Jornal Digital Regional
Nº 492: 29 Mai / 4 Jun 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Óbitos Política Pescas Roteiro

INTERVENÇÃO DO CAMINHO DAS MARGIDAS EM GONDAR
VAI SER COMPLEMENTADA COM REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Investimento de 118.416,32 euros

A Câmara Municipal de Caminha está a proceder à execução de uma obra há muito ansiada em Gondar, a pavimentação do Caminho das Margidas, uma das vias centrais da freguesia, num investimento de 118.416,32 euros.

Agora, esta obra vai ser complementada com a colocação de infra-estruturas básicas, designadamente com a instalação da rede de abastecimento de água. No que respeita à colocação de infra-estruturas, a obra vai ser realizada em parceria com a Junta de Freguesia de Gondar. Neste sentido, a Junta de Freguesia vai fornecer o material necessário e a Câmara de Caminha além de ceder as máquinas, vai disponibilizar também a mão-de-obra, já que o trabalho vai ser executado pelos funcionários municipais.

É de referir que a empreitada que está a ser executada pelo Município engloba a pavimentação dos 980 metros do caminho em betão betuminoso e das bermas em cubo de granito. Para além da pavimentação inclui ainda uma série de trabalhos acessórios, designadamente a demolição e reconstrução de muros de suporte da estrada, a colocação de barreiras de protecção, o alargamento de um pontão e a substituição de algumas travessias de aquedutos.

A obra resulta de uma candidatura submetida e aprovada pela Comunidade Intermunicipal do Minho Lima (CIM Alto Minho), no âmbito do contrato de delegação de competências com subvenção global celebrado com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte, ao aviso de concurso no domínio da "Qualificação do Sistema Urbano - Mobilidade Territorial" do Eixo Prioritário IV, que diz respeito a intervenções de beneficiação e requalificação da rede viária municipal. A requalificação do Caminho das Margidas, parte integrante da candidatura "Mobilidade Territorial no Concelho de Caminha - 1ª fase", é co-financiada em 82.694,07 euros, pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), sendo a restante quantia suportada pela Autarquia.

No seu todo, esta intervenção vai transformar o Caminho das Margidas, que até agora se encontrava em mau estado de conservação, numa via com boas condições, onde a população vai poder circular com maior segurança. Com a colocação desta infra-estrutura básica, os gondarenses vão passar a ter também melhores condições de abastecimento de água em suas casas.

Câmara Municipal de Caminha