Jornal Digital Regional
Nº 494: 12/18 Jun 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Câmara de Caminha e Centro de Histocompatibilidade do Norte promovem campanha de angariação de dadores de medula óssea

"VAMOS SALVAR VIDAS" NO DIA 29 DE JUNHO

A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com o Centro de Histocompatibilidade do Norte, vai promover a campanha de angariação de dadores de medula óssea "Vamos Salvar Vidas!", no próximo dia 29 de Junho, que terá lugar na sede dos Bombeiros Voluntários de Caminha, entre a 9 e as 16 horas.

Como é do conhecimento geral, existem doenças, como a leucemia (Cancro de Sangue), cujo tratamento passa pelo transplante de medula óssea, que se encontra no interior de alguns osso e é responsável pela produção das células do sangue: glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas, sem as quais é impossível viver.

Mais, encontrar um dador compatível é muito difícil, pois geneticamente somos todos muito diferentes. Por esta razão, o Registo Português de Dadores de Medula Óssea (CEDACE) está integrado numa base de dados internacional, o que permite aos doentes portugueses acesso a dadores provenientes de Portugal e do estrangeiro e doentes estrangeiros terem acesso a dadores portugueses.

Assim, na campanha "Vamos Salvar Vidas" podem ser dadores todas as pessoas saudáveis, com idade compreendida entre os 18 e 45 anos, com peso superior a 50 kg. Não se esqueça: a principal intenção de um dador de medula é querer SALVAR alguém. Quanto maior for a rede de dadores, maior é a possibilidade de um doente ser salvo.

A Câmara Municipal de Caminha deixa o repto "Seja solidário! Seja dador de Medula Óssea!" e não se esqueça que as doenças graves não aparecem só aos outros. Assim, junte-se à Câmara Municipal de Caminha e ao Centro de Histocompatibilidade do Norte e todos juntos "Vamos Salvar Vidas".


PISCINAS MUNICIPAIS RECEBEM AS PRIMEIRAS PROVAS
E SÃO PALCO DE TREINO PARA CAMPEÕES

As Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora receberam a primeira prova. A Associação de Natação do Minho realizou o Torneio Primavera para cadetes no passado Sábado, dia 5 de Junho, nas infra-estruturas de Caminha. Participaram na prova cerca de 150 atletas dos 9 aos 12 anos de idade, em representação de 10 clubes.

Ainda dentro da natação, é de ressaltar o trabalho e os resultados conseguidos por um atleta caminhense que treina nas pistas das Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora. Ao serviço da Escola Desportiva de Viana, o Alexandre Ribas bateu um novo Recorde Nacional de Infantil B.

Em provas no 28º Meeting Internacional do Porto, no último fim-de-semana, o jovem atleta estabeleceu, aos 200 metros estilo costas, em piscina longa, o novo recorde com o tempo de 2.24.61. Mas este não é a primeira conquista do atleta caminhense, já em Maio o Alexandre bateu o Recorde Nacional de Infantil B aos 100 metros, em estilo costas, em piscina curta, com o tempo de 1.04.76.

As Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora são, desta forma, anfitriãs dos treinos de pequenos campeões que o Município espera ver tornarem-se grandes campeões. Agora os nadadores caminhenses, e também os de fora, têm condições adequadas em Caminha para treinar de forma profissional.

Câmara Municipal de Caminha