Jornal Digital Regional
Nº 492: 29 Mai / 4 Jun 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Campanha de prevenção das dores nas costas em Monção

A Universidade Sénior de Monção recebeu no dia 24 de Maio, pelas 15h30, uma palestra sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das dores nas costas, no âmbito da campanha Olhe pelas Suas Costas. A palestra decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Monção e contou com a presença de 40 pessoas.

A palestra foi dirigida a toda a população de Monção, particularmente às pessoas acima dos 50 anos, cumprindo o objectivo a que se propôs: alertá-las para os problemas relacionados com a coluna e as suas consequências na vida pessoal e profissional, e educar sobre as formas de prevenção e tratamento existentes.

Segundo a Dr.ª Patrícia Polónia, Neurocirurgiã do Hospital de S. João, no Porto, “à medida que as pessoas têm menos actividade física, os músculos tornam-se mais fracos, enfraquecendo também a sustentabilidade da própria coluna vertebral. Como consequência não conseguem aguentar as pressões a que estão sujeitos ao longo do dia. O simples inclinar-se para calçar os sapatos pode ser o suficiente para provocar uma crise de dor na coluna, pelo que a adopção de um estilo de vida saudável, com prática de exercício físico e a correcção de posturas inadequadas são duas das formas mais simples de evitar ou minimizar as dores nas costas.”

Um estudo recente elaborado pela empresa Spirituc – Investigação Aplicada indicou que 7 em cada 10 pessoas sofrem de dores nas costas, ou seja, 72,4 por cento da população portuguesa. Entre as principais doenças associadas às dores nas costas destacam-se as referências às hérnias discais (33,6 por cento), aos bicos de papagaio (19,4 por cento) e às escolioses (14,8 por cento). No entanto quase metade dos portugueses (41,7 por cento) admite que nunca ouviu falar de doenças relacionadas com as dores nas costas.

A campanha Olhe pelas Suas Costas é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia.

"Caminhar Passo a Passo pela Vida"
Dia 30, 17h30

2ª Caminhada na Luta Contra o Cancro e Doenças Cardiovasculares.

Saída da Ecopista do Rio Minho, na Veiga Velha, em direcção à Senhora da Cabeça, em Cortes. Lanche saudável. Iniciativa tem como finalidade sensibilizar a comunidade para estas problemáticas, dinamizando a sociedade em questões que são de todos.

Inscrições: Juntas de Freguesia, Casa do Curro, Centro de Saúde de Monção
Organização: Centro de Saúde de Monção e Grupo de Auto-Ajuda Deu-la-Deu Vida . Apoio: Rede Social de Monção


V Festival Internacional de Folclore "Estrela dos Vales"


30, 15h30

Mosteiro - Longos Vales

Com a chegada do verão, os festivais de folclore nas freguesias do concelho de Monção sucedem-se, animando, com muita alegria e cor, os respectivos centros cívicos. Longos Vales estreia esta caminhada etnográfica e popular que terá continuidade nos meses de Junho, Julho e Agosto.

Informação Município de Monção