Jornal Digital Regional
Nº 494: 12/18 Jun 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

"KARROSSEL" (PORTUGAL) MÚSICA: FOLK
AUDITÓRIO DA CASA DAS ARTES
PARCERIA COM A 7ª EDIÇÃO DO FESTIVAL "GRANITOS FOLK" (PORTO)

Do gosto pela DANÇA e pela MÚSICA, nascem na cidade do Porto os KARROSSEL em 2009. Fruto de recolha e pesquisa, ensinam danças tradicionais, essencialmente portuguesas, mas também do resto da Europa. N

um espírito de festa, os KARROSSEL propõem uma viagem pelo mundo da música tradicional, onde o público é convidado a participar, num rodopio de danças! Desde o Vira do Minho, o Fado Batido, até à Troika da Rússia, passando pela Bretanha, Roménia, Lituânia, e tantas outras culturas, regressando sempre a Portugal num diálogo constante com o público... ...os KARROSSEL põem todos a andar à roda.

Este espectáculo firma a segunda parceria entre a Casa das Artes e o Festival "Granitos Folk", realizado no Porto pelo espaço "Contagiarte", e que este ano conhecerá a sua 7ª edição, igualmente durante o mês de Junho.


Francisco Araújo visitou comunidades arcuenses
em Cenon, Bégles e Saint-Maur, França

Fazendo jus à política de proximidade que tem mantido com a comunidade arcuense no estrangeiro, Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, deslocou-se a França nos dias 3, 4,5 e 6 de Junho.

Nos dias 3, 4 e 5 esteve em Cenon, a convite da Câmara Municipal da localidade, para a abertura da primeira Feira de Artesanato e Gastronomia Portuguesa. Uma feira organizada pelo município de Cenon e pela Associação Alegria Portuguesa de Gironde, na qual a ARDAL – Associação Regional do Alto Lima colaborou e se empenhou com sugestões ao nível das componentes de promoção, publicitação, contactos com expositores e estruturação da feira.

Esta mostra contou com a participação de vários municípios portugueses entre os quais, além de Arcos de Valdevez, estiveram Paredes de Coura, Ponte da Barca, Vila Verde, Monção, Régua, Fundão, Amarante, Vila Nova de Cerveira, Tarouca e Barcelos e fez as delícias da comunidade emigrante portuguesa, que lá encontrou todo o tipo de artigos oriundos da região do Alto Minho.

Em Cenon Francisco Araújo também visitou a Câmara Municipal, onde foi recebido pelo Presidente Alain David e pela vereadora arcuense, Fernanda Alves, e foi ver a obra de construção do Pólo Cultural e de Espectáculos da Vila, denominado de “Le Rocher de Palmer”. Uma empreitada que neste momento é a “menina dos olhos” do executivo local e cujo investimento toca os 20 milhões de euros. É composta por uma sala de 650 lugares, outra de 1200, dois estúdios de trabalho e um espaço público de animação cultural.

Para o autarca foi uma honra poder representar o município e levar um pouco dos Arcos de Valdevez às centenas de arcuenses e milhares de portugueses que vivem em Bordéus – De destacar que na região de Bordéus vivem mais de 33000 lusitanos.

A realização da feira foi uma iniciativa de louvar e que na sua opinião deverá ser para continuar, pois “são importantes no sentido de preservar e estreitar as relações”, adiantou.

Devido à proximidade das localidades, o autarca também aproveitou para visitar a Vila de Bégles. Aqui foi recebido pelo executivo da localidade nos Paços do Concelho, onde trocaram experiências e aprofundaram relações para que, futuramente, possa existir uma maior interacção entre os municípios, nomeadamente, ao nível do intercâmbio de alunos ou da indústria.

A Casa dos Arcos de Bégles foi outra das paragens do edil. Lá fez questão de demonstrar à comunidade arcuense que está de braços abertos para os ajudar em tudo o que necessitarem. “A minha política é a da aproximação com as comunidades, pois penso que são relações extremamente importantes e que se devem preservar. Nesse sentido quero que saibam podem contar comigo em tudo o que estiver ao meu alcance”, referiu.

Nesta ida a França, Francisco Araújo foi também à inauguração da Casa dos Arcos de Saint-Maur, em Paris, a qual teve lugar no passado sábado à noite, dia 5 de Junho.

Rodeado de amigos conviveu numa festa onde se encontraram centenas de arcuenses e que através da sua presença se sentiram menos longe das suas raízes e das suas casas.

Nesta breve viagem a França é de realçar a afectividade, alegria e satisfação com que o autarca foi recebido em todos os locais onde esteve. Aspectos que demonstram que o querer estar mais perto da comunidade emigrante arcuense faz sentido e deverá existir sempre.


Francisco Araújo recebeu Secretário de Estado da Protecção Civil

Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez recebeu, no passado dia 8 de Junho, o Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco. Um encontro que teve como propósito ver o Heliporto, situado na Freguesia de Tabaçô, onde se encontra sedeada uma equipa dos Gip’s, com cerca de 30 homens da GNR, cuja missão é patrulhar e combater os incêndios florestais na zona de Viana do Castelo.

