Investimento de 118.416,32 euros
A Câmara Municipal de Caminha está a proceder à execução de uma obra há muito ansiada em Gondar, a pavimentação do Caminho das Margidas, uma das vias centrais da freguesia, num investimento de 118.416,32 euros.
Agora, esta obra vai ser complementada com a colocação de infra-estruturas básicas, designadamente com a instalação da rede de abastecimento de água. No que respeita à colocação de infra-estruturas, a obra vai ser realizada em parceria com a Junta de Freguesia de Gondar. Neste sentido, a Junta de Freguesia vai fornecer o material necessário e a Câmara de Caminha além de ceder as máquinas, vai disponibilizar também a mão-de-obra, já que o trabalho vai ser executado pelos funcionários municipais.
É de referir que a empreitada que está a ser executada pelo Município engloba a pavimentação dos 980 metros do caminho em betão betuminoso e das bermas em cubo de granito. Para além da pavimentação inclui ainda uma série de trabalhos acessórios, designadamente a demolição e reconstrução de muros de suporte da estrada, a colocação de barreiras de protecção, o alargamento de um pontão e a substituição de algumas travessias de aquedutos.
A obra resulta de uma candidatura submetida e aprovada pela Comunidade Intermunicipal do Minho Lima (CIM Alto Minho), no âmbito do contrato de delegação de competências com subvenção global celebrado com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte, ao aviso de concurso no domínio da "Qualificação do Sistema Urbano - Mobilidade Territorial" do Eixo Prioritário IV, que diz respeito a intervenções de beneficiação e requalificação da rede viária municipal. A requalificação do Caminho das Margidas, parte integrante da candidatura "Mobilidade Territorial no Concelho de Caminha - 1ª fase", é co-financiada em 82.694,07 euros, pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), sendo a restante quantia suportada pela Autarquia.
No seu todo, esta intervenção vai transformar o Caminho das Margidas, que até agora se encontrava em mau estado de conservação, numa via com boas condições, onde a população vai poder circular com maior segurança. Com a colocação desta infra-estrutura básica, os gondarenses vão passar a ter também melhores condições de abastecimento de água em suas casas.