Jornal Digital Regional
Nº 472: 9/15 Jan 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

PROJECTO COMENIUS EM VIANA DO CASTELO

O Presidente da Câmara Municipal e a Vereadora com o Pelouro da Educação receberam hoje uma delegação de professores da Roménia, Polónia, Grécia, Turquia Alemanha e Letónia, integrados no projecto "Comenius 2008-2010", que inclui também o Agrupamento de Escolas de Darque. Os mais de vinte participantes foram recebidos em sessão de boas vindas onde o Presidente da Câmara, José Maria Costa, salientou a importância do intercâmbio de experiências e defendeu a educação "como um pilar do futuro".

O Projecto Comenius, com o apoio de fundos comunitários, visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação, desde o pré-escolar até ao secundário, bem como dos estabelecimentos que oferecem estes níveis de ensino. O projecto tem como objectivos o desenvolvimento do conhecimento e sensibilização dos jovens e do pessoal educativo para a diversidade e para o valor das culturais e línguas europeias e ainda ajudar os jovens a adquirir aptidões e competências básicas de vida necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua vida profissional e a uma cidadania europeia activa.

Por isso, os parceiros internacionais estão em Viana do Castelo durante esta semana de visita a diversos espaços culturais do concelho, escolas e participando em iniciativas de intercâmbio de experiências e conhecimentos. Para os responsáveis do projecto, nomeadamente dos coordenadores do projecto, trata-se de promover e melhorar métodos pedagógicos através do intercâmbio e, de acordo com o Presidente da Câmara, José Maria Costa, possibilita experiências com vista à promoção de melhores condições de ensino.

"A educação é o pilar do futuro, pelo que temos vindo a investir nas nossas escolas", adiantou, sublinhando que esta visita merece o apoio da Autarquia por se tratar de "um espaço de troca de experiências e conhecimentos fundamental para o desenvolvimento dos alunos".

O Projecto Comenius, sublinhe-se, tem como objectivos operacionais a mobilidade de alunos e de pessoal educativo nos estados membros da União Europeia, a criação de parcerias entre escolas, o incentivo à aprendizagem de línguas estrangeiras, o apoio ao desenvolvimento de conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadoras nas escolas, o reforço da qualidade e dimensão europeia da formação dos professores e o apoio à melhoria dos métodos pedagógicos e da gestão das escolas.


BIBLIOTECA MUNICIPAL ASSINALA COMEMORAÇÕES
DO DIA MUNDIAL DO BRAILLE

O Serviço de Leitura Especial da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo realiza amanhã e sexta-feira (07 e 08 de Janeiro) sessões guiadas sobre o funcionamento da escrita Braille e a sua importância na actualidade. A intenção da Biblioteca é assinalar as comemorações do Dia Mundial do Braille e, simultaneamente, dar a conhecer os meios técnicos e tecnológicos existentes na Biblioteca.

A sessão pretende dar a conhecer o funcionamento desta escrita e a sua importância na actualidade e, ao mesmo tempo, demonstrar de forma prática como funcionam os meios técnicos e tecnológicos disponíveis para a escrita Braille, bem como a aplicação deste sistema de escrita no quotidiano. Recorde-se que a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo está dotada de equipamento para cegos e amblíopes, possuindo ainda uma funcionária preparada para apoiar os utentes com estas necessidades especiais, proporcionando um serviço especializado.

A iniciativa da Biblioteca assinala os 201 anos sobre o nascimento de Luis Braille, a 04 de Janeiro de 1809 na França. Aos três anos, feriu-se no olho esquerdo e a infecção acabou por se alastrar, provocando a cegueira total. Já na escola, e pela sua facilidade em aprender, ganhou uma bolsa do Institut Royal des Jeunes Aveugles de Paris (Instituto Real de Jovens Cegos de Paris), cujo fundador foi um dos primeiros a criar um programa para ensinar cegos a ler, mas sem possibilidade de escrita. Incentivado, Braille desenvolveu um método eficiente e simples de leitura de seis pontos, uma invenção que acabaria por publicar em 1829.

