Jornal Digital Regional
Nº 493: 5/11 Jun 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

"Viana do Castelo já é marca turística" - Vitor Neto

No âmbito da discussão sobre a revisão do Plano Estratégico de Viana do Castelo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo convidou dois peritos em Turismo para abordar esta temática para Viana do Castelo. Júlio Meirinhos, vice-presidente da Entidade de Turismo Porto e Norte e Vitor Neto, ex-secretário de Estado do Turismo, foram os convidados para uma noite muito participada sobre o turismo de Viana do Castelo.

Vítor Neto e Júlio Meirinhos aproveitaram a ocasião para falar do turismo de Viana do Castelo e para defender uma estratégia turística para Viana do Castelo como factor económico. Os dois especialistas, perante uma vasta audiência, deram perspectivas sobre o que poderá ser a estratégia para o turismo de Viana do Castelo.

Assim, Vitor Neto começou por evidenciar que o turismo representa um dos mais importantes aspectos da economia nacional e regional, tendo sublinhado que "Viana do Castelo é já uma marca turística". No âmbito do planeamento estratégico, Vitor Neto defendeu ainda a mobilização de todos os agentes para a actividade turística e para a fidelização do turista. A aposta nos mercados de proximidade como a Galiza foram outros dos pontos focados por Vítor Neto, que considerou a profissionalização e formação dos agentes um ponto fulcral para o futuro do turismo.

Vitor Neto foi mais além e, na sua intervenção, defendeu uma visão estratégica para o turismo assente em Comissões Municipais de Turismo. "Os municípios e as cidades como Viana do Castelo deveriam ter Comissões Municipais de Turismo envolvendo os agentes locais ligados ao sector".

Já para Júlio Meirinhos, Viana do Castelo é parte integrante de uma estratégia mais abrangente que a Entidade de Turismo está a levar a cabo, mediante uma promoção integrada de toda a região norte, com uma rede de lojas âncora de turismo onde Viana do Castelo fará parte integrante. "A entidade vai desenvolver um planeamento do turismo, uma coordenação estratégica de desenvolvimento de produtos turísticos", afiançou ainda, lembrando os potenciais de Viana do Castelo, nomeadamente o centro histórico e o seu património e a aposta no turismo náutico.

Nas diversas intervenções durante a sessão, Francisco Sampaio, que liderou a Região de Turismo do Alto Minho durante largos anos, lembrou a importância da região, do centro histórico de Viana do Castelo e da necessidade da certificação dos produtos turísticos, defendendo uma aproximação aos eventos que estão a decorrer durante o Ano Santo Jacobeo da Galiza para captação do mercado galego como alvo estratégico.


Viana do Castelo representa Portugal em Xangai

O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, que está a assinalar 75 anos de existência, e o Grupo Viana Bombos, constituído por elementos da Casa dos rapazes, uma instituição da cidade, vão representar o país no "Dia de Portugal", durante a Expo 2010 de Xangai. Na comitiva de Viana do Castelo viaja também o Presidente da Câmara Municipal, para quem a presença do concelho é uma "oportunidade de investimento" tanto mais que Viana do Castelo é a única cidade portuguesa presente no evento internacional.

Para além das actuações dos grupos de Viana do Castelo, o dia 06 de Junho integra igualmente actuações das cantoras Mariza e Sónia Tavares, completando um programa de luxo que assinala o Dia de Portugal em Xangai. Viana do Castelo integra a "Arruada Minhota" com o Grupo Viana Bombos, pelo seu cariz artístico e social, e o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, pelo seu aniversário e representatividade da etnografia.

O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela é conhecido pela forma séria, digna e persistente como tem sabido interpretar, preservar e divulgar as tradições, os usos e costumes que fazem parte do orgulho vianense. As danças, o esplendor dos seus trajes e o brio com que os envergam, os cantares, as músicas tradicionais e as reposições cénicas relacionadas com o quotidiano da época que representa, contribuem para que seja reconhecido como dos mais prestigiados, genuínos e representativos grupos do panorama etno-folclórico nacional. Por estas razões o seu curriculum é imenso, sendo muito solicitado para representações do nosso país no estrangeiro e tendo recebido inúmeros galardões.

