Câmara Municipal promove Domingos Saudáveis e cheios de animação
A partir do próximo dia 6 de Junho, e até 12 de Setembro, a Câmara Municipal irá promover, durante todos domingos, no Campo do Trasladário, actividades desportivas e actuações musicais para os arcuenses e seus visitantes.
Durante a manhã, sempre no período das 10h00 ao 12h00, o ginásio Studio 601 irá dar aulas de aeróbica, step, cycling, circuito-treino, body pump, body combat, hip-hop, capoeira e maculélé. Sendo que, realizar-se-ão sequências diferentes em cada domingo.
Com acesso livre, todos aqueles que queiram participar nestas actividades apenas terão de comparecer devidamente equipados com fato de treino, ténis e toalha de rosto, no entanto, como se tratam de acções realizadas ao ar livre e que requerem esforço físico é aconselhável que também levem consigo água e protector solar.
Já no período da tarde, das15h00 às 19h00, a animação ficará a cargo de Ranchos Folclóricos, Associação Locais, grupos de Bombos e grupos de música tradicional.
Além destas actuações todos os amantes de produtos regionais terão ainda ao dispor uma mostra de produtos do catálogo Terras do Vez – Sabores e Tradições.
Aspectos que certamente motivarão todas as pessoas passarem o dia ao ar livre, a praticarem desporto e conviver.
Freguesias do Vale, Souto e Arcos S.Paio receberam Francisco Araújo

No passado dia 25 de Maio, Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal, fez-se acompanhar da engenheira responsável pelas obras da autarquia e deslocou-se às freguesias do Vale, Souto e Arcos S.Paio.
A primeira a receber a visita do autarca foi Souto. Aqui Francisco Araújo esteve na ligação da Capela Srª do Carmo à Monserrate. Uma obra adjudicada à empresa Martins & Filhos, S.A. por 82.050,00 € (s/IVA) e concluída recentemente.
Depois passou no Vale para ver o andamento da obra do caminho de Acesso a Penacova, que se encontra em fase de execução de muros e foi adjudicada à firma Campos Silva por 211 772.30 euros; a obra do Caminho de Ligação do Lugar de Chã da Cabana ao C.M. 1.323, adjudicada por 39.986,89 euros à firma Duque & Duque; as instalações do abastecimento de água em Penacova e a obra do Caminho de ligação de Casares à Freita, adjudicada por 124.501,45 euros à empresa Martins e Filhos, Lda e onde só falta colocar o pavimento.
Por último foi à Freguesia de Arcos S.Paio ver a empreitada do “Bloco XLIV – Alargamento do Caminho da Igreja Velha (Cabine) ao Calvário – Arcos S.Paio”, a qual já se encontra pavimentada e foi adjudicada à empresa Gonçalves e Cachadinha por 123.501,88€, e a obra da Igreja Velha à Costeira. Uma intervenção adjudicada à firma Sebastião da Rocha Barbosa por 34 484.63 euros.
O autarca começou esta ronda às várias localidades do concelho com o objectivo de, junto dos presidentes das Juntas de Freguesia, observar de perto as obras em curso, as realizadas e quais as intervenções e necessidades mais prementes de cada uma, fazendo jus à política de proximidade que tenta manter com a população arcuense.
Romeu e Julieta – Co-produção do Agrupamento de Escolas e da Casa das Artes/Município arcuense demonstrou grande qualidade
Na passada sexta-feira, dia 28 de Maio, o auditório da Casa das Artes concelhia abriu as portas para receber mais uma co-produção do município com o Agrupamento de Escolas de Valdevez.
Foi com lotação esgotada que os alunos deram corpo ao seu trabalho da Área de Projecto, interpretando a tragédia “Romeu e Julieta”. Uma peça escrita nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare (entre 1591 e 1595) sobre dois adolescentes cuja morte acaba por unir as suas famílias, outrora em pé de guerra, e que se trata de uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro, sendo hoje, o relacionamento dos jovens Romeu e Julieta considerado como o arquétipo do amor juvenil.