O código foi adoptado oficialmente em 1854, dois anos após a sua morte com apenas 43 anos. A invenção foi depois reconhecida pelo Estado Francês e está disseminada por todo o mundo


>SOUTO MOURA VISITOU OBRAS DO COLISEU DE VIANA DO CASTELO

O prestigiado arquitecto Souto Moura, autor do projecto do futuro Coliseu, esteve em Viana do Castelo para uma visita à empreitada de construção do edifício, que deverá estar concluída em 2010. Durante a visita, que integrou os membros do executivo da Câmara Municipal, o arquitecto acompanhou de perto o andamento da obra, já considerada como "estruturante" para a oferta cultural do concelho.

A empreitada de construção do pavilhão multiusos, que já implicou o processo de perfuração e injecção de betão a jacto para defender a estrutura da invasão de água junto à linha do rio Lima com a implantação de 800 colunas em betão com oitenta centímetros, parcialmente sobrepostas, e a construção da laje de fundo que serve de base ao edifício, está neste momento, na fase de execução as lajes do rés-do-chão do edifício e, em obra, estão a ser fabricadas e aplicadas as estruturas metálicas que apoiarão a parte de vidro, que caracterizará o edifício transparente.

O equipamento, desenhado por Souto Moura, terá uma área de implantação de 3.792 metros quadrados com 70,1 metros de cumprimento, 54,1 metros de largura e 9,12 metros de altura. Situado junto ao rio Lima, o Coliseu estará preparado para acolher eventos de grande dimensão como festivais de música, concertos, cinema, congressos, exposições e feiras. A capacidade do equipamento multiusos é de cerca de duas mil pessoas, podendo o número aumentar para 2700 nos casos de concertos musicais em que se assiste em pé. Para congressos e espectáculos, terá um palco com 15 por cinco metros, com capacidade de extensão até 15 por 15 metros, de acordo com as necessidades específicas de cada evento.

O Coliseu vai nascer ao lado da nova Biblioteca Municipal, projectada por Álvaro Siza Vieira, e da Praça da Liberdade, com edifícios administrativos da autoria de Fernando Távora.


CONSELHO ECONÓMICO E SOCIAL REUNIU PARA DEBATER PLANEAMENTO ESTRATÉGICO

O Conselho Económico e Social de Viana do Castelo, órgão consultivo do executivo da Câmara Municipal, reuniu ontem para debater temas diversos que irão permitir fazer um balanço dos últimos 15 anos e apontar linhas de orientação para o Plano Estratégico que está a ser desenvolvido. Na reunião, o Presidente da Câmara teve ainda oportunidade de dar a conhecer aos conselheiros as actividades da autarquia, nomeadamente a adesão como Câmara Fundadora de Serralves e a participação na Bolsa de Turismo de Lisboa.

A reunião, onde participaram cerca de quarenta pessoas, serviu para que o Presidente José Maria Costa desse também conta da aprovação do Plano de Actividades e Orçamento da Autarquia e revelasse as conclusões da reunião com o Ministro das Obras Públicas sobre a introdução de portagens na A28. Na sua primeira abordagem, José Maria Costa adiantou ainda que está a ser preparada a programação do Coliseu de Viana e sublinhou a aprovação, em Assembleia Municipal, do Plano de Pormenor para a frente ribeirinha de Darque.

Posteriormente, e sob a orientação da empresa que está a elaborar a revisão do Plano Estratégico de Viana do Castelo, foi aberta a discussão sobre diversos domínios temáticos como o território e a geo-estratégia, as dinâmicas empresariais, o capital humano e a capacitação institucional e a governance.

Da síntese da reunião, que contou com inúmeros contributos dos Conselheiros, ressaltaram os sinais positivos no que toca à melhoria das acessibilidades rodoviárias nos últimos 15 anos (data do Plano Estratégico agora em revisão), mas também a necessidade de reforçar a articulação rodoviária com o Alto Minho, reforçando o concelho como capital de distrito. De destaque foi também a tónica na ferrovia de passageiros e de mercadorias, pelo que foi defendido o investimento no Porto de Mar e na Linha do Minho.

Outra das conclusões foi a vitalidade do sector económico do Município, onde muito mudou nos últimos 15 anos, com a confirmação de importantes fileiras como a da energia eólica, mas também a fileira da madeira e do papel onde se destacou o potencial de desenvolvimento patente nos baldios. Neste âmbito, os Conselheiros deram conta de que Viana do Castelo se afirmou igualmente como cidade de saúde.

