Jornal Digital Regional
Nº 492: 29 Mai / 4 Jun 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

EXPOSIÇÃO PRÉ – ESCOLAR NAS ARTES

O Departamento Curricular do Pré-Escolar, do Agrupamento de Escolas de Valdevez vai levar a cabo a Exposição PRÉ – ESCOLAR NAS ARTES, que estará patente ao público, de 26 a 30 de Maio, na entrada principal da Casa das Artes.

Pretende-se divulgar alguns dos trabalhos, mais significativos, desenvolvidos ao longo do ano, pelos alunos dos Jardins-de-infância de Giela, Paçô, Sabadim, Soajo e Vilafonche, estabelecimentos de ensino que integram o Agrupamento.

Acreditamos que iniciativas deste género contribuem para aproximar, cada vez mais, a ESCOLA da comunidade.

Faça parte deste projecto e venha apreciar e deleitar-se com as produções realizadas pelos mais novos, no âmbito das diferentes áreas e domínios curriculares.


Hospital dos Livros - Biblioteca Municipal promove oficina para reabilitação de livros destinada a crianças dos 8 aos 11 anos

Dando ênfase ao valor sentimental e cultural dos livros, a Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo encontra-se a promover uma oficina para reabilitação de livros destinada a crianças dos 8 e 11 anos, com a qual se pretendem fornecer técnicas de recuperação dos mesmos.

A partir de exemplares muito usados na biblioteca e, por isso, com problemas de "saúde", neste hospital especial recuperar-se-ão capas, lombadas e páginas de livros, de forma a possibilitar que outros possam continuar a desfrutar do prazer da sua companhia.

Os aprendizes desta oficina, que tem lugar no Espaço infantil da Casa das Artes / Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, nos dias 29 de Maio e 5 de Junho, entre as 14:30 e as 17:30, são convidados a trazerem consigo um livro que esteja "doente" e que necessite de um tratamento.

São objectivos desta oficina:
- Sensibilização para o valor do livro enquanto objecto (observação e análise de exemplos)
- Nomenclatura e partes constituintes de um livro
- Escolha do livro a recuperar
- Diagnóstico das "doenças"
- Separação do livro por partes
- Tratamento da capa: reforço de lombada e cantos; preparação de folha de guarda; Prensagem
- Tratamento do miolo: re-costura das páginas.
- Preparação da nova folha de guarda; fixação ao miolo; Corte-trilateral
- União das partes: capa e miolo
- Prensagem

As sessões t a duração de 3 horas e as inscrições serão limitadas a um máximo de 12 participantes.

Inscrições: Casa das Artes / Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo
Telf. 258520520
E-mail - biblioteca@cmav.pt


III Torneio Adrien Silva superou edições anteriores

Decorreu nos passados dias, 22 e 23 de Maio a III edição do "Torneio A.R.C.Paçô – Adrien Silva", promovido pelo A.R.C. Paçô no Complexo Desportivo da COUTADA em Arcos de Valdevez.

Segundo o presidente do A.R.C. Paçô, Cesário Gomes, o balanço desta terceira edição “é o melhor possível porque conseguiu superar as edições anteriores em vários aspectos. Em primeiro lugar foi um torneio de dois dias, o que implicou um esforço muito superior em termos de organização. Houve mais equipas, mais miúdos a competir o que, já por si, obrigou a uma estrutura muito maior; em segundo lugar os concertos musicais, as actuações de dj’s e dos ranchos folclóricos também, ajudaram bastante”.

A competição tem vindo a ganhar “nome” no mundo desportivo e a melhorar em termos organizativos, sendo da sua opinião que na próxima edição apenas se deverão melhorar pequenos aspectos.

Cesário Gomes enalteceu também o acompanhamento da autarquia na realização deste torneio. “ A Câmara Municipal este ano esteve mais próxima de nós, nomeadamente, no acompanhamento feito pelo vereador do Desporto, Pedro Teixeira e dos técnicos de Desporto, Turismo e Imprensa, o que nos ajudou muito.”

