D. Carlos Francisco Martins Pinheiro, de 85 anos, antigo bispo auxiliar da arquidiocese de Braga, faleceu na madrugada desta Sexta-feira, vítima de doença prolongada.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, afirmou que D. Carlos Pinheiro, licenciado em Direito Canónico, distinguiu-se pela “simplicidade”.
“Foi uma pessoa marcada por algumas doenças, que o impediram de oferecer uma disponibilidade total, mas estava sempre pronto para ajudar e para servir”, referiu o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
O bispo emérito “concretizou essencialmente o seu trabalho na organização das visitas pastorais, no tempo de D. Eurico Nogueira, [anterior arcebispo de Braga], disse o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
D. Jorge Ortiga reconhece que o seu estilo era “totalmente diferente” do de D. Carlos Pinheiro, mas acredita que as duas personalidades se completavam
O funeral de D. Carlos Pinheiro realiza-se este Sábado na Sé de Braga, às 10h00, e pelas 15h00 é celebrada uma missa exequial em Ponte de Lima, comunidade de que foi pároco durante 19 anos.
D. Carlos Pinheiro vai ser sepultado na sua terra natal, Vila Praia de Âncora, onde se celebra missa exequial às 17h30.