No âmbito do capital humano, o Conselho Económico e Social concluiu que existe uma oferta formativa com alguma diversidade ao nível secundário, profissional e superior, existindo necessidade de uma maior aproximação entre as actividades empresariais e a oferta formativa.

Outra das áreas de aposta é o capital institucional, com os Conselheiros a pedir que se encontre a "diferença", com mais capacidade pública e privada para a cooperação e com a construção de redes e espaços de regulação pública.

O Conselho Económico e Social, que irá continuar em breve esta análise que dará lugar à elaboração do Plano Estratégico, é, de acordo com o Presidente da Câmara "uma dos principais fontes" para a elaboração do documento que irá regular a actividade municipal até 2013.


CÂMARA MUNICIPAL ORGANIZA NOVA FORMAÇÃO DE VOLUNTARIADO

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Projecto Cidade Saudável, vai promover a sua 16.ª acção de formação de voluntariado. A intenção da Autarquia é capacitar voluntários para apoiar as instituições concelhias inscritas no Banco Local de Voluntariado e ainda contribuir para a implementação do projecto-piloto "Bem me quer mais perto".

A acção de formação, com início previsto para 18 de Janeiro, é destinada a 15 pessoas e tem horário pós-laboral, com uma carga de 18 hora e integra diversas abordagens, como as desigualdades, as motivações do voluntariado, a responsabilidade dos voluntários, a partilha de experiências e o guia do voluntariado.

Esta acção irá permitir formar mais voluntariados para o Banco de Voluntariado do Projecto Cidade Saudável, que conta já com cerca de trezentos voluntários inscritos. Simultaneamente, este poderá ser também o primeiro passo para os voluntários que, posteriormente e após formação complementar, passarão a integrar o inovador projecto-piloto de proximidade que está a ser desenvolvido pela edilidade: o "Bem me quer mais perto".

O "Bem me quer mais perto" é um projecto-piloto de voluntariado que tem como objectivo dar apoio ao domicílio a idosos que vivam isolados e arrancou já na freguesia citadina de Santa Maria Maior. Nesta fase, ainda de arranque de projecto, está a ser dado apoio a seis idosos, mas a intenção é alargar o projecto, que tem como lema "'Envolva o seu coração nesta causa" e que prevê que os voluntários possam também reatar os laços familiares e sociais dos idosos isolados.


PRESIDENTE DA CÂMARA DEFENDE INVESTIMENTO NO PORTO DE MAR DE VIANA DO CASTELO

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, defendeu hoje o reforço da aposta no porto de mar de Viana. Durante o seu discurso na apresentação pública do Plano Estratégico do Porto de Viana, que contou com a presença do Ministro das Obras Públicas, José Maria Costa recordou a tradição marítima da cidade e do concelho e pediu à tutela que reforce o investimento, nomeadamente com a construção do acesso rodoviário, a continuação do acesso ferroviário e a instalação da Plataforma Logística Regional de Darque, em articulação com a Plataforma Logística de Valença.

No seu discurso, o Presidente da Câmara insistiu que é necessária maior autonomia, maior proximidade, maior eficiência e melhores resultados para o Porto de Mar, onde será indispensável uma lógica de complementaridades e sinergias. Considerando a presença do Ministro das Obras Públicas, António Mendonça, um sinal político de aposta na estratégia do porto de mar, José Maria Costa lembrou as dificuldades operacionais, nomeadamente no que toca aos acessos, à necessidade de melhoria de infra-estruturas e lógica comercial.

Por isso, para José Maria Costa, é agora importante avançar para a construção do acesso rodoviário mas também a continuação do acesso ferroviário e a instalação da Plataforma Logística Regional de Darque, em articulação com a Plataforma Logística de Valença.

O autarca frisou ainda que é "fundamental" uma articulação com o Plano Estratégico do Porto de Viana do Castelo para serem aproveitados "os bons ventos do novo cluster eólico que, associados à indústria da madeira/papel e outras, podem ser um factor de afirmação desta estrutura portuária". Para José Maria Costa, "Viana do Castelo não se revê sem o Porto de Mar, por isso precisamos de apostar no futuro desta infra-estrutura", concluiu.

