REDE DE ALTA VELOCIDADE EM VILA NOVA DE CERVEIRA
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está atenta ao projecto de ligação ferroviária de alta velocidade e entende que todos os impactos negativos decorrentes desse processo em território concelhio (freguesias de Sapardos e Mentrestido) devem ser acautelados e minimizados para que as consequências junto da população, paisagem e animais sejam os menores possíveis.
No âmbito do processo de impacto ambiental do troço entre Braga e Valença, que decorrerá até ao dia 13 de Janeiro, realiza-se, este sábado, dia 9 de Janeiro, uma sessão pública de esclarecimento na Junta de Freguesia de Sapardos que servirá para dissipar eventuais dúvidas relacionadas com o traçado.
Feito o levantamento das possíveis adversidades detectadas na proposta do traçado, trabalho desenvolvido pelos serviços técnicos da autarquia, considera-se que, apesar de não haver impactos significativos e irreversíveis no concelho, importa tomar em atenção determinados aspectos relacionados com habitações, abastecimento de água ao domicilio e regadios, preservação ambiental e zonas de passagem.
Apesar de o estudo de impacto ambiental não identificar habitações directamente afectadas pelo traçado, na análise das plantas verificou-se a provável afectação de pelo menos cinco habitações, às quais deverão ser asseguradas adequadas medidas minimizadoras e de compensação para as pessoas atingidas.
Além de serem salvaguardas as medidas de protecção da floresta previstas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a autarquia defende também a existência de zonas de passagem para pessoas, bem como de corredores ecológicos para espécies selvagens com importância ao nível da conservação da natureza e manutenção da biodiversidade.
José Manuel Carpinteira alerta ainda para a questão do abastecimento de água ao domicilio e para regadio que, atendendo à possibilidade de rebaixamento dos níveis freáticos devido à construção do túnel, poderá vir a conhecer dificuldades de captação através da rede de abastecimento municipal.
"Houve investimentos feitos pela autarquia e importantes para as populações que merecem análise e ponderação para que não sejam prejudicados" adiantou José Manuel Carpinteira, sublinhando que "a rede de alta velocidade é bem vinda desde que acautele todas as situações susceptíveis de penalizar as pessoas e o meio ambiente"
O concelho de Vila Nova de Cerveira é atravessado pelo corredor da Rede de Alta Velocidade Lote 1B - Sub-Troço 3, alternativas A e B e tramos A3 e B3, que aparecem sobrepostas no território municipal, numa extensão aproximada de 2,5 quilómetros.
O traçado, feito maioritariamente em túnel, desenvolve-se nas freguesias de Sapardos e Mentrestido, sendo os terrenos afectados essencialmente de uso agrícola e florestal pertencentes à Reserva Agrícola Nacional. O túnel previsto caracteriza-se pela abertura de uma vala, construção de galeria e posterior recobrimento, permitindo a reposição da ocupação actual.
DESFILE E ACTUAÇÃO DE "RONDALLAS"

O próximo domingo, dia 10, promete ser diferente em Vila Nova de Cerveira com a apresentação de um desfile de "Rondallas", espectáculo típico da Galiza que estará a cargo da Associação Cultural de Pontellas. Decorre no centro histórico da "Vila das Artes" e na Praça da Galiza, a partir das 15h00.
O espectáculo proporcionado por "nuestros hermanos" resulta num momento marcado pela música e dança, não faltando cor, movimento e alegria ao ritmo das pandeiretas, gaitas de foles e outros instrumentos musicais do universo etnográfico galego.
Este desfile serve como reforço do intercâmbio cultural entre ambos os lados da fronteira que, existindo desde sempre, tem sofrido um forte incremento desde a abertura da nova travessia internacional "Ponte da Amizade", entre a localidade e o concelho de Tomiño.
Além de possibilitar a visita de inúmeros galegos a Vila Nova de Cerveira, o desfile de "Rondallas", acontecimento que na Galiza motiva a realização de concursos em diversas localidades, permite a passagem de uma jornada com espírito alusivo aos Reis, confrontando os munícipes com algo tão diferente e tão próximo.
FEIRA DE ARTES E VELHARIAS NA PRAÇA DA GALIZA
A primeira Feira de Artes e Velharias do presente ano tem lugar este domingo, dia 10, a partir das 10h00, na Praça da Galiza. No arranque de 2010, a componente musical é assegurada, a partir das 15h00, por um desfile e actuação de Rondalhas, da Associação Cultural de Pontellas, Porriño, Galiza.
Como é habitual, a feira conta com a presença de vários expositores de artigos/produtos artesanais, bem como diversas bancas com material antigo que, desde pequenas peças de decoração até espelhos e mobiliário de dimensão assinalável, prometem mexer com a curiosidade dos visitantes e amantes deste género de artigos.
A Feira de Artes e Velharias, que conta com expositores de diferentes regiões do país, procura a revitalização dos ofícios tradicionais da região, o reforço da actividade artística, o escoamento de produtos manufacturados e a criação de uma razão suplementar para as pessoas visitarem a localidade.
Informação Município de Vila Nova de Cerveira
|
|
Hora do conto, leituras partilhadas, comunidades de leitores, ateliê fun kids, exposições bibliográficas......
HORA DO CONTO
Biblioteca Municipal (sala infanto-juvenil)
2, 11h00
"Os Reis do Oriente"
Diana Dias
9, 11h00
"A Branca de Neve"
Histórias Tradicionais
16, 11h00
"Maria descobre a natureza"
Alunos da EB1, nº1 de Lagos
23, 11h00
"Quando me sinto feliz"
Trace Moroney
30, 11h00
"Quem ri no meu jardim"
Annalisa Strada
Vamos ler, ouvir e contar histórias. Momento dedicado à leitura de histórias e divulgação de livros para crianças
LEITURAS PARTILHADAS
Centros de Dia e Lares de Idosos
5,14h00 às 15h30
Lar e Centro de Dia de Reboreda
6, 14h00 às 15h30
Centro de Dia de Covas
7, 14h00 às 15h30
Lar da Santa Casa da Misericórdia
8, 14h00 às 15h30
Centro de Dia de Campos
Levar livros e leituras em voz alta. Ler para os idosos e motivá-los para a partilha de leituras e histórias.
COMUNIDADE DE LEITORES
"CHÁ COM LETRAS"
Biblioteca Municipal
14 e 28, 16h30 às 17h30
Conto "Singularidades de uma rapariga loira"
Eça de Queirós
Para o público em geral. Orientação de Maria José Areal, voluntária e professora da Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira (Unisénior)
ATELIÊ FUN KIDS
APRENDER INGLÊS A BRINCAR
Biblioteca Municipal
9 e 23, 10h30 às 11h20 e 11h30 às 12h20
Aprender inglês a brincar com jogos, actividades criativas, canções, poemas....
Orientação de Imelda Gillespie-Wilkinson, licenciada em língua inglesa e educação
|
|
|