Jornal Digital Regional
Nº 472: 9/15 Jan 10
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

CIM ALTO MINHO PROMOVE GESTÃO CONJUNTA DA CARTEIRA DE RISCOS E SEGUROS DOS MUNICÍPIOS

Sob a coordenação da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), os municípios constituintes da CIM (Arcos de Valdevez, Caminha, Monção, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira) estão a desenvolver um projecto pioneiro em Portugal, de gestão conjunta das suas carteiras de riscos e seguros em todos os domínios.

Esta metodologia de gestão de riscos e seguros, numa perspectiva mais alargada, tem como objectivo principal a obtenção, a médio prazo, de um novo programa de seguros mais eficiente e economicamente vantajoso para todos.

De entre as várias empresas consultadas, a MDS, consultora de riscos e corretora do grupo Sonae, foi a empresa escolhida para assegurar o apoio técnico quer à CIM Alto Minho, quer aos respectivos municípios associados, no que respeita à mediação de seguros (gestão de riscos e seguros).

A empresa começará por fazer um levantamento completo das apólices de seguro em vigor, e desenvolver o trabalho necessário à identificação, análise, tipificação e quantificação dos riscos, para que, numa segunda fase, proceda ao lançamento de um ou mais concursos públicos internacionais, com base num agrupamento de entidades contratantes, tendo em vista a adjudicação do conjunto da carteira de riscos e seguros municipais.

A CIM Alto Minho decidiu já agendar para dentro de dois meses uma reunião com a MDS, para definir os parâmetros dos concursos a lançar. A prestação de serviços inclui ainda o subsequente apoio na gestão da nova carteira de seguros e riscos para cada uma das entidades, nomeadamente a rescisão ou descontinuidade das actuais apólices de seguro e a emissão dos novos contratos de seguro com a empresa seguradora.

Esta estratégia de gestão colectiva de riscos e seguros insere-se no objectivo mais lato da CIM Alto Minho de, através de uma acção conjunta com todos os municípios, encontrar formas de execução e gestão partilhada de serviços públicos, com benefícios claros em termos de custos e da qualidade da prestação e modernização dos serviços.


PTD MINHO-LIMA ATINGIU META DE 20 POR CENTO DE EXECUÇÃO GLOBAL EM 2009

O Programa Territorial de Desenvolvimento do Minho-Lima (PTD), que está a ser desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), no âmbito do contrato de delegação de competências celebrado com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional Norte, conseguiu atingir, até finais de Dezembro de 2009, uma taxa de 20 por cento de execução global.

Recorde-se que esta meta tinha sido proposta pelo Conselho Executivo da CIM Alto Minho, que regista, assim, com agrado o desempenho excepcional conseguido pelo Programa.

Ao abrigo do contrato de delegação de competências, celebrado com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional, a CIM passou a dispor de uma verba de cerca de 79,1 milhões de euros proveniente do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, para co-financiamento de projectos municipais no âmbito do PTD Minho-Lima.

Com um volume de aprovação de 34 por cento do total das verbas contratualizadas, o que significa que já foram aprovados investimentos de 27, 2 milhões de euros, o PTD Minho-Lima é mesmo um caso notável de boa execução.

Com efeito, o Programa apresenta o volume mais elevado de pedidos de pagamento submetidos, num montante que ronda os 16 milhões de euros, estando já a 20 por cento da sua execução global.

De referir ainda que já foram pagos aos promotores dos projectos - os municípios associados da CIM -, 10,4 milhões de euros do total de investimento aprovado (13 por cento do total do Programa).

CIM Alto Minho

ACIAB promove curso de Apoio ao Empreendedorismo, Associativismo e Criação de Redes Empresariais de Actividades Económicas Geridas por Mulheres

Inscrições abertas na ACIAB para o curso de Apoio ao Empreendedorismo, Associativismo e Criação de Redes Empresariais de Actividades Económicas Geridas por Mulheres

A ACIAB- Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca vai promover o curso de Apoio ao Empreendedorismo, Associativismo e Criação de Redes Empresariais de Actividades Económicas Geridas por Mulheres e encontram-se desde já abertas as inscrições. O curso é dirigido a mulheres que pretendam criar o próprio emprego, independentemente da sua situação face ao emprego, ou seja, Empregadas ou Desempregadas. O objectivo é promover estratégias de apoio ao empreendedorismo das mulheres e incentivar o associativismo e a criação de redes, favorecendo o auto emprego, a capacidade empresarial e a qualidade da sua participação na vida activa.

Acções de formação a desenvolver:
a) Acções de formação nos domínios da Igualdade de Género, da gestão, das relações interpessoais, da liderança e Tecnologias de Informação e Comunicação;
b) Acções de tutoria, consultoria e assistência técnica com vista à criação e/ ou sustentabilidade de empresas geridas por mulheres, nomeadamente através do desenvolvimento de um Plano de Negócio e possível atribuição de um prémio de arranque para as empresas;
c) Acções de suporte à criação de redes inter-empresas que facilitem o acesso à informação e divulgação, preferencialmente por via electrónica, sobre formação, mercados, oportunidades de financiamento e negócio, bem como outras matérias relevantes.

Habilitações:
Mulheres com formação de nível III (9º ano a 12º ano completo), bacharelato ou licenciatura.
Horário: Pós-laboral, 20h00 - 23h00.
Regalias:
- Apoio e assistência técnica com vista à criação do seu próprio negócio;
- Subsídio de alimentação;
Certificado de Participação

As inscrições podem ser realizadas em www.aciab.pt, na ACIAB, em Arcos de Valdevez, na rua General Norton de Matos, nº 10 ou em Ponte da Barca na Rua Condes da Folgosa, 1 A, através do email formacao@aciab.pt ou pelos telefones 258521473 / 258454524 / 964516746.