Jornal Digital Regional
Nº 492: 29 Mai / 4 Jun 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Município requalifica Rua D. Amélia de Morais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai efectuar obras de remodelação da Rua D. Amélia de Morais, em Monserrate. A empreitada, que terá início na próxima quarta-feira (26 de Maio), fica a dever-se ao mau estado de conservação do piso e aos passeios irregulares e estará concluída no final do próximo mês de Julho.

A rua, que também vai ser alvo de uma intervenção por parte dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo, vai ser intervencionada com a remodelação dos pisos existentes de modo a reparar e melhorar aquela infra-estrutura.

Ao novo piso betuminoso, serão acrescentados novos passeios, que serão executados em cubo de granito e guias e rampas de acesso a passadeiras e garagens. Para melhorar as acessibilidades, um dos passeios será alargado de um metro para 1,6 metros, mantendo a circulação automóvel actual e o estacionamento informal.

Estes trabalhos vão ser devidamente acompanhados pelos serviços camarários e pela equipa de arqueologia do Município.


Câmara Municipal assinala Dia Mundial Sem Tabaco

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete Cidade Saudável, vai promover, entre 28 de Maio e 6 de Junho, diversas iniciativas para assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Do programa, destaca-se o workshop sobre saúde e beleza e o impacto do tabaco destinado a profissionais e formandos de cursos de estética.

A iniciativa, que decorre da participação de Viana do Castelo na Rede Nacional e Europeia das Cidades Saudáveis da OMS e onde o tabagismo surge como uma das prioridades de intervenção, é assim uma forma do Município se associar à iniciativa, cujo tema para 2010 é o "Género e Tabaco: estratégias de marketing dirigidas às mulheres".

Por isso, o Gabinete Cidade Saudável vai dinamizar, entre 28 de Maio e 06 de Junho, diversas iniciativas como a realização de um Workshop /Oficina, no dia 31 de Maio, às 15:00h, sobre o tema "Saúde e Beleza: Impacto do Tabaco", dirigido aos profissionais da área da beleza feminina (cabeleireiros e centros de estética do centro da cidade), formandos do curso de cuidados e estética do cabelo do Centro de Formação Profissional de Viana do Castelo e formandos do curso de estética e cosmetologia da Psicoviana; divulgação da campanha através da colocação de outdoors em vário locais da cidade e o fornecimento de um marcador de livros alusivos ao tema, para sensibilizar a população, explicando os benefícios de deixar de fumar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco é a principal causa de morte prematura que se pode evitar modificando o comportamento individual. Calcula-se que cada cigarro diário reduza um ano na esperança de vida de um fumador regular e que os fumadores têm, em média, menos 10 anos de vida do que os não fumadores.

As doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte, bem como a bronquite crónica e o enfisema, estão directamente relacionadas com o consumo de tabaco, traduzindo-se em elevados gastos na área da saúde.

O Dia Mundial sem Tabaco, assinalado a 31 de Maio, foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo de tabaco e seus derivados, numa tentativa de mudar comportamentos e evitar o aumento das doenças associadas a este consumo.


CRIADO GABINETE MUNICIPAL DE APOIO AO MICRO-EMPRESÁRIO DE VIANA DO CASTELO

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Nacional de Direito ao Crédito assinaram hoje o acordo de parceria que permite criar o Gabinete Municipal de Apoio ao Micro-Empresário. A intenção é promover a inserção de pessoas na comunidade, nomeadamente através do sucesso de projectos de micro-crédito, pelo que o Presidente da Câmara Municipal aproveitou para sublinhar que este é mais uma das diversas iniciativas que pretendem apoiar o empreendedorismo em Viana do Castelo.

O acordo de parceria tem em conta o impacto da situação financeira na economia real dos vianenses mas também a certeza de que a criação de emprego no sector privado é fundamental para a revitalização da economia. Em causa está o estímulo ao empreendedorismo através do acesso ao financiamento que apoia sobretudo desempregados, trabalhadores em regime precário e pessoas sem ocupação e que tenham uma boa ideia de negócio que necessite de um pequeno financiamento que não ultrapasse os dez mil euros.

Para tal, foi hoje estabelecida uma parceria que implica o fornecimento de serviços directos, bem como a ampla divulgação do serviço na rede de conhecimentos da autarquia, nomeadamente através da Divisão de Acção Social, o que obriga à criação de contactos directos que garantam a promoção entre empreendedores e respectivo acesso ao crédito.