A instituição melhorou a sua contribuição em termos logísticos e se esse acompanhamento permanecer, é sinal de que poderemos continuar com esta festa desportiva anualmente, pois sabemos que temos sempre alguém com quem contar, adiantou.

O presidente do A.R.C. Paçô não deixou de agradecer a “todas as empresas e instituições que colaboraram connosco, bem como a todos os elementos do Rancho Folclórico de Paçô, ao grupo de Bombos “Malinos” e ainda à banda X & M. Sem eles teria sido muito difícil ter feito desta terceira edição o sucesso que foi”.

As expectativas da organização serão para continuar com o Torneio Adrien Silva, por isso foi com palavras sentidas que Cesário Gomes deixou uma “grande palavra a todas as pessoas que estiveram sempre ao lado do Paçô durante a época desportiva, sempre apoiaram o clube e ajudaram a que este torneio se voltasse a realizar”.

Com um lote de equipas de luxo, contou com a participação dos escalões de escolinhas, infantis, iniciados e juvenis das equipas do A.R.C. Paçô, do SPORTING CLUB PORTUGAL (Lisboa), do GUILHADEZES (Arcos de Valdevez), do A.D.C. CORRELHÃ (Pte de Lima), do SPORT CLUBE VIANENSE (Viana do Castelo), Gil Vicente (Barcelos), Sporting Clube de Braga (Braga), ADECAS (Arcos de Valdevez), A.D. Ponte da Barca (Ponte da Barca), Celta de Vigo (Vigo), Lanheses (Ponte de Lima), Blagnac FC (França) e A.D.C. Correlhã (Ponte de Lima).

Na categoria de Juvenis saíram vencedores, o Celta de Vigo, que venceu o Gil Vicente por 4-0; na categoria de Iniciados, o Blagnac, que bateu o Vianense por 1 golo a zero; na de Infantis o Braga venceu o Celta de Vigo por 6-4 e no escalão de Escolinhas o Sporting venceu o Braga por 5-2.


Piscinas Municipais recebem

TORNEIO COMPLEMENTAR

No próximo fim-de-semana de 29 e 30 de Maio decorrerá na Piscina Municipal dos Arcos de Valdevez o Torneio Complementar organizado pela Associação de Natação do Minho.

Neste torneio estarão presentes os melhores atletas regionais de entre os 171 nadadores inscritos, em representação de 10 equipas da região Minho. A equipa mais representada será o Sporting Clube de Braga, com 47 nadadores inscritos, seguida da Escola Desportiva de Viana, com 28, do Viana Natação Clube, 25, Escola Desportiva Limiana, com 22, Empresa Municipal de Desportos de Barcelos, com 21, Clube Esposende 2000, com 15, Clube Desportivo Ancorensis, com 7, Clube de Natação dos Arcos de Valdevez, com 4, e a Associação Desportiva e Cultural Juventude de Cerveira e Associação Desportiva de Ponte da Barca com 1 atleta inscrito cada.

Esta é uma competição em que os nadadores irão disputar as distâncias de 400, 200 e 100 metros em diferentes estilos e onde o resultado global final do conjunto das três provas será premiado.

Para além da enorme competição que se prevê na disputa das 14 provas do programa, este torneio terá o aliciante da possibilidade de se registar um recorde regional de categoria, uma vez que está já anunciada a tentativa para recorde regional Infantil B na prova dos 200 Costas pelo atleta Alexandre Lages Ribas da EDV.


Grupo de Estudos do Património Arcuense organiza exposição com trabalhos de Henrique Ribeiro

No próximo dia 29 de Maio, pelas 21h30, decorrerá na Casa da Ponte, em Arcos de Valdevez, a abertura da exposição “A Arte Caleidoscópica de Henrique Ribeiro”. Uma mostra organizada pelo GEPA – Grupo de Estudos do Património Arcuense que pretende destacar a dimensão artística e multifacetada do arcuense.

