Quando o Dr. Durão Barroso, chegou a Primeiro Ministro, na sua primeira intervenção na Assembleia da República, virou-se para a bancada parlamentar do Partido Socialista e afirmou solenemente: Os socialistas deixaram o País de Tanga. Ipsis verbis.
Depois, arranjou maneira de ir para o Parlamento Europeu, para Presidente e lá se tem conservado, deixando no seu lugar de Primeiro Ministro de Portugal o Dr. Santana Lopes, que não aqueceu o lugar, dado que foi demitido pelo Presidente da República.
Vieram as eleições e os socialistas voltaram ao poder, sob a batuta desse grande "maestro" chamado Engº. José Sócrates que continua a governar este país, agora com uma tanga ainda maior, à beira da bancarrota, segundo os nossos mais proeminentes economistas. E isso não aconteceu, porque o actual Presidente do Partido Social Democrata, Dr. Pedro Passos Coelho, fez um acordo com o Engº. José Sócrates, acordo que, tudo indica, vai permitir baixar o deficit, imposto por Bruxelas. Para isso, o Governo, não sei se provisòriamente ou não, entendeu aumentar alguns impostos, reduzir os vencimentos, de modo que a receite aumente e a despesa diminua.
No meio desta desgraça, o desemprego continua a aumentar, o sector financeiro, pilar do desenvolvimento de qualquer economia, começou já a dar sinais de inquietação, pois, vivendo do crédito fornecido às empresas e aos particulares, sente muitas dificuldades de se financiar no estrangeiro, já que o dinheiro é escasso e as taxas dos empréstimos são cada vez maiores. E, se as empresas não conseguem, na banca nacional, financiamentos para os seus negócios, o espectro de um desemprego ainda maior começa já a preocupar os trabalhadores portugueses.
No entanto, ainda aparecem uns governantes bem intencionados, a pedir aos empresários para desenvolverem as suas empresas, modernizá-las, criar novos produtos, em suma, aumentar as exportações. Ora, no meu entender, salvo melhor opinião, como é que uma empresa se pode desenvolver, modernizar, aumentar os seus negócios, se, o sector financeiro não a ajudar? É uma pergunta que, neste momento muitos empresários fazem. E se convidarem um investidor estrangeiro, a criar emprego em Portugal, o francês dirá "non", o inglês dirá "no" e o alemão dirá "nein"!
Mas , caro leitor, desde o tempo da Ditadura que os governantes tem sabido "anestesiar" o povo, a distraí-lo, de modo que ele não pense muito nos problemas económicos do seu País. Não era o Dr. Oliveira Salazar que afirmava que, o que era preciso, era" entreter o povo" para ele não pensar nos problemas do País? Ele já morreu há muito tempo, mas creio que deixou bons seguidores…E o futebol, há muitos e muitos anos, na minha modesta opinião, tem conseguido que a maioria dos portugueses ande "entretida" a discutir se o clube A é melhor que o clube B ou se o clube B não é tão bom como o clube C., etc, etc.
Ainda muito recentemente, quando o Sport Lisboa e Benfica foi, muito legitimamente, Campeão Nacional, sucedendo ao Futebol Club do Porto, na RTP 1, Empresa Pública, paga com o dinheiro de todos os portugueses, o seu Telejornal das 20h00, foi totalmente preenchido com imagens do jogo Benfica-Rio Ave, os festejos no Estádio e depois, a Festa na Avenida da Liberdade.
Se fosse a SIC ou a TVI a fazer essa reportagem, eu não teria nada com isso. Mas agora, a RTP 1, a Televisão Estatal deixar de informar os portugueses sobre os problemas que os afectam para transmitir, apenas, imagens da festa dos benfiquistas, isso, tenham paciência, eu não aceito e lamento que os responsáveis daquela Estação, pagos a peso de ouro, ou mesmo os responsáveis governamentais, não tivessem reparado que estavam a cometer um exagero. Sim , para mim, foi um exagero televisivo.
Mas há mais. Dentro de três semanas, vai começar o Campeonato do Mundo de Futebol, na África do Sul. Portugal vai estar presente, com a selecção dos "Incríveis". Para já, encontram-se a estagiar na cidade da Covilhã ,em instalações hoteleiras que fazem inveja aos príncipes da Arábia Saudita ou de outros países árabes... Houve até um jogador que veio de helicóptero, para ser mais rápido… enquanto que os outros se limitaram a chegar de automóvel.
Só faço votos que, com todo este luxo asiático, que espanta, concerteza, os serranos da Covilhã, Portugal possa, no fim do Mundial, obter uma classificação que alegre todos os Portugueses.
Caro leitor. Termino como comecei. Portugal está de tanga, mas, talvez esteja de tanga só para os portugueses que querem trabalho e não há, que querem uma boa educação e não, que querem uma boa assistência médica e não há, que querem uma rápida justiça e não há, que querem um bom governo e não há.
Diz um ditado popular:" Com papas e bolos, se enganam os tolos". Eu não sou tolo e já deixei de ir ao futebol, há muito tempo!