"Fico com a sensação de que o Zorro vai actuar", tinha referido há cerca de um mês um deputado municipal em reunião da Assembleia Municipal que se realizou nas piscinas de Vila Praia de Âncora.
Referia-se à "mão invisível" que actua durante a noite e retira repetidamente o gradeamento que impede a travessia na passagem de nível da Trav. do Teatro, voltando a Refer a recolocá-la, num jogo do gato e do rato que não tem fim.
No dia 21 de Abril, dias antes da reunião da AM, a Refer tinha optado por betonar a passagem de nível no lado poente, no intuito de acabar de vez com a remoção das grades, como vinha sucedendo sempre que as recolocavam.
Na noite de 27 para 28 deste mês, o "Zorro" não investiu contra o muro de betão, antes optando por retirar a grade noutro ponto, voltando a abrir a passagem.
Ignora-se agora qual a estratégia que a Refer vai utilizar, se pretender fechá-la novamente.
Como forma de solucionar o caso - ao qual a própria Câmara não dá saída - esse deputado municipal disse na altura haver necessidade de "subir mais um degrau" na contestação ao encerramento da passagem de nível, chegando a adiantar a possibilidade de criação de uma comissão de utilizadores dessa travessia que considerou mais importante para Vila Praia de Âncora do que a própria obra da 2ª Fase do Portinho, mostrando-se ainda convicto de que a Refer irá perder este braço de ferro que mantém com a população.