Arrancou no dia 24 de Maio, em Caminha, mais uma semana dos "Direitos da Criança", com a inauguração da exposição "pinta uma tela", que está patente ao público na Galeria de Exposições da Câmara Municipal de Caminha até ao dia 27 de Junho. Esta cerimónia ficou ainda marcada pela divulgação dos vencedores do concurso com o mesmo nome, que envolveu os diferentes estabelecimentos de ensino do concelho.

Na cerimónia de abertura desta IV semana "Direitos da criança", Patrícia Gomes, presidente da CPCJ de Caminha, enalteceu e agradeceu o trabalho realizado por todas as crianças das creches, jardins-de-infância e 1º ciclo do concelho, bem como dos professores, educadores e auxiliares da acção educativa, salientando que as 34 telas apresentadas a concurso revelam que a Comissão e os estabelecimentos de ensino trabalham em prol do mesmo objectivo - as crianças. "É com enorme prazer que iniciamos cada semana dos Direitos da Criança com os vossos trabalhos", rematou. Para além de representantes da Comissão, esta cerimónia contou com a presença do vereador Flamiano Martins, do júri do concurso, representantes do Agrupamento de Escolas Coura e Minho e das turmas vencedoras.

Flamiano Martins agradeceu à CPCJ de Caminha todo o trabalho que tem vindo a realizar junto da comunidade caminhense, designadamente junto das crianças. Aproveitou o momento para agradecer também a todos os colaboradores da CPCJ, bem como a todos os estabelecimentos de ensino que participam nesta IV Semana "Direitos da Criança".
Esta semana repleta de actividades dirigidas à comunidade prolonga-se até sexta-feira, dia 28, Maio. Trata-se de uma iniciativa da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Caminha (CPCJ), onde as crianças ocupam um lugar de destaque.
No dia 25, a partir das 10h, na Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora decorreu o Atelier Artístico "Pinturas de Telas" sobre os Direitos da Criança, que juntou artistas e entidades públicas. Ao todo, no Parque estarão 25 pessoas a pintar sobre os Direitos da Criança. Os quadros serão posteriormente expostos e vendidos na Galeria de Arte Caminhense.
No dia 26 de Maio, destacou-se a presença de Júlio Machado Vaz, que veio a Caminha para falar do tema "Educar pelos Afectos". A conferência decorrerá no Auditório da Santa Casa da Misericórdia, às 10h.
Um dos momentos altos decorrereu no dia 27, com a Marcha de Sensibilização, que juntou cerca de 900 crianças no Parque Municipal e que marchou até ao Terreiro, em Caminha. Esta Marcha contou também com a presença de um representante da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens.
Esta IV Semana encerrou com chave de ouro, na sexta-feira dia 28, com a realização do "Momento Cultural - Direitos da Criança", a cargo da Academia de Música Fernandes Fão com "os saltimbancos"; do Agrupamento Coura e Minho com a "aventura na terra dos direitos" e da Ancorensis Cooperativa de Ensino com o momento "saudades de mim". Este foi, o ponto alto desta IV edição..
Creche da Santa Casa da Misericórdia de Caminha,
Sala 5/6 anos da Casa do Povo de Lanhelas
e 1º ano da EB1 de Lanhelas
os vencedores do concurso
O arranque da IV Semana dos Direitos da Criança ficou marcado pela divulgação dos vencedores do concurso "pinta uma tela", subordinado ao tema "Os Direitos da Criança", promovido CPCJ de Caminha.
Os vencedores no escalão creche foram as crianças da Santa Casa da Misericórdia, no escalão jardim-de-infância a sala 5/6 anos do Jardim-de-infância Casa do Povo de Lanhelas e no escalão 1º ciclo foram os alunos do 1º ano da EB1 de Lanhelas.
No que respeita aos prémios, os alunos da creche vão ganhar uma sessão de musicoterapia denominada "Em busca dos mundos das sensações"; os do jardim-de-infância foram premiados com a actividade "À descoberta do Mundo" e os do 1º ciclo com "Exploradores da Terra", que consiste numa visita ao Parque biológico de Gaia.
Recorde-se que estiveram a concurso 34 telas, muito originais. Salienta-se ainda que participaram as creches, jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo. A CPCJ de Caminha felicita, desde já, todos os alunos, professores, educadores e auxiliares da educação, que agarraram este projecto e participaram com telas de grande qualidade, onde o esforço e o trabalho são evidentes.
O júri, composto por Patrícia Gomes (Presidente da CPCJ de Caminha), Sérgio Cadilha (Coordenador do Museu Municipal de Caminha), Isabel Soares, Mário Garrido e João Santos (artistas plásticos), foi unânime ao considerar que a escolha foi muito difícil, dado que os trabalhos apresentados eram muito bons e apresentavam uma qualidade extraordinária.
Para o júri todos os trabalhos mereciam ser premiados, razão pela qual a CPCJ entregou também certificados de participação a todas as turmas participantes, como forma de homenagem.
Refere-se ainda que a CPCJ de Caminha pretendeu, com este concurso, sensibilizar e envolver a comunidade para "Os Direitos da Criança", tendo em conta que o bem-estar das crianças é uma responsabilidade de cada um de nós.
Caminha teve o privilégio de receber durante estas jornadas Júlio Machado Vaz, convidado especial da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Caminha (CPCJ), para integrar a programação da IV semana dos "Direitos da Criança", que terminou no dia de ontem com o espectáculo "Momento Cultural".
De facto, cerca de duas centenas de pessoas assistiram hoje, embevecidas, à conferência "Educar pelos Afectos", cujo orador dispensa apresentações: Júlio Machado Vaz.
Patrícia Gomes, presidente da CPCJ de Caminha, na abertura da sessão, salientou a honra de Júlio Machado Vaz ter aceite o convite da comissão para fazer parte da IV Semana dos "Direitos da Criança".
Relativamente ao tema "Educar pelos afectos", Júlio Machado Vaz salientou a importância de se educar alguém, designadamente crianças, pais, professores, através dos afectos. Mas também deixou bem claro que, no caso das crianças, a educação pressupõe que o Educador seja uma figura de referência, acrescentando que qualquer processo educativo que não prepara uma criança a ouvir um Não é um processo falhado.
Referiu ainda que um processo educativo não pode deixar de fora a dimensão da afectividade, sexualidade e sexo, defendendo que "a área da sexualidade é um magnifico ecrã de como cada um de nós é na realidade".
Sobre a violência a que muitas crianças estão sujeitas e o facto de se denunciar ou não, Júlio Machado Vaz disse "a violência sobre as crianças é uma responsabilidade de todos e as CPCJ`s sabem disso".
Salienta-se que foi uma manhã muito preenchida, todas as questões colocadas pelos participantes foram muito pertinentes.
Quanto ao resto desta IV Semana dos "Direitos da Criança" avançamos que amanhã, dia 27 de Maio, a partir das 10h, decorre a Marcha de Sensibilização, que juntará cerca de 900 crianças no Parque Municipal e que marcharão até ao Terreiro, em Caminha. Esta Marcha contará também com a presença de um representante da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens.
A Semana encerrou com chave de ouro, com a realização do "Momento Cultural - Direitos da Criança", a cargo da Academia de Música Fernandes Fão com "os saltimbancos"; do Agrupamento Coura e Minho com a "aventura na terra dos direitos" e da Ancorensis Cooperativa de Ensino com o momento "saudades de mim".