O Grupo conta actualmente com mais de cinquenta elementos, sobretudo jovens.

O "Viana Bombos", criado em 2007, é o Grupo de Bombos da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, uma instituição que acolhe crianças e jovens em risco. É, por isso, um projecto socio-educativo e artístico de música tradicional que tem como objectivo potenciar o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e artísticas através da participação activa no grupo. A intenção da Casa dos Rapazes é "cultivar uma crescente ligação ao património cultural da região, em particular do folclore".

A Casa dos Rapazes é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos. Enquadrada no Sistema Nacional de acolhimento e acompanhamento de crianças e jovens em situação de perigo, acolhe actualmente 43 crianças e jovens.

A Expo 2010, dedicada ao tema "Better City, Better Life" (Melhor Cidade, Melhor Vida"), decorre até 31 de Outubro, com a participação de mais de 240 países e organizações internacionais. São esperados cerca de 70 milhões de visitantes para o certame que ocupa uma área de 528 hectares. Portugal apresenta-se na Expo 2010 como "uma praça para o mundo" e "um mundo de energias", procurando ampliar a posição geo-estratégica do país e a "criatividade e inovação" dos portugueses.


Viana do Castelo participa no V Encontro de Cultura Tradicional Minhota em Lisboa

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, a convite da organização, vai marcar presença no V Encontro de Cultura Tradicional Minhota, a decorrer no próximo final de semana (05 e 06 de Junho) na Praça da Figueira, em Lisboa. "O Minho em Lisboa" vai integrar um stand promocional turístico de Viana do Castelo capital de distrito e uma sessão de degustação dos "Vinhos das Terras de Geraz".

A presença de Viana do Castelo integra também artesãos locais, que darão a conhecer bordados, tecelagem e artigos em madeira. Para além do Stand promocional, os produtores dos Vinhos das Terras de Geraz vão promover uma sessão de degustação.

O evento tem início no dia 05 de Junho, pelas 10h00, com uma grande arruada minhota co grupos de bombos e gigantones de Vila Nova de Cerveira, Guimarães e Amarante, seguindo-se a actuação da Banda Plástica de Barcelos., Pelas 15h00, está previsto um desfile etnográfico a partir do Arco da Rua Augusta e até à Praça da Figueira com a presença do Grupo de Danças e Cantares Besclore, Do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Silvares São Martinho (Fafe) e pelo Grupo de Cavaquinhos da Casa do Concelho dos Arcos de Valdevez. O programa termina pelas 17h30 com cantares ao desafio com Celeste de Ponte da Barca e Loureiro de Barcelos.

No dia 06 de Junho, as iniciativas repetem-se, estando também previsto um espectáculo etnográfico onde vai participar o Grupo Folclórico de Castelo de Neiva.


Época Balnear a postos em Viana do Castelo

A época balnear começou hoje nas praias de Afife, Carreço, Norte, Amorosa nova e a praia fluvial de Argaçosa, estando previsto o início nas restantes praias para 15 de Junho. Para que a época balnear decorre com toda a normalidade, a Câmara Municipal aprovou, em reunião de executivo, um conjunto de protocolos e actividades que visam preparar a época 2010 nas oito praias galardoadas com Bandeira Azul (Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo Neiva) e também nas praias fluviais do concelho.

No âmbito da valorização e qualificação do litoral, através de investimentos na preservação dunar, ordenamento das áreas de estacionamento, qualificação dos apoios de praia e a criação de melhores acessibilidades às praias para todos os cidadãos, foram aprovados protocolos de limpeza de praias com as Juntas de Freguesia da Orla Costeira para a realização de um conjunto de investimentos para limpeza e conservação ambiental das praias marítimas e fluviais, num valor superior a 215 mil euros.