Como a obra tem sido, ao longo dos cinco séculos de realização, constantemente readaptada, o coordenador do projecto, José Barros optou por encenar a peça baseando-se na versão de Zeffirelli (1968). “Versão cinematográfica indicada como melhor filme”.
Tendo sido alvo de alguns ajustes, o professor encenou uma peça teatral que se construiu de “quadro em quadro, com recurso às novas tecnologias, privilegiando fortemente as componentes imagética e sonora, aliadas à dramatização das cenas mais representativas da obra”.
Segundo o mesmo, “este projecto tem a particularidade de ser um original em termos de concepção e dramatização, uma vez que se insere no domínio da Área de projecto do 12ºA, com a participação de alunos desta turma e de outras pertencentes à escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez”.
Destacou, ainda, o facto de também participar no projecto o actor residente da Casa das Artes de Arcos de Valdevez, Nuno Pinto, bem como o professor de Dança Contemporânea, Carlos Silva, responsável pela coreografia de algumas cenas”.
José Barros, como coordenador desta actividade artística, não deixou de fora “palavras de apreço e gratidão ao município, que apoiou e disponibilizou todos os meios técnicos para a sua realização; à Direcção da Escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez, que se mostrou receptiva e apoiou esta iniciativa desde o primeiro momento; à Nova Comédia Bracarense que disponibilizou os cenários; à Casa S. José – Viana do Castelo e à Casa Felicidade das Noivas – Cervães, que disponibilizaram o guarda-roupa e à Publivez, que ficou encarregue pela luz e som.”
Integraram o elenco desta produção Eduardo Pontes como Romeu, Bruna Esteves como Julieta, José Barros como Frei Lourenço, Catarina Carneiro como Srª Capuleto, Jorge Barros como Srº Capuleto, Nuno Pinto como Mercúrio, Hélder Alves como Tebaldo, Joel Sousa como Benvólio, Teresa Cardoso como Ama e Patrícia Ferreira como Bobo.
O Canto este a cargo de Juliana Gaspar, Vânia Rocha e José Barros.
Banco Alimentar Contra a Fome de Viana de Castelo – recolha de bens essenciais em Arcos de Valdevez superou as 5 toneladas
Tal como no ano transacto, a Câmara Municipal, através dos Serviços de Acção Social e com o apoio do Agrupamento de Escutas 214, ajudou na recolha de bens alimentares nas superfícies comerciais Lidl, Pingo Doce e Mini-Preço no passado fim-de-semana, sábado 29 e domingo 30 de Maio.
Segundo os dados recolhidos junto do Banco Alimentar de Viana do Castelo, a recolha em Arcos de Valdevez correu muito bem, tendo a solidariedade dos arcuenses permitido angariar mais de 5 toneladas de alimentos para as pessoas carenciadas.
Já no distrito, no total, a mobilização realizada permitiu a recolha de cerca de 61 mil – dados que deixaram as instituições envolvidas bastante satisfeitas, pois demonstraram que o povo português está cada vez mais solidário e preocupado em ajudar os outros.
Esta recolha foi feita com o objectivo de distribuir várias dezenas de toneladas de produtos e apoiar ao longo de todo o ano a acção de muitas instituições e serviços de acção social do distrito.
Dias 25, 26 e 27 de Junho em Arcos de Valdevez
1.ª EDIÇÃO DO CONCELHO DE ESTADO
HOMENAGEIA MÁRIO SOARES – individualidade foi recebida por Francisco Araújo

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a Editorial Novembro promovem, nos dias 25, 26 e 27 de Junho, na vila minhota, a 1.ª edição de Arcos de Valdevez – Concelho de Estado, onde irá ser homenageado um dos pais fundadores da moderna democracia portuguesa: Mário Soares.