Este acordo tem como objectivo a divulgação e promoção do micro-crédito em Viana do Castelo e possibilitar que pessoas economicamente excluídas possam ser inseridas através da via económica.

A Associação Nacional de Direito ao Micro-Crédito foi fundada em Dezembro de 1998 e, desde então, já apoiou 1319 projectos, tendo criado mais de 1800 postos de trabalho. Em Viana do Castelo, fruto de diversas parcerias, foram já apoiados oito projectos, dois dos quais foram apresentados hoje na sessão que decorreu no Museu de Arte e Arqueologia.


Município de Viana do Castelo homenageou Aurora de Freitas

O Presidente da Câmara Municipal recebeu hoje Aurora de Freitas, a vianense emigrada em França que recebeu o Prémio Mercado Único atribuído pela Presidência sueca e Comissão Europeia. A sessão, que se segue a uma homenagem efectuada pela Junta de Freguesia de Mujães de onde Aurora de Freitas é natural, serviu para que a homenageada explicasse o longo trabalho que tem desenvolvido e para que o Presidente da Câmara a convidasse a acompanhar algumas iniciativas da Autarquia, como a Romaria d'Agonia.

O prémio, que pretende realçar a importância do mercado interno, foi atribuído pela primeira vez pela Presidência sueca e pela Comissão Europeia. Foi conferido a Aurora de Freitas, vianense emigrada em França que, desde 2004, pressiona os poderes públicos franceses no sentido de facilitarem a concessão de títulos de residência em França a cidadãos portugueses.

O Prémio que prestigiou a emigrante pretende realçar a importância do mercado interno e, simultaneamente, sensibilizar para as oportunidades associadas à livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais da União Europeia, chamando a atenção para as empresas, as pessoas ou organizações que contribuam para melhorar a eficácia do mercado interno.

Aurora de Freitas, de 65 anos, vive em França desde 1968. Trabalhou como designer e estilista durante muitos anos, estando aposentada. Hoje, dedica-se a auxiliar outras pessoas a fazerem valer os seus direitos no mercado interno europeu, encontrando soluções práticas para os problemas e procurando evitar obstáculos.

Elogiada pelo autarca José Maria Costa pelo trabalho que desenvolve, Aurora de Freitas aproveitou a ocasião para divulgar o seu trabalho, nomeadamente a associação "Minhotos de Viana do Castelo", criada em 2007 em França.


Cerca de 1500 alunos passaram pela Caravela Vera Cruz

A Caravela Vera Cruz, a réplica quinhentista que está ancorada até amanhã junto ao antigo edifício do Instituto de Socorros a Náufragos em Viana do Castelo, já recebeu a visita de cerca de 1500 alunos das escolas do concelho, tendo acolhido igualmente diversos eventos culturais, como o espectáculo de João Ricardo e "The Insiders" do Grupo de Marionetas.

A caravela, uma embarcação inventada e usada pelos Portugueses durante a Era dos Descobrimentos nos séculos XV e XVI, tem como principais características a rapidez, o facto de fácil manobra, apta para a bolina, de proporções modestas e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. Foi numa Caravela que Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, em 1488 e uma réplica pode agora ser visitada em viana do Castelo.

A Caravela Vera Cruz é uma réplica exacta das antigas Caravelas usadas pelos Portugueses na Era dos Descobrimentos. Foi construída no ano 2000 no estaleiro naval de Vila do Conde no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil e destina-se a possibilitar o treino de vela e experiências de mar, sobretudo a jovens, a participar em provas e outros eventos náuticos e à investigação do comportamento e manobra das antigas Caravelas.

Até amanhã, a Vera Cruz acolhe diversas iniciativas, como é o caso de "Tripulassom" de João Ricardo, uma instalação de intervenção sonora do artista vianense. Pela embarcação passaram muitas das escolas do concelho, que puderam visitar a caravela e mergulhar na época quinhentista.

Informação Município de Viana do Castelo

INFESTA FEZ A FESTA EM AFIFE

O Infesta venceu em Afife por 30-31 e fez a festa da manutenção, já que estava na corda bamba da descida do nacional de andebol.

Esta foi uma partida bem jogada, onde o Infesta aproveitou o mau inicio de jogo do Afifense para se adiantar no marcador, embora os donos da casa tivessem recuperado na parte final do primeiro período e tenham mesmo ido para intervalo a vencer por 17-13.