A Autarquia assinou também um protocolo de cooperação com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, com a UNILEVER Jerónimo Martins LDA e com a Prosalvamento para garantir a segurança das praias marítimas e fluviais do concelho, com excepção para as praias de concessionários. Este protocolo, que se insere na política de promoção e valorização das potencialidades turísticas do concelho, visa criar boas condições de acolhimento e segurança dos utentes das praias, em especial aos banhistas.

A segurança estará, assim, a cargo de trinta nadadores salvadores, que seguirão as orientações da Capitania do Porto de Viana do Castelo e que serão devidamente formados pela Prosalvamento. A esta associação caberá promover acções de formação e reciclagem para os Nadadores - Salvadores, formação de uma equipa para o correcto manuseamento da mota de água do Cabedelo, acções de sensibilização nas escolas e praias para a segurança balnear, colocação e manutenção da sinalização e bóias nas praias, manutenção dos editais de praias, elaboração e manutenção das escalas dos Nadadores - Salvadores.

No âmbito das Praias de Bandeira Azul, a Câmara Municipal vai promover um conjunto de actividades de sensibilização e educação ambiental referentes à biodiversidade e aos ecossistemas aquáticos.

Estas acções de animação e educação ambiental, a desenvolver até Setembro, envolverão espaços de debate e de reflexão sobre espaços naturais, produção de materiais e conteúdos informativos, acções de educação ambiental nos próprios espaços naturais.


Acção de formação para pedidos de operações urbanísticas da Câmara Municipal de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito da alteração do "Regulamento Municipal de Taxas e Outras Receitas de Urbanização e Edificação", vai promover entre 21 de Junho e 9 de Julho, uma acção de formação para os técnicos responsáveis pela instrução de pedidos de operações urbanísticas.

A acção servirá para apresentar as novas normas técnicas para organização dos formatos digitais e prestar esclarecimentos sobre os procedimentos de criação e assinatura digital de peças escritas e desenhadas.

Para tal, estão abertas as pré-inscrições até ao dia 15 de Junho a todos os técnicos interessados, que deverão ser submetidas utilizando o formulário disponibilizado para download na página de internet do Município e enviadas por email para o endereço suporte@cm-viana-castelo.pt.


"Festas do Vento" em Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o intuito de promover Viana do Castelo, tem vindo a desenvolver novos conceitos, tal como "Páscoa Doce" e "Artes de Maio". As "Festas do Vento", a decorrer no mês de Junho, trazem a Viana do Castelo novas iniciativas e renovam grandes acontecimentos que decorrem durante este mês.

O Programa:

" Campeonato de Portugal de Juvenis de Vela | Team Racing Classe Optimist

De 08 a 13 de Junho, dezoito clubes e oitenta velejadores com outras tantas embarcações participam em 15 regatas no Campo de Regatas da Praia do Cabedelo. No dia 11 de Junho, em frente à Praça da Liberdade, decorre o Team Racing, um campeonato de equipas com as oito melhores apuradas ao longo dos primeiros quatro dias.

Neste evento participam a Associação Regional de Vela do Norte com sete clubes e 25 velejadores; a Associação Regional de Vela do Centro com quatro clubes e 24 velejadores; a Associação Regional de Vela do Sul com três clubes e 16 velejadores; a Associação Regional de Vela da Madeira e a Associação Regional de Vela dos Açores com dois clubes e cinco e dez velejadores, respectivamente.

De referir que o Campeonato apura a representação de Portugal no Campeonato do Mundo e da Europa, sendo uma iniciativa apoiada pela Autarquia, pela Administração do Porto de Viana do Castelo, pela CIM Alto Minho e pelo NEA 2, entre outras entidades.

" Feira Medieval de Viana do Castelo

De 10 a 13 de Junho, nas ruas do Centro Histórico de Viana do Castelo, decorre mais uma edição da Feira Medieval organizada, pela VianaFestas, com animação permanente. Teatro de marionetas, dança de ventre, dança, teatro e música medieval, cuspidores de fogo, jogos medievais e demonstração de falcoaria, um concerto do Grupo de Câmara de Esposende (11 de Junho às 22h00 no Salão Nobre) e um Festim Medieval (dia 12 às 20h00 nos claustros da Igreja de S. Domingos) integram o evento.