No âmbito desta iniciativa, o estadista foi recebido hoje, dia 1 de Junho, por Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal, para que lhe fossem mostrados os locais onde decorrerão a maioria das actividades em sua honra, entre os quais estão a Casa das Artes Concelhia e a Praça Municipal.
Após uma breve passagem por todas as instalações, Mário Soares deixou a localidade bastante satisfeito e esperançoso de que esta homenagem irá correr da melhor forma, pois a localidade tem todas as condições para receber um evento desta grandeza.
A vida política de Mário Soares será, no âmbito de um ciclo de conferências a realizar na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, analisada e debatida por antigos estadistas e personalidades de grande craveira intelectual, como Mikhail Gorbatchev (através de vídeo-conferência), Federico Mayor Zaragoza, Jean Daniel, Frank Carlucci (mensagem escrita), Diogo Freitas do Amaral, Fernando Nobre, Miguel Veiga, António Almeida Santos, Adriano Moreira, Ignacio Ramonet, Manuel António Sobrinho Simões, Artur Santos Silva, Viriato Seromenho Marques, Teresa de Sousa e Carvalho da Silva, o Primeiro Ministro José Sócrates, entre muitas outras individualidades.
Este ciclo de conferências é apenas uma das iniciativas do Concelho de Estado. O evento integra ainda exposições, arte de rua, teatro, edição de um livro, entre outras iniciativas onde a interacção com a população de Arcos de Valdevez será constante. Importa também salientar que o programa desta 1.ª edição enquadra-se nas comemorações do centenário da implantação da República, que estão a ter lugar ao longo de 2010. Neste contexto, o Concelho de Estado prevê a inauguração, no dia 25 de Junho, pelo presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, Artur Santos Silva, da exposição “Quem fez a República”, constituída por 15 painéis cedidos pela Fundação Mário Soares. Refira-se, a propósito, que Mário Soares se distinguiu politicamente pela defesa dos valores republicanos, antes e depois do 25 de Abril, assim se justificando esta associação à celebração dos 100 anos da República.
Patrocinado pela Fundação Galp Energia e pelo grupo Agros/Lactogal e contando entre os seus media partners, com a RTP, a antena 1, o Nouvel Observateur e o Le Monde Diplomatique, o 1.º Concelho de Estado terá quatro grandes momentos: o ciclo de conferências, a edição de um livro reunindo as intervenções das personalidades convidadas, iniciativas de arte de rua e uma exposição antológica. Relativamente ao ciclo de conferências, deve dizer-se que será estruturado em quatro sessões temáticas: “República”; “União Europeia”; “Descolonização e Geopolítica”; “Um futuro para Portugal”. Nestas sessões, os oradores já referidos vão proceder à análise consolidada da vida política do homenageado, partilhando em simultâneo alguma da mundividência geoestratégica e geopolítica que os notabilizou publicamente. As intervenções dos oradores serão posteriormente compiladas em livro, com a chancela da Editorial Novembro e tendo em vista a comercialização da obra nos mercados nacional e brasileiro.
Arte de rua e exposições
Uma boa parte das iniciativas deste Concelho de Estado materializam-se em arte de rua, sendo a trajectória de Mário Soares retratada nas principais artérias de Arcos de Valdevez e a população local convidada a participar activamente. No perímetro urbano da vila, e sobretudo no seu centro histórico e na marginal fluvial, vão ter lugar, entre outras, as seguintes iniciativas: exposição de cartazes com fotos do homenageado; uma ampla fotobiografia de Mário Soares; um “Xadrez Político” em ponto grande representando as pessoas ou instituições chave no percurso do estadista; representações teatrais relativas a episódios da vida do histórico socialista; colocação de mantas (em alusão às romarias minhotas) com frases de discursos ou ilustrações variadas; uma marcha pública de tributo; a instalação de um logótipo gigante do Concelho de Estado; e uma simbólica largada de barcos de papel (“Na Rota dos Sonhos”) contendo mensagens dos participantes do colóquio, da organização do evento e de elementos da autarquia.
