Jornal Digital Regional
Nº 493: 5/11 Jun 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro


TORNEIO QUADRANGULAR DE JUDO AJDVC / 2010 EM VIANA DO CASTELO

Vimos por este meio comunicar e solicitar a respectiva divulgação, da 2ª fase do TORNEIO QUADRANGULAR DE JUDO DA AJDVC / 2010, a realizar já no próximo dia 5 de Junho de 2010 (sábado), pelas 15 horas no Pavilhão Municipal de Monserrate (Ala Nova) em Viana do Castelo, conforme Calendário de Actividades desta Associação (AJDVC).

Um Torneio de referência de âmbito Distrital e Nacional que envolve cerca de 150 jovens atletas, dos clubes do Distrito de Viana do Castelo, Lisboa, Coimbra, Aveiro, Braga, Barcelos, Guimarães, Porto e da vizinha Galiza (Espanha). São judocas que iniciam com regras adaptadas o início na carreira competitiva de uma maneira salutar sendo um dos principais objectivos a confraternização entre os atletas dos 5 aos 13 anos, familiares, técnicos e dirigentes. Em que a campeonite não pode ser levada em consideração pois os atletas terão que sozinhos sem ajuda dos seus técnicos resolver as várias situações / problemas que se lhes depara no desenrolar da sua prestação na área de competição em cima do tapete (tatamis).

Um sistema de ranking dividido em quatro fases que terá na sua última fase a festa final, em que todos participam de uma maneira activa. O culminar de uma época que tem sempre data marcada no mês de Dezembro de cada ano, uma simbiose perfeita entre atletas, familiares, treinadores e dirigentes.

Uma organização desta Associação (AJDVC) , com a colaboração do clube da cidade o SPORT CLUBE VIANENSE.

Intermarché chega a Areosa

O Grupo Os Mosqueteiros abriu uma nova loja Intermarché na freguesia de Areosa, no concelho de Viana do Castelo, permitindo a criação de 75 novos postos de trabalho na região.

Com uma área de vendas de 1.990 m2 e uma galeria comercial com cinco lojas – parafarmácia, lavandaria, arranjos rápidos, telemóveis e papelaria -, este novo Intermarché representa um investimento de cerca de 6,5 milhões de euros.

Dando continuidade ao Plano de Expansão definido para o nosso país, a inauguração do Intermarché de Areosa representa a 316ª loja do Grupo em Portugal, e a 1ª abertura a acontecer este ano.

Servindo uma população de perto de 4.500 potenciais clientes, residentes na freguesia de Areosa, e mais de 91.200 potenciais clientes, residentes no concelho de Viana do Castelo, este novo Intermarché assume-se como um agente dinamizador da economia da região em que se insere, no que diz respeito ao apoio à produção local e à geração de emprego.

“Este novo Intermarché irá possibilitar à população residente não só na freguesia de Areosa, como nas freguesias adjacentes, o acesso a uma grande variedade de produtos de qualidade aos melhores preços, indo contra a tendência actual de concentração da oferta nos grandes centros urbanos”, refere José Vila Chã, responsável pela loja.

No universo de produtos, o Intermarché destaca-se pela variedade que tem à disposição dos seus clientes, dando especial enfoque aos frescos, onde prima pela qualidade que apresenta, aos melhores preços.

Em Portugal, O Grupo Os Mosqueteiros actua com quatro insígnias: Intermarché, supermercados especialistas em produtos frescos; Bricomarché, que responde às necessidades dos consumidores em áreas como a bricolage, jardinagem, decoração e materiais de construção; Roady, centros-auto onde se realizam operações de reparação e manutenção, para além de serem disponibilizados acessórios e peças; Vêti, insígnia que propõe uma ampla escolha de vestuário distribuído pelos universos de mulher, homem, criança, jovem e bebé.

Cláudia Colaço

Seleccionados entre três mil candidatos do concurso "Canguru Matemático"

DOIS ALUNOS DA "MAIOR" NA ESCOLA DE VERÃO, EM COIMBRA

Dois alunos da Escola Secundária de Santa Maria Maior (ESSMM, Viana do Castelo) acabam de ser seleccionados para a "Escola de Verão" da Universidade de Coimbra como corolário da sua participação no concurso "Canguru Matemático 2010".

José Jácome Felgueiras (categoria Júnior, para estudantes do 10º e 11º anos) e José Pedro Ferreira (categoria Estudante, para alunos do 12º ano) conseguiram, entre cerca de três mil candidatos, obter a desejada selecção ao obter os segundo e décimo quarto lugar, respectivamente, nas suas categorias.

Refira-se que a frequência daquela "escola" na universidade coimbrã, a realizar em Julho próximo, apenas admite 15 alunos de cada categoria, facto que releva ainda mais a excelente participação daquelas dois estudantes da ESSMM.

