Jornal Digital Regional
Nº 493: 5/11 Jun 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Óbitos Política Pescas Roteiro

Moledo

Assaltantes do Bar "Catimar"
detidos pela GNR em Vila do Conde

Dois indivíduos de 18 e 19 anos foram detidos pela GNR à saída do IC1, em Vila do Conde, após se terem posto em fuga, não respeitando uma ordem de paragem no nó da Apúlia e quase atropelando um dos militares desta força policial.

Após ter sido referenciada uma viatura de marca Mitsubishi através da qual se teriam teriam posto em fuga, depois de praticarem dois roubos na madrugada do dia 1, em cafés de Darque e Moledo, o Comando Territorial da GNR colocou em marcha uma operação destinada a deter os presumíveis autores dos roubos, logo que avisado dos assaltos pela PSP de Viana do Castelo.

Militares da Brigada de Trânsito de Viana do Castelo detectariam a viatura no IC1-A/28 no sentido norte-sul, tendo seguido no seu encalço e avisadas diversas unidades da GNR de modo a prepararem a intercepção dos ocupantes do carro.

Segundo referiu o Comando Territorial da GNR, no nó da Apúlia "foi colocada uma patrulha e uma viatura com sinais avisadores especiais de cor azul ligados e, um militar devidamente referenciado que deu sinal de paragem aos suspeitos, os quais, para além de não obedecerem ao sinal de paragem, tentaram atropelar o militar e puseram-se em fuga".

A força policial que tentou travar a progressão do Mitsubishi seguiu os suspeitos "e utilizou todos os mecanismos ao seu alcance no sentido de os fazer imobilizar a viatura (sinais sonoros, luminosos e ordens verbais pelo megafone), sendo que após várias tentativas de abalroamento das viaturas da Guarda por parte dos suspeitos, os militares utilizaram as suas armas de fogo, primeiro com tiros de intimidação para o ar e depois para os pneus da viatura em fuga, dos quais resultaram apenas dano para os pneus".

Desta perseguição resultou que a viatura em fuga se despistasse, depois de ter um dos pneus furados, sendo então presos, apesar de ainda terem tentado fugir a pé.

A GNR constatou que ambos residiam em Vila Nova de Gaia. Um deles já tinha sido condenado por condução sem carta e o condutor não possuía habilitação para tal.

No interior da viatura foram encontradas diversas moedas no valor de 214,76 €, material utilizado nos furtos (1 Chave de fendas, 1 pé de cabra, diversos pares de luvas e 1 martelo), além de material furtado (2 comandos de TV, 1 leitor de DVD, 1 auto rádio, 1 caixa registadora, 1 mecanismo de recolha de notas e caixa de plástico das máquinas de tabaco, 1 balde do lixo "Nestlé" e 4 maços de tabaco).

Máquina de tabaco arrombada

No bar "Catimar", junto ao Largo da Estação, os assaltantes terão partido um vidro lateral através do qual terão aberto a janela pela qual se introduziram no estabelecimento. Arrombaram uma máquina de venda de tabaco, roubaram o dinheiro aí existente e levaram ainda com eles uma televisão e bebidas.

Presentes ao juiz, foram-lhes aplicadas diversas medidas de coação.