Jornal Digital Regional
Nº 494: 12/18 Jun 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Óbitos Política Pescas Roteiro

Obituário

António Aires Gonçalves "Meneses" (1911-2010)

Quase centenário, com 98 anos de idade, faleceu em Caminha no dia 10 de Junho António Aires Gonçalves "Meneses", um caminhense de todos conhecido e estimado, que manteve até ao fim de uma vida longa e preenchida a vivacidade e o característico bom humor que nunca o abandonaram.

Nasceu numa casa da Calçada de Santo António a 11 de Dezembro de 1911 e era filho do 2º sargento da Armada Adelino Aires Gonçalves e de Maria de Jesus Meneses. Foi pois à sua mãe que foi buscar o apelido por que foi sempre conhecido, apesar de não o ter inscrito no nome oficial. Frequentou o ensino primário com o professor José Sobral até aos 12 anos e ainda nos tempos de escola começou a aprender o ofício de serralharia numa oficina que a Marinha tinha junto à Matriz para os eternos arranjos da lancha-canhoneira fundeada em Caminha. Concluído o 2ºgrau (actual 4ªclasse), aos 13 anos iniciou a sua vida profissional numa serralharia da Rua do Cais (Conselheiro Miguel Dantas) que pertencia a José da Cunha Ferreira. Uns anos passados, juntamente com o irmão Álvaro, montou a sua primeira oficina na Rua da Corredoura. Também trabalhou no Corgo (Vilarelho) e, depois de uma breve passagem por Lisboa, onde trabalhou em duas oficinas, voltou à terra natal onde abriria uma oficina na Senhora da Agonia, transferida em meados dos anos setenta para os baixos da sua residência na Rua dos Pescadores. Já separado do irmão, especializou-se e atingiu elevada mestria no trabalho dos cobres, particularmente nos alambiques que vendia sobretudo para Espanha.

Grande amigo de Manuel Fontes, alma da Oficina Fontes, que considerava o "símbolo da serralharia portuguesa", ia muitas vezes a Vilar de Mouros dançar nos bailes do "Clube" (antiga sede do Centro de Instrução e Recreio Vilarmourense), ver futebol no Casal ou merendar a Marinhas a casa do arquitecto José Porto. Não estranha pois que quatro dos filhos que nasceram do seu casamento com Maria Rosa Gonçalves Tenedório tenham vindo mais tarde a casar na freguesia de que tanto gostava.

Trabalhou até aos 83 anos de idade, por último numa oficina em Coura de Seixas que foi depois continuada por dois dos seus filhos que assim mantêm o nome Meneses associado à arte da serralharia.

O Grupo de Estudo e Preservação do Património Vilarmourense, que teve o gosto de recolher o depoimento de António Meneses em 16 de Junho de 2007, presta deste modo uma singela homenagem à sua memória.

Vilar de Mouros, 11 de Junho de 2010
GEPPAV

JUNTA DE FREGUESIA DE VILAR DE MOUROS

Horário de Atendimento ao Público

2ª e 5ª Feira - 18H / 20H

Posto Público de Acesso à Internet
Horário: 18H/20H (Todos os dias úteis)
Feriados e fins de semana

jf-vilardemouros.pt