No segundo período o Afifense apareceu mais rápido na transposição defesa ataque, e chegou mesmo a ter uma vantagem de cinco golos, só que as coisas em termos de ataque começaram a não sair bem e foram muitos os remates ao lado e outros que o guarda redes do Infesta defendeu sem dificuldades e prova disso foram os 17 minutos que o Afifense esteve sem marcar um golo, coisa pouco habitual em andebol.

O jogo só viria a ficar decidido a três minutos do final, devido a um erro de arbitragem que assinalou um livre de sete metros inexistente, contra o Afifense, em que o guarda-redes defendeu com a cara r quando tudo esperava que a bola fosse do guarda-redes, o árbitro manda repetir o livre, em que o Infesta conseguiu a vantagem que lhe daria a vitória.

Sábado pelas 17h00, o Afifense joga em Gondomar, na penúltima jornada.


ATLETAS DA ADA BATEM RECORD

O atleta júnior do Afifense, Jonhny Machado, foi terceiro classificado no decatlo e bateu simultaneamente o recorde regional, nos campeonatos de Portugal que decorreram no estádio universitário em Lisboa.

Naquilo que se refere aos campeonatos regionais, os atletas do Afifense, conseguiram nove lugares no pódio.

Com destaque para Elísia Magalhães., campeã no salto em altura e 60 metros. Daniela Marques, terceira no lançamento do dardo, Rafaela Morais, campeã no lançamento do disco. Marisa Vieira, vice-campeã nos 100m/barreiras.

Fábio Verde, campeão no salto em altura, vara e 110m barreiras. Jorge Lopes, campeão nos 100 e 200 metros e salto em comprimentos.


PEREGRINOS A SANTIAGO VOLTAM Á ESTRADA PARA MAIS UMA ETAPA

Manuel Domingos e José Carlos Barbosa, voltam à estrada para percorrerem mais umas centenas de quilómetros em bicicleta, naquela que é nos últimos anos a viagem pelos Caminhos Franceses a Santiago.

O grupo já foi maior, mas nos últimos anos veio a desmembrar-se, ficando agora reduzido a dois elementos que não querem deixar de concluir o Caminho Francês de Santiago, depois de já terem percorrido vários dos caminhos Portugueses.

Desta vez, são cinco dias a pedalar e a partida acontece já a meio da semana que vai entrar, para Manuel Domingos o percorrer os caminhos de Santiago, não passam só por fazer quilómetros, tem a componente cultural, já que é costume visitarem os monumentos que ficam no caminho e conhecer um pouco da sua história.

A viagem é programada sempre com a devida antecedência, até porque terminada uma etapa, começam a pensar logo na seguinte, ou seja na do próximo ano.

O percurso é sempre feito pelos referenciados caminhos e utilizam sempre os albergues dos peregrinos, onde sempre carimbam a sua passagem. Nestes, é sempre altura de contactar com outros peregrinos, que na sua grande maioria fazem os percursos a pé, numa média de 30 quilómetros dia e aqui trocam-se conhecimentos e contam-se as histórias da viagem, por vezes até são os gestos que valem, quando a língua é diferente.

Manuel Domingos e José Carlos Barbosa, dizem ter já encontrado peregrinos das mais variadas nacionalidades e até Chineses, já encontraram.

Agora, é tempo de afinar as bicicletas, colocar as mochilas, a fim de enfrentar temperaturas elevadas, como dizem já ter acontecido, mas também já fizeram viagens inteiras debaixo de chuva e não esses contratempos que os fazem desistir, também entre outras, há historias engraçadas, como foi o perderem um elemento que se havia atrasado, mas depois lá se conseguiu juntar ao grupo horas depois.

Os treinos, dizem não terem sido muitos, mas a condição física vai-se mantendo em forma e por tal, venham lá essas centenas de quilómetros que faltam percorrer do caminho Francês de Santiago.