Henrique Ribeiro “é uma figura muito rica culturalmente que merece ser conhecido e divulgado. Ele pinta porcelana, tela, elabora trabalhos em tecido, vidro, tapeçaria, joalharia e restauro e esta exposição destaca trabalhos elaborados em cada um dos materiais”, referiu a organização.

No decorrer da exposição será também apresentado um filme da autoria de Martin Dale sobre a vida e obra do artista arcuense.


Francisco Araújo continua a apostar na melhoria de qualidade do serviço de fornecimento de energia eléctrica nas Freguesias

Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, esteve no dia 27 de Maio, na Freguesia do Santar para, em conjunto com o director Regional da EDP, Mário Guimarães, colocar em exploração um novo posto de transformação na localidade.

Este novo posto vai melhorar a qualidade de serviço do fornecimento de energia eléctrica nos lugares da Igreja, Poço e Fundão na freguesia de Santar, bem como no lugar de Mato na freguesia de Tabaçô. Trata-se de uma obra na qual, além do posto de transformação de 100 KVA, foram construídos 0,25 km de rede de Média Tensão e 1,96 km de rede de Baixa Tensão, envolvendo investimento total de 36 mil euros.

Desta feita, segundo a EDP, ficarão eliminadas as quedas de tensão que já se faziam sentir nas instalações de utilização, em resultado do aumento de consumos e da distância ao posto de transformação existente, assim como a diminuição das interrupções.

Foi com agrado que Francisco Araújo fez accionar o dispositivo que ligou o posto de transformação, pois agora fica garantida a disponibilização de potência para satisfazer o expectável crescimento de consumos, quer na vizinhança das novas infra-estruturas quer das já existentes.

Além da ligação deste novo posto, o representante da Energias de Portugal ainda ofereceu uma carrinha à freguesia de Sabadim – a terceira que a EDP oferece em Arcos de Valdevez, já que as freguesias de S.Cosme e Soajo também já foram contempladas com uma viatura todo-o-terreno.

Estas ofertas são uma mais-valia para as localidades em questão pois são instrumentos fulcrais na ajuda do combate de fogos, que todos os anos fustigam as matas das Freguesias.


Cerca de 100 pessoas assistiram a palestra sobre os aneurismas

No âmbito da campanha Aorta é Vida, a Universidade do Saber, em Arcos de Valdevez realizou na Quinta-feira uma palestra sobre os aneurismas da aorta, no Centro Comunitário de S. José, localizado na Rua Dr. Germano Amorim. A iniciativa destinava-se a todas as pessoas com mais de 50 anos, contudo contamos ainda com a presença de cerca de 30 jovens estudantes da escola secundária circundante, perfazendo um total de cerca de 100 pessoas na assistência.

A sessão de esclarecimento contou com a presença do Prof. Doutor Roncon de Albuquerque, Director do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital de S. João, no Porto que alertou “o aneurisma da aorta abdominal é uma doença silenciosa e por isso a maior parte das pessoas não sente quaisquer sintomas. Por essa razão, é preciso que a população esteja atenta e controle a aterosclerose e o colesterol e evite o tabaco, pois são os principais factores de risco para vir a sofrer desta doença”.

Um estudo recente, realizado pela empresa Spirituc-Investigação Aplicada, revela que 82 por cento da população portuguesa masculina com mais de 65 anos não sabe o que é um aneurisma da aorta, e que a esmagadora maioria (89,3 por cento) não consegue identificar os factores de risco associados a esta doença.

O aneurisma da aorta abdominal consiste numa dilatação localizada e permanente da aorta, a maior artéria do organismo, e é o mais frequente dos aneurismas arteriais, sendo uma das causas de morte súbita. Estima-se que 80 milhões de pessoas, na Europa, com 60 ou mais anos, estejam em risco de ter um aneurisma da aorta abdominal.