Um pouco de história do concurso

No início dos anos 80, Peter O'Holloran, professor de matemática em Sydney, inventou um novo tipo de concurso em escolas australianas: um questionário de escolha múltipla. Este concurso foi um enorme sucesso na Austrália. Em 1991, dois professores franceses (André Deledicq e Jean Pierre Boudine) decidiram iniciar a competição em França com o nome Canguru ("Kangourou") para prestar homenagem aos seus amigos australianos. Na primeira edição, participaram 120 000 estudantes, atraindo a atenção dos países vizinhos. Em Junho de 1993, o Conselho de Administração do Canguru ("Kangourou") Francês convocou um encontro europeu, em Paris, e sete países decidiram adoptar o mesmo concurso. Em Junho de 1994, em Estrasburgo, no Conselho Europeu, a Assembleia Geral dos representantes de 10 países europeus (Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Moldávia, Polónia, Rússia e Eslovénia) decidiram a criação do "Canguru Matemático sem Fronteiras". Actualmente, a associação conta com representantes de 42 países e mais de 5 milhões de participantes em todo o mundo. Portugal participou pela primeira vez em 2005 no Canguru Matemático sem Fronteiras.

Escola Secundária de Santa Maria Maior

NASCEU UM NOVO FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE ARTE E CULTURA EM VIANA DO CASTELO

Viana do Castelo necessita de mais espaços de discussão de ideias e de projectos culturais e artísticos que possibilitem o incremento da importância do papel da arte, das indústrias culturais e das indústrias criativas na dinamização dos territórios e na afirmação socioeconomica das cidades.

Esta foi uma das conclusões que percorreu o Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultural (FIGAC.2010) que durante quatro dias percorreu diversos locais de Viana do Castelo e Ponte de Lima, numa organização dos finalistas do primeiro curso de Gestão Artística e Cultural (GAC) da Escola Superior de Educação (ESE), do IPVC.

O mote foi dado na abertura do evento com o investigador britânico Christopher Maughan a destacar o papel dos eventos artísticos no desenvolvimento cultural dos lugares e teve réplica na conferência sobre Parcerias Público-Privadas onde as representantes da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro, e da Fundação Serralves, Alexandra Passos, realçaram as sinergias que estão a ser potenciadas com a colaboração entre as duas instituições, designadamente através do projecto de implementação de uma Bienal de Artes, Design e Arquitectura, cuja primeira edição deverá acontecer já em Novembro deste ano.

Abordando precisamente a questão das indústrias culturais e criativas, Eduardo Paz Barroso levantou o problema da difícil relação que, desde sempre, tem pautado a arte e a economia. Para o investigador português, o conceito de empowerment, como forma de dar valor económico e estatuto social ao talento e à criatividade, necessita ainda de amadurecimento em Portugal porque é possível e fundamental apostar na qualidade mesmo quando se trata de projectos com intenções de afirmação geográfica.

E foi com exemplos de projectos como o Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012 ou o CREATIVA (de iniciativa transfronteiriça) que terminou o FIGAC.2010. Luís Serra, da Fundação Cidade de Guimarães, apontou o carácter transversal da iniciativa ao revelar que o trabalho que será desenvolvido visa, acima de tudo, fazer com que em 2013, acidade-berço veja resultados a todos os níveis: artísticos, culturais, económicos, sociais e urbanísticos. Já o CREATIVA foi apontado com uma boa prática na colaboração entre o Norte de Portugal e a Galiza no sentido da circulação de agentes das indústrias culturais no noroeste peninsular.

No encerramento a Directora de Curso Doutora Anabela Moura, sistematizou as questões chave tratadas ao longo dos quatro dias, tendo referido que o desafio da gestão no sector das artes e da cultura é grande, como grandes são as possibilidades e que o cepticismo de uns e o pessimismo de outros se deve à falta de consistência na política cultural portuguesa e à ausência de avaliação sistemática do que se faz, como se faz, com quem se faz e para quem se faz. Daí resultam práticas inadequadas suportadas na indiferença mais ou menos camuflada e discriminatória face às competências reconhecidas dos interlocutores deste sector, na hora de definições de políticas a nível local, regional e nacional. Destacou o papel fundamental da investigação na alteração desta realidade. Terminou dizendo que não basta criar parcerias se não houver uma verdadeira e real mudança de atitudes, valores e comportamentos de todos os responsáveis pela gestão da cultura, como garantia da sustentabilidade que promova o desenvolvimento económico e social do país.

FIGAC.2010

Jornadas Parlamentares do BE

O Bloco de Esquerda realiza nos próximos dias 6, 7 e 8 de Junho, em Braga e Viana do Castelo as suas segundas Jornadas Parlamentares desta sessão legislativa, que terão como tema as "Respostas Sociais à Crise".

A visita a uma instituição de carácter social, marcará o início das jornadas, no domingo, pelas 17 horas, seguindo-se um jantar/comício em Braga.

Para o dia 7, segunda-feira, de manhã, estão agendadas várias acções e reuniões com associações e instituições de Viana do Castelo e de Braga, que terão como pano de fundo temas como as acessibilidades, a intervenção social e as privatizações.

Pelas 15h, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, vários especialistas e técnicos protagonizarão o debate "Respostas sociais à crise" que será aberto a toda a população.

Terça-feira, às 14 horas, e depois de uma manhã de reunião interna do Grupo Parlamentar, terá lugar a sessão de encerramento das Jornadas Parlamentares.

BE

Arruada Minhota anima o Dia de Portugal na Expo 2010 Shanghai

Comemora-se no próximo Domingo, dia 6 de Junho, o Dia de Portugal na Expo 2010 Shanghai. A tradicional Arruada Minhota é parte integrante da Programação Cultural deste dia. A Participação Portuguesa, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, recria, assim, uma das mais importantes tradições festivas de cariz popular em Portugal.

Raquel Gradim