Jornal Digital Regional
Nº 493: 5/11 Jun 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

ALUNOS DA E.B.2,3/S DE CAMINHA

DEBATEM "Namoro Violento? / "Violência no Namoro?"

No passado dia 2 de Junho, no auditório da Biblioteca da Escola, os alunos de várias turmas dos 10º e 11º Anos e do 12º D (Curso tecnológico de Desporto) participaram num Colóquio-Debate sobre o tema aqui titulado. Esta iniciativa nasceu do interesse suscitado no meio escolar pelo projecto da Educação Sexual (do programa PES) e foi promovida pelos Professores de Filosofia/Psicologia com a colaboração do Coordenador dos Directores de Turma do Ensino Secundário (Professor Luís Verde). Este Colóquio teve origem num conjunto de informações seleccionadas e organizadas (na forma de "powerpoint") relativamente ao(s) comportamento(s) violentos no namoro. A pesquisa prévia bem como esta apresentação resultaram do trabalho da Ana Cunha e do Rui Barbosa (alunos do 11º E/Curso Tecnológico de Desporto) que, na mesa, foram acompanhados pelo Professor de Filosofia e Psicologia A, José Araújo.

A Ana referiu vários quadros tipificadores das situações comportamentais violentas nas interacções do namoro, analisando os casos e a complexidade deste fenómeno que, por vezes, se confunde com aspectos de "bullying". Indicaram-se causas/efeitos e tipos desta violência (física, psicológica, social) e, identificando certos contextos da sua ocorrência, o Rui situou os significados e as vivências afectivas, emocionais e psicossociais inerentes ao desenvolvimento do(s) adolescente(s) durante o namoro. Apreciou que o namoro implica partilha relacional e que esta forma da atracção interpessoal, dependendo de vários factores, decorre do desejo de pertença, da vontade de comunicação, do prazer físico e do equilíbrio psicológico. Entre várias situações apontaram-se caminhos para considerar que o namoro abrange um conjunto de contextos emocionais específicos (de cada um) característicos das relações de intimidade, mais concretamente de amor e até paixão.

Seguiu-se o interessado debate em que intervieram diversos alunos alunas e docentes das turmas do secundário que expuseram argumentos e perspectivas que permitiram aprofundar o conhecimento dos tipos de violência descritos bem como tentar compreender/prever e prevenir a gravidade das atitudes violentas que, dolorosamente, ocorrem entre alguns namoros. Ao longo do diálogo, apreciou-se o absurdo afectivo e a contradição duma dramática situação, simultaneamente positiva (namorar) e negativa (ser violentado por/violentar alguém).

Durante esta discussão, os intervenientes manifestaram a sua atenção e sensibilização para este aspecto dos conflitos interpessoais na adolescência e só lembraram o tempo decorrido quando a campainha soou para a saída das 11:50, interrompendo-se este Colóquio-Debate.

Os Professores do Grupo de Filosofia e Psicologia

CONVÍVIO E DESENVOLVIMENTO ENTRE GERAÇÕES

No âmbito das actividades das disciplinas de Psicologia A e Área Tecnológica Integrada / Estágio (Curso Tecnológico de Desporto), os alunos do 12º D desenvolveram um enriquecedor projecto de interacção social com a comunidade dos idosos do Lar de Idosos do Bom Jesus dos Mareantes.

Num primeiro momento, na tarde do dia 18 de Maio, vários alunos desta turma visitaram o referido Lar onde se inteiraram das necessidades, das condições assistenciais e das ocupações dos vários residentes com quem contactaram. Atentamente recebidos pelo (psicólogo) Dr. Paulo Cancela e pela (directora) Dr.ª Conceição, os alunos foram conduzidos às salas onde se encontraram num interessado e vivo diálogo com diversos residentes que, amável e curiosamente, se disponibilizaram para uma entrevista realizada por jovens com a idade dos prováveis netos.

Durante a animada conversa, enunciaram-se perguntas de um guião que visou a compreensão das diferentes experiências e expectativas na vida destes nossos concidadãos. Emotivamente, os alunos aprenderam das diferentes vidas e tiveram a oportunidade de exercitar um voluntariado activo neste convívio registado nos seguintes instantes fotográficos

Neste encontro de gerações, lançou-se a ideia de os jovens receberem na E.B.2,3/S de Caminha os "avozinhos" com quem haviam travado amizade. Foi assim que, na manhã do dia 20 de Maio se abriram os portões da Escola para uma visita às nossas instalações onde, após o acolhimento prestado pela Directora (Profª Maria Esteves) e pela Assessora (Profª Conceição Rodrigues), houve uma pausa para chá ou café na Sala Polivalente.

Reataram-se as conversas originadas no interesse que os idosos mostraram relativamente aos espaços, objectos, pessoas e actividades que configuram uma manhã na Escola. Por outro lado apreciaram as tradições minhotas inscritas nos fatos antigos do nosso espólio.

Guiados pelos jovens anfitriões prosseguiu a visita à Sala de Teatro, onde o Prof. Fernando Borlido e os seus alunos, mostraram e explicaram os processos de construção de vários fantoches em preparação para um próximo espectáculo.

Depois, na Nossa Biblioteca, afectuosamente, foram recebidos pelo Prof. Paulo Bento e a manhã continuou com uma cessão especial do projecto Poesia às Quintas, em que os alunos participantes neste projecto da Biblioteca e Teatro recrearam a interpretação e leitura de poemas que bem agradaram aos presentes.

Seguiu-se um diálogo esclarecedor de comparações entre a Escola aqui vivida pelas jovens, com as situações educativas experimentadas pelos idosos. Perto do meio-dia, num entendimento das gerações as/os jovens do 12º D convidaram os participantes nestas actividades a fixarem o momento gráfico deste grupo-família conseguido no intercâmbio de experiências diferenciadas no espaço/tempo mas unidas solidária e humanamente.

Com um até logo e sempre, os acenos foram sentidos pelas duas partes e ficou o desejo e promessas de alunos e Escola poderem voltar a estas acções.

Os Professores: José Araújo (Psicologia A) e Luís A. Magalhães (ATI/Estágio).
Foto-repórter: Renata Silva (aluna do Curso tecnológico de Desporto 12º D)