Informação Município de Arcos de Valdevez

ACTIVIDADES DA CASA DAS ARTES DE ARCOS DE VALDEVEZ

Maio 2010

Música:

Auditório da Casa das Artes
1 de Maio (sábado), 22h30; €12,00 (preço único)

PAULO DE CARVALHO AO VIVO: UM PIANO E UMA VOZ

Paulo de Carvalho continua a ser uma das mais impressionantes e carismáticas vozes da música portuguesa. Pioneiro na experimentação e cruzamento de géneros musicais, aventurou-se desde sempre por novos caminhos que vão desde a música negra norte-americana, ao funky, jazz, à música africana e ao fado. Em todos eles conseguiu criar marcos incontornáveis da música feita em Portugal, verdadeiros fenómenos de popularidade que comprovam a sua extraordinária força criativa e ecletismo artístico.

Acompanhado ao piano pelo músico cubano Victor Zamora, Paulo de Carvalho apresenta temas que marcam a sua carreira e o seu gosto musical pessoal. O cantor partilha canções e experiências criando uma esfera íntima e próxima do público. Inclui temas como “Cacilheiro”, “O Fado”, “Sodade”, “É Morna”, “Mãe Negra”, “Meninos do Huambo”, “O Meu Mundo Inteiro” e “Depois do Adeus”.


Música/Pop/Rock:
Auditório da Casa das Artes

22 de Maio (sexta), 22h30; €6,00 (preço único)

JOÃO SÓ E ABANDONADOS

“Os ensinamentos da pop são um código quase de sangue. Na quarta classe queríamos fazer uma banda e chamar-nos Os Metralhas, não me lembro bem porquê. Nunca fizemos a banda, mas roubámos o João para os dez anos seguintes. Maravilhosa década de canções de amor dentro de casa e corações à flor da pele. Ao som de uma Channel vermelha, eu aprendi o que é um “baladeiro” de nascença. Não me desculparia se não dissesse também que é dele a primeira guitarra eléctrica que arranhei e que, por isso, lhe estou eternamente grato. Foi esse mesmo instrumento que libertou as malhas poderosas da nossa adolescência. As coisas são como sempre seriam e vem aí um disco de guitarras com muitas cores e melodias de palco principal. Se me dissessem que este dia não ia chegar, rir-me-ia da cegueira. Hoje devolvemos à música popular o seu filho muito amado. João Só, pop puro-sangue”.


Teatro:

Auditório da Casa das Artes
7 de Maio (sexta), 22h00; €5,00 (preço único); entrada gratuita para alunos e professores.

“Sonhos de Palhaços ”
Companhia “Os Pregadores do Riso” (Brasil)

Inserido na 4ª edição do Ciclo de Teatro Brasileiro de Arcos de Valdevez

“O sorriso é para a humanidade o que um raio de sol é para as flores” (Joseph Addson). É baseando-se nessa frase que o grupo Os Pregadores do Riso apresenta uma comédia teatral sobre a importância de conviver com as diferenças, usando para isso a figura do palhaço. Em outros tempos, o palhaço exprimia a sátira, a violência, a crueldade e a condenação da hipocrisia e da injustiça. O valor do palhaço como observador e crítico do comportamento humano é impar e contundente. Ele é um poeta da ação. Queremos que o público desfrute do prazer de rir de si próprio.

O Espetáculo aborda um dia típico na vida de dois palhaços, porém com um estudo psicológico em que ficam evidentes duas forças opostas. O impulso para cima e o impulso para baixo, de um lado o clown Branco representando o poder e a força governamental, de outro o clown Augusto, o eterno perdedor, representando todos os injustiçados.


Auditório da Casa das Artes
8 de Maio (sábado), 22h00; €5,00 (preço único); entrada gratuita para alunos e professores

“Inês de Castro, até Ao fim do mundo...”