Outro ponto alto do evento é a exposição “Mário Soares, um princípio sem fim”, que retrata a vida pessoal e política do homenageado (25 de Junho a 25 de Julho, na Casa das Artes de Arcos de Valdevez). Organizada segundo pressupostos cronológicos, a exposição irá ser repartida, tematicamente, por vários espaços: uma sala será utilizada para expor as condecorações; outra para expor os trajes académicos e outros; a entrada do auditório vai contar com dois pelintos expondo o Busto da República e o Pelourinho de Arcos de Valdevez, sendo igualmente exibidas seis caricaturas de Mário Soares; numa outra sala vão estar em exposição alguns objectos de carácter popular oferecidos e dedicados ao homenageado.
A tudo isto há ainda que acrescentar a criação de um díptico de homenagem ao estadista, da autoria do artista plástico Mário Vitória, e a “Tribuna dos Pequeninos”, onde os mais novos vão poder conversar informalmente com Mário Soares. Assinale-se ainda a realização da iniciativa “Episódio na Assembleia”, que consiste na representação, também na Casa das Artes, do momento em que Mário Soares é eleito novo Presidente na Assembleia da República.
O contrato de compra e venda é, podemos afirmá-lo com inteira segurança, o contrato paradigmático das relações de consumo. Existem porém outros contratos de consumo, como sejam a prestação de serviços ou o crédito ao consumo.
A compra e venda pode ser definida como o contrato em que, mediante o pagamento de um preço, se transfere a propriedade de uma coisa ou de um direito de uma pessoa para outra. Os intervenientes deste contrato possuem direitos e deveres. Para o comprador, um direito será o de receber o bem, a que se contrapõe o dever de pagar o respectivo preço. Já com o vendedor passa-se o inverso.
Na compra e venda de bens de consumo, efectuada a consumidores (entendidos estes como pessoas singulares que os destinam a fins não profissionais da sua vida), por vendedores (definidos como as pessoas singulares ou colectivas que vendem bens de consumo no âmbito de uma actividade profissional), estes têm o particular dever de entregar bens que sejam conformes com o contrato de compra e venda.
Usualmente usamos o termo vício ou defeito para definir o problema ou contratempo que afecta o bem de consumo e impedem a plena satisfação da necessidade a que se destina. A chamada lei das garantias (Dec-Lei n.º 67/2003,de 8 de Abril e que regula certos aspectos da compra e venda de bens de consumo) consagra o enunciado supra ou seja a obrigação do vendedor entregar bens que estejam conformes com o contrato.
A conformidade do bem traduz pois essa obrigação que o vendedor assume de respeitar o contrato ponto por ponto. A desconformidade será a diferença entre o bem que o vendedor deveria entregar de acordo com o contrato e o bem que entrega. É um conceito mais amplo que o de defeito ou vício.
Efectivamente, existe desconformidade quando o bem padece de vício ou defeito, o que ocorre no caso da mobília de sala em que os diversos componentes (mesa, cadeiras, móvel) possuem diferentes tonalidades da cor contratada, ou o telemóvel cuja bateria não carrega até ao fim ou ainda o sistema de travagem da viatura que não funciona devidamente.
Mas também existe desconformidade nos casos de falta de qualidade do bem (ex: o frigorífico que não congela). Existe igualmente desconformidade no caso de diferença de identidade (ex: o consumidor recebe um computador portátil de modelo diferente daquele que encomendara) e também existe no caso de diferença de quantidade (ex: o consumidor paga 6 copos de vidro, mas apenas lhe são entregues 4).
