Viana do Castelo no III Fórum das Cidades Saudável em Ponta Delgada
A saúde nas políticas locais foi o tema central do III Fórum das Cidades Saudáveis, que decorreu este fim-de-semana em Ponta Delgada. Organizado pela Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis, da qual o Presidente da Câmara é presidente da Assembleia Intermunicipal, o evento contou com a presença do Director Geral de Saúde e abordou temas como as políticas municipais para ambientes urbanos saudáveis ou as políticas para vida saudável.
A iniciativa, que contou com intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi mais uma forma de divulgar o trabalho desenvolvido pelas Cidades Saudáveis, de cuja Rede Viana do Castelo é fundadora. No Município de Viana do Castelo, o Gabinete Cidade Saudável é responsável pela aplicação das normas que visam a promoção da saúde e a criação de hábitos saudáveis mas também por iniciativas como caminhadas, acções de sensibilização e formação, etc..
Recorde-se que a Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis foi criada a 10 de Outubro de 1997 por escritura pública assinada em Viana do Castelo pelos responsáveis políticos das cidades fundadoras: Amadora, Cartaxo, Coimbra, Leiria, Lisboa, Loures, Oeiras, Seixal e Viana do Castelo. Na altura, ficaram também definidos os objectivos da associação, que tem por objecto "a promoção de políticas locais de saúde" seguindo os princípios da Estratégia Saúde para Todos da OMS.
Das suas principais metas destacam-se a participação activa sobre as políticas que condicionam a saúde das populações, o planeamento urbano saudável, a acessibilidade para todos, a integração dos grupos populacionais mais fragilizados (cidadãos portadores de deficiência, minorias étnicas, idosos, etc.), a promoção da saúde e de hábitos de vida saudável (alimentação, exercício físico, etc.) e a colocação deste tema na prioridade das agendas dos decisores políticos locais.
Abertura da Passagem Desnivelada de S. Sebastião, Areosa

Está aberta a nova passagem desnivelada de S. Sebastião, na freguesia de Areosa, uma empreitada da Câmara Municipal de Viana do Castelo orçada em cerca de um milhão de euros que vai garantir maior segurança à circulação rodoviária e de peões. A nova estrutura viária foi alvo de uma visita do Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, e do vereador com o Pelouro do Planeamento e Mobilidade, que aproveitaram para ver as obras da passagem inferior e acessos rodoviários de Além Rio, no valor global de 1.3 milhões de euros.
A visita, que decorreu ontem na presença de membros da Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia de Areosa, serviu para tomar o pulso às obras que estão a ser efectuadas na freguesia na Linha do Minho e que integram o protocolo assinado com a REFER para a eliminação de todas as passagens de nível no concelho de Viana do Castelo.
Recorde-se que, em 2010, as 24 passagens de nível desaparecem do concelho, num investimento de 15 milhões de euros, dando lugar a 14 novas passagens desniveladas e ainda o encerramento de dezenas de atravessamentos da Linha do Minho, tornando Viana do Castelo no primeiro concelho do país sem passagens de nível.
Aprovada candidatura para sete novas empreitadas de água e saneamento em Viana do Castelo
Acaba de ser aprovada a candidatura que irá permitir à Câmara Municipal de Viana do Castelo investir mais de 1.4 milhões de euros em sete empreitadas de água e saneamento no concelho. Trata se de uma candidatura ao EIXO III / Ciclo Urbano da Água para redes de águas residuais e abastecimento de água para várias ruas da cidade mas também para diversas freguesias do concelho.
Em causa estão a ampliação da rede de abastecimento de água em Santa Maria de Geraz do Lima na zona alta e baixa de Vila Franca; a construção das redes de águas residuais e abastecimento da Rua José Espregueira; a ampliação da rede de água residuais da Costa em Perre; a ampliação da rede de distribuição de água e rede de águas residuais de Vila nova de Anha, Chafé, Neiva e Mujães; a ampliação da rede de águas residuais de Santa Marta com a ligação a Samonde e Petigueiras; a ampliação da rede de águas residuais e abastecimento de água de Barroselas (Rua da Fonte da Devesa) e rede de águas pluviais de Santa Maria Maior (Avenida Rocha Páris); e a ampliação da rede de águas do Lugar do Monte em S. Romão de Neiva.
