"A República em Ponte da Barca - 1910 / 2010" é o tema genérico de uma exposição que, até ao próximo dia oito de Junho, está patente ao público no Átrio dos Paços do Concelho, em Ponte da Barca.
A mostra, que foi inaugurada no dia um, com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, da Vereadora da Cultura e ainda dos responsáveis do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, pretende assinalar o centenário da Implantação da República, evocando uma memória, uma identidade, e estabelecendo pontes entre o passado e o presente, sempre com os olhos postos no futuro.
Recorrendo a um conjunto de painéis, o certame proporciona aos visitantes uma visão global do período de transição da Monarquia à República, oferecendo ainda uma viagem de "Bicicleta" pela "História da Moeda em Portugal" e um revigorante "Banho de Mar".
A terminar, surge o convite a que se tire o "Chapéu" à "República em Ponte da Barca", tudo isto com espírito feito de inconformismo e de esperança. Até porque, como escreve Antero de Quental, "Quem diz Democracia diz República".
Recorde-se que esta exposição acontece no âmbito das comemorações do Centenário da Implantação da República, promovidas por uma comissão criada para o efeito no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, que vem contando com o apoio da Câmara Municipal.
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca