Um fim-de-semana para mais tarde recordar. É assim que se pode descrever o sucesso da 5ª edição da Regata Internacional Ponte da Amizade, que decorreu em Vila Nova de Cerveira, no último fim-de-semana de Maio.
No seguimento das últimas edições a Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira (ADCJC) voltou a organizar, na véspera da Regata (dia 29) um colóquio abordando temáticas relacionadas com o desporto. Desta vez os oradores convidados foram o Professor Jorge Ribeiro e a Dra. Patrícia Bacelar, cujas comunicações abordaram a "Detecção de Talentos no Remo" e "Como Atingir Objectivos", respectivamente. Ambas as comunicações se revelaram bastante interessantes e, acima de tudo, tiveram a capacidade de despertar consciências entre a assistência.
O elevado número de pessoas que assistiu, bem como a sua ampla participação, confirmaram que o evento veio ao encontro das aspirações daqueles que lidam com o fenómeno desportivo.
O evento principal do programa, a Regata Internacional Ponte da Amizade, decorreu no Domingo (dia 30) e contou com um número recorde de mais de 380 atletas, provenientes de cerca de duas dezenas de clubes portugueses e espanhóis. Estes números confirmam o acentuado crescimento da popularidade desta regata, que em dois anos viu o número de participantes aumentar para mais do dobro. De facto, a Regata Internacional Ponte da Amizade é já uma referência a nível ibérico, no que diz respeito às regatas de Remo Jovem (atletas entre os 10 e os 16 anos de idade).
As águas do Minho, junto ao cais de Vila Nova de Cerveira, mostraram-se mais uma vez propícias à prática da modalidade durante a maior parte do dia, em especial durante as eliminatórias. Num percurso de 750 metros, centenas de embarcações cruzaram as águas a alta velocidade na tentativa de conquistar um lugar nas finais. Já durante a tarde, mais de cem embarcações, distribuídas por 16 finais, competiram afincadamente para conquistar um lugar no pódio. Provas cheias de emoção e incerteza quanto ao vencedor até aos últimos metros foram uma constante, o que animou as centenas de espectadores que assistiam ao longo da margem.
A equipa da casa (ADCJC) fez-se representar por 30 jovens remadores dos seus escalões de formação. A par da excelente prestação de todos os remadores da ADCJC, que souberam defender as cores de Cerveira alcançando excelentes resultados, nove das onze tripulações da ADCJC conseguiram apurar-se para as finais e aí três delas conquistaram a medalha de prata.
Como destaque, salientamos, a equipa de shell de oito juvenil, pelo facto de pela primeira vez na história do Clube participar nesta disciplina do remo e este ser um dos barcos míticos do remo mundial, onde todos os gostam de participar e ganhar.
A equipa da ADCJC nas eliminatórias da manhã dominou e ganhou a sua manga e na parte da tarde a escassos metros do final da final quando estava a disputar os lugares do pódio foi abalroada pela equipa do Infante D. Henrique o que a impediu de terminar a regata. De qualquer forma temos que registar a excelente prestação desta equipa, que deixou excelentes indicadores para os campeonatos nacionais da modalidade a disputar em Julho próximo.
Os resultados com maior destaque na geral, foram para as provas em que estão em disputa dois troféus (8+ Juv. Masc. e 4X Juv.Fem.), da autoria do escultor José Rodrigues. Este ano, os grandes vencedores foram, no 8+ Juv. Masc., o Clube Associação de Remadores Para a Competição (ARCO), e no 4X Juv. Fem. o Clube Naval Infante D. Henrique (INFANTE).
Em termos organizativos este evento representou também um sucesso para a ADCJC que, com grande esforço e com o apoio voluntário de sócios e simpatizantes, conseguiu acolher da melhor forma os clubes visitantes e proporcionar a centenas de jovens e de espectadores uma experiência inesquecível.
Na sua génese os principais objectivos, foram conseguidos, dado termos estimulado a colaboração associativa, a promoção da vida saudável e do exercício físico, e a divulgação da modalidade no concelho de Vila Nova de Cerveira, junto das crianças e dos jovens.
Por último, a ADCJC, agradece ao Município de Vila Nova de Cerveira, o apoio concedido à realização destes eventos, aos patrocinadores e a todos os colaboradores.