De recordar que, no terreno, estão já três empreitadas de ampliação das redes de abastecimento de água e águas residuais em Neves-Barroselas, Perre e Vila Franca. Ao todo, são cerca de 1.5 milhões de euros que a autarquia está a investir para melhorar a qualidade dos serviços nestas freguesias até ao final do Verão de 2011. Recorde-se que esta empreitada também foi candidatada ao "Ciclo Urbano da Água", que é comparticipado em oitenta por cento pelo FEDER através da Comunidade Intermunicipal Minho Lima e tem como objectivo melhorar a qualidade de vida das populações e promover a melhoria de um conjunto de parâmetros e indicadores de performance ambiental da NUT III Minho-Lima.
O domínio Ciclo Urbano da Água visa, nomeadamente, promover a melhoria dos níveis de atendimento, de qualidade, dotando o território de infra-estruturas e serviços ambientais e de saneamento básico capazes de atingir um nível de atendimento, de qualidade e proximidade aceitáveis, bem como promover um desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população estabelece como meta atingir 95% da população de água e 90% com saneamento de águas residuais.
Viana do Castelo dinamiza "Informar com Novo Olhar"

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete Cidade Saudável, está a dinamizar o projecto "Informar com Novo Olhar", que visa difundir informação sobre acessibilidades. A primeira acção decorreu na passada sexta-feira, Dia Mundial da Bengala Branca, com a realização de uma acção de Informação/Sensibilização sobre Braille.
O Dia Mundial da Bengala Branca foi assinalado por um grupo de alunos do 11.º ano do Curso de Animação Sociocultural da Escola Secundária de Monserrate, através da realização da acção de sensibilização sobre as barreiras arquitectónicas "OS MIMOS", com o intuito de sensibilizar a comunidade para as questões relacionadas com as acessibilidades no espaço público.
A iniciativa, realizada em parceria com a Íris Inclusiva - Associação de Cegos e Amblíopes, teve como objectivo identificar situações de boa e de menos boa acessibilidade, através da actuação de mimos e da colocação de cartazes esclarecedores das diferentes situações, procurando pôr em relevo o conceito de "acessibilidades para todos e…… em qualquer situação".
A acção de rua integra o Projecto "Informar com Novo Olhar", que visa difundir formação/informação e comunicação sobre a temática da acessibilidade e está a decorrer até dia 28, no Edifício Vila Rosa.
Num total de 10 horas, as cinco sessões programadas têm por objectivo dar a conhecer aos participantes inscritos as noções básicas de Braille da Língua Portuguesa, sob orientação da Dra. Ana Paula Pereira e da Prof.ª Palmira Martins, elementos que integram a Equipa das Acessibilidades do Projecto Viana do Castelo Cidade Saudável.
Jornadas Internacionais de Busca e Salvamento em Viana do Castelo
 |
Viana do Castelo acolhe, de 21 a 24 de Outubro, as Primeiras Jornadas Internacionais de Busca e Salvamento, uma iniciativa organizada pela ARNK9 - Associação de Resgate do Norte que terá o apoio financeiro da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que ontem aprovou em reunião de executivo um apoio de oito mil euros.
As jornadas, que contarão com a presença de cem participantes de norte a sul do país, mas também de vários países estrangeiros como Espanha, França, Brasil, Colômbia e Argentina, integram diferentes organizações desde forças policiais, bombeiros, tropas pára-quedistas, equipas cinotécnicas e equipas de resgate.
Do programa dos três dias destacam-se os diversos exercícios diurnos de resgate, busca e saúde, os trabalhos e campo e os simulacros, numa organização que pretende ser sobretudo um espaço de treino e troca de experiências entre equipas.
Na última reunião de executivo, a Câmara Municipal aprovou também protocolos de colaboração com as juntas de freguesia de Carvoeiro, Vila de Punhe, Castelo de Neiva, Santa Leocádia de Geraz do Lima e Carreço no valor global de 36 mil euros, destinados a reparações e limpezas causadas pela intempérie das últimas semanas.
"À Conversa com" José Luís Peixoto na Biblioteca Municipal
 |
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo organiza, no próximo dia 29 de Outubro, mais um "À conversa com ...". Nesta edição, a Sala Couto Viana recebe José Luís Peixoto, pelas 21h30, para uma conversa sobre a sua mais recente obra "Livro".
A iniciativa "À conversa com…" pretende promover, em torno do livro, o diálogo e a troca de conhecimentos com escritores contemporâneos, proporcionando a oportunidade de conviver de perto com os autores e a sua obra. Pretende-se, por isso, que seja um espaço de incentivo à leitura, de divulgação das obras dos autores da actualidade, de promoção da cultura e do conhecimento, e, sobretudo, de interacção entre o público leitor e os escritores.