A animação de rua estará a cargo de quatro escolas do concelho, do grupo "Teatro à Sexta", Oficina de Teatro do CCAM, Grupo de Cantadeiras do Vale do Neiva, Grupo Folclórico de Chafé e Grupo Folclórico de S. Paulo de Barroselas.

" Comemorações do 752.º Aniversário da Outorga do Foral.

Viana do Castelo assinala mais um aniversário desde a atribuição do foral de D. Afonso III com um conjunto variado de iniciativas. Pelas 18.00, decorre na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal a Conferência "O Foral Grande de Viana", a cargo do Dr. Manuel António Fernandes Moreira.

De seguida, a Câmara Municipal de Viana do Castelo apresenta as linhas do Plano Estratégico de Viana do Castelo, num evento que marca a viragem para o futuro do concelho.

" Um Espectáculo: duas criações: Electra e A Sagração da Primavera pela Companhia Olga Roriz

O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos dias 18 e 19 de Junho, às 22h00, dois espectáculos da coreógrafa vianense Olga Roriz. A artista estará no dia 18 presente no final do espectáculo para uma conversa sobre bailado e sobre as suas obras.

" Concerto pela Orquestra de Sopros EPMVC

No dia 21 de Junho pelas 18h45, o Maestro José Varela apresenta uma produção da Fundação Átrio da Música - Escola Profissional de Música de Viana do Castelo no átrio da Fundação.

" 6º Festival Cidade de Viana do Castelo - Folclore Nacional

Nos dias 25, 26 e 27, no Jardim Público, decorre o Festival de Folclore com 12 grupos etnográficos, metade dos quais da região e os restantes de Coruche, Moura, Santo Tirso, Douro, Esposende e Ovar.

Paralelamente, decorre uma Feira de Produtos Regionais, Desfile, Workshops, Conferência e espectáculos.


Semana do Ambiente no CMIA de Viana do Castelo

Cerca de 50 escolas e mais de quatro mil alunos vão participar nas iniciativas que assinalam a Semana do Ambiente, a decorrer entre 05 e 12 de Junho no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo. Das múltiplas actividades previstas destacam-se os Dias da Compostagem, onde vão participar as escolas, mas também exposições, jogos, conversas e peças de teatro.

O CMIA de Viana do Castelo, que se associa aos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo e à Câmara Municipal neste evento, começa a Semana do Ambiente no próximo sábado com a inauguração de uma exposição sobre "Biodiversidade em espaços naturais de Viana do Castelo" pelas 10.00, seguindo-se uma oficina de aprendizagem no CMIA para o público em geral sob o tema "Venha descobrir o seu compostor doméstico".

De tarde, pelas 15h30, decorrem Conversas de Fim de Tarde com os fotógrafos Luís Quinta, João Cosme e Pedro Narra, que falarão sobre "O registo fotográfico de biodiversidade". De seguida, é inaugurado 7.º Reciclar-(te), uma exposição de trabalhos no Parque Ecológico Urbano sob o tema "Biodiversidade" com reutilização de materiais.

Entre os dias 07 e 09 de Junho, estão agendados os "Dias da Compostagem", iniciativa que pretende oferecer às escolas que participaram no projecto pedagógico "Compostagem nas Escolas" e outros projectos de valorização de resíduos orgânicos promovidos pela Câmara Municipal e pelos SMSBVC um dia diferente no Parque Ecológico com actividades relacionadas com o tema redução e valorização de resíduos. Ao todo são 48 escolas e cerca de 1300 alunos por dia a visitar o espaço.

Estes dias da compostagem integram visita aos trabalhos do Reciclart-(te) e das escolas, jogos didácticos sobre compostagem, um conto em banda desenhada dinamizado pelos alunos da EB2,3 de Lanheses e as peças de teatro "Horta da formiga e a compostagem na LIPOR", "O Miguel, a Ana e o Ambiente" e "Pedro e os Alimentos".