O Plano Estratégico do Porto de Viana define como linhas estratégicas o aumento do tráfego portuário, o reforço do investimento em infra-estruturas e equipamento e a auto-suficiência económica da infra-estrutura. "Ser auto-suficiente economicamente" é uma das prioridades do Plano Estratégico 2010-16, que prevê "aumentar o tráfego portuário, tendo por base os actuais clientes e através da integração progressiva nos projectos logísticos da região".

Durante a sua intervenção, o Ministro das Obras Públicas revelou que é intenção da tutela criar condições para que o Porto de Mar de Viana do Castelo se afirme, nomeadamente com a criação dos acessos rodoviários (cujo investimento está previsto em PIDDAC) e da ferrovia, que se encontra em fase de estudos.

Informação Município de Viana do Castelo

Agenda Cultural
Janeiro 2010

As infindáveis versões do Capuchinho e Lobo Mau

No próximo dia 2 de Janeiro o Grupo de Teatro Marionetas, Actores e Objectos, integrado no projecto “Sábados com Marionetas” apresenta, de 6 ou 7 maneiras diferentes, o conto tradicional do Capuchinho e do Lobo Mau, da autoria de Evaldo Barros, partindo da leitura, passando para a narrativa, sendo a história apresentada com marionetas de mesa, com legumes, com sapatos e as duas canções cantadas muito vivamente, ao vivo.
Um espectáculo destinado a público familiar.
Local: Antigos Paços do Concelho - 1º andar (Praça da República), às 17h00.

Organização: Marionetas, Actores & Objectos – Grupo de Teatro.
Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo

..............

Abre-te Cena!...

Espectáculo-visita guiada ao teatro-edifício e ao teatro-espectáculo/processo de criação e produção, percorrendo átrio, corredores, palco, subpalco, camarins, salão nobre, com um cicerone-fantasma em que o grupo de "turistas-espectadores" se vai cruzando com o próprio Sá de Miranda, com personagens do primeiro espectáculo do Centro Dramático de Viana, com um quadro de uma revista de Salvato Feijó, com uma actriz a maquilhar-se, com técnicos de luz e som e de maquinaria a mostrarem o funcionamento dos equipamentos... A carreira decorrerá, numa primeira fase, de 5 a 21 de Janeiro, de terça a sexta-feira, com duas sessões diárias, dedicadas em exclusivo aos alunos do 3º ciclo. Texto, encenação e espaço cénico: Castro Guedes. Figurinos: Cátia Barros. Interpretação: Ana Perfeito, Elisabete Pinto e Ricardo Simões.
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda.
Organização: Centro Dramático de Viana

..............

Encontros de Janeiras

De 12 a 14 de Janeiro, realizam-se uma vez mais e pelo 16º ano consecutivo, os Encontros de Janeiras. Os Encontros especialmente dedicado às crianças dos Jardins-de-infância e Escolas do Ensino Básico do concelho, terão lugar no Castelo Santiago da Barra, das 9h30 às 14h00. Também no Castelo, entre as 20h00 e as 22h00, iniciar-se-ão as Eliminatórias do Concurso de Janeiras, com a participação de grupos das instituições, colectividades e associações do Concelho. Nos dias 20 e 21, os 10 grupos apurados para a Final cantarão as Janeiras pelas principais ruas da cidade, estando prevista a concentração na Praça da República às 21h30. A final do Concurso terá lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda, no dia 23 de Janeiro, às 21h30.
Organização: Câmara Municipal de Viana do Castelo

..............

XII Meia-Maratona Manuela Machado

No domingo, dia 24 de Janeiro, realiza-se a Meia Maratona Manuela Machado e a Caminhada “Viana do Castelo Cidade Saudável”. As provas têm início na Avenida de Combatentes da Grande guerra às 10h30. A Meia Maratona Manuela Machado é um evento desportivo considerado como um dos melhores do seu género. Todos os anos, a Meia Maratona conta com uma participação cada vez maior de atletas nacionais e internacionais, bem como com a presença da ex-campeã mundial, Manuel Machado, que participa e organiza a prova. Este Meia Maratona não é só uma competição desportiva, mas também uma festa popular do atletismo, constituindo, por isso, uma excelente jornada de promoção da prática desportiva e de indução da nossa juventude à aquisição de hábitos saudáveis e de positiva e proveitosa ocupação dos tempos livres.

Org.: Cyclones Atlético Clube, Associação Distrital de Atletismo de Viana do Castelo e Câmara Municipal de Viana do Castelo.