Braseirão do Minho, Casa do Lau, Cantinho dos Amigos, Casa das Velhas, Central, Costa Verde, Glutão, Luso Galaico, O Lavrador e Sol Nascente.

Antes e depois da refeição, porém, há bons motivos para ficar em Cerveira. Assim, aos sábados e domingos entre as 16h00 e as 17h00, o Aquamuseu do Rio Minho proporcionará uma visita guiada, mas pelo preço de uma visita normal.

No dia 19 de Fevereiro, sábado, terá lugar o atelier "A Lampreia". O início está marcado para as 10h00, no Aquamuseu do Rio Minho. A participação é gratuita e as actividades sobre a lampreia destinam-se a crianças entre os 5 e 11 anos.

Já no final do mês, a 29, também um sábado, decorrerá a II Audição da Escola "Centro de Estudos Musicais CervMusic", no Cine-Teatro, pelas 21h30.

Em Março, para além da gastronomia, Cerveira celebra o Teatro. No Âmbito do Mês do Teatro, entre os dias 9 e 13 de Março, a peça "Rapaziadas Teatrais", da Comédias do Minho/Teatro Oficina, andará em itinerância pelo concelho.

À mesa dos restaurantes continuará a lampreia, uma oportunidade imperdível para os sabores mais apurados - a não perder.


TAÇA IBÉRICA DE CANOAGEM VAI DECORRER EM COVAS

Com o apoio dos municípios de Cerveira e Tomiño e da Junta de Freguesia de Covas, vai decorrer naquela freguesia cerveirense, no próximo dia 30, a Taça Ibérica de Slalom, na qual se prevê a participação de mais de oito dezenas de canoistas.

Trata-se de uma prova de canoagem de águas bravas, na vertente olímpica de Slalom, que reúne elementos dos dois países, oriundos de cerca de 15 clubes, e que está marcada para o período entre as 10h00 e as 14h00, nas Azenhas de Pagade.

Segundo a organização, desta vez o percurso terá cerca de 18 portas, montadas de modo a que os atletas se vejam obrigados a pôr à prova todas as suas capacidades físicas e técnicas. Esta será também a primeira prova da época e espera-se uma boa participação a nível geral.

É já certo que estarão presentes os canoistas campeões nacionais Ivan Silva e José Carvalho, atletas que este ano procuram o apuramento olímpico para o Campeonato do Mundo, que decorrerá em Setembro deste ano na Eslovénia.

Informação Município de Vila Nova de Cerveira

INÊS FERNANDES, MEDALHA DE BRONZE, NOS CAMEONATOS DO MUNDO DE ATLETISMO NA NOVA ZELÂNDIA

Mais um grande feito a nível Mundial da Atleta da ADRCLovelhe.

Desta feita nos Campeonatos do Mundo para atletas paraolimpico, disputados na cidade da Nova Zelândia de Christchurch a Inês Fernandes, foi apenas superada pela da Recordista Mundial e por uma das representantes da Ucrânia numa competição onde estão mais de 50 países representados.

Acompanhada pelo seu treinador, o Professor Jorge Rodrigues, responsável por todos os lançadores da delegação portuguesa, esta valenciana, mais uma vez, fez com que a bandeira portuguesa foce hasteada num estádio palco de uma das maiores competições atléticas Mundiais.

A importância destes acontecimentos ficou manifesto no o orgulho sentido pela única família portuguesa que reside nesta cidade e que acompanhou as competições ao longo dos diferentes dias.

Esta é a quarta medalha conquistado pelos atletas portugueses, Luís Gonçalves foi ouro nos 400 metros para atletas invisuais, a estafeta portuguesa de 4x 100 também para invisuais foi prata assim como Lenine Cunha no salto em comprimento para atletas com deficiência intelectual.

A INÊS FERNANDES foi a única mulher portuguesa a conseguir uma medalha (Bronze) neste casa no Lançamento do Peso.

ADRCLovelhe

.