"Vinhos das Terras de Geraz" em sessão promocional

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e os produtores dos vinhos verdes das Terras de Geraz levaram a cabo uma sessão promocional para divulgar e promover os vinhos verdes das terras de Geraz do Lima, Viana do Castelo. Para José Maria Costa, trata-se de divulgar para incentivar a produção deste vinho da região, promovendo-o junto da restauração, contribuindo-se, assim, para a criação de emprego e a promoção dos produtos da região.

A sessão promocional, que integrou provas dos vinhos verdes das Terras de Geraz, segue uma política de promoção dos produtos de Viana do Castelo. Com os vinhos, a Câmara Municipal começou por aderir à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) para promover a importância estratégica do Vinho Verde das Terras de Geraz.

Nesta promoção estiveram presentes quatro produtores de Vinhos Verdes das Terras de Geraz: Casa do Abade, Casa dos Pintos, Solar de Merufe e Sobrinho do Arcipreste. A partir de agora, será efectuada uma promoção conjunta destes vinhos como valor económico do concelho, e o Município vai, numa primeira iniciativa, participar no Festival Nacional de Vinho, que decorre de 05 a 13 de Junho em Santarém.

A participação, em parceria com os produtores do vinho verde das Terras de Geraz, integra um stand do município e a presença nas publicações da feira e ainda um "show cooking" com a presença do prestigiado cozinheiro Michel e de Francisco Sampaio no dia 09 de Junho, pelas 17h30. A animação estará a cargo do Grupo de Folclore das Terras de Geraz do Lima, no dia 10 de Junho.

Informação Município de Viana do Castelo

MARIA ENGRACIA PEREIRA, COMPLETOU 102 ANOS

Maria Engrácia Pereira completou 102 anos, é a mulher mais idosa da freguesia e com 90, ainda ajudava a filha em trabalhos de jardinagem e limpeza que exercia na Junta de Freguesia.

Maria Engrácia Pereira, nasceu a 30 de Maio de 1908 na Fregueia de S. Lourenço de Rio Cabrão, no concelho de Arcos de Valdevez e com 14 anos veio trabalhar na lavoura para Afife, que adoptou como sua terra natal.

Maria Engrácia, tem três filhas, nove netos e seis bisnetos. Nesta altura, encontra-se já um pouco debilitada e vive na companhia de uma filha.


AFIFENSE PERDE EM GONDOMAR

Na sua deslocação a Gondomar, o Afifense perdeu por 23-22 , numa partida onde se mostrou sempre superior, com maior posse de bola, andou sempre à frente do marcador, mas os derradeiros minutos da partida, foram de falhas no ataque, que o Gondomar aproveitou da melhor maneira.

A primeira parte, foi de total domínio Afifense, mas faltou a concretização final, já que a pontaria dos dianteiros se mostrou bastante desafinada, foram demasiados remates ao lado e em outras situações valeu a experiencia e qualidade do guarde redes Gondomarense.

No segundo período, o Afifense baixou um pouco o ritmo de jogo, o que permitiu ao Gondomar equilibrar o jogo e a escassos segundos do final, quando o Afifense poderia matar o jogo, é assinalado um passivo, em que o adversário em contra ataque consegue um livre de sete metros em cima do apito final e assim conseguiu concretizar a vitória, muito festejada, já que este resultado garantia desde logo a permanência do Gondomar na terceira divisão.

Agora, sábado joga-se a ultima jornada pelas 18h30 e o Afifense, recebe o Monte, equipa em que só a vitória interessa, para garantir a continuidade.


FOI APRESENTADO O PROGRAMA DAS FESTAS DE AFIFE

A comissão das festas de Santo António de Afife, procedeu à apresentação do programa das festas, depois de em Janeiro, na altura do primeiro peditório, ter apresentado o esboço do programa de intenções a realizar.