Nos termos da lei das garantias um bem não é conforme com o contrato nas seguintes situações:
" Quando não é conforme com a descrição que dele é feita pelo vendedor ou não possuir as qualidades do bem que o vendedor tenha apresentado ao consumidor como amostra ou modelo (ex: a viatura já passou por 6 anteriores proprietários quando o vendedor garantiu que apenas tinha tido um ou o caso do computador cujo monitor tem uma resolução inferior àquele que foi apresentado para demonstração ao consumidor) ;
" Quando não é adequado ao uso específico para o qual o consumidor o destine e do qual tenha informado o vendedor quando celebrou o contrato e que o mesmo aceitou (ex: o aparelho de ar condicionado ruidoso que foi instalado na sala onde o consumidor faz ioga, tendo sido acordado a entrega de um aparelho silencioso);
" Quando não é adequado à utilização habitual dada aos bens do mesmo tipo (ex: o resguardo da casa de banho apesar de devidamente instalado não impede que a água se espalhe no chão ou o relógio com ponteiros luminosos que não permite visualizar as horas no escuro);
" E ainda quando não apresenta a qualidade e o desempenho habitual nos bens do mesmo tipo e que o consumidor pode razoavelmente esperar, atendendo à natureza do bem e, eventualmente às declarações públicas sobre as suas características concretas feitas pelo vendedor, pelo produtor ou pelo seu representante, nomeadamente na publicidade ou na rotulagem (ex: o aquecedor eléctrico tem um consumo de electricidade triplo do que consta da documentação que acompanha o artigo ou o exaustor da cozinha que não tira os fumos e cheiros).
" Refira-se a finalizar que é equiparado à falta de conformidade a má instalação do bem efectuada pelo vendedor ou efectuada sob a sua responsabilidade (ex: os óculos cujas lentes são mal montadas) ou mesmo a má instalação do bem de consumo, efectuada pelo consumidor, mas devido às incorrecções das instruções de montagem (ex: o móvel cujos componentes estão separados numa caixa para serem montado em casa).
Em caso de dúvida, não hesite em contactar os serviços de informação do CIAB - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem do Consumo ( Tribunal Arbitral de Consumo)
Morada: Rua D. Afonso Henriques, nº 1 - 4700-030 Braga
Telefone: 253617604 Fax:253617605
E-mail: geral@ciab.pt
Artigo mensal da responsabilidade do Director-Executivo, Dr. Fernando Viana, Maio 2010
Câmara Municipal Comemora Dia Mundial da Criança

Tal como tem vindo a acontecer ano, após ano, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, através do pelouro da Educação, não deixou passar o Dia Mundial da Criança em branco e proporcionou um dia cheio de diversão às crianças das Escolas Básicas e Jardins-de-infância do Concelho.
Em todas as Escolas do Ensino Básico, nomeadamente a EB de Soajo, EB de Sabadim, EB de Távora e EB de Arcos de Valdevez, o município disponibilizou insufláveis e carrinhos de pedais. Já nos Jardins-de-infância da rede pública que não funcionam no mesmo espaço físico das EB – JI de Giela, Paçô e Vila Fonche, bem como os da rede particular – Centro Social e Paroquial de Guilhadeses, Centro Social e Paroquial de Arcos de Valdevez, Centro Social e Paroquial do Vale, Infantário da Carreira, Associação Recreativa Juventude Vila Fonche e Stª Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez – as crianças puderam divertir-se com grupos de palhaços.
Aliadas às actividades proporcionadas pela Câmara Municipal, cada estabelecimento complementou a diversão com acções de iniciativa própria, como jogos, teatros e pinturas.
Foi um dia em cheio para as crianças do concelho e o Vereador do pelouro da Educação, Pedro Teixeira, fazendo-se acompanhar das técnicas responsáveis pelo Serviço de Educação e Acção Social camarário, fez questão de testemunhar a alegria vivida nas escolas.
Informação Município de Arcos de Valdevez
|
ACTIVIDADES DA CASA DAS ARTES DE ARCOS DE VALDEVEZ
Junho 2010
Destaque/Outros eventos:
Casa das Artes e diversas zonas da Vila
25, 26 e 27 de Junho
Vida e Obra de Mário Soares
Integrado no evento “Arcos de Valdevez: Concelho de Estado”
Projecto pioneiro de reflexão e homenagem a figuras nacionais de referência. Esta edição, a primeira, escolhe Mário Soares, em simultâneo personalidade incontornável da vida política nacional e figura representativa da República, potenciando um enquadramento com as comemorações do centenário, a desenvolver durante o presente ano.