O autor:
JOSÉ LUÍS PEIXOTO nasceu em 1974, em Galveias, Ponte de Sôr. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade Nova de Lisboa. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias traduzidas num vasto número de línguas e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Em 2001, recebeu o Prémio Literário José Saramago com o romance Nenhum Olhar, que foi incluído na lista do Financial Times dos melhores livros publicados em Inglaterra no ano de 2007.
O seu romance Cemitério de Pianos recebeu o Prémio Cálamo Outra Miranda, atribuído ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha em 2001. Em 2008, recebeu o Prémio de Poesia Daniel Faria. Os seus romances estão publicados em Espanha, Inglaterra, Itália, França, Finlândia, Holanda, Brasil, Estados Unidos, entre outros países, estando traduzidos num total de dezasseis idiomas.
Presidente da Câmara reuniu com empresários do sector alimentar
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo reuniu hoje com os responsáveis pela Associação Empresarial e com empresários da área do comércio alimentar. Entre outros assuntos, foi abordada a questão da abertura das grandes superfícies, tendo o autarca informado que a Câmara Municipal não vê vantagens na sua abertura e que irá apresentar uma proposta no sentido das grandes superfícies não abrirem portas ao domingo à tarde.
Na reunião foi abordada a situação económica do país e as dificuldades sentidas nas vendas do comércio local. Perante esta situação, o Presidente José Maria Costa lembrou as acções que têm vindo a ser tomadas pela Câmara para promoção das actividades económicas no concelho, nomeadamente no apoio à reabilitação urbana, na criação de medidas de acolhimento de novos apoios às empresas, na política de influência junto do governo para apoio às empresas do concelho (como é o caso dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo) e ainda nas actividades de promoção turística do centro histórico, na Galiza e na região norte.
Os empresários demonstraram também a preocupação sentida relativamente ao anúncio de que as grandes superfícies irão poder abrir portas aos domingos à tarde, tendo o Presidente da Câmara afirmado que, de acordo com a legislação em vigor, vai consultar a AEVC, os sindicatos e a s Juntas de Freguesia no sentido de elaborar uma proposta para uma eventual alteração ao Regulamento de abertura e funcionamento dos estabelecimentos de venda ao público.
O Presidente da Câmara informou ainda os empresários que não vê vantagens na abertura dos hipermercados ao domingo à tarde pelo que, e depois de ouvidos os pareceres necessários, vai apresentar uma proposta a reunião de câmara no sentido de não abrirem ao domingo à tarde.
Informação Município de Viana do Castelo
|
O Afifense foi ao recinto do Madalenense e venceu por 18-30, chegando a ter uma vantagem de 14 golos. O Madalenense, havia despedido o treinador pelos maus resultados, mas parece que a mudança não veio a surtir efeito, já que o Afifense, dominou o adversário desde o inicio do jogo, embora não tenha imprimido no jogo a velocidade que lhe é habitual, chegando ao intervalo a vencer por 9-13.
Na segunda parte o Afifense rodou a equipa, fez um jogo mais rápido e logo se distanciou no marcador e desorganizar assim a táctica do adversário.
Esta é uma vitória que poderia ter números mais expressivos, não fosse o Afifense baixar o seu ritmo de jogo nos 10 minutos finais, altura em que foram colocados em campo os jogadores menos utilizados.
Agora o campeonato vai parra no fim-de-semana para se jogar a segunda eliminatória da Taça de Portugal, em que o Afifense já foi eliminado, voltando no dia 30, em que o Afifense recebe pelas 18h00,o Infesta que é líder do campeonato, com mais dois pontos.
FUTSAL
O Afifense, continua a golear no campeonato distrital de Futsal, desta vez recebeu e bateu o Cerveira por 13-0, mantendo-se invicto neste campeonato.
Foi um jogo fácil, já que o Afifense dominou durante todo o jogo e encostou o adversário no seu meio campo e contam-se pelos dedos os remates à baliza Afifense que tem o melhor ataque da prova.
Sábado o Afifense tem uma deslocação mais difícil, já que se desloca ao Cidadelhe, equipa que ainda não sofreu golos.
A Assembleia e Junta de Freguesia de Afife, prestaram homenagem ao seu antigo secretário, Jorge Martins, no dia em que fez um ano do seu desaparecimento.
Jorge Martins, havia sido elemento da Assembleia de Freguesia e no último mandato havia sido indigitado para exercer as funções de secretario da Junta, após a morte do então presidente, assim como fazia parte de algumas associações da freguesia.