EUROJUNIOR FOI UM SUCESSO NA PRAIA DA ARDA

O Eurojunior, campeonato de surf, bodyboard e longboard, que durante uma semana decorreu na praia da Arda em Afife e numa organização do Surf Clube de Viana e Federação de Surf, saldou-se pela positiva e os cerca de 153 atletas em representação de 13 selecções presentes, saíram satisfeitos com o nível organizativo da prova. Neste campeonato a grande vencedora viria a ser a França e Portugal falhou por muito pouco, já que foram uns escassos pontos que os separaram da primeira posição, no entanto vários atletas não concordaram com a perda nos derradeiros segundos do heat final e muitos não subiram ao palanque na altura da entrega dos prémios. Acontece que quando foi chamada a selecção nacional segunda classificada, apenas subiram dois elementos da comitiva. Para o seleccionador nacional, não quis prestar declarações, enquanto que o presidente da federação, não acedeu a muitas palavras, deixando claro no entanto que não pode concordar com a atitude tomada por alguns atletas. As condições de tempo, não ajudaram muito à competição, dado o vento forte que se fez sentir e que terá afastado alguns espectadores. Para Pedro Santos o presidente do Surf Clube de Viana, sentia-se satisfeito no final do campeonato e considerou-o de positivo até porque a praia da Arda, tem todas as condições para a prática da modalidade e refere que foi um campeonato seguido por muitos espectadores on-line, onde a media rondou os 21 mis dia. Pedro Santos considerou ainda de muito boa a prestação da selecção Portuguesa, que só nos 10 segundos finais perdeu o título para os Franceses. Para o próximo fim-de-semana, o Surf Clube de Viana realiza na praia da Arda o campeonato Luso Galaico, que já vai na sua 13ª edição, com atletas Portugueses e Galegos. Para Agosto, outros campeonatos a nível nacional vão ser realizados e a praia da Arda volta a ser a escolhida para estas realizações.

Ouvimos Pedro Santos, presidente do Surf Clube de Viana que nos falou desta realização.

AD: Finalizado que foi este campeonato aqui na praia da Arda, qual é o balanço que se pode fazer.

PS:- Chegamos ao final do Erojunior 2010, foram nove dias com boas ondas, embora o tempo não fosse o melhor, mas temos um balanço positivo em termos de organização e quase excelente porque a selecção Portuguesa ficou em segundo lugar e não conseguimos o título. Na última da hora perdemos para os Franceses, é uma pena senão tínhamos terminado em grande, mas mesmo assim o balanço é positivo, tivemos muitas pessoas a assistir ao evento on-line no nosso site com transmissões em directo todos os dias, foram cerca de 21 mil pessoas a assistirem o que é muito bom, podemos dizer que este foi mais um grande evento organizado pelo Surf Clube de Viana, que é um Clube com 21 anos de história e mostrou-se que é possível fazer bons eventos, já que existem boas condições para a prática da modalidade.

AD:- É a primeira vez que o Eurojunior se realiza aqui na praia da Arda.

PS;- Este campeonato é a primeira vez que se realiza no norte de Portugal, embora já se tenha realizado na Costa da Caparica e assim decidimos fazer este campeonato de selecções em Viana do Castelo.

AD:-Quanto aquilo que era esperado da selecção Portuguesa, superou as expectativas, ou não.

PS:- Não superou, porque ficamos em segundo lugar, mas eles estiveram muito bem, temos excelentes atletas, foi por muito pouco que ficaram em segundo, estiveram em primeiro até 10 segundos do fim e depois foi só uma questão de sorte para os Franceses, pois a 10 segundos do final deixamos escapar a vitoria.

AD:- O vento soprou forte durante quase todos os dias do campeonato, esta situação veio a prejudicar a competição.

PS:- Prejudicou em termos de conforto para os atletas, que obriga a um desgaste maior, está frio, está agressivo e muito vento e tivemos que parar a prova durante três dias da parte da tarde, porque as condições eram más.

AD:- Esta praia da Arda, possui boas condições em termos de mar, há boas ondas e condições para estas modalidades.

PS:- Esta praia é excelente, mesmo com este vento todo, conseguimos ter boas ondas, se não tivéssemos este vento tão forte, íamos ter um campeonato perfeito, mas mesmo assim correu muito bem.

AD:- O Surf Clube de Viana, tem previsto mais iniciativas no género aqui para esta praia.

PS:- Nós temos um plano de actividades bastante composto e para este ano ainda vamos ter no próximo fim de semana o Campeonato Luso/Galaico, que é campeonato que já vai no 13º ano, promove as relações entre Portugal e Espanha, pois entram em competição atletas Portugueses e Galegos, a seguir em Agosto, vamos ter o surffestival, que é o campeonato de surf esperanças, tudo a decorrer nesta praia.

AD:- Há aderência de jovens a esta modalidade, jovens aqui da região especialmente.

PS:- Nós no Surf Clube de Viana, cada vez temos mais atletas, o ano passado o campeão nacional surf e do Surf Clube de Viana, o João Guedes, começamos a ter boas representações a nível nacional e temos vários atletas mais jovens que ainda estão a evoluir, certamente que num futuro breve, venham a apresentar resultados relevantes.