Aproveitando esta visita pelas instalações, Francisco Araújo, mostrou a Vasco Franco um ante-projecto das obras que se realizarão futuramente no local, elaborado tendo em conta as actuais e insuficientes condições de alojamento dos militares.

Com esta empreitada, a Câmara Municipal pretende assim, oferecer uma melhor acomodação a toda a força militar que se encontra em Arcos de Valdevez e que realiza um trabalho fulcral, ao longo de todo ano, em todo o distrito.

Informação Município dos Arcos de Valdevez

ACTIVIDADES DA CASA DAS ARTES DE ARCOS DE VALDEVEZ

Junho 2010

Destaque/Outros eventos:

Casa das Artes e diversas zonas da Vila
25, 26 e 27 de Junho

Vida e Obra de Mário Soares

Integrado no evento “Arcos de Valdevez: Concelho de Estado”

Projecto pioneiro de reflexão e homenagem a figuras nacionais de referência. Esta edição, a primeira, escolhe Mário Soares, em simultâneo personalidade incontornável da vida política nacional e figura representativa da República, potenciando um enquadramento com as comemorações do centenário, a desenvolver durante o presente ano.

O evento consiste na realização de um colóquio, com a presença das várias figuras do xadrez político nacional e internacional, para debaterem e darem testemunho da vida, ideologia e obra do convidado. Em paralelo decorrem duas exposições, "Mário Soares, um princípio sem fim" e "Quem fez a República", bem como diversas apresentações de Arte e Animação de Rua.

Confirmados entre os participantes estão nomes como José Sócrates, Diogo Freitas do Amaral, António Almeida Santos, Manuel Carvalho da Silva, Adriano Moreira, José Pacheco Pereira, Manuel Sobrinho Simões, Federico Mayor Saragoza, Jean Daniel, Ignacio Ramonet, Eduardo Lourenço, Fernando Nobre, Júlio Pomar ou António Lobo Antunes, bem como, sob a forma de vídeo ou texto, Mikhail Gorbachev e Frank Carlucci.


Música/Folk/Tradicional:
Auditório da Casa das Artes
12 de Junho (sábado), 22h30; €3,00 (preço único)

KARROSSEL
(Portugal)

Parceria com o Festival “Granitos Folk” (Porto)

Do gosto pela DANÇA e pela MÚSICA, nascem na cidade do Porto os KARROSSEL em 2009. Fruto de recolha e pesquisa, ensinam danças tradicionais, essencialmente portuguesas, mas também do resto da Europa. Num espírito de festa, os KARROSSEL propõem uma viagem pelo mundo da música tradicional, onde o público é convidado a participar, num rodopio de danças! Desde o Vira do Minho, o Fado Batido, até à Troika da Rússia, passando pela Bretanha, Roménia, Lituânia, e tantas outras culturas, regressando sempre a Portugal num diálogo constante com o público… …os KARROSSEL põem todos a andar à roda.

Este espectáculo firma a segunda parceria entre a Casa das Artes e o Festival “Granitos Folk”, realizado no Porto pelo espaço “Contagiarte”.


Exposição de Pintura:

Foyer do Auditório da Casa das Artes

2 a 20 de Junho; dias úteis: 10-18h00, sábados: 14-18h00 e 21h30-23h30, domingos: 21h30-23h30.

Mário Rebelo de Sousa: “OUTROS ENCONTROS”


Co-produções com Escolas:
Auditório da Casa das Artes
14 de Maio (sexta); 22h00.

VIDEO/Curta Metragem: “ENTRE MUNDOS”

Um argumento original que envolve os alunos do 12º A do Agrupamento de Escolas Valdevez numa trama “fantástica”, rodada e produzida integralmente em espaços urbanos da Vila. Realização de Martin Dale e coordenação geral de projecto de José Barros.


Cinema
Auditório da Casa das Artes

5 e 6
sábado e domingo às 22h00
CONFRONTO DE TITÃS
Fantástico, Drama, Acção – M/12
Realização: Louis Leterrier
Intérpretes: Liam Neeson, Sam Worthington, Ralph Fiennes

13
domingo às 22h00
UM SONHO POSSÍVEL
Drama – M/12
Realização: John Lee Hancock
Intérpretes: Sandra Bullock (vencedora do Óscar de Melhor Actriz), Tim McGraw, Quinton Aaron, Kathy Bates

19 e 20
sábado e domingo às 22h00
O HOMEM DE FERRO 2
Ficção Científica, Acção – M/12
Realização: Jon Favreau
Intérpretes: Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Mickey Rourke, Samuel L. Jackson, Jon Favreau, Sam Rockwell, Paul Bettany, Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Leslie Bibb

27
sábado e domingo às 22h00
EX-MULHER PROCURA-SE
Acção, Comédia, Romance – M/12
Realização: Andy Tennant
Intérpretes: Gerard Butler, Jennifer Aniston, Christine Baranski