Assim a Assembleia e Junta de Freguesia, levaram por diante uma homenagem que decorreu no cemitério de Afife, onde juntou autarcas e público, em quem o presidente da junta, Arlindo sobral usou da palavra para enaltecer o trabalho e o carácter de Jorge Martins, enquanto autarca na freguesia, tendo sido colocada uma coroa de flores na sua campa, pela presidente da Assembleia de Freguesia.

Mais de duas dezenas de caravanas e mais de uma centena de pessoas de etnia cigana de várias cidades Espanholas, acamparam em pleno parque de estacionamento da praia da Arda em Afife e por ali permaneceram durante oito dias.
A Junta de Freguesia, assim como vários populares alertaram desde logo as autoridades policiais, já que estava praticamente vedado o acesso a esta praia, assim como alegavam muitos, que no local não havia condições para este tipo de acampamento.
A GNR, deslocou-se varias vezes ao local, a fim de demover este acampamento, mas alegando terem avarias em alguns carros, não podiam assim abandonar o local, o que só veio a acontecer na totalidade oito dias depois.
O espaço utilizado, ficou com enormes amontoados de lixo, assim como algumas estruturas de apoio à praia e ao surf, vieram a ficar com danos apreciáveis, assim como transformaram o passadiço, num espaço destinado a fazerem as suas necessidades fisiológicas, entre outros espaços.
Parte da limpeza no parque foi já efectuada pelos trabalhadores da Câmara Municipal e o local começa a voltar ao normal, no entanto muitos comentam que só com as chuvas do Inverno, é que tudo ficará certamente limpo.
|
Agenda Cultural de Viana do Castelo
Setembro 2010
31/08 a 6/09 - 14º Festival Internacional de Folclore Alto Minho
Este Festival, realizado sempre na primeira semana de Setembro, foi reconhecido pelo CIOFF, em 2006 e tem acolhido grupos de diferentes países do mundo e percorrido um caminho de consolidação que tem permitido ganhar credibilidade, colocando Viana do Castelo no percurso dos mais importantes festivais internacionais de folclore da Europa. Neste Festival participarão os seguintes países: Portugal, Cuba, Perú, Irlanda do Norte, Quénia, Turquia e México.
Local: Praça da República e Teatro Municipal Sá de Miranda.
Org.: Viana Festas. Colaboração: Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Inatel
Site: http://www.vianafestas.com
-----------------------------------
18/09 - Encontro de Bandas de Gaitas de Foles
No âmbito das comemorações do seu 35º aniversário vai a Fundação Maestro José Pedro, em colaboração com a Autarquia, realizar no dia 18 de Setembro, o 1º Encontro de Bandas de Gaitas de Foles. Pelas 15h30 terá início o desfile, na Estação de Caminho de Ferro, com descida pela Av. dos Combatentes. Pelas 16h30, terá lugar a exibição das Bandas, na Praça da Liberdade.
Local: Praça da Liberdade.
Org. Fundação Maestro José Pedro. Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo
-----------------------------------
Dia 25 - Jornadas Europeias do Património
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, integrado nas Jornadas Europeias do Património levará a efeito um programa que se iniciará com a inauguração, nas Terras de Geraz do Lima, de uma exposição subordinada aos temas do Vinho, da Vinha e da Vitivinicultura, seguida de visita aos vinhedos e às adegas e produtores, com passagem por um lagar medieval rupestre em Subportela, culminando com um Show Cooking e degustação de vinhos e produtos gastronómicos da região.
Local: Geraz do Lima e Subportela.
Org.: Câmara Mun. de Viana do Castelo. Parceria: Adegas e Produtores de Vinhos das "Terras de Geraz", Juntas de Freg. das Terras de Geraz do Lima e de Subportela e Rancho Folcl. das Terras de Geraz do Lima
-----------------------------------
25/09 - Desfolhada à Moda de Perre
Nesta representação realizada, anualmente, no último Sábado de Setembro, "na sala de visitas" de Viana do Castelo - a Praça da República - pretende-se dar a conhecer a toda a população que assiste, os usos e costumes relacionados com o ciclo do milho. Desde o momento de virar o carro de bois, à desfolhada, passando pela malhada e pela limpeza no peneiro. Tudo está aqui reconstruído como reza a tradição. No final, à meia-noite, um grupo de rapazes cantam uma bela serenata… Um espectáculo a não perder.
Local: Praça da República, às 22h00.
Org.: Gr. Folcl. Danças e Cantares de Perre. Apoio: Câmara Mun. de Viana do Castelo e Junta de Freg. de Perre
Site: www.folcloreperre.no.sapo.pt
|
 |
|
|