Companhia “Dragão 7/ MCTA” (Brasil)

Inserido na 4ª edição do Ciclo de Teatro Brasileiro de Arcos de Valdevez

Trágica história de amor do par romântico mais célebre da cultura portuguesa, Dom Pedro I e Inês de Castro. O amor que venceu os séculos, saído de uma Idade Média onde a paixão, morte, sangue, dor, coração, ódio, crime, poder, razão de estado, violência, loucura, amor e beleza, constituem, afinal, o que é a essência da história da humanidade nos seus multiplos “Sucessos” e “Fracassos”.

Livre adaptação do livro “Mensagens de Inês de Castro”, de Francisco Cândido Xavier e Caio Ramacciotti.


Exposição de Pintura:
Foyer do Auditório da Casa das Artes
Até 30 de Maio; dias úteis: 10-18h00, sábados: 14-18h00 e 21h30-23h00, domingos: 21h30-23h00.
Arnaldo Rodrigues


Outras actividades/co-produções com Escolas :

Auditório da Casa das Artes
14 de Maio (sexta); 22h00.
TEATRO: “O HOMEM DO QUIOSQUE”
A turma B do 12º ano do Agrupamento de Valdevez leva a palco um texto dramático inserido na vasta obra do escritor Tomaz de Figueiredo, figura incontornável do panorama cultural português e um dos seus mais notáveis vultos criativos, e para quem Arcos de Valdevez foi território de eleição.
Colaboração/co-produção do Município/Casa das Artes de AVV; coordenação do projecto de Elisabete Oliveira e colaboração de Albertina Fernandes.


Auditório da Casa das Artes
21 de Maio (sexta); 22h00.
PROJECTO “DIVERSIDADE CULTURAL”
Iniciativa realizada por alunos do 12º Ano do Agrupamento de Escolas de Valdevez, inserida no âmbito da disciplina de Área de Projecto.
Espaço para uma abordagem “multiperformativa” sobre a diversidade cultural, religiosa e as tradições, tentando uma aproximação às necessárias convivências entre “mundos” numa nova dimensão global.
Colaboração/co-produção do Município/Casa das Artes de AVV e coordenação do projecto de Glória Lorga.


Auditório da Casa das Artes
28 de Maio (sexta); 22h00.
TEATRO: “ROMEU E JULIETA”
Baseado no filme de Franco Zeffirelli (1968), um colectivo de alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez retoma o texto fenomenal de Shakespeare, numa interpretação actual e plena de vitalidade, conjugando momentos dramáticos ”clássicos” e novas tecnologias.
O projecto insere-se no âmbito da disciplina de Área de Projecto, contando, para o efeito, com a colaboração/co-produção do Município/Casa das Artes de AVV. A coordenação do projecto é da responsabilidade de José Barros.


Cinema
Auditório da Casa das Artes

2
domingo às 22h00
O LIVRO DE ELI
Acção, Aventura, Drama - M/16Q
Realização: Albert Hughes, Allen Hughes
Intérpretes: Denzel Washington, Mila Kunis, Gary Oldman, Michael Gambon, Malcolm McDowell, Jennifer Beals

9
domingo às 22h00
FORA DE CONTROLO
Thriller – M/12
Realização: Martin Campbell
Intérpretes: Mel Gibson, Caterina Scorsone, Danny Huston, Ray Winstone

15 e 16
sábado e domingo às 22h00
PARNASSUS - O HOMEM QUE QUERIA ENGANAR O DIABO
Aventura, Fantástico - M/12
Realização: Terry Gilliam
Intérpretes: Johnny Depp, Heath Ledger, Jude Law, Colin Farrell, Christopher Plummer

23
domingo às 15 e 22h00
CHOVEM ALMÔNDEGAS
Animação – M/6 (versão portuguesa)
Realização: Phil Lord, Chris Miller
intérpretes: Manuel Marques, Carla Chambel, João Lagarto, Filipe Duarte

29 e 30
sábado e domingo às 22h00
LEMBRA-TE DE MIM
Drama / Romance - M/12
Realização: Allen Coulter
intérpretes: Robert Pattinson, Pierce Brosnan, Emilie de Ravin, Chris Cooper, Lena Olin