O cartaz das festas, havia sido já apresentado e agora a comissão de festas, promoveu um almoço convívio, que teve lugar no recinto do monte e no qual fez a apresentação do livro com o programa a realizar de 17 a 27 deste mês.

O livro da festa, apresenta em capa a imagem do Santo António, tal como já havia acontecido com o cartaz, faz referência a algumas notas da freguesia, tem uma nota da comissão, o suporte publicitário e o programa geral das festas. Assim e quanto ao programa destaca-se:

9 de Junho quarta-feira

18h00 Içar da bandeira e pelas 19h00 o inicio da novena em honra de Santo António.

17 de Junho- 21h30- Procissão de velas, com saída da Capela de S. Roque para a de Santo António.
22h30- Actuação das Cantadeiras do Vale do Neiva e de Mingos e André.

18 de Junho- 8h00-Alvorada com salva de morteiros.
21h30 - Entrada dos Grupos de Folclore, junto à Casa do Povo, para participarem em mais uma noite de folclore e desfile até ao monte, sendo eles: Rancho Folclórico, Ceifeiras de Valadares, Baião. Rancho Folclórico das Lavradeiras de Gondar, Rancho Folclórico da Trofa e Rancho de Danças e Cantares de Afife.
22h00 terá inicio a noite de folclore em palco instalado no recinto das festas.

19 de Junho sábado:- 8h00- Alvorada, com salva de morteiros.
8h30,- Inicio do peditório, acompanhado pelo Grupo de Bombos da Associação Cultural e Recreativa, Os Amigos da Areia de Darque.
18h00:- Entrada da Fanfarra do Centro Social e Paroquial de Santa Marta de Portuzelo. 18h30, saída da Procissão, da Capela do monte, para a Igreja Paroquial, seguida de Eucaristia Vespertina à chegada.
22h30:- Arraial com o conjunto Renascer e pela meia-noite, terá lugar uma sessão de fogo-de-artifício.

20 de Junho domingo:
8h00: Alvorada, com salva de morteiros, 10h00- Eucaristia Solene na Igreja Paroquial, seguida de Procissão Eucarística ao Cruzeiro. 15h00- Entrada no Largo Tomas Fernandes Pinto da Fanfarra de S. Martinho da Gandra e Banda de Musica da Casa do Povo de Moreira do Lima.
16h00- Procissão solene em honra de Santo António, com saída da Igreja Paroquial, para a Capelinha do monte, acompanhado pela Fanfarra e Banda de Musica.
17h30, concerto pela banda de música.

27 de Junho, domingo pelas 15h30, terá lugar o leilão de oferendas.


ATLETAS DA ADA BATEM RECORD

O atleta júnior do Afifense, Jonhny Machado, foi terceiro classificado no decatlo e bateu simultaneamente o recorde regional, nos campeonatos de Portugal que decorreram no estádio universitário em Lisboa.

Naquilo que se refere aos campeonatos regionais, os atletas do Afifense, conseguiram nove lugares no pódio.

Com destaque para Elísia Magalhães., campeã no salto em altura e 60 metros.

Daniela Marques, terceira no lançamento do dardo, Rafaela Morais, campeã no lançamento do disco.

Marisa Vieira, vice-campeã nos 100m/barreiras.

Fábio Verde, campeão no salto em altura, vara e 110m barreiras.

Jorge Lopes, campeão nos 100 e 200 metros e salto em comprimentos.


REFER COLOCA REDE NA ANTIGA PASSAGEM DA CABRITEIRA

Primeiro foi construído um muro em pedra, para vedar a passagem na antiga passagem de nível da Cabriteira, mas por aquilo que se tem verificado, não evitou a passagem pedonal para atravessar a via-férrea.

As pessoas em princípio, saltavam o muro, depois abriram um espaço nos muros, que assim permitia a passagem com mais facilidade, agora a Refer, quer impedir, toda e qualquer passagem por esse local e para tal procedeu à colocação de rede em cima do muro, prolongando-se até aos limites do espaço aberto com a linha.