O evento consiste na realização de um colóquio, com a presença das várias figuras do xadrez político nacional e internacional, para debaterem e darem testemunho da vida, ideologia e obra do convidado. Em paralelo decorrem duas exposições, "Mário Soares, um princípio sem fim" e "Quem fez a República", bem como diversas apresentações de Arte e Animação de Rua.
Confirmados entre os participantes estão nomes como José Sócrates, Diogo Freitas do Amaral, António Almeida Santos, Manuel Carvalho da Silva, Adriano Moreira, José Pacheco Pereira, Manuel Sobrinho Simões, Federico Mayor Saragoza, Jean Daniel, Ignacio Ramonet, Eduardo Lourenço, Fernando Nobre, Júlio Pomar ou António Lobo Antunes, bem como, sob a forma de vídeo ou texto, Mikhail Gorbachev e Frank Carlucci.
Música/Folk/Tradicional:
Auditório da Casa das Artes
12 de Junho (sábado), 22h30; €3,00 (preço único)
KARROSSEL
(Portugal)
Parceria com o Festival “Granitos Folk” (Porto)
Do gosto pela DANÇA e pela MÚSICA, nascem na cidade do Porto os KARROSSEL em 2009. Fruto de recolha e pesquisa, ensinam danças tradicionais, essencialmente portuguesas, mas também do resto da Europa. Num espírito de festa, os KARROSSEL propõem uma viagem pelo mundo da música tradicional, onde o público é convidado a participar, num rodopio de danças! Desde o Vira do Minho, o Fado Batido, até à Troika da Rússia, passando pela Bretanha, Roménia, Lituânia, e tantas outras culturas, regressando sempre a Portugal num diálogo constante com o público… …os KARROSSEL põem todos a andar à roda.
Este espectáculo firma a segunda parceria entre a Casa das Artes e o Festival “Granitos Folk”, realizado no Porto pelo espaço “Contagiarte”.
Exposição de Pintura:
Foyer do Auditório da Casa das Artes
2 a 20 de Junho; dias úteis: 10-18h00, sábados: 14-18h00 e 21h30-23h30, domingos: 21h30-23h30.
Mário Rebelo de Sousa: “OUTROS ENCONTROS”
Co-produções com Escolas:
Auditório da Casa das Artes
14 de Maio (sexta); 22h00.
VIDEO/Curta Metragem: “ENTRE MUNDOS”
Um argumento original que envolve os alunos do 12º A do Agrupamento de Escolas Valdevez numa trama “fantástica”, rodada e produzida integralmente em espaços urbanos da Vila. Realização de Martin Dale e coordenação geral de projecto de José Barros.
Cinema
Auditório da Casa das Artes
5 e 6
sábado e domingo às 22h00
CONFRONTO DE TITÃS
Fantástico, Drama, Acção – M/12
Realização: Louis Leterrier
Intérpretes: Liam Neeson, Sam Worthington, Ralph Fiennes
13
domingo às 22h00
UM SONHO POSSÍVEL
Drama – M/12
Realização: John Lee Hancock
Intérpretes: Sandra Bullock (vencedora do Óscar de Melhor Actriz), Tim McGraw, Quinton Aaron, Kathy Bates
19 e 20
sábado e domingo às 22h00
O HOMEM DE FERRO 2
Ficção Científica, Acção – M/12
Realização: Jon Favreau
Intérpretes: Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Mickey Rourke, Samuel L. Jackson, Jon Favreau, Sam Rockwell, Paul Bettany, Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Leslie Bibb
27
sábado e domingo às 22h00
EX-MULHER PROCURA-SE
Acção, Comédia, Romance – M/12
Realização: Andy Tennant
Intérpretes: Gerard Butler, Jennifer Aniston, Christine Baranski
|
 |
|
|