AD:- Para estas realizações é sempre necessário que haja apoios, por parte das entidades oficiais, esses apoios tem aparecido.

PS:- Tem que haver, isto é um evento bastante completo, nos desde sempre que contamos com uma parceria com a Câmara de Viana, porque caso contrario era muito complicado podermos organizar estas acções, porque nós somos um clube, não somos uma empresa e precisamos de toda esta ajuda e deixo já aqui os meus agradecimentos sinceros mais uma vez, à Câmara de Viana e ao seu presidente pelo apoio que tem dado ao longo dos vários anos, porque só assim conseguimos trazer estas grandes provas aqui para Viana.

AD:- Em termos de contactos que vocês tem tido com os atletas, o que é que estes dizem do campeonato e da organização.

PS:- De uma forma geral, os comentários são muito positivos, toda a gente ficou muito satisfeita com a organização, mesmo com as várias condicionantes que tivemos em termos de tempo, com vento, frio e chuva, toda a gente ficou contente de uma maneira geral, até porque para muitas pessoas que cá estiveram, foi a primeira vez que estiveram em Viana e vieram conhecer a região e muitos dizem mesmo que querem voltar.

José Carlos Silva

Agenda Cultural de Viana do Castelo

Maio 2010

10 a 13/06 – Feira Medieval

Vai realizar-se no centro histórico de Viana do Castelo, nos próximos dias 10, 11, 12 e 13 de Junho a Feira Medieval, com animação permanente, incluindo teatro de marionetas, dança de ventre, danças medievais, teatro medieval, música medieval, cuspidores de fogo, jogos medievais e demonstração de falcoaria.

No dia 11, realizar-se-à um Concerto do Grupo de Câmara de Esposende, no salão nobre da Câmara Municipal, às 22h00 e no dia 12, um Festim Medieval, pelas 20h00, nos claustros da Igreja de S. Domingos.

Consultar programa específico.

Local: Ruas do Centro Histórico
Org.: Vianafestas. Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo

-----------------------------------

18/06 – 752º Aniversário da Outorga do Foral

D. Afonso III, atribuiu Foral, a 18 de Junho de 1258, criando a vila e instituindo o município de Viana. Esta efeméride é comemorada com um programa de carácter cultural, incluindo:

18h00 - Conferência “O Foral grande de Viana”, pelo Dr. Manuel António Fernandes Moreira. No final, será feita a apresentação das Linhas do Plano Estratégico de Viana do Castelo.

Local: Auditório da Biblioteca Municipal

Dias 18 e 19 – Um Espectáculo: duas criações: Electra e A Sagração da Primavera – Compª Olga Roriz

Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 22h00.

Consultar programa específico.

Org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo
Site: www.cm-viana-castelo.pt

-----------------------------------

25/06 - À conversa com… João Tordo

À conversa com… é uma iniciativa que visa promover, em torno do livro, o diálogo e a troca de conhecimentos com escritores contemporâneos, proporcionando a oportunidade de conviver de perto com os autores e a sua obra. O convidado deste mês é o jornalista e escritor João Tordo. Nasceu em Lisboa em 1975, filho do cantor Fernando Tordo e de Isabel Branco. Formou-se em Filosofia e estudou Jornalismo e Escrita Criativa em Londres e Nova Iorque. Vencedor do prémio Jovens Criadores em 2001. Publicou três romances:"O Livro dos Homens Sem Luz" (2004), "Hotel Memória" (2007) e "As Três Vidas" (2009). Venceu o Prémio José Saramago 2009 com o romance "As Três Vidas".

Local: Biblioteca Municipal (Sala Couto Viana), às 21h30.
Org.: Biblioteca Municipal de Viana do Castelo
http://www.biblioteca.cm-viana-castelo.pt/

-----------------------------------

25, 26 e 27/06 – 6º Festival Cidade de Viana do Castelo – Folclore Nacional

Este evento reúne seis grupos de outras tantas regiões do país, recebidos por igual número de grupos do concelho, durante três dias. Para além das habituais exibições em palco, os vianenses podem aprender as danças dos doze grupos participantes e provar as iguarias características das várias regiões representadas, na Feira de Produtos Regionais realizada no Jardim Público.

Consultar programa específico.

Local: Jardim Público.
Org: Vianafestas, Inatel e Associação dos Grupos de Folclore do Alto Minho. Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo.
http://www.vianafestas.com/

-----------------------------------