Para já a obra ainda não está concluída, que alem da vedação, contou ainda com a colocação de um canal para as águas pluviais, a fim de as encaminhar para o lado do viaduto da Cabriteira.

Na parte contrária, vai ser feita igualmente a vedação, bem como vai ser recuperado o muro que sofreu algumas aberturas, que serviram de passagem.

Neste local, as pessoas já se habituaram a saltar o muro e até a utilizarem um local do topo norte do espaço adjacente à linha, que com mais ou menos dificuldade lá vão acedendo à linha, que depois no lado poente, é mais fácil de transpor.

É objectivo da Refer, eliminar todas as passagens sobre a via-férrea e no caso da Cabriteira, o viaduto até fica ali a dois passos e ali sim, as pessoas podem passar com toda a segurança.

José Carlos Silva

Agenda Cultural de Viana do Castelo

Maio 2010

10 a 13/06 – Feira Medieval

Vai realizar-se no centro histórico de Viana do Castelo, nos próximos dias 10, 11, 12 e 13 de Junho a Feira Medieval, com animação permanente, incluindo teatro de marionetas, dança de ventre, danças medievais, teatro medieval, música medieval, cuspidores de fogo, jogos medievais e demonstração de falcoaria.

No dia 11, realizar-se-à um Concerto do Grupo de Câmara de Esposende, no salão nobre da Câmara Municipal, às 22h00 e no dia 12, um Festim Medieval, pelas 20h00, nos claustros da Igreja de S. Domingos.

Consultar programa específico.

Local: Ruas do Centro Histórico
Org.: Vianafestas. Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo

-----------------------------------

18/06 – 752º Aniversário da Outorga do Foral

D. Afonso III, atribuiu Foral, a 18 de Junho de 1258, criando a vila e instituindo o município de Viana. Esta efeméride é comemorada com um programa de carácter cultural, incluindo:

18h00 - Conferência “O Foral grande de Viana”, pelo Dr. Manuel António Fernandes Moreira. No final, será feita a apresentação das Linhas do Plano Estratégico de Viana do Castelo.

Local: Auditório da Biblioteca Municipal

Dias 18 e 19 – Um Espectáculo: duas criações: Electra e A Sagração da Primavera – Compª Olga Roriz

Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 22h00.

Consultar programa específico.

Org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo
Site: www.cm-viana-castelo.pt

-----------------------------------

25/06 - À conversa com… João Tordo

À conversa com… é uma iniciativa que visa promover, em torno do livro, o diálogo e a troca de conhecimentos com escritores contemporâneos, proporcionando a oportunidade de conviver de perto com os autores e a sua obra. O convidado deste mês é o jornalista e escritor João Tordo. Nasceu em Lisboa em 1975, filho do cantor Fernando Tordo e de Isabel Branco. Formou-se em Filosofia e estudou Jornalismo e Escrita Criativa em Londres e Nova Iorque. Vencedor do prémio Jovens Criadores em 2001. Publicou três romances:"O Livro dos Homens Sem Luz" (2004), "Hotel Memória" (2007) e "As Três Vidas" (2009). Venceu o Prémio José Saramago 2009 com o romance "As Três Vidas".

Local: Biblioteca Municipal (Sala Couto Viana), às 21h30.
Org.: Biblioteca Municipal de Viana do Castelo
http://www.biblioteca.cm-viana-castelo.pt/

-----------------------------------

25, 26 e 27/06 – 6º Festival Cidade de Viana do Castelo – Folclore Nacional

Este evento reúne seis grupos de outras tantas regiões do país, recebidos por igual número de grupos do concelho, durante três dias. Para além das habituais exibições em palco, os vianenses podem aprender as danças dos doze grupos participantes e provar as iguarias características das várias regiões representadas, na Feira de Produtos Regionais realizada no Jardim Público.

Consultar programa específico.

Local: Jardim Público.
Org: Vianafestas, Inatel e Associação dos Grupos de Folclore do Alto Minho. Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo.
http://www.vianafestas